sábado, 30 de abril de 2011

SÁBADO É DIA! COLUNA DO CELESTINO!

Por: Professor Celestino

Caros amigos,

Hoje serei breve. Estamos muito perto das quartas da Libertadores, da final do Mineiro, mas temos que ter cautela. Querem uma história hoje? Vou contar!

Há mais ou menos 15 anos, o Cruzeiro, time campeão da Copa do Brasil de 1996, enfrentou um tal Santa Cruz. O primeiro jogo terminou empatado lá no Recife; 1 a 1. A bandeirinha lá sofreu. Tomou um bicudo do Nonato que a deixou vendo estrelas. Deve estar vendo até hoje. Mas enfim, o que quero dizer é que no jogo de volta, o empate por 0 a 0 bastava. O Cruzeiro cozinhou o jogo, tocou a bola e tudo se encaminhava para isso. Sabem o que deu? O Santa marcou aos 45min do segundo tempo, venceu no Mineirão e tirou o Cruzeiro da competição. Sabem o que aconteceu: salto alto e o tal de "achar que estava tudo ganho".

Mas gente, não estou falando do Mineiro. Vamos jogar tranquilos, já estamos na final. Faltam apenas 90min para confirmar isso. Mesmo com um mistão temos tudo para vencer e por uma boa margem.

Mas gostaria que o Cruzeiro não vacilasse na Libertadores. Fez o resultado fora, precisa apenas de um 0 a 0 ou um outro empate qualquer. Que o clima de "já ganhou" não venha à tona e que o time possa jogar a partida como se precisasse ganhar. Ainda temos uma longa caminhada pela frente e não podemos dar bobeira.

Até semana que vem, amigos.

Guerreiro pode não jogar amanhã


Por: João Vitor Viana

O volante Leandro Guerreiro, um dos selecionados por Cuca para a partida de amanhã, contra o América-TO, pode ficar de fora até mesmo do banco. Isso porque ele se queixou de um incômodo na coxa esquerda e para que a possível lesão não se agrave, ele não deve ir para o combate.

Dessa maneira, Pedro Ken, há muito esquecido, pode começar jogando. Mais uma chance para aquele que desde que chegou, não mostrou ao que veio.

O Cruzeiro pode perder por até sete gols de diferença que estará na final. A torcida espera por mais uma boa apresentação, mais uma vitória e, se possível, mais uma goleada.

VOCÊ SABIA?


BLOG CRUZEIRO ONLINE

O único invicto na Libertadores de 2011 é o Cruzeiro. O outro, o Libertad, perdeu para o Fluminense, anteontem, deixando de fazer parte dessa estatística. O Cruzeiro é ainda dono da melhor campanha no torneio, responsável por aplicar a maior goleada (6 a 1 no Deportes Tolima-COL), com o ataque mais positivo da competição (22 gols marcados) e um dos artilheiros do torneio (Wallyson, com sete gols).

Coisa boa!


Cruzeiro quer renovar o contrato de Fabrício por mais três ou quatro anos

Fonte: UOL

Embora ainda não tenha jogado nesta temporada, o volante Fabrício permanece em alta com a diretoria do Cruzeiro. Segundo o diretor de futebol, Dimas Fonseca, o clube mineiro tem interesse em renovar o contrato do jogador por pelo menos mais três temporadas.

“O seu contrato vence em 31 de dezembro deste ano e já deixamos claro para ele que temos o interesse que ele continue aqui e vamos fazer de tudo para renovar o contrato dele por mais três ou quatro anos, dependendo do que definirmos”, explicou o dirigente. A partir de junho, Fabrício já pode negociar um pré-contrato com outros clubes.

Submetido à cirurgia no púbis em 24 de fevereiro, o jogador, que era titular da equipe na última temporada, realiza preparação física na Toca da Raposa II. Fabrício está em tratamento desde a temporada passada, e iniciou os treinamentos com bola na última semana.

Ausente das primeiras fases da Copa Libertadores, Fabrício fica na expectativa de poder ser inscrito nas quartas de final. Entre as oitavas de final e as semifinais da competição internacional, o Cruzeiro pode fazer ao todo três alterações na relação de 25 inscritos para a fase de grupos. Assim, Fabrício seria a terceira alteração nessa lista, já que o lateral-direito Vítor e o atacante Brandão entraram na lista das oitavas de final.

Dimas Fonseca admitiu que há a intenção de inscrever o volante para as próximas fases. “Ele é de grande importância nesse plantel para o treinador Cuca e está se recuperando, não o inscrevemos para a Libertadores ainda por questões de liberação do departamento médico”, justificou.

“Isso eu conversei com o jogador, ele ainda não se encontra em condições de jogar e por isso entendemos que seria melhor deixar para inscrevê-lo quando ele fosse liberado pelo departamento médico, o que deve acontecer já na próxima fase, caso o Cruzeiro avance, e vai avançar, se Deus quiser”, acrescentou o diretor de futebol cruzeirense.

Contando com Fabrício para a sequência da Libertadores, a diretoria do Cruzeiro negou que negocie uma troca do volante pelo atacante Jorge Henrique, do Corinthians.

“No início do ano fomos procurados por uma pessoa dizendo-se representante do Corinthians. Ela propôs uma troca do atacante Jorge Henrique pelo Fabrício. Naquela oportunidade já descartamos, até porque isso foi logo depois que o Corinthians foi desclassificado da Libertadores. O Jorge Henrique já havia jogado na competição e não teria condições de defender o Cruzeiro na Libertadores”, afirmou Dimas Fonseca.

Muitas caras novas contra o América-TO


Uma delas é Rafael, que ainda não jogou esse ano

Fonte: Superesportes

O Cruzeiro ainda não está definido para encarar o América-TO, neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré. O técnico Cuca adiantou que o goleiro Rafael fará sua estreia nesta temporada, já que Fábio está pendurado com dois cartões e, por isso, será preservado. O Cruzeiro só não vai à decisão do Estadual se perder a partida por uma diferença de oito gols.

“Estou pensando ainda. Tivemos uma viagem muito longa, desgaste natural. Hoje é uma condição, amanhã é outra. Estamos vendo com o pessoal do departamento físico e médico. Temos também a questão dos cartões, de fora temos o Gil e o Montillo. E o Fábio, que não vamos correr o risco sabendo que praticamente estamos na final. O Rafael tem toda nossa confiança e vai jogar”, disse Cuca.

Em conversa informal com o Superesportes, o treinador confessou que, de fato, ainda não tem a escalação do time, mas confirmou alguns nomes além de Rafael, como Everton, Diego Renan, Ortigoza e Leo.

Dos titulares, o meia Roger e o volante Marquinhos Paraná são os mais cotados para jogar. Por falta de volantes e meias ‘inteiros’ no elenco, Cuca pode optar por um esquema com três zagueiros ou três atacantes. Segundo treinador, alguns atletas estão com desgaste muscular e por isso serão poupados, tais como Henrique e Leandro Guerreiro.

Vitor e Brandão não estão inscritos no Campeonato Mineiro.

Caso Cuca opte por uma formação com três zagueiros, o time deverá ser escalado com Rafael; Leo, Edcarlos e Naldo; Diego Renan, Marquinhos Paraná, Roger, Dudu e Everton; Ortigoza e Farías. Se optar por três atacantes, Wallyson deverá compor o setor.

Respeito e humildade


Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

O zagueiro Léo será titular na partida de domingo, contra o América-TO, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no jogo de volta da fase semifinal do Campeonato Mineiro BMG. O jogador ganha uma nova oportunidade na equipe no lugar de Gil, que cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Muito tranquilo, Léo compartilha do pensamento do técnico Cuca, e, mesmo com o placar de 8 a 1 no jogo de ida, prega respeito ao adversário e seriedade para o Melhor Clube Brasileiro do Século XX vencer outra vez.

“Pinta essa nova oportunidade para a gente poder manter o mesmo níivel. Vou procurar fazer o melhor para que o Cruzeiro vença mais essa partida. Venho procurando fazer o meu papel. Ele (Cuca) tem me dado as oportunidades, acredita no meu trabalho. A gente vai respeitar a equipe do América-TO. Sabemos que a nossa vantagem é grande. Vamos com total seriedade para tentar vencer a partida e fazer a nossa parte dentro de casa também”, disse o defensor..

Questionado sobre as boas opções que o técnico Cuca tem para cada setor, Léo ressalta que os jogadores que ficam de fora têm que entender a opção do treinador e aguardar a chance. Desta forma, todos se respeitam e o time mantém um mesmo nível, mesmo quando há mudanças.

“O time está bem, tem jogadores de alto nível. (Quem estiver fora) Tem que respeitar o trabalho de cada um, a decisão do Cuca, e, quando tiver a oportunidade, fazer o seu papel e ajudar o Cruzeiro. Quem ganha com isso é o Cruzeiro. Temos vários companheiros de qualidade. Quem entra tem que fazer o melhor para ajudar o Cruzeiro”.

Por fim, o defensor cruzeirense destacou a união que existe no elenco estrelado. “É uma união muito forte, um grupo muito bom, de qualidade. Todos se ajudam, todos querem o bem de todos, por um só objetivo, que é chegar nas decisões e buscar os títulos”, comentou Léo.

Nada feito


Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

O Diretor de Futebol do Cruzeiro Dimas Fonseca concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira na Toca da Raposa II para esclarecer a informação divulgada pelo jornal Estado de Minas, na edição de quinta-feira, 28 de abril. A matéria cita que o volante celeste Fabrício, em fase final de recuperação de uma cirurgia na região do púbis, estaria sendo envolvido em uma troca pelo atacante Jorge Henrique do Corinthians. O dirigente da Raposa tratou de tranquilizar a China Azul e assegurar que o ídolo estrelado permanecerá no Melhor Clube Brasileiro do Século XX.

“Eu queria deixar bem claro uma situação publicada ontem pelo jornal Estado de Minas. Uma matéria do nosso amigo Antônio Melane, em relação a uma suposta troca do volante Fabrício pelo atacante do Corinthians Jorge Henrique. Quero esclarecer para o torcedor cruzeirense que não existe nada nesse sentido. Não temos a mínima intenção de desfazer do Fabrício, um jogador altamente técnico e identificado com o clube e com a torcida do Cruzeiro. Ele é de grande importância nesse plantel para o treinador Cuca e está se recuperando, não o inscrevemos para a Libertadores ainda por questões de liberação do Departamento Médico, isso eu conversei com o jogador, ele ainda não se encontra em condições de jogar e por isso entendemos que seria melhor deixar para inscrevê-lo quando ele fosse liberado pelo Departamento Médico, o que deve acontecer já na próxima fase, caso o Cruzeiro avance, e vai avançar, se Deus quiser”, esclareceu Dimas Fonseca.

Fonseca explica também que de fato houve uma proposta vinda de São Paulo oferecendo a troca pelos dois atletas, o que foi prontamente recusado pela Diretoria do Cruzeiro, que não considera a hipótese de abrir mão de contar com Fabrício.

“No início do ano fomos procurados por uma pessoa dizendo-se representante do Corinthians. Ela propôs uma troca do atacante Jorge Henrique pelo Fabrício. Naquela oportunidade já descartamos, até porque isso foi logo depois que o Corinthians foi desclassificado da Libertadores. O Jorge Henrique já havia jogado na competição e não teria condições de defender o Cruzeiro na Libertadores”, afirmou.

“Todos sabem que o Cruzeiro buscava mais um atacante, o próprio presidente Zezé Perrela já havia deixado isso claro pra todos em entrevista coletiva e essa troca foi oferecida e descartada por dois motivos: primeiro porque não tínhamos interesse de desfazer do Fabrício e segundo porque o Jorge Henrique já não poderia jogar pelo Cruzeiro na Libertadores, apesar de que estávamos em busca de um jogador de frente para esta competição. Com a vinda do Brandão e do Ortigoza, já adaptados ao time, não temos mais a necessidade de um atacante. Por isso volto a repetir, o Fabrício é muito importante e temos todo o interesse para que ele permaneça aqui”, completou.

O Diretor celeste ainda aproveitou para garantir que o Cruzeiro já se mobiliza para providenciar a renovação de contrato do volante. Dimas Fonseca ratifica o interesse do time estrelado em continuar tendo Fabrício em seu elenco por várias temporadas.

“Assim como renovamos o contrato do Fábio e do Gilberto, superando todas as dificuldades que tivemos para tal, tudo faremos para acertar com o Fabrício. O seu contrato vence em 31 de dezembro deste ano e já deixamos claro para ele que temos o interesse que ele continue aqui e vamos fazer de tudo para renovar o contrato dele por mais três ou quatro anos, dependendo do que definirmos”, finalizou.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A volta pra casa


Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

Depois de quase um mês, o Cruzeiro vai reencontrar a sua torcida na Arena do Jacaré. A última vez que o Melhor Clube Brasileiro do Século XX atuou no estádio de Sete Lagoas foi no dia 3 de abril, quando venceu o Guarani, de Divinópolis, por 4 a 1, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro BMG. Depois disso, o time cruzeirense fez quatro partidas fora de casa e obteve quatro vitórias. Fora dois jogos pelo Estadual e dois pela Copa Santander Libertadores.

Pela competição mineira, o Cruzeiro derrotou Uberaba, por 1 a 0, no Triângulo Mineiro, pela 11ª e última rodada da fase de classificação, e goleou o América-TO, por 8 a 1, no estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni, na primeira partida da fase semifinal.

Já pela principal competição sul-americana, o time cruzeirense derrotou o Estudiantes-ARG, por 3 a 0, no estádio Ciudad de La Plata, em La Plata, na Argentina, pela 6ª e última rodada do Grupo 7, e bateu o Once Caldas-COL, por 2 a 1, no estádio Palogrande, em Manizales, na Colômbia, na primeira partida das oitavas de final da competição.

Agora o Cruzeiro fará pelo menos dois jogos seguidos na Arena do Jacaré. No domingo, o time terá pela frente o América-TO, às 16h, no jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro BMG. A Raposa pode perder por sete gols de diferença que, mesmo assim, estará garantido na decisão do Estadual. Depois, na quarta-feira, o Melhor Clube Brasileiro do Século XX voltará ao estádio para enfrentar o Once Caldas-COL, às 21h50, no jogo de volta das oitavas de final da Copa Santander Libertadores.

VOCÊ SABIA?

BLOG CRUZEIRO ONLINE

Em vinte jogos disputados esse ano, o Cruzeiro conquistou 17 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Dos 60 pontos que disputou, a equipe comandada pelo técnico Cuca conquistou 53, o que corresponde a 88,3% dos pontos. As estatísticas incluem o primeiro jogo disputado no ano, o amistoso contra o Uberlândia, que terminou com vitória estrelada por 3 a 0, no Parque do Sabiá, em Triângulo Mineiro.

Hora de ter os pés no chão!

Fonte: Globoesporte.com

Com a vantagem de poder perder por 1 a 0 o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, o Cruzeiro está bem próximo de passar para a próxima fase da competição. Mas mesmo com o importante resultado conquistado na Colômbia, os jogadores celestes preferem a cautela. Para eles, a classificação ainda não está bem encaminhada.

- Não podemos pensar que já está decidido. Temos que jogar melhor do que jogamos aqui. Temos que melhorar muita coisa. No primeiro tempo a gente jogou mal. Mas estaremos preparados para mais um jogo difícil, e em Libertadores temos que estar atentos em todos os jogos – afirmou o meia Montillo.

O zagueiro Gil concordou com o companheiro argentino.

- Temos que ter os pés no chão. Não tem nada ganho ainda. Eles (Once Caldas) vão para lá (Sete Lagoas) para tentar vencer de qualquer jeito. Então temos que trabalhar ainda mais para não deixar isso acontecer – declarou.

FRASES: WALLYSON


BLOG CRUZEIRO ONLINE

"É muito bom marcar e chegar entre os primeiros da artilharia. Espero marcar novamente no jogo de volta para confirmar ainda mais essa boa fase" - WALLYSON, ATACANTE

250 gritos!

Por: João Vitor Viana

A vitória sobre o Once Caldas não só representou uma boa vantagem para o Cruzeiro como também rompeu uma importante barreira: o clube chegou aos 251 gols na Libertadores, sendo o segundo time brasileiro a conseguir esse feito. Em 13 disputas, a Raposa tem média de quase dois gols por jogo. O clube só não marcou mais que o Palmeiras, que tem quatro gols a mais. Se fizer mais cinco gols nessa Libertadores, portanto, passa a ser o time que mais marcou na história da competição.

Muito disso se deve às quatro disputas seguidas do clube nos últimos quatro anos. O Cruzeiro é um time de tradição e sempre tem levado o nome do clube e também de Minas e do Brasil às fases dicisivas do torneio.

Esse ano o torcedor está esperançado em levantar a taça. Para isso, precisamos de ir passo a passo. Aos poucos podemos chegar lá, sendo prudentes e competentes.

Aposta nos "estrangeiros"

Fonte: Terra

A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou na tarde desta quinta-feira a escala de árbitros para os jogos de volta das semifinais do Campeonato Mineiro. Assim como ocorreu na ida, as arbitragens ficarão sob a reponsabilidade de "árbitros estrangeiros", oriundos de outros estados brasileiros.

O clássico entre Atlético-MG e América-MG, marcado para o próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), terá Cléber Wellington Abade, de São Paulo, como árbitro. Os auxiliares serão: Bruno Boschilia (PR) e Thiago Gomes Brígido (CE).

Já o confronto entre Cruzeiro e América de Teófilo Otoni, que será realizado no domingo, às 16h, terá como árbitro o pernambucano Cláudio Luciano Mercadante Júnior. Fábio Pereira (TO) e Marcos André Gomes da Penha (ES) serão os seus auxiliares.

FRASES: CUCA


BLOG CRUZEIRO ONLINE

"Vamos jogar no limite de novo, não vamos colocar o pé no freio. Pode até não jogar um ou outro, mas quem entrar vai ter que acelerar, porque temos o desejo de vencer mais uma partida, com respeito ao América TO. É verdade que levaram sete e oito gols nos dois últimos jogos, mas é uma equipe que, até então, tinha 70% de aproveitamento" - CUCA, TREINADOR

Cruzeiro será forte contra o Tcho-Tcho!


Fonte: Superesportes

Mesmo com a vitória por 8 a 1 no jogo de ida e a ampla vantagem sobre o América-TO na semifinal do Campeonato Mineiro, o técnico Cuca prometeu ao torcedor que o Cruzeiro não jogará acomodado no domingo, na Arena do Jacaré, na partida que definirá o finalista.

O time já tem quatro desfalques certos para esse compromisso. O atacante Thiago Ribeiro, com uma torção no joelho esquerdo, e o lateral-direito Pablo, com um estiramento na panturrilha, estão vetados. Já o zagueiro Gil e o meia Montillo cumprirão suspensão.

O lateral Vitor e o atacante Brandão não estão inscritos no Estadual.

O treinador admite até poupar alguns atletas para o duelo de quarta-feira, contra o Once Caldas, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. A despeito disso, o espírito será de decisão novamente.

”O Cruzeiro vai jogar no limite de novo, não vai pôr pé no freio. Pode até não jogar sem um ou outro, mas quem jogar tem que acelerar, porque a gente tem o desejo de vencer mais uma partida, com o respeito ao América de Teófilo Otoni, porque ele tomou sete e oito nos últimos jogos, mas é uma equipe que tinha 70% de aproveitamento (na fase de classificação)”, disse o técnico.

Se vencer, o Cruzeiro alcançará o 11º triunfo seguido. Já são 16 jogos de invencibilidade.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Depois dos 22, veio o 23...


Por: Raposo Sensato

O Cruzeiro venceu, ontem, não é galera azul? Aliás, boa tarde a todos! O Cruzeiro não fez uma boa partida. Para quem aprecia o bom futebol, um pouco de desilusão ficou no ar. Para um time badalado como campeão, o Cruzeiro fez um jogo ruim, mas conseguiu, ao menos, o resultado favorável. Poderia ser melhor, mas sofreu um gol no final. Uma bobeira danada! Mas a vitória veio.

Vencemos e muito se deve a três fatores: Fábio, Ortigoza e Cuca. O time no primeiro tempo não existiu. Fábio fez grandes defesas e vimos um time fraco, como é o Once Caldas, chegar perigosamente várias vezes. Cheguei a assustar em alguns momentos. Mas o goleirão está numa fase incrível, ainda bem. No segundo tempo, aos 22 minutos, entrou o número 23, Ortigoza, que viria a ser o nome da segunda etapa. Com menos de 30 minutos em campo, o paraguaio cruzou a primeira bola para o gol de Wallyson e marcou o segundo depois de um belo passe de Montillo.

Justificando o título, o que fez a diferença foi o 23, que entrou sob a visão de Cuca, que acertou na modificação. Ontem jogadores que são referência no Cruzeiro como Roger e Henrique ficaram devendo. Mas são imprescindíveis hoje. Foi uma partida apenas. Mas temos que acertar para a volta. Somos capazes de fazer muito além do que fizemos ontem.

Até a próxima semana, amigos. Fiquem bem e ótimo final de semana!

QUINTA-FEIRA É DIA! COLUNA DO FÁBIO!

Por: Fábio Silva

Futebol péssimo, resultado excelente

O Cruzeiro fez na noite de ontem, talvez,a sua pior apresentação de 2011. De bom apenas a vitória e também a entrade de Ortigoza. Esse não é o Cruzeiro que conhecemos. Um time que se acovardou, jogou trancado e não fosse o Once Caldas tão fraco, teríamos complicado a classifacação. Se o Cruzeiro jogar o que sabe é capaz de na próxima aplicar uma goleada histórica nos colombianos.

O time melhorou na segunda etapa, com algumas mudanças. Mas ainda ficou muito aquém do que pode jogar e ser em campo. O Cruzeiro sempre soube se impor, pelo menos até agora, na Libertadores. Ontem, marcou sim, duas vezes. Mas a vitória veio mais pela ruindade do time adversário.

Na quarta-feira que vem, a Arena do Jacaré tem que estar lotada. Conseguimos um bom resultado. Mas temos que ter a hombridade de assumir que jogamos mal. Somos capazes de render muito mais. E espero que isso aconteça na partida de volta. Que a Arena vire Caldeirão e o Cruzeiro chegue com moral nas quartas-de-final.

Estreia de Brandão

Não me agradou nem um pouco a estréia de Brandão. Será que WP deixará saudades? Espero que não. Mas ainda terá tempo de mostrar a que veio.

Semi do mineiro

Acho que está definida a final do Mineiro. Cruzeiro contra os rosinhas. Veremos....

FLASH: JOGO EM MANIZALES



Calma, torcedor!

Por: João Vitor Viana

Ontem o atacante Brandão estreou com a camisa do Cruzeiro. O jogador foi discreto e a torcida já pegou um pouco no pé dele. Ao final da partida, Cuca relevou a apresentação do jogador, emprestado pelo Olympique de Maselha até o final do ano.

Nós, do BLOG CRUZEIRO ONLINE, temos a mesma opinião. Ano passado, um certo atacante Robert estreou marcando gols e sendo elogiado pela torcida celeste. Depois foi aquilo que todos nós vimos.

Temos que ter paciência com ele. Eu vi a estreia do Ronaldo, no Mineirão. Foi péssimo. Sem querer comparar, obviamente, com o tempo o Fenômeno se soltou. Esperamos que Brandão faça o mesmo. Apesar de já ter uma certa idade e também experiência, Brandão tem tudo para ajudar o Cruzeiro a conquistar títulos em 2011.

Nada de três semanas


Fonte: Superesportes

O atacante Thiago Ribeiro desfalcará o Cruzeiro nos próximos dias, por conta de uma torção no joelho esquerdo. O diagnóstico divulgado pelos médicos celestes prevê uma recuperação de cerca de três semanas, ou 21 dias. Para o técnico Cuca, porém, Thiago pode voltar ainda antes deste prazo.

“Sempre uma lesão é de se lamentar. Mas médico é igual advogado. A causa é sempre difícil, depois que você ganha a causa é uma beleza. Os médicos estão certos. São três semanas, porque se eles derem duas, vocês vão cobrar duas e daí acaba indo para a terceira. Então ele deu três, mas quem sabe sejam duas, uma e meia...”, disse Cuca.

O próprio Thiago Ribeiro acredita que em no máximo 15 dias esteja recuperado, a exemplo do que ocorreu em sua última lesão, quando a recuperação ocorreu antes do prazo estipulado pelos médicos.

“O diagnóstico que o doutor passou é em torno de duas ou três semanas, a princípio é isso, mas com o tratamento que vou fazer, acredito que, se tudo correr bem, talvez na próxima quarta contra o Once Caldas eu já tenha condições. Em outras ocasiões que tive lesões musculares, de início o doutor deu diagnóstico de quatro semanas e com 18 dias eu já estava treinando. Espero que aconteça isso novamente e que eu volte o mais rápido possível”, disse Thiago Ribeiro, à Rádio Itatiaia.

”Acredito que em cerca de 10 ou 15 dias eu esteja voltando. É procurar fazer o tratamento ao longo desta semana. Depende da disciplina, do repouso e da fisioterapia. Tem uma nova fórmula de tratamento agora, que ajuda bastante, porque acelera a cicatrização. Da última vez que me contundi foi muito bom este tipo de tratamento, espero que seja bom de novo”, completou Thiago.

VOCÊ SABIA?


BLOG CRUZEIRO ONLINE

Hoje é aniversário do ex-presidente do Cruzeiro, César Masci. Hoje ele completa 74 anos. Cesar esteve à frente do Cruzeiro de 91 a 94 e foi um dos responsáveis por colocar o Cruzeiro entre os melhores time do Brasil. Depois de sucessivas e boas administrações, César deixou o Cruzeiro com as contas em dia e deixou uma boa base para Zezé Perrella pegar o leme do navio em 1995.

Um destaque para Ortigoza


Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

O atacante paraguaio Ortigoza comemorou muito a boa atuação que teve na vitória de 2 a 1 sobre o Once Caldas-COL, no estádio Palogrande, em Manizales, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Santander Libertadores. O jogador saiu do banco de reservas para mudar a história da partida.

Ortigoza substituiu o estreante Brandão, que teve boa participação, lutou muito, mas sentiu um pouco a falta de ritmo. O paraguaio entrou em campo aos 21min do segundo tempo. Seis minutos depois, o atacante aproveitou passe de Montillo na esquerda e cruzou na medida para Wallyson, de cabeça, abrir o placar para o time celeste.

Aos 38min, Ortigoza recebeu passe de Montillo entre os zagueiros, ganhou na corrida, invadiu a área e, com um leve toque, encobriu o goleiro Martinez. Um golaço! A boa atuação serviu para o jogador aumentar ainda mais a sua confiança no Cruzeiro.

“Muito importante porque estou entrando e tentando fazer meu trabalho, o professor está me dando confiança e tento sempre aproveitar as chances de jogar para ajudar o Cruzeiro”, disse.

Questionado sobre a importância do gol, Ortigoza o valorizou pelo que ele pode representar no jogo de volta, na semana que vem, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e compartilhou o pensamento de todos do elenco: independentemente de quem fizer os gols, o objetivo principal é o Cruzeiro sair de campo com as vitórias.

“Atacante sempre tem que tentar fazer o gol. Hoje pude marcar e vai servir muito para o jogo de volta, que será mais um jogo muito difícil. O importante foi o time ganhar”, comentou.

Movimento "Fica Fabrício" começou na Internet

Por: João Vitor Viana


Nem bem foi confirmada a negociação entre Cruzeiro e Corinthians, a torcida da Raposa já se mobiliza. Isso porque o nome envolvido é o de Fabrício, um ídolo do clube e que se recupera de uma cirurgia no pubis.

Segundo informou o jornal Estado de Minas, Cruzeiro e Corinthians trocariam Fabricio por Jorge Henrique, jogadores que tem contrato até o final do ano.

Fabricio, contudo, já manifestou desejo em ficar. Mas os boatos são sérios, pessoal. Ninguém desmente a negociação.

No twitter, o #ficafabricio tem tudo para ficar entre os TT (Top Tweets) do Brasil.

O Blog Cruzeiro Online faz parte da campanha.

Perto das quartas

Fonte: Terra

Artilheiro da Libertadores, Wallyson abriu o marcador para o Cruzeiro. Ortigoza ampliou e Núñez descontou para os donos da casa. Foto: AFP

Wallyson marcou novamente e o Cruzeiro joga por um empate em Sete Lagoas para avançar na Libertadores
Foto: AFP

O jogo em Manizales começou complicado para o Cruzeiro, nesta quarta-feira. Com o Once Caldas melhor durante a maior parte da partida, a equipe mineira contou com gols de Wallyson e Ortigoza para sair do Estádio Palogrande com a vitória por 2 a 1, na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Com o resultado, o melhor time da primeira fase da competição pode empatar no jogo de volta que vai acontecer na próxima quarta-feira em Sete Lagoas, às 21h50 (de Brasília). Já o Once Caldas precisa ganhar do invicto Cruzeiro por dois gols de diferença para permanecer na competição.

Nas quartas de final a equipe mineira, se avançar, pode ter um duelo brasileiro, pois encara o vencedor do confronto entre Santos e América-MEX. No jogo que aconteceu na Vila Belmiro, o time paulista ganhou por 1 a 0 e também joga por um empate no México.

O destaque da partida foi o atacante reserva paraguaio Ortigoza, que entrou na etapa final no lugar do estreante Brandão. O jogador deu o passe para o primeiro gol de Wallyson e fez o segundo. No final Núñez descontou para os donos da casa.

Antes do confronto decisivo, Cruzeiro e Once Caldas voltam a campo no fim de semana. O time mineiro tem a partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro contra o América-TO. Na ida, a equipe goleou em Teófilo Otoni por 8 a 1. Já a equipe de Manizales enfrenta o Junior de Barranquilla pelo Campeonato Colombiano.

O jogo

Sem Thiago Ribeiro machucado, Brandão foi o escolhido pelo técnico Cuca para formar a dupla de ataque com Wallyson para o jogo na Colômbia. E em sua estreia, o jogador demorou dois minutos para causar perigo no gol adversário. Após receber passe do companheiro de ataque, o novo atleta cruzeirense chutou para boa defesa do goleiro Martínez.

O Once Caldas surpreendeu quem esperava uma nova goleada do Cruzeiro na Copa Libertadores. Em menos de cinco minutos, a equipe chegou ao gol de Fábio por duas vezes, mas nenhuma com perigo. O primeiro susto que o arqueiro da equipe mineira teve foi aos 10min. Dayro Moreno arriscou de fora da área e bola bateu no travessão.

A partida estava equilibrada, com os dois times jogando bem, mas foi novamente os donos da casa que tiveram chance de marcar no Palogrande. Renteria recebeu passe fora da área e fez bom passe para Dayro Moreno. O atacante, que entrava na área, finalizou para outra boa defesa de Fábio, que espalmou o arremate do atacante colombiano.

Depois de praticamente não assustar o time da casa durante o primeiro tempo, o Cruzeiro voltou a criar boa oportunidade aos 26min, novamente com a dupla de ataque. Wallyson entrou na área com velocidade, foi até a linha de fundo e cruzou por cima. Brandão subiu sozinho na segunda trave, mas não conseguiu acertar o cabeceio e testou por cima do gol.

Apesar do bom ritmo da partida, as equipes ficaram alguns minutos sem chegar com perigo ao gol adversário. Até que, aos 41min, o lateral direito Calle teve espaço no campo de ataque e resolveu arriscar de fora da área. Melhor jogador do primeiro tempo, Fábio se esticou e espalmou novamente para escanteio.

O Once Caldas demorou apenas dois minutos para fazer Fábio trabalhar mais uma vez. Calle avançou pelo lado esquerdo da defesa cruzeirense e tocou para Dayro Moreno na área. Marcado por Gil, o colombiano fez o pivô, girou e finalizou no canto. O arqueiro da equipe mineira caiu no canto esquerdo para espalmar a bola e segurar o empate sem gols na primeira etapa.

Na tentativa de evitar que o domínio do Once Caldas se ampliasse, Cuca trocou a equipe no intervalo. Sacou o desaparecido Roger para colocar o polivalente Everton, que foi para a lateral esquerda. Assim, Gilberto passou para o meia. A substituição deu certo e o Cruzeiro equilibrou a partida.

Mesmo assim, foi o Once Caldas que teve a primeira chance de perigo na etapa final. Logo aos 2min, Renteria arriscou da entrada da área e a bola esbarrou na zaga. Mirabaje aproveitou o rebote e chutou forte. A bola passou por cima da trave, assustando mais uma vez o goleiro Fábio.

Sem manter o mesmo ritmo de Thiago Ribeiro no veloz ataque cruzeirense, Brandão compensava criando os principais lances dos brasileiros. Aos 7min, o atacante arriscou e bola estava entrando no ângulo. Mas o goleiro Martínez se esticou e evitou o golaço ao espalmar para o lado.

O jogo se encaminhava para um zero a zero, quando Renteria recebeu passe dentro da pequena área e, sem ângulo, chutou para o gol. A bola foi reta e ninguém completou para as redes. No minuto seguinte, o Cruzeiro abriu o marcador em contra-ataque. Montillo tocou para Ortigoza pelo lado esquerdo. O paraguaio foi até a linha de fundo e tocou para o meio da área. Livre na segunda trave, Wallyson teve apenas o trabalhar de completar para o fundo das redes e marcar o sétimo gol na Copa Libertadores.

Precisando de um gol para manter a eliminatória aberta, o Once Caldas partiu para cima e desperdiçou grande chance de empatar a partida em Manizales. Aos 36min, Dayro Moreno recebeu lançamento, em posição duvidosa, e bateu na rede do lado de fora. A bola passou com muito perigo.

A resposta do Cruzeiro foi letal. Um minuto depois, Ortigoza, que entrou no lugar do estreante Brandão, recebeu ótimo passe de Montillo e saiu na cara de Martínez. O paraguaio teve apenas o trabalho de tocar na saída do arqueiro adversário para marcar o segundo gol do time brasileiro na Colômbia e praticamente definir a eliminatória.

Sem outra alternativa, o Once Caldas se lançou ao ataque e ainda conseguiu diminuir a desvantagem no Palogrande, aos 43min. Renteria cruzou da linha de fundo, na segunda trave. Núñez cabeceou para baixo e Fábio até tentou, mas não conseguiu evitar o gol.

Once Caldas 1 x 2 Cruzeiro

Gol
Once Caldas: Núñez aos 43min do 2º tempo
Cruzeiro: Wallyson aos 27min do 2º tempo e Ortigoza aos 37min do 2º tempo

Once Caldas: Martínez; Calle (Pajoy), Amaya, Henríquez e Núñez; Mejía, Henao (González), Mirabaje (Micolta) e Carbonero; Dayro Moreno e Rentería
Técnico: Juan Carlos Osorio

Cruzeiro: Fábio; Leandro Guerreiro, Gil, Victorino, Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger (Everton) e Montillo; Wallyson e Brandão (Ortigoza)
Técnico: Cuca

Cartões amarelos
Once Caldas: Mirabaje, Carbonero e Mejía
Cruzeiro: Henrique, Montillo e Gilberto

Árbitro
Víctor Carillo (PER)

Local
Estádio Palogrande, Manizales (Colômbia)

Tabu batido

Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

Até enfrentar o Cruzeiro, na noite da última quarta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Santander Libertadores, o Once Caldas-COL jamais havia sido derrotado por equipes brasileiras em jogos pela principal competição sul-americana em seus domínios. Os 2 a 1 do Melhor Clube Brasileiro do Século XX acabou com esse tabu e impôs a segunda derrota dos colombianos no estádio Palogrande, em Manizales, pela Libertadores.

Detentor de um título da competição, em 2004, o Once Caldas só foi batido em casa na Libertadores neste ano. Foi na primeira rodada da fase de grupos, quando foi surpreendido pelo Universidad San Martín, do Peru, e acabou goleado por 3 a 0. Com a derrota para o Cruzeiro, o retrospecto do Once Caldas em casa pela Libertadores ficou assim: 25 jogos, com 13 vitórias, 10 empates e duas derrotas.

Voltando aos brasileiros, Santos e São Paulo perderam para o Once Caldas na Libertadores de 2004. A equipe da Vila Belmiro foi eliminada pelos colombianos nas quartas de final, enquanto o time do Morumbi, que tinha o técnico Cuca no comando, acabou caindo nas semifinais. Por isso, o treinador cruzeirense valorizou ainda mais o feito celeste. Além disso, a equipe de Manizales bateu Flamengo, em 2002, e novamente o São Paulo, no ano passado.

“O primeiro (time brasileiro) que ganha aqui. Sabíamos que aqui é duro. Os caras jogaram o jogo da vida, num campo molhado, encharcado, pesado. E nós jogamos no nosso limite. Estamos de parabéns, e conseguimos essa vitória para a nossa torcida”, comemorou Cuca.

Vale lembrar que o Cruzeiro já havia vencido o Once Caldas em Manizales. Foi no dia 30 de julho de 1994, justamente na partida que marcou a inauguração do estádio Palogrande, local da partida da última quarta-feira. A Raposa, que tinha Ênio Andrade como técnico e jogadores como Dida, Paulo Roberto Costa, Nonato, Cleison e Roberto Gaúcho venceu por 5 a 2.

Na Colômbia

A vitória sobre o Once Caldas por 2 a 1, na última quarta-feira, também melhorou o retrospecto cruzeirense em terras colombianas, que já era positivo. Agora, em 17 partidas disputadas, o Melhor Clube Brasileiro do Século XX tem nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O time celeste marcou 21 gols e sofreu 11.

Notas da partida: Once Caldas 1 x 2 Cruzeiro

FIGURINHA DA 1º PARTIDA DAS OITAVAS DE FINAL LA11

NOTAS DA PARTIDA

FÁBIO: Atuação destacada do camisa 1, fechou o gol e impediu um resultado desfavorável nos primeiros 45 minutos. - 8
LEANDRO GUERREIRO: Em franca evolução no time, jogou muito bem na lateral direita, apoiando o ataque e defendendo com firmeza. - 7
GIL: Vacilou em alguns lances que poderiam ter prejudicado o time. - 5
VICTORINO: Bem no posicionamento, ganhou a maioria das jogadas. - 7
GILBERTO: Foi pouco acionado no primeiro tempo, no segundo tempo, já no meio campo, deu mais agilidade ao time. – 6,5
(VITOR): Não teve tempo para uma avaliação precisa. - 5
PARANÁ: Sonolento na marcação. Apareceu pouco. – 5,5
HENRIQUE: Sonolento na marcação. Apareceu pouco (2). – 5,5
ROGER: Parece que nem entrou em campo. Muito apagado. - 5
(EVERTON): Fez a lateral esquerda com regularidade, mas vacilou em um lance que quase resultou em gol. – 6
MONTILLO: Partida apagada. Conseguiu algumas boas jogadas quando o time cresceu no jogo. Foi decisivo ao iniciar a jogado do primeiro gol e fazer o passe do segundo. - 7
WALLYSON: Apagado durante todo o tempo, apareceu na hora mais importante, colocando a bola para dentro. - 6
BRANDÃO: Chutou algumas bolas perigosas no gol, se movimentou, incomodou bastante a defesa adversária. Mas falta ritmo de jogo. – 6,5
(ORTIGOZA): Nome do jogo, fez a jogada do primeiro gol e marcou o segundo. - 8,5

CUCA: Acertou na escalação e alterações. – 7,5

Opinião do colunista:

O time estava apagado no primeiro tempo, algumas peças do time estavam em outra sintonia. Montillo, Roger e colegas do meio campo não viram a cor da bola. Fábio, Leandro Guerreiro e Victorino, aliados a um isolado Brandão brigavam pela bola e colocavam o Cruzeiro vivo no jogo.

No segundo tempo, com a entrada de Ortigoza, o Cruzeiro cresceu, pois sentia falta de Thiago Ribeiro. Brandão não foi mal, mas o time se acostumou a jogar com dois atacantes rápidos e de muita movimentação. Com Brandão fixo o time sentia dificuldades na criação de jogadas ofensivas. Ortigoza conseguiu preencher esta lacuna e o Cruzeiro naturalmente chegou aos gols.

Sobre o jogo (aqui)


Pós-jogo: UOL

Depois de encontrar dificuldade no primeiro tempo, o Cruzeiro fez valer a melhor campanha na fase de grupos da Copa Libertadores e, com uma boa atuação na etapa final, derrotou o Once Caldas, por 2 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Palogrande, na altitude de Manizales. Em vantagem, o time mineiro decidirá, agora, a classificação em casa.

Depois de ser pressionado no primeiro tempo, o Cruzeiro voltou melhor na etapa final e abriu o placar com Wallyson aos 27min. A partida marcou a estreia do atacante Brandão, que teve chance para marcar e foi substituído por Ortigoza, que ampliou aos 38min. Nuñez diminuiu para o Once Caldas aos 43min. Os colombianos pressionaram no final, mas o time celeste conseguiu segurar a vitória fora de casa.

Cruzeiro e Once Caldas voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, 4 de maio, às 21h50 (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com a vitória fora de casa, o time mineiro pode perder por 1 a 0 para avançar às quartas de final. Se for derrotado por 2 a 1, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.

Se confirmar em casa a classificação, o Cruzeiro enfrentará o vencedor de Santos e América do México. No primeiro duelo, o time paulista venceu por 1 a 0 na Vila Belmiro, nesta quarta-feira.

Na fase de grupos o Cruzeiro foi soberano. Em seis jogos, venceu cinco e empatou um, e garantiu o primeiro lugar do grupo 7 com 16 pontos e 89% de aproveitamento. O time mineiro obteve a melhor campanha naquela etapa, o que lhe garante vantagem de fazer o segundo jogo em casa até numa eventual final. O Once Caldas, segundo do grupo 1, foi o pior colocado entre os 16 classificados para as oitavas de final.

Apesar da atuar na altitude de 2.150 metros, o Cruzeiro manteve o embalo na competição e soube superar as dificuldades e sair com vitória importante atuando fora de casa. O Once Caldas nunca havia perdido para times brasileiros pela Libertadores atuando em seus domínios.

No próximo domingo, o Cruzeiro fará o jogo de volta pelas semifinais do Campeonato Mineiro, contra o América-TO, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com a goleada por 8 a 1 na primeira partida, em Teófilo Otoni, o time celeste ficou muito próximo da decisão do Estadual.

O jogo

O Cruzeiro começou bem a partida na atitude de Manizales e por pouco não abriu o placar nos primeiros minutos com o estreante Brandão. Porém, o Once Caldas reagiu e se impôs no jogo. O time colombiano criou chances para sair na frente, mas o placar não saiu do 0 a 0 no primeiro tempo.

Logo aos 3min, Brandão recebeu bom passe de Wallyson. O atacante entrou na área e chutou cruzado. O goleiro Martinez conseguiu defender e evitou o gol do time mineiro. A resposta do Once Caldas veio aos 10min, quando Moreno arriscou da intermediária e acertou o travessão.

Quatro minutos depois, Rentería deixou Moreno na cara do gol. O atacante chutou em cima de Fábio, que evitou o gol do Once Caldas. O time colombiano voltou a levar perigo aos 43min, quando Moreno recebeu na frente e bateu para a defesa do goleiro cruzeirense.

Preocupado com as investidas dos colombianos, Cuca fez uma mudança no Cruzeiro no intervalo da partida. Assim, o volante Everton voltou no lugar do meia Roger. Com a modificação, Gilberto passou a atuar no meio-campo, com mais liberdade.

O time celeste retornou melhor e teve chance de abriu o placar no início do segundo tempo. Aos 7min, Brandão chutou forte da entrada da área e o goleiro Martinez fez grande defesa para evitar o gol do Cruzeiro.

Mais organizado em campo, o Cruzeiro abriu o placar aos 27min. Em boa jogada de Montillo, Ortigoza foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Wallyson, que mandou a bola para o fundo das redes.

O Cruzeiro ampliou aos 38min com o paraguaio Ortigoza, que recebeu livre na frente e tocou com categoria na saída do goleiro. Em seguida, Nuñez diminuiu para o Onde Caldas, que passou a pressionar no final da partida.

Vitória na altitude de Manizales

Fonte: Superesportes

O Cruzeiro foi uma caricatura do time que encantou a América com um futebol vistoso na fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar disso, o time celeste venceu o Once Caldas por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Estádio Palogrande, em Manizales, na Colômbia, e saiu em vantagem nas oitavas de final. A vitória teve dois heróis. Atrás, o goleiro Fábio, autor de defesas salvadoras. No ataque, Ortigoza. O paraguaio entrou no segundo tempo, deu uma assistência para Wallyson abrir o placar e ainda marcou um golaço de cobertura. Os colombianos descontaram no fim, com Núñez.

No jogo de volta, na próxima quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro poderá perder por 1 a 0, que ainda assim estará nas quartas de final do torneio continental.

Once Caldas acelerado e Cruzeiro, lento

Uma grande chance de Brandão, logo no primeiro minuto, deu a falsa impressão de que o Cruzeiro encontraria facilidades diante do Once Caldas. A realidade da etapa inicial foi bem diferente. O time celeste foi lento, com jogadores distantes uns dos outros, e a consequência natural foram os erros de passe em todos os setores. Sem o espírito de partidas anteriores pela Libertadores, a verdade é que o Cruzeiro se deixou dominar pelos donos da casa.

Entre os jogadores de linha, ninguém brilhou, um sinal de que algo estava errado na equipe de Cuca. Sobrou obviamente para Fábio. Só no primeiro tempo, o goleiro cruzeirense fez três defesas salvadoras e impediu que o Once Caldas abrisse boa vantagem no placar.

Enquanto o Cruzeiro teve três chances, o Once Caldas teve seis, quatro delas perigosas.

O primeiro lance perigoso do Cruzeiro nasceu graças à individualidade de Wallyson, que roubou a bola no campo de defesa, arrancou e lançou Brandão. O ‘grandalhão’ girou sobre o zagueiro e arrematou cruzado, obrigando Martínez a fazer grande defesa.

Daí em diante, o Cruzeiro imergiu numa apatia surpreendente e viu o Once Caldas dominar a partida e agredir, ora em chutes de longa distância ora em jogadas trabalhadas com conclusões à queima-roupa. Aos 11, por exemplo, Dairo Moreno arriscou da intermediária e a bola explodiu no travessão. O torcedor local se animou.

Aos 14, Moreno penetrou por trás da zaga celeste, chutou violentamente e Fábio fez sua primeira defesa milagrosa. Entregue em campo, o Cruzeiro só voltou ao ataque aos 23. Guerreiro cruzou da direita, Brandão não alcançou e Roger concluiu sem perigo.

Os erros de passe do Cruzeiro facilitavam o trabalho do Once Caldas de chegar ao ataque sempre com a defesa azul exposta. A lucidez que se esperava do time cruzeirense só se viu aos 36 minutos, numa das raras trocas de passe precisas. A grande jogada culminou com arremate de Montillo e defesa de Martínez no canto direito.

Mas quem incomodava, de fato, era o Once Caldas. Aos 33, Calle já havia assustado em chute à esquerda do gol. Aos 41, o lateral tentou de novo e obrigou Fábio a saltar no canto esquerdo para fazer o corte. Dois minutos depois, Dairo Moreno ficou livre na área e chutou à queima-roupa. Fábio evitou a abertura do placar com mais uma defesa no reflexo, novamente no canto esquerdo.

O primeiro tempo de Brandão foi apagado. O centroavante cometeu muitas faltas, ficou muito fixo na grande área e foi presa fácil para a marcação dos zagueiros do Once Caldas. O Cruzeiro sentiu muito a falta de Thiago Ribeiro, jogador de maior mobilidade no ataque.

Ortigoza entra e resolve a partida

No intervalo, Cuca sacou o apagado Roger e lançou Everton na partida. Com a alteração, Gilberto foi deslocado da lateral esquerda para o meio-campo, onde visivelmente subiu de produção.

O Cruzeiro voltou mais agressivo e quase marcou logo aos sete, com Brandão. O atacante chutou do bico da área, pela esquerda, e obrigou o goleiro Martínez a cortar no ângulo direito. Depois do escanteio, Gilberto pegou a sobra e chutou com perigo por cima.

Aos nove, o Once Caldas foi modificado pelo técnico Juan Carlos Osorio. Micolta substituiu Mirabaje.

Com o passar do tempo, o Cruzeiro recaiu no erro do primeiro tempo: diminuiu o ritmo, deixou o Once Caldas crescer e começou a passar por momentos de apuros em sua defesa, sempre exposta.
AFP PHOTO / Eitan Abramovich
Wallyson marcou o primeiro


O Cruzeiro ainda errava passes infantis na saída de bola. Por sorte, o time colombiano era pouco incisivo em suas investidas. Aos 21, Cuca trocou Brandão, ainda sem ritmo, pelo paraguaio Ortigoza. Instantes depois, González substituiu Henao no Once Caldas.

E quando o jogo parecia se complicar, o Cruzeiro surpreendeu o Once Caldas. Ortigoza recebeu lançamento de Montillo na ponta esquerda, cruzou com perfeição e Wallyson ficou livre, diante da meta, para arrematar de cabeça: 1 a 0. O dedo de Cuca funcionou.

O Once Caldas foi para cima em busca do empate. A prova é que o lateral-direito Calle se machucou, numa entrada de Gilberto, e o técnico Juan Carlos Osorio lançou o atacante Pajoy na partida.

Aos 37, Dairo Moreno fez o mais difícil diante do gol de Fábio. Ele recebeu lançamento da esquerda e ficou livre na área. Mas o chute colocado saiu à esquerda de Fábio, para a sorte dos cruzeirenses.

Aos 38, Vítor substituiu Gilberto. E nesse mesmo minuto, o Cruzeiro selou a sua vitória no Estádio Palogrande, em contragolpe. Montillo lançou Ortigoza, o paraguaio arrancou e tocou sobre o goleiro Martínez, confirmando sua grande participação: 2 a 0.
AFP PHOTO / Eitan Abramovich
Cuca comemora com 'Ortigol'

Aos 41, Dairo Moreno teve outra chance na grande área. Dessa vez, o chute saiu por cima do gol, sem qualquer perigo para o goleiro Fábio. Aos 42, Fábio pegou chute de Rentería.

De tanto insistir, o Once Caldas chegou ao gol de honra aos 43 minutos. Rentería cruzou da direita e, no segundo poste, Núñez cabeceou sozinho e colocou a bola nas redes de Fábio: 2 a 1.

Nos minutos finais, o Once Caldas tomou conta da área cruzeirense em busca do empate. Aos 44, Fábio fez grande defesa no canto direito em chute de fora da área. Mas o Cruzeiro se segurou e chegou à sua 10ª vitória consecutiva na temporada. (UAI)

Once Caldas (COL) 1 x 2 Cruzeiro

Once Caldas
Martínez; Calle (Pajoy, 32min 2ºT), Amaya, Henríquez, Núñez; Mejía, Henao (González, 24min 2ºT), Mirabaje (Micolta, 09min 2ºT), Carbonero; Moreno e Rentería
Técnico: Juan Carlos Osorio

Cruzeiro
Fábio; Marquinhos Paraná, Victorino, Gil e Gilberto (Vitor, 38min 2ºT); Leandro Guerreiro, Henrique, Montillo e Roger (Everton, intervalo); Wallyson e Brandão (Ortigoza, 21min 2ºT).
Técnico: Cuca

Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores
Estádio: Palogrande, em Manizales (COL)
Data: 27 de abril, quarta-feira, às 21h50 (de Brasília)

Gols:
Wallyson (Cruzeiro), 27min 2ºT
Ortigoza (Cruzeiro), 38min 2ºT
Núñez (Once Caldas), 43min 2ºT

Árbitro: Victor Hugo Carrillo (PER)
Auxiliares: Cesar Escano (PER) e Jonny Bossio (PER)

Cartão amarelo:
Henrique (Cruzeiro), 18min 1ºT
Mirabaje (Once Caldas), 19min 1ºT
Montillo (Cruzeiro), 38min 1ºT
Carbonero (Once Caldas), 1min 2ºT
Mejía (Once Caldas), 28min 2ºT
Gilberto (Cruzeiro), 30min 2ºT

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vitória nas calmas

Por: João Vitor Viana

O Cruzeiro venceu por 2 a 1 o Once Caldas, hoje, em Manizales, na Colômbia, e deu um importante passo rumo às quartas da Libertadores. Com gols de Wallyson e Ortigoza, o cllube mineiro conseguiu uma impotante vantagem na Colômbia. Na quarta-feira que vem joga em Sete Lagoas, em busca de uam vaga entre os oito melhores.

O time mineiro teve como figura importante o goleiro Fábio, que fez importantes defesas. Nota 8,5 hoje!

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima semana, em Minas Gerais.

Pré-jogo - LANCENET

O melhor time da primeira fase da Copa Santander Libertadores inicia o duelo de oitavas de final nesta quarta-feira, em Manizales, Colômbia, contra o Once Caldas. Voltar para Belo Horizonte com a vantagem ampliada é o desejo do Cruzeiro.

- Vamos em busca do gol fora que pode ser decisivo - afirma o técnico Cuca.

A equipe que brilhou no grupo 7 agora não tem Thiago Ribeiro e Pablo, titulares no lado direito do time. O primeiro será substituído por Brandão, que fará a sua estreia.

- Tenho experiência jogando na Europa, de Champions League, e acredito que isso vai ser importante para ter sucesso no Cruzeiro - ressalta o camisa 9, ex-Olympique (FRA).

Na defesa, quem ganha a vaga é Leandro Guerreiro. Com isso, Marquinhos Paraná é deslocado para a direita.

Análise do rival

O técnico Cuca, que já foi eliminado pelo Once Caldas na Libertadores de 2004, na semifinal, quando comandava o São Paulo, analisou bem as partidas da equipe colombiana da primeira fase. Segundo o comandante celeste, o fato de ter sido o pior segundo colocado é apenas ilusório.

- Esse time, se não tivesse tomado o gol, em três jogos que tomou depois dos 45, ele tinha classificado como primeiro, e se não me engano em quarto ou quinto melhor primeiro. O que os castigou nessa primeira fase foram os gols passados os 45 minutos do segundo tempo - diz Cuca, que apontou o ataque como principal arma dos colombianos, com Moreno e Rentería.

Adversário confiante

Apesar de respeitar o Cruzeiro, o time do Once Caldas demonstra que também sabe de suas qualidades. Quem afirma é o volante Henao.

- Temos muita confiança e vamos nos esforçar muito. Sabemos que vamos enfrentar um dos melhores da América mas também temos nossa força - afirmou o jogador colombiano.

FICHA TÉCNICA:

ONCE CALDAS (COL) X CRUZEIRO

Local: Estádio Palogrande, em Manizales (COL)
Data/hora: 27/4/2011 (quarta-feira), às 21h50
Árbitro: Victor Hugo Carrillo

CRUZEIRO: Fábio, Gil, Leandro Guerreiro e Victorino; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger, Montillo e Gilberto; Wallyson e Brandão. Técnico: Cuca

ONCE CALDAS: Luis Martínez, Elkin Calle, Diego Amaya, Alexis Henríquez, Luis Núñez; Alexander Mejía, Harrison Henao, Claudio Mirabaje, Carlos Carbonero; Dayro Moreno e Wason Rentería.

Tática simples e inteligente


Por: Raposo Sensato

Olá, galera azul! Hoje tem jogão né? Àqueles que irão matar aula para assistir, meus parabéns! A quem não poderá fazer isso, meus pêsames. Será um jogo difícil e imperdível. Não gente, não estou falando besteira! Quem conhece oitavas-de-final sabe que agora começa tudo de novo. Não importa se fomos os primeiros e eles os últimos entre os 16. Agora é mata-a-mata! E o jogo tem tudo para ser eletrizante.

Ontem ouvi de pessoas próximas que o primeiro brasileiro a se classificar seria o Grêmio. Pois é. Viram no que deu? Agora ficou complicado demais. Derrota para o Universidad Católica em casa. Favoritismo é coisa do passado, galera!

Hoje o jogo será complicado, nervoso. Mas o Cruzeiro tem experiência suficiente para não cair na armadilha do Once Caldas. Além de jogadores talentosos, tem uma força em seu conjunto que há tempos não via. É um time motivado. Se me perguntarem a tática que o time deve usar, eu respondo o seguinte: seja o Cruzeiro. Jogue simples e de forma inteligente. Devemos procurar concretizar as oportunidades, mesmo que sejam poucas. Temos que saber mexer com a concentração do Once Caldas, que não é time bobo. Time bobo não existe mais.

O Cruzeiro não pode querer jogar de maneira diferente. Ouvi por aí que o empate é um bom resultado. Não é não! temos que vencer! Já vi time sair da Libertadores por capricho. E não podemos ver isso acontecer com o Cruzeiro. A Libertadores acabou de começar!

QUARTA-FEIRA É DIA! COLUNA DA FERNANDA!

Duelo de gigantes

Por: Fernanda Martins (@FernandaMartins)

Admito que acordei um tanto quanto ansiosa, pois hoje temos Cruzeiro em campo e se inicia a temida etapa da Libertadores, o mata-mata. Apesar da vantagem de decisão em casa, do favoritismo, que na verdade me assusta, e da “pinta” de campeão, a primeira fase ficou para trás. Por isso, o time do Once Caldas, campeão da Competição em 2004, deve ser respeitado.

A altitude de 2.170m e a adversidade climática são problemas, extracampo, que precisam ser vencidos. Acredito que o jogo de logo mais, às 21h50, em Manizales, tem tudo para ser um duelo equilibrado, no qual o vencedor se destacará por pequenos detalhes. Infelizmente, não teremos dentro das quatro linhas nosso matador da Libertadores, Thiago Ribeiro. No entanto, Cuca escalou Brandão. Segundo informações da imprensa especializada, o jogador vem apresentado raça e um bom futebol durante os treinos. Espero que isso seja verdade e que o atacante faça os colombianos se renderem ao gingado brasileiro, no estádio Palogrande.

Na Colômbia, Cuca levará o time ao ataque. Gosto disso no treinador. Ao contrário do “vamos aguardar” de Adilson Batista, o atual comandante do elenco celeste leva o jogo para frente. Isso tem refletido na quantidade de gols do Cruzeiro nesta temporada. Como disse Tostão, na coluna de hoje, do jornal O Tempo; “(..) melhor que ter um centravante artilheiro, é ter vários artilheiros”. E essa fala ilustra, muito bem, o atual momento cruzeirense. Vemos Gilberto subindo e desenhando gols, como o do último domingo, em Teófilo Otoni. Temos um Marquinhos Paraná, que apesar de não ser o mesmo jogador que fez meus olhos radiarem em 2009, concretiza lançamentos incríveis e apresenta raça digna de um garoto da base. O grupo do Cruzeiro é muito bom, essa é a verdade. Apesar da atual ascensão do time santista e da empolgação do Fluminense, que está embalado pela mídia nacional, tenho ensaiado o grito de tricampeão.

No último domingo (24), fiz um caminho bem conhecido pela nação cruzeirense. Em direção à Pampulha, pela Catalão, era possível ver pessoas vestidas com camisas azuis e pronunciando palavras de amor supremo ao nosso time estrelado. Por alguns minutos, pensei que tudo havia voltado ao normal e que veria o meu Cruzeiro encantar o Gigante da Pampulha. Doce engano. O domingo era destinado ao vôlei, e, por isso, não seria, ainda, o dia do Mineirão se render ao talento do nosso maestro argentino, Montillo.

CURIOSIDADE


BLOG CRUZEIRO ONLINE

A cidade de Manizales é situada a 2153m de altitude, possui uma população em torno de 400 mil habitantes e é reconhecida na Colômbia como importante centro cultural e universitário, contando com mais de 7 universidades, entre elas a Universidad Nacional de Colombia.