terça-feira, 2 de novembro de 2010

ENTREVISTASSA! TIAGO MATTAR ENTREVISTA JONATHAN

Arte: Rafael Nogueira.

Arte: Rafael Nogueira.

Por Tiago Mattar

Jonathan Cícero Moreira, 24, é o lateral-direito titular do Cruzeiro, natural de Conselheiro Lafaiete, região do Alto Paraopeba, e o segundo entrevistado da sessão “Bloguerreiro Entrevista”.

0,,20595215-EX,00Patrimônio do Cruzeiro desde os seus 13 anos de idade, quando chegou às categorias de base do clube, o touro sentado, como foi apelidado por um narrador da capital, subiu ao elenco profissional três anos mais tarde, em 2004, após se destacar com a Seleção Brasileira Sub-17 – na conquista da Copa dos Campeões, em 2002, na Venezuela e do Campeonato Mundial, em 2003, na Finlândia.

Chegando ao profissional, estreou diante do Flamengo e, depois de seguidas boas atuações, acabou premiado com a titularidade absoluta da lateral-direita cruzeirense, mesmo que, em alguns momentos, criticado por parte da torcida cinco estrelas. O tempo passou e, junto dele, veio o amadurecimento de Jonathan, consagrado, mais tarde, com três títulos regionais – em 2006, 2008 e 2009.

Confira a seguir, tudo o que ele disse, em uma entrevista exclusiva para o Bloguerreiro, o prodígio Jonathan. Abordamos diversos assuntos: desde sua chegada ao Cruzeiro, até a atual temporada e a expectativa para o término deste campeonato eletrizante.

cruzeiro 2Bloguerreiro: Jonathan, você chegou ao Cruzeiro em meados de 1999 e, no fim de 2004, foi promovido ao elenco profissional do clube. Desde então, já se passaram dez anos, algumas criticas, vários troféus e marcas particulares foram conquistados. O que de mais marcante você guarda de todo este período?

Jonathan: Acredito que o ano passado foi, até hoje, o mais marcante da minha carreira. Quase conquistamos um título da Copa Libertadores, o time deu uma bela arrancada no Campeonato Brasileiro, o que nos garantiu uma nova chance na competição, e recebi o prêmio de melhor lateral-direito do país. Acho que a última temporada foi muito boa, mas, certamente, espero que esse ano seja melhor e o Cruzeiro conquiste o Brasileirão.

Bloguerreiro: Desde sua promoção ao elenco profissional já passaram pelo comando técnico do Cruzeiro cerca de 10 treinadores – Luxemburgo, Paulo César Gusmão, Marco Aurélio, Ney Franco, Levir Culpi, Paulo Autuori, Dorival Junior e Adílson Batista. Com qual técnico você acredita ter alcançado o melhor momento de sua carreira? E como avalia o trabalho do atual comandante, o Cuca?

Jonathan: Sem dúvida, a melhor fase da minha carreira foi quando joguei com o Adílson, no ano passado, tanto que consegui o prêmio de melhor lateral-direito do Brasil. Até agora, foi o melhor momento que vivi. Mas o Cuca também é um grande treinador, sabe como armar uma equipe e está fazendo um bom trabalho no Cruzeiro. Estamos próximos de conseguir um título nacional importantíssimo.

0,,20568180-EX,00Bloguerreiro: Em todas as janelas de transferência para a Europa, cogita-se o seu nome para uma possível negociação. Já houve alguma proposta oficial para você? Comenta-se nos bastidores que ao final do ano você seria negociado, existe algo?

Jonathan: Nunca chegou nada de concreto, mas só sairia daqui se a negociação fosse atraente para mim e para o clube.

Bloguerreiro: São seis anos de Cruzeiro, sem contar o período de categorias de base. Você já presenciou vendas milionárias feitas pelo clube, foi companheiro destes atletas. Existe ansiedade ou uma vontade extrema de poder vivenciar ares Europeus, garantir uma estabilidade financeira?

Jonathan: É claro que tenho vontade de atuar na Europa um dia, não escondo isso de ninguém, pois lá estão as maiores equipes e os melhores atletas do mundo. Esse é o sonho de todo jogador de futebol e comigo não seria diferente. Mas, nesse momento, estou focado em ajudar o Cruzeiro a conquistar o título do Brasileirão.

Bloguerreiro: Faltam pouco mais de quatro meses para você completar 25 anos. Acredita que sua oportunidade de defender as cores do Brasil está próxima de aparecer? Confia que ela virá?

Jonathan: Sei que tenho qualidade, mas as oportunidades só aparecerão se eu mantiver a vontade e a dedicação. Tenho consciência que, nesse ano, não joguei como no ano passado, até mesmo pela diferença de esquema da equipe, devido à mudança de treinador, porém estou trabalhando forte para conquistar uma chance e agarrá-la da melhor maneira possível.

Bloguerreiro: Como avalia os laterais já convocados pelo Mano – Rafael, Daniel Alves, Mariano?

Jonathan: Todos sempre trabalharam com o intuito de chegar à Seleção e estão muito bem em suas equipes. Por isso, foram contemplados com uma convocação. Sei que o professor Mano está de olho em tudo o que acontece com os jogadores brasileiros, principalmente, os que atuam em nosso futebol.

Bloguerreiro: Em 2009, você foi considerado o melhor jogador da sua posição no Brasileirão, segundo a Revista Placar, premiação oficial do torneio, e os Diários Associados, com o troféu Telê Santana. Já em 2010, você não conseguiu obter a mesma sequência de bons jogos. A que você atribui essa queda de rendimento?

Jonathan: Não acho que houve uma grande queda de rendimento. Tive que me adaptar à nova maneira de jogar da equipe, com os laterais mais presos e com apenas dois volantes. No ano passado, eu tinha mais liberdade para atacar, juntamente com o Diego, e os volantes ficavam mais plantados. Hoje, tenho que marcar mais, ajudar na defesa e revezar com o lateral-esquerdo o apoio ao ataque.

jonathan-cruzeiro-436Bloguerreiro: Como você enxerga o atual momento do Cruzeiro e o que você apontaria como destaque deste grupo, em comparação a elencos passados? Qual sua expectativa para o restante do Brasileirão?

Jonathan: Apesar dos últimos resultados (duas derrotas e uma vitória), o momento do Cruzeiro é excelente. Ocupamos a segunda colocação do campeonato e apenas o saldo de gols nos separa do líder Fluminense. Certamente, temos condições de vencer o Brasileirão, mas, para isso, será necessário atenção e foco. Sonho com um título nacional e acredito que possamos conquistá-lo nessa temporada.

Bloguerreiro: No final de 2009, você foi o centro de uma polêmica envolvendo um perfil falso no twitter. Apesar de tudo parecer uma brincadeira, você não gostou do fato. Você pensa em fazer um perfil original para estabelecer uma comunicação junto ao torcedor?

Jonathan: Acho que o twitter é uma ferramenta bacana, mas não sei se gostaria de fazer um perfil para mim. Vejo os caras na concentração viciados nisso, escrevendo o tempo inteiro e não sei se quero ser mais um (risos).

Bloguerreiro: Desde o início das obras de reforma do Mineirão, em meados de junho, o Cruzeiro vem enfrentando um dilema na definição dos locais onde atuar. Você já esteve em jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas e no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Qual o melhor palco – considerando distância, hospitalidade e qualidade do estádio?

Jonathan: O melhor mesmo é o Mineirão, pois já estou bastante acostumado a jogar por lá. Agora, acredito que não tenho um lugar predileto entre a Arena do Jacaré e o Parque do Sabiá. O que realmente gosto é de entrar em campo e contribuir ao máximo com a equipe na conquista das vitórias.

Bloguerreiro: Para encerrar, gostaria que você deixasse uma mensagem ao torcedor do Cruzeiro sobre a sua vontade e a de seus companheiros na luta pela conquista do título.

Jonathan: Todos do grupo estão focados na conquista do título nacional e também contando com o apoio do torcedor nesse momento. Só traremos esse troféu para Belo Horizonte, se os cruzeirenses continuarem a lotar os estádios e nos incentivar muito, como têm feito.

Agradecimentos à assessoria Francis Melo, em especial ao amigo Thiago Fernandes, assessor do jogador. Colaboraram com pautas para a entrevista o blogueiro titular, PC Almeida, e o companheiro Felipe Paz, do Bastidores da Toca.

Um comentário:

  1. Parabéns ao blog pela ótima entrevista!

    Jonathan, queremos muito que seu futebol volte a ser como era em 2009.

    A torcida ainda tem muita esperança em vc.

    Paz!

    ResponderExcluir

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra