segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pós-jogo: Superesportes

Na volta de Montillo, o Cruzeiro venceu o Uberaba por 1 a 0, no Uberabão, neste domingo, justamente com um gol do argentino, em cobrança de pênalti. Com o triunfo na última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro, o time celeste confirmou a primeira colocação, com 28 pontos. Já o Zebu terminou em nono, com dez.

Com o primeiro lugar, o Cruzeiro terá, nos mata-matas, a vantagem de decidir as classificações em casa (Sete Lagoas) e de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

O adversário do Cruzeiro nas semifinais será o América de Teófilo Otoni, quarto colocado, e que foi goleado pelo Atlético por 7 a 1 na última rodada da fase de classificação, na Arena do Jacaré.

O primeiro duelo da semifinal será provavelmente no sábado, em Teófilo Otoni. O de volta será na Arena do Jacaré, em 30 de abril ou 1º de maio.

Pênalti do alívio

O Cruzeiro conseguiu sair em vantagem no primeiro tempo, com um gol de pênalti convertido pelo argentino Montillo aos 44 minutos, após falta de Balduíno sobre Ortigoza na área. Até então, as oportunidades mais claras de marcar foram do Uberaba.

No começo da partida, o Cruzeiro tomou a iniciativa e teve a chance de sair na frente aos 15 segundos, com cabeceio perigoso de Ortigoza. Mas o Uberaba marcou com eficiência e dificultou muito outras penetrações. O jogo aéreo passou a ser a principal arma celeste, como nos cabeceios de Leo, aos oito, e Gil, aos 14.

O Uberaba assustou pela primeira vez aos 15, depois de cobrança de escanteio. Diego Renan desviou parcialmente e, na pequena área, o zagueiro Felipe arrematou de cabeça na trave direita de Fábio.

O período de superioridade do Cruzeiro foi encerrado com conclusão de Wallyson rente ao ângulo direito, aos 17 minutos. Daí em diante, o Uberaba equilibrou as ações e passou a explorar os espaços deixados no lado esquerdo da defesa cruzeirense.

A segunda grande oportunidade do Zebu ocorreu aos 28 minutos. Marcinho foi lançado livre na área, pela direita, e preferiu o passe para Cadu, diante da meta. Sozinho, o atacante disparou sobre o travessão, tendo apenas Fábio como oponente.

Já aos 43, Gustavo concluiu com muito perigo rente ao ângulo esquerdo de Fábio.

Em seu último ataque no primeiro tempo, o Cruzeiro teve um pênalti a seu favor. Wallyson cruzou na área e Balduíno derrubou o paraguaio Ortigoza. Montillo cobrou no canto direito do goleiro e colocou os celestes em vantagem, num jogo equilibrado: 1 a 0.

Acomodação e sufoco

O Uberaba voltou a campo marcando forte, diante de um Cruzeiro que tinha maior posse de bola. No entanto, os celestes dependiam muito da individualidade de Montillo para incomodar. Foi dele, por exemplo, o primeiro lance de perigo, aos nove minutos. O argentino chutou rasteiro e obrigou Fernando a se esticar para evitar o gol.

Aos 14, Montillo cruzou e Ortigoza desviou de cabeça, rente à trave.

O técnico do Uberaba, Nenê Belarmino, promoveu duas modificações de uma só vez aos 20 minutos, na tentativa de dar mais força ofensiva ao time. Hugo e Everton Maradona substituíram Cadu e Cristiano Brasília. No Cruzeiro, Pedro Ken substituiu Henrique.

Em seu primeiro lance, Hugo desperdiçou grande oportunidade. Após cobrança de falta, ele subiu mais que os defensores na pequena área e desviou à esquerda, muito perto da trave direita de Fábio.

Aos 26, Diego Renan teve um gol anulado, após marcação de impedimento. Quatro minutos depois, o Uberaba assustou de novo. Everton Maradona cruzou da esquerda, na boca do gol, mas o atacante Marcinho chegou atrasado na pequena área.

A verdade é que as mudanças do Uberaba surtiram mais efeito e o time da casa passou a ocupar o campo defensivo do Cruzeiro. Cuca voltou a mexer no time aos 35, trocando Diego Renan por Fabrício Carioca, zagueiro que também atua como lateral-esquerdo.

Mas a pressão do Uberaba continuou. Aos 38 minutos, Fábio fez sua primeira grande defesa, em conclusão à queima-roupa de Hugo.

Aos 39, o atacante Reis ganhou o lugar de Montillo no Cruzeiro.

O Uberaba insistiu nos minutos finais, mas não conseguiu o gol da igualdade. (UAI)

Uberaba 0 x 1 Cruzeiro

Uberaba
Fernando; Rômulo, Rodrigão, Felipe Nogueira e Bruno Campos; Balduíno, Gustavo, Gabriel e Cristiano Brasília (Everton Maradona, 20min 2ºT); Marcinho e Cadu (Hugo, 20min 2ºT)
Técnico: Nenê Belarmino.

Cruzeiro
Fábio; Pablo, Leo, Gil e Diego Renan (Fabrício Carioca, 36min 1ºT); Henrique (Pedro Ken, 22min 2º), Marquinhos Paraná, Montillo (Reis, 39min 2ºT) e Everton; Wallyson e Ortigoza.
Técnico: Cuca

Motivo: 11ª rodada da fase de classificação do Mineiro
Estádio: Uberabão, em Uberaba (MG)
Data: Domingo, dia 17 de abril, às 16h

Gol:
Montillo (Cruzeiro), 44min 1º tempo (de pênalti)

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Marcus Vinícius Gomes e Ricardo Vieira Rodrigues

Cartão amarelo:
Everton (Cruzeiro), 29 min 1ºT
Cristiano Brasília (Uberaba), 31min 1ºT
Balduino (Uberaba), 43min 1ºT
Rodrigão ((uberaba), 35min 2ºT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra