sábado, 30 de junho de 2012

CRUZEIRO PERDE JOGO E A INVENCIBILIDADE NO BRASILEIRO

Zaga falha, dá espaços e São Paulo mantém o tabu de oito anos sobre a Raposa

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro bem que tentou, mas pecou nos próprios erros e perdeu para o São Paulo. Em um jogo de arbitragem duvidosa e falhas bisonhas, a invencibilidade se foi. Rafael Donato foi o destaque negativo e positivo. Fez os dois gols do Cruzeiro e falhou em dois gols do São Paulo, o primeiro, de forma terrível. O placar final por 3 a 2 para os paulistas, no entanto, não foi justo.

Futebol tem disso e justiça é o que menos há. Contra o Figueirense, fomos inferiores e saímos com os três pontos. Hoje vacilamos feio na defesa e no ataque e no contra-ataque, o São Paulo matou a partida. Fábio ainda defendeu um pênalti que, para quem estava na arquibancada, não existiu. Ao contrário do que houve com Rafael Donato, este, não marcado pelo fraco Marcelo de Lima Henrique.

Falhas bisonhas. A primeira delas, o primeiro gol do São Paulo. Rafael Donato, sozinho, tropeçou na bola, que sobrou para Luis Fabiano, que qualificado que é, pôs para dentro. Um minuto depois, Rafale Donato, de cabeça, empatou. O próprio Rafael Donato falharia no segundo gol do São Paulo, marcado por Lucas. Ele, de novo, empatou, isso, já no segundo tempo. O São Paulo ainda marcou mais um, com Jadson, em rebote de um chute de Cortês.

Após sofrer o terceiro gol, o Cruzeiro partiu para cima. Tentou. Tinga, no entanto, mostrou não ser um jogador decisivo. Perdeu duas chances claras de gol, o que podemos dizer que foram os lances do jogo. Era o lance para marcar e por pressão para virar. Mas faltou categoria. Uma chutou e a bola foi bloqueada pela zaga. A outra, sozinho diante do goleiro são-paulino, chutou por cima. Um erro horrível, que os torcedores, ao final do jogo, lamentaram profundamente.

O time saiu aplaudido, pela dedicação em campo e vontade de, ao menos, conseguir um empate, que não veio. Agora é pensar no Inter, jogo que deverá ocorrer em Bento Gonçalves. Wellington Paulista, suspenso, deverá dar vaga para Wallyson. Ao levar por hoje, é um reforço para o Cruzeiro. WP, infelizmente, não existiu em campo.

CRUZEIRO E CAUTELA: TUDO A VER

POR: PROFESSOR CELESTINO

Ontem o clube acertou a contratação do bom lateral-direito Ceará, que mesmo aos 32 anos, ainda tem muita lenha para queimar e traz na bagagem cinco anos como titular de um dos principais clubes do futebol francês e um título mundial com o Internacional, em 2006. Próximo passo é acertar a contratação de outros jogadores, sendo pelo menos mais um meia e um atacante, o que a diretoria do Cruzeiro não esconde. Contudo, pede cautela. Avisa que o clube irá se reforçar, mas não sairá atrás para contratar qualquer um. Faz bem. Na "sangria desatada" saíram ex-profissionais do clube, que acabaram enchendo o Cruzeiro de jogadores medianos e alguns até medíocres.

Ter cautela não faz mal. Até porque ainda há um tempo hábil para que ofertas venham até a diretoria. Não que ela tenha que ficar sentada e de braços cruzados. Mas vão chover propostas em breve com a abertura da janela européia, que se encerra em alguns países somente no fim de agosto. Jogadores que atuam no leste europeu, na Europa, no Mundo Árabe e em outros bons centros podem chegar.

Um deles é Gustavo Lorenzetti, que é um sonho da diretoria. Alexandre Mattos deverá fazer uma proposta a La U nessa segunda-feira para acertar a contratação do meia de 27 anos. Outro nome é guardado a sete chaves. Rafael Moura e Borges já foram procurados. O primeiro foi descartado. O segundo ainda não. Mas a diretoria, como disse, adota a cautela. E, mineiramente, o Cruzeiro vai ganhando corpo e ficando cada vez mais competitivo.

Hoje
A cautela também pode ser a tônica de hoje na partida diante do São Paulo. O Cruzeiro não pode deixar se levar pela boa campanha e pela "crise" tricolor. No futebol nem sempre quem está por baixo é o que vai perder. Futebol tem dessas coisas. E ter respeito e um pouco de cautela também não fará mal nessa tarde.

Leo
Acredito muito no futebol no zagueiro Leo, mas como zagueiro. Hoje, devido às investidas do São Paulo, Celso Roth optou por mantê-lo na lateral, para que seja mais um defensor a parar as boas jogadas de Lucas. O Cruzeiro ganha em defesa e perde em ataque. Mas com a chegada de Ceará o time irá se ajustar. Acredito que Leo possa ajudar bem ali hoje. Mas não pode ser uma tônica pedi-lo para fazer uma função na qual não é especialista. 

Diego Renan
Quando estava melhorando seu desempenho, se machucou. Agora terá uma parada torta internamente, com Ceará. Será mais uma chance de ele mostrar que tem futebol e que poderão contar com ele quando for solicitado. Com a torcida ainda está bem em baixa. Com a comissão, pelo visto também. Fica no banco e Leo será improvisado no setor. Vamos acordar, Diego?

THIAGO RIBEIRO DESCARTA EUROPA E FICA MAIS PRÓXIMO DO CRUZEIRO

O destino do atacante Thiago Ribeiro está cada dia mais delineado. O Cagliari, que tinha direito de comprar o jogador até este sábado, não exerceu o pagamento. Isso significa que, a partir de segunda-feira, se o clube continuar sem se manifestar, Thiago está livre para escolher seu futuro. Segundo o velocista, seu retorno ao Brasil é certo. Em entrevista ao Superesportes, ele confessou que já avisou à diretoria do Cagliari os motivos da não permanência.

“Nada contra o clube, mas já disse para a diretoria que não vou jogar por lá, porque minha cabeça está no Brasil, na minha filha. Mesmo se eles me comprassem, eu ia pedir para sair por empréstimo, pois preciso participar do crescimento dela. Não adianta eu ficar lá sem querer ficar. Então já é certo que eu volto para o Brasil, de uma forma ou de outra. Preciso ficar perto da minha filha”, disse Thiago.

”Quando eu falei isso para a diretoria do Cagliari, eles até falaram para eu ver se tinha como resolver o problema, mas não adianta, minha filha é muito novinha, então eu preciso voltar para participar do crescimento dela. Eu a vejo só duas vezes ao ano, uma criança nesta idade, se não tiver contato, não acostuma. Então isso é uma coisa resolvida na minha cabeça. Tem várias maneiras de tentar o negócio e resolver, empréstimo, compra, empréstimo direto pelo clube do meu empresário... o que eu quero é jogar no Brasil”, completou.

Thiago disse que não pretende sequer ouvir propostas de outros clubes europeus, mesmo que sejam equipes de ponta. “Se outros clubes de ponta da Europa viessem atrás de mim hoje, eu nem escutaria a proposta, porque o que me interessa hoje é voltar ao Brasil, só isso. O Juan Figer me falou que alguns clubes europeus me sondaram, mas eu não tenho interesse nenhum hoje”.

Proposta pronta

Ribeiro confirmou que mantém conversas com a diretoria do Cruzeiro e revelou que Alexandre Mattos prometeu enviar a proposta oficial no início da próxima semana.

”O Alexandre já me falou que vai fazer o possível para tentar minha contratação, ele falou para conversarmos sobre valores, mas eu pedi para esperar segunda-feira. O Cruzeiro então deve me procurar na segunda, aí sim vou poder negociar, de fato. Como outros clubes talvez procurem a partir de segunda-feira. O Alexandre Mattos já me falou que está muito interessado e que já tem uma proposta pronta”.

RAPIDINHAS DE SÁBADO

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

"É PARA TER ATUAÇÃO DE SEGUNDO TEMPO CONTRA O VASCO", AVISA ROTH
O Cruzeiro assumiu a ponta do Brasileirão após a vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, na última rodada, e a atuação em São Januário agradou ao técnico Celso Roth, principalmente pelo segundo tempo, quando o time marcou duas vezes e criou outras chances. O treinador celeste espera uma pedreira contra o São Paulo, neste sábado, às 16h20m (de Brasília), no Independência. Mas, para se manter líder, quer uma atuação parecida à segunda etapa feita no Rio de Janeiro. "Teremos um jogo rápido. O campo é rápido. No momento que se está atacando, está defendendo. Então tem que ter atenção. Tivemos dificuldade contra o Figueirense. Ele se propôs a fazer um tipo de jogo que ficou alucinante. Contra o São Paulo é possível que seja parecido ao jogo do Vasco. São duas equipe com histórico vencedor. A responsabilidade é dividida onde for o jogo. Espero que o Cruzeiro repita a ultima atuação, principalmente o segundo tempo contra o Vasco.", disse.

"DEVERÁ SER UM JOGO ABERTO E VELOZ", ALERTA CAPITÃO FÁBIO
A velocidade pode ser a tônica do encontro entre Cruzeiro e São Paulo deste sábado, no Independência. O goleiro Fábio destacou a possibilidade de um jogo aberto entre as duas equipes. Para ele, além da perfil do campo, as características dos jogadores dos dois lados devem proporcionar um duelo de ritmo acelerado. "Acho que no Independência o jogo fica muito rápido. No dia que fomos treinar achamos que o campo era espaçoso, amplo. Mas com as duas equipes o jogo fica rápido e os espaços reduzidos. Vai ser um jogo de marcação forte, mas os dois times têm qualidade para criar oportunidade. Acho que vai ser um jogo bem aberto, mas forte em termos de marcação", alerta.

ANSELMO RAMON DE FORA DA LISTA
Após treino realizado na manhã desta sexta-feira, na Toca da Raposa II, o último antes do jogo contra o São Paulo, o técnico Celso Roth divulgou a lista dos 19 relacionados para o jogo contra o Tricolor paulista. O treinador não poderá contar com o zagueiro Mateus, que cumpre suspensão por ter levado terceiro cartão amarelo contra o Vasco, nem com o atacante Anselmo Ramon, que se machucou na vitória em cima do time carioca - e não se recuperou a tempo de jogar no sábado.

Confira a lista dos 19 relacionados para o jogo contra o São Paulo, neste sábado, às 16h20m (de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Goleiros: Fábio e Rafael
Lateral: Diego Renan
Zagueiros: Léo, Rafael Donato, Thiago Carvalho e Victorino
Volantes: Amaral, Charles, Everton, Leandro Guerreiro, Tinga e Willian Magrão
Meias: Elber, Montillo e Souza
Atacantes: Fabinho, Wallyson e Wellington

sexta-feira, 29 de junho de 2012

ESPECIAL: ITÁLIA EM BH NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES?

Com a vitória sobre a Alemanha por 2 a 1 nesta quinta-feira e a classificação à decisão da Eurocopa, contra a Espanha, a Itália garantiu também presença na Copa das Confederações de 2013, no Brasil. Isso porque a Fúria, sua rival na finalíssima europeia, já tem lugar assegurado no torneio por ter conquistado a última Copa do Mundo.

E a casa da Itália no Brasil deve ser Belo Horizonte. A cidade, que receberá uma partida do Grupo B (17 de junho) e uma do Grupo A (22 de junho), além de uma semifinal (26 de junho), tem tudo para sediar ao menos uma apresentação da Seleção Italiana.

A Toca da Raposa II, centro de treinamento do Cruzeiro, clube fundado por italianos, seria o local favorito para receber as atividades preparatórias da equipe azul.

Em março, durante visita ao presidente Federação Italiana de Futebol - Giuoco Calcio (FIGC), Giancarlo Abete, em Roma, o governador de Minas, Antonio Anastasia, convidou oficialmente a Seleção Italiana para se instalar em Belo Horizonte na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.

”Não tenho dúvidas de que Belo Horizonte possui todas as características favoráveis para receber bem as seleções de futebol”, disse Giancarlo Abete naquele encontro.

Também naquela ocasião, o secretário de estado de turismo, Agostinho Patrus, apresentou a Abete um book com os centros de treinamentos em Minas Gerais e os atrativos turísticos do estado.

Minas Gerais tem uma grande colônia italiana e recebe altos investimentos de empresas da Itália, principalmente a Fiat Automóveis, instalada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A forte ligação do país com o estado é o trunfo para receber a Azzurra.

”A vinda da Seleção Italiana a Belo Horizonte é quase certa, pois o governo do estado, a prefeitura, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, a ACIBRA (Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais) e diversos empresários italianos radicados em Minas estão muito empenhadas com essa recepção há tempos. O governador Antonio Anastasia foi à Itália e reforçou esse compromisso. A grande concorrente de BH seria São Paulo, que está fora da Copa das Confederações”, destacou Anísio Ciscotto, vice-presidente da ACIBRA.

”O estado de Minas é a região do mundo que mais recebe investimentos de empresas italianas fora da Itália”, acrescentou Ciscotto para exemplificar a ligação dos mineiros com os italianos.

O sorteio da Copa das Confederações será em 1º de dezembro deste ano, em São Paulo.

Além da Itália, já estão confirmadas no torneio as seleções do Brasil (país-sede), Espanha (campeã da Copa do Mundo de 2010), Uruguai (campeão da Copa América em 2011), México (campeão da Copa Ouro de 2011), Taiti (vencedor da Copa da Oceania) e Japão (vencedor da Copa da Ásia de 2011). A última integrante será a campeã da Copa Africana de Nações de 2013.

Itália no grupo do Brasil?
No começo do mês, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, divulgou que, caso Recife fosse confirmada na Copa das Confederações, a partida de abertura do Grupo B, na cidade, teria a Espanha. A informação teria sido passada a ele por representantes da Fifa. Como seleções do mesmo continente não podem compor a mesma chave, a Itália entraria no Grupo A, do Brasil. Logo, a tendência é que a Seleção Italiana se apresente em Belo Horizonte em 22 de junho (duelo A2 x A3).

FONTE: SUPERESPORTES

CRUZEIRO ANUNCIA A CONTRATAÇÃO DE CEARÁ

Dias depois de dar a contratação do jogador como descartada, diretoria confirma acerto com campeão mundial

POR: JOÃO VITOR VIANA

Enfim chegou o primeiro lateral! É Ceará, de 32 anos, que estava no PSG, da França, clube pelo qual atuou nos últimos cinco anos e que era titular. Terminado o contrato na Europa, o desejo do jogador era voltar ao Brasil e recebeu sondagens de diversos clubes, um deles o Cruzeiro. O primeiro contato não havia sido proveitoso e a pedida havia sido muito acima daquilo que o Cruzeiro pretendia pagar. Contudo, uma reviravolta nos últimos dias fez com que as negociações esquentassem novamente.

Tiago Taveira confirmou à imprensa que o contrato será de dois anos com a Raposa e que o jogador está muito feliz com o acerto. O clube também parece estar. Segundo o diretor de futebol Alexandre Mattos, o curriculo do jogador fala por si. No currículo, Ceará tem diversos títulos, um deles o de campeão mundial de clubes, pelo Internacional, em 2006.

Ceará chega para assumir a lateral-direita, que será ocupada diante do São Paulo pelo zagueiro Leo, mesmo com a recuperação de Diego Renan. Ceará deverá se apresentar ao clube na próxima terça ou quarta-feira. Como vinha treinando, não necessitará de muito tempo para estar em campo. Após o envio da documentação do jogador, bastará a CBF publicar o nome dele no BID para que ele possa estrear, possivelmente dentro de duas rodadas.

DEDÊ VOLTA AO CLUBE TURCO

O presidente do Cruzeiro, Gilvan Pinho Tavares, já revelou publicamente que busca mais dois laterais para reforçar o plantel celeste ainda nesta temporada. Desde o início de junho, um nome forte e que veio à tona, foi a do lateral-esquerdo Dedê.

O empresário do jogador, Augusto Castro, chegou a confirmar o interesse da Raposa e do Flamengo no atleta de 34 anos. Porém, em novo contato com a reportagem do Observatório do Esporte, na noite desta quinta-feira, o agente revelou que as procuras não passaram de especulações e não houve proposta oficial de nenhum outro clube. Sem negociações concretas, Dedê retorna para o atual clube Eskisehirspor, da Turquia, onde iniciará sua pré-temporada e cumprirá o restante de seu contrato.

“Não avançou nas duas frentes e ele voltou para a Turquia, para o clube dele. Até agora, não houve nenhuma proposta oficial do Cruzeiro e nem do Flamengo. Houve contato e sondagens, mas sem documentação, é difícil de acontecer alguma transação. Por isso, Dedê está voltando para o Eskisehirspor e vai cumprir os dois anos que faltam do seu contrato”, explicou.

Apesar das remotas possibilidades do retorno de Dedê ao Brasil, Augusto disse que está aberto para negociar com clubes brasileiros até o fim da janela de transferências. “Os clubes têm até o fechamento da janela de transferências brasileira, que é 20 de julho, para fazer uma proposta. Se passar deste dia, não existe mais possibilidade de negociação”, concluiu.

Histórico
Atualmente no Eskisehirspor-TUR, Dedê começou sua carreira no maior rival do Cruzeiro, o Atlético. No Alvinegro conquistou a Copa Conmebol em 1997. No ano seguinte transferiu-se para o Borussia Dortmund, da Alemanha, onde permaneceu por treze temporadas e conquistou alguns títulos, dentre eles a Bundesliga.

FRASE DO DIA: BRASILEIRO AINDA NÃO ESTÁ EM PAUTA!

"A realidade é uma só. O Brasileiro ainda não está na pauta, que agora é Eurocopa, Libertadores e Copa do Brasil. E não poderia ser diferente. Essas competições estão em seus momentos decisivos e o Brasileiro está se iniciando".

Celso Roth, técnico do Cruzeiro

RAPIDINHAS DE SEXTA

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

INGRESSOS ESGOTADOS!
Depois de muita confusão, longas filas em todos os postos de venda e lentidão na venda antecipada, esgotaram-se os ingressos para a partida entre Cruzeiro e São Paulo, neste sábado, às 16h20, em Belo Horizonte. Ao todo, somente 11.732 ingressos foram comercializados, pois os demais já estavam nas mãos dos sócios do futebol. Uma pequena parcela também foi cedida a patrocinadores e parceiro comerciais do evento. Agora, restam apenas os 2 mil bilhetes "vips" de responsabilidade da BWA, vendidos a R$200, e que não entram no borderô da partida e não dão lucro ao Cruzeiro.

THIAGO CARVALHO FICA!
O Náutico desistiu, oficialmente, da contratação do zagueiro Thiago Carvalho, do Cruzeiro. O clube colocou empecilhos para a liberação do jogador, então o Timbu decidiu sair da jogada. Está suspensa, inclusive, a busca por um defensor. A diretoria afirmou que vai concentrar os esforços, agora, na vinda de um meia, principal necessidade do time nesse momento. A contratação de Thiago Carvalho vinha sendo trabalhada pelo Náutico há duas semanas. Desde o início, porém, o Cruzeiro refutou em liberar o jogador. Para emprestá-lo ao Timbu, o time mineiro queria, antes, acertar a contratação de um outro jogador para a posição, o que poderia demorar. Sendo asssim, os alvirrubros encerraram as conversas.

TINGA DE VOLTA!
O volante Tinga foi a novidade entre os titulares no coletivo do Cruzeiro desta quinta-feira. O experiente jogador entrou no lugar de Willian Magrão e poderá reassumir a posição diante do São Paulo, neste sábado, às 16h20m (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte. Tinga saiu do time por conta de dores musculares e ficou fora da partida contra o Figueirense. Na rodada seguinte, contra o Vasco, ficou no banco de reservas, e Magrão foi titular. Tinga entrou no segundo tempo e foi autor do passe para o terceiro gol da Raposa, marcado por Anselmo Ramon.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

TORCEDOR, DEIXA DE SER BURRO! VIRE SÓCIO!

POR: MARCÃO ANTI-GALO

Lendo uma reportagem no site Superesportes hoje, fiquei intrigado. Muita gente fazendo filas de dar volta em quarteirão. Aos bem informados, sabem quem são pouco mais de 8 mil destinado à torcida do Cruzeiro. A concorrência é grande. Então me digam: por que não virar sócio? Só pode haver uma resposta: o torcedor gosta de sofrer!

Sendo um sócio, o cara pode ficar em casa, tranquilo, tem o crédito automático no cartão de torcedor e não se estressa, não perde tempo em fila. A taxa nem é tão alta: R$ 80. Será que vale a pena enfrentar fila debaixo de sol, chuva e ainda ter que ouvir desaforo de outras pessoas, mal educadas e pior, ainda correr o risco de nem ir ao jogo? A resposta? Não.

Torcedor, a frase é essa: deixa de ser burro! A comodidade tão pedida há anos, agora está ao seu alcance! Seja um sócio, ajude seu clube e tenha a recompensa! Quem sai de casa para enfrentar fila hoje é porque gosta realmente de ficar na rua vendo o tempo passar. Quando o Cruzeiro tiver mais de 20 mil sócios, acabarão os cambistas, acabarão os oportunistas, os "alugadores de lugar" nas filas e os "idosos de araque". Virem sócios!

LEO BONATINI TEM PROPOSTA DA JUVENTUS

Proposta está com a diretoria do Cruzeiro e negócio poderá sair em breve. Jogador já treina em separado na Toca I.

Depois de Gabriel, vendido ao Milan, o Cruzeiro pode anunciar a qualquer momento a negociação do atacante Léo Bonatini, de 17 anos, com a Juventus, também da Itália. Em contato com a reportagem do Observatório do Esporte, o pai e agente do jogador, Eduardo Maia, confirmou que a proposta do clube de Turim foi formalizada ao Cruzeiro na última segunda-feira, dia 18, em reunião na Toca da Raposa I.

Com riqueza de detalhes, Maia contou sobre o encontro: “Estivemos na Toca I no último dia 18. Eu, Léo, o agente FIFA Mário Miele (que trouxe a proposta), e fizemos uma reunião com o Roger (Galvão, diretor de base) e com o vice-presidente do Cruzeiro Márcio Rodrigues, que hoje é o responsável direto pela base. Foi formalizada uma proposta da Juventus e isso motivou mais duas outras reuniões subsequentes, já na Toca II, onde, novamente, foi colocado o interesse do clube italiano”, disse.

“O que temos notícia é que a Juventus encaminhou uma proposta de compra ao Cruzeiro, conversei com o vice-presidente isso na semana passada e ele me confirmou, até tive notícia que ele (Márcio Rodrigues) foi à Itália e o que eu posso te falar é que a negociação está realmente acontecendo”, completou.

O pai de Léo Bonatini ainda comentou sobre uma possível permanência do filho em Belo Horizonte, revelando que o Cruzeiro o procurou após a oficialização da proposta da Juventus, com valores definidos, mas que o projeto não interessou: “Após a manifestação da Juventus, o Cruzeiro nos chamou, conversou em alguns valores, mas com nenhum projeto formalizado de carreira. E, ao contrário do que se fala, a família do Léo nunca pediu um valor ao clube, mas sim, um projeto de formação, carreira, enfim. Coisa que todo pai busca para seu filho”, afirmou.

Segundo apurou à reportagem, a proposta do clube italiano é para que Léo Bonatini seja integrado ainda ao time juvenil da Juventus, com uma perspectiva de carreira montada, ao estilo do que foi feito com Lucas Piazon, que se transferiu do São Paulo ao Chelsea, no ano passado. Sobre valores, nem o pai do jogador e nem o Cruzeiro quiseram se manifestar.

Desde quinta-feira, treinos físicos e separados
Ainda em entrevista, Eduardo Maia contou que Léo já treina em separado desde a última quinta-feira, dia 21: “Na última quinta o Léo foi informado, através do diretor Roger Galvão e do supervisor Claudiomir (Rates), que ele treinaria em separado do grupo com atividades físicas e, desde lá, estamos aguardando um posicionamento oficial do clube”, concluiu.

A reportagem procurou Márcio Rodrigues e Roger Galvão, que foram citados na reportagem, mas não encontrou os dirigentes para comentarem as declarações de Eduardo Maia.

CRUZEIRO X SÃO PAULO: COM A PALAVRA, OS JOGADORES

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

"Tem que ter inteligência, sabedoria, analisar bem a postura do São Paulo. O São Paulo vem na pressão, vai querer jogar no nosso erro. Temos que ter inteligência para na hora certa surpreender e fazer os gols".

Fabinho, atacante do Cruzeiro

"Emocionante! Ainda mais em casa, num clássico contra o São Paulo. Sabemos que teremos uma parada duríssima, mas é um momento importante, particularmente para mim. Estou muito contente com isso. Estou num momento bom, treinei bem e me sinto bastante preparado para dar conta do recado e sair com o resultado".

Rafael Donato, zagueiro do Cruzeiro

DONATO PODE SER A SURPRESA DA PARTIDA CONTRA SP

Em preparação para o jogo contra o São Paulo, sábado, às 16h20, no Independência, o técnico Celso Roth, que comandou o primeiro coletivo da semana, sinalizou que deve manter o zagueiro Leo improvisado na lateral direita e promover a estreia de Rafael Donato, último contratado pelo clube, que pode formar dupla com o uruguaio Victorino.

“Pela eventualidade da suspensão do Mateus, pude atuar. Ainda bem que estou em um bom momento, duas semanas de treinamento intensivo. Estou bastante preparado para entrar e sair bem com o resultado”, disse Rafael Donato, que veio do Bahia e assinou contrato por cinco temporadas.
Leo deve ser mantido na lateral direita, depois da atuação na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, apesar da volta do lateral Diego Renan. O jogador se recuperou das dores musculares, que o tiraram da partida contra os cariocas, e treinou entre os reservas.

A única ausência na atividade foi o atacante Anselmo Ramon, que ficou na academia, e não treinou com os demais companheiros pelo terceiro dia seguido. O jogador é dúvida para a partida contra o São Paulo, em que o time busca se manter na liderança do Brasileiro.

No meio, Leandro Guerreiro e Willian Magrão foram mantidos na equipe, com Souza e Tinga permanecendo entre os reservas. O time celeste treinou com a seguinte formação: Fábio; Leo, Victorino, Rafael Donato e Everton; Leandro Guerreiro, Willian Magrão, Charles e Montillo; Fabinho e Wellington Paulista.

FONTE: UOL

RAPIDINHAS DE QUINTA

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

SEM PUNIÇÃO NO STJD!
Julgado por uma declaração polêmica após a partida contra o Náutico, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o meia Souza foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta quarta-feira. Os cruzeirenses Diego Renan e Charles também não receberam punição.

CHARLES SAI MAIS CEDO DO TREINO
Com dores musculares, o volante Charles deixou o treino coletivo desta quarta-feira antes do fim da atividade. O jogador foi escalado como titular, mas quando sentiu o desconforto, deu lugar a Willian Magrão, que havia começado a atividade entre os 11 e deixado o campo para a entrada de Tinga. O Cruzeiro treinou com: Fábio, Leo, Rafael Donato, Victorino e Everton; Leandro Guerreiro, Charles (Willian Magrão), Willian Magrão (Tinga) e Montillo; Fabinho e Wellington Paulista. O atacante Anselmo Ramon foi poupado da atividade, em recuperação de cansaço muscular. Diego Renan, recuperado, treinou entre os reservas.

POUCOS INGRESSOS PARA O TORCEDOR "DE FILA"
A corrida pelo ingresso, nesta quinta-feira, para a partida entre Cruzeiro e São Paulo, neste sábado, às 16h20, no Independência, promete ser acirrada entre os torcedores celestes. Isso porque somente cerca de 8.600 entradas serão disponibilizadas para o torcedores nas bilheterias. Dos 23.018 lugares do Independência, 2.438 são do anel intermediário, de propriedade da BWA. Esses bilhetes não são comercializados pelo Cruzeiro. Outros 2.100 são destinados à torcida do São Paulo, com 1.700 ingressos vendidos e outros 400 lugares que não podem ser comercializados, por medidas de segurança (cordão de isolamento entre as torcidas). O Cruzeiro informou ainda, nesta quarta-feira, que 700 bilhetes são transferidos para patrocinadores e parceiros comerciais do próprio clube. Entre os sócios do futebol, 6.709 estão em dia na modalidade antiga do projeto e têm entrada garantida, sem precisar comprar ingressos. Outros 2.461 estão em condições de comprar pela internet, com antecedência. O associado que não utilizar este benefício compete com o torcedor comum a partir do início da venda nas bilheterias.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ERA PARA FECHAR O CAIXÃO... MAS VAMOS COM CALMA

POR: RAPOSO SENSATO

Um jogo mais propício à nossa vitória estava escrito. O próximo adversário em crise, com técnico batendo de frente com torcida, jogadores e diretoria, time mal escalado, jogadores em baixa. Enfim, uma bagunça total. Com o Cruzeiro se ajeitando e jogando de forma concisa, dizer que ganharia a partida seria praticamente "chover no molhado", embora futebol não tenha lógica e estaja longe de ser uma ciência exata. Mas tinha, como continua tendo, plenas condições de bater o São Paulo

Mas falo isso por uma razão: não que o São Paulo esteja reforçado agora, mas sempre que entra um novo comandante, mesmo interino, é uma motivação a mais aos jogadores, principalmente àqueles que não vinham sendo aproveitados. Irão querer mostrar que o antigo técnico estava errado e deverão prometer comer grama. Uma mudança de comando é saudável nesse ponto. E é com isso que devemos ter cuidado. Acredito que fecharíamos o caixão do São Paulo com Leão. Agora, penso que as coisas serão mais difíceis, mas completamente factíveis.

Continuamos tendo chances reais de vitória. O jogo ainda está por vir e ele só termina com o apito do árbitro que, por sinal, é fraco. Marcelo de Lima Henrique é péssimo e espero, não prejudique o jogo marcando faltas inexistentes ou sendo fundamental para determinado resultado. Mas temos chances de vencer sim. Na minha visão, teríamos mais chances com Leão no São Paulo. Mas como estamos com moral, com os jogadores se sentindo bem e com o técnico com a rédia do time, continuo crendo no triunfo. Não será fácil, mas a torcida irá lotar a Arena Independência e levar esse time a uma vitória, espero, mais uma seguida, para nos mantermos na ponta. Vamos lá, Cruzeiro!

CURTINHAS: EM BH, THIAGO RIBEIRO NÃO CONFIRMA CONVERSA COM O CRUZEIRO

O atacante Thiago Ribeiro esteve ontem na sede do Cruzeiro. Contudo, segundo ele, foi para visitar um amigo que trabalha lá. Thiago frisou que foi somente para isso mesmo, negando qualquer contato com a cúpula celeste. Segundo informou o site Observatório do Esporte, Thiago Ribeiro afirma ainda que pretende voltar ao Brasil, pois quer ficar ao lado da filha.

Perguntado se já algo definido, Thiago disse que não, que o Cagliari tem até o final do mês para exercer o direito de compra de seus direitos, mas que não esconde o desejo de voltar ao Brasil. "Minha cabeça estar aqui, em jogar no Brasil", falou, sem dizer se seria no Cruzeiro. Aos que não sabem, Thiago tem uma filha que mora em Belo Horizonte e isso pode ser fundamental para a volta do velocista, caso o Cagliari realmente não pague os 4 milhões de euros que pedem os donos de seus direitos.

ROTH COM MORAL E CONTROLE DO GRUPO CELESTE

Embora tenha atribuído, até de forma enfática, aos atletas os méritos pela vitória sobre o Vasco, por 3 a 1, no último sábado, que elevou o Cruzeiro a líder do Campeonato Brasileiro, o técnico Celso Roth é apontado pelos jogadores como o condutor da boa campanha celeste neste início de competição.
“O Celso tem grande participação nisso. A nossa cabeça mudou bastante, sabíamos que teríamos de mudar o estilo de jogar em campo. Eu já vinha cobrando isso, do time ser mais aguerrido. Com a chegada do Celso, a gente conseguiu. Ainda bem que conseguimos isso, pois estamos vencendo”, observou Wellington Paulista.

Depois da vitória sobre o Vasco, Celso Roth disse que não precisava ser elogiado, porque os responsáveis pela arrancada do Cruzeiro, neste início de Brasileirão, foram os jogadores, até porque o time mineiro vinha desacreditado após eliminações precoces no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil.

Sob o comando do treinador, o Cruzeiro empatou seus dois primeiros jogos no Brasileiro, com Atlético-GO e Náutico, ambos por 0 a 0. Porém, depois conseguiu quatro vitórias seguidas, chegou à ponta da competição, com 14 pontos, e está invicto. Para o zagueiro Victorino, o treinador promoveu uma mudança drástica.

“Mudou tudo, chegaram jogadores, chegaram treinador novo e filosofia nova de jogo. Acho que o time entendeu bem, o que o treinador quer, que o time faça. O time estava falhando muito na marcação, acertamos bem o sistema defensivo. Acho que foi também a confiança nos resultados”, afirmou o zagueiro uruguaio, que deve ter a segunda oportunidade seguida como titular, contra o São Paulo, sábado, às 16h20, no Independência.

Com a contratação de Celso Roth, que substituiu Vágner Mancini, chegaram mais quatro reforços: o zagueiro Rafael Donato, os volantes Tinga e Willian Magrão e o atacante Fabinho. Saíram, entre outros, o meia Roger e os atacantes Walter e Bobô.

FONTE: UOL

FRASE DO DIA: ROTH NÃO CRÊ QUE CRISE NO SP SEJA FAVORÁVEL!

"Perigoso. É um adversário que fez um jogo bom contra a Portuguesa, fez um bom jogo contra ao Atlético-MG. É um adversário qualificadíssimo, perigoso, ainda mais com essas trocas. Essas trocas sempre acabam tendo algum efeito e, historicamente, é positivo. Aqueles jogadores que estavam um pouco fora de concentração se reencontram e reavivam uma expectativa. Uma mudança sempre causa isso. Se ela vai durar ou não é outra coisa. Nós esperamos conseguir administrar isso e reverter a nosso favor".

Celso Roth, técnico do Cruzeiro

RAPIDINHAS DE QUARTA

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

LEO DEVE SER MANTIDO NA DIREITA
A boa atuação diante do Vasco pode valer a titularidade da lateral-direita a Leo, que jogou improvisado devido à lesão de Diego Renan. Como Celso Roth prioriza muito a marcação e o setor direito é onde Lucas deve atacar, nada melhor que um defensor fixo por ali. Diego Renan deve ir para o banco, ao menos para essa partida.

ANSELMO POUPADO NOVAMENTE
Ainda na expectativa do retorno de Diego Renan, que segue em recuperação de uma lesão muscular, o técnico Celso Roth não pôde contar com Anselmo Ramon nos primeiros treinamentos com bola desta semana. Pelo segundo dia consecutivo, o atacante foi poupado por causa de uma pancada sofrida no joelho esquerdo na vitória do Cruzeiro sobre o Vasco, no sábado.

BWA VOLTA A QUERER SER O CENTRO DAS ATENÇÕES...
A Federação Mineira de Futebol publicou em seu site oficial, nesta terça-feira, uma nota da concessionária do estádio Independência determinando a proibição da entrada e instalação de faixas e bandeiras de grande porte nos anéis superior e intermediário da arena. A Arena Independência Operadora de Estádio S/A alega que a nova determinação “visa a evitar eventual prejuízo à visibilidade, bem como a possibilitar a instalação de futuros painéis publicitários” no estádio. A concessionária informa ainda que não é permitida a entrada no estádio de nenhum outro objeto, tal como caixa de madeira, usadas geralmente por líderes de torcidas organizadas, sem que haja autorização expressa e formal da empresa. A nota é assinada por Bruno Balsimelli, presidente do consórcio.

terça-feira, 26 de junho de 2012

FRASE DO DIA: "LEÃO CAIU!"

"O Leão se foi. Uma pena, pois era um reforço para nós ele sendo o comandante do São Paulo. Mas com ou sem ele, temos que quebrar essa tabu de oito anos e nos manter na liderança do Brasileiro"
Afonso Lino Filho, torcedor do Cruzeiro

CEDO PARA AVALIAR, MAS É CERTO QUE ROTH FOI UMA GRATA SURPRESA

POR: RAPOSO SENSATO

Pode ser cedo, prematuro, mas o que estamos vendo são resultados surpreendentes. Não porque o Cruzeiro não seja grande, não porque os adversários sejam melhores. Mas porque estamos vindo de uma maré terrível, de um 2011 trágico e de um início de 2012 pífio. Foram desastres humilhantes seguidos, muito motivado pela falta de comando e excesso de erros. Mas digo que o primeiro acerto de 2012 foi a contratação de Celso Roth, uma grata surpresa. Cedo para avaliar? Talvez. Mas a mudança até agora é visível.

Podem me xingar, mas devemos analisar o todo do Cruzeiro. O time era um emaranhado de atletas em campo que não sabia o que fazer, como atacar, quem marcar, como defender. Iso porque um técnico fraco estava no comando. Como bem disse o editor desse Blog Site, um pseudotécnico. E isso mudou com Celso Roth, um treinador que nota-se, trabalha muito. Pode não ser aquele que conquistou muitos títulos, mas estou começando a crer que isso não veio por detalhe. Ele foi capaz de em pouco tempo recuperar jogadores que a torcida não queria ver nem pintado de ouro. Diego Renan vem melhorando, Wellington Paulista vem fazendo jogos como nunca havia feito e a diretoria está buscando reforçar os setores carentes, esses já falados internamente por Celso Roth.

O que Mancini não viu em oito meses de Cruzeiro, Roth viu em um. Arrumou a bagunça que o anterior deixou e já começa a colher os frutos. É um técnico trabalhador e não sei se Adilson, Levir ou outro técnico teria um começo tão surpreendente. Parte da torcida vê o time ainda com uma certa desconfiança, o que não está errado. Há muito o que melhorar e setores a serem reforçados. Mas os primeiros passos têm sido excelentes. Quem imaginaria que o time eliminado na semifinal do Mineiro seria líder do Brasileiro na sexta rodada? Poucos. Confesso que não sou um desses. Mas estou feliz e crente que vamos fazer um grande torneio e que se a diretoria agir com inteligência e o time mantiver o "pique", vamos longe. Não digo que o "campeão voltou". Mas afirmo que com um técnico trabalhador como temos, as chances aumentam. As peças estão sendo acertadas, assim como a faxina de Roth, que vem sendo pontual.

QUATRO RENOVAM E GABRIEL É A BOLA DA VEZ

Cruzeiro vai buscar o jogador, que já esteve na Raposa em 2006 e 2007. Pouco aproveitado no Grêmio, Gabriel vê com bons olhos o retorno a Belo Horizonte

POR: JOÃO VITOR VIANA

Depois de buscar nomes de peso para a lateral, dentre eles Leo Moura, que acabou não sendo liberado pelo Flamengo, e Ceará, campeão do mundo pelo Internacional que pediu um salário astronômico, a Raposa continua sua batalha para trazer um jogador para assumir a titularidade do setor. O nome da vez é Gabriel, reserva do Grêmio, e que tem um alto salário. O Cruzeiro busca seu empréstimo até o final do ano e o clube gaúcho pede uma recompensa financeira, já que bancaria 50% do salário do jogador, o que hoje corresponderia a R$ 100 mil mensais. O Cruzeiro estuda a possibilidade de ceder algum atleta também não aproveitado em Belo Horizonte. Contudo, essa possibilidade não é muito bem vista no Olímpico.

O certo é que Gabriel quer voltar a Belo Horizonte. Em 2006 e 2007 jogou pelo Cruzeiro, mas acabou não ficando em definitivo porque o seu clube na época, o Málaga, dificultou a situação e exigiu um valor bem alto, o que não interessou ao Cruzeiro. Agora, depois de cinco anos, Gabriel pode retornar ao clube mineiro, onde teve uma boa passagem.

Mas quem está mesmo feliz são Wellington Paulista, Leandro Guerreiro, Lucas Silva e Élber, que tiveram seus contratos renovados, ontem, quase que num "atacadão". Os dois primeiros firmaram acordo até o final do ano que vem. Já os jovens atletas assinaram por cinco temporadas.

Com a renovação de Wellington Paulista, quem fica mais longe é Borges, que seria mais uma alterativa à saída de WP9, caso não houvesse um acordo. Contudo, a direitoria ainda não afirmou que desistiu do atual atacante do Santos

Jogador emprestado
O Cruzeiro emprestou, na manhã desta segunda-feira, o lateral-esquerdo Gabriel Araújo, promessa da base, até o fim do ano, ao Vitória. Segundo o gestor de futebol do clube baiano, Raimundo Queiroz, o jogador chegará para ser preparado e amudarecer no Vitória.


10 MIL SÓCIOS ALCANÇADOS!

O Cruzeiro alcançou, nesta segunda-feira, a marca de 10 mil sócios do futebol. Destes, 7 mil têm lugar garantido no estádio, pagando mensalidades que variam entre R$60 e R$120, a partir de julho. Essa categoria de sócio está fechada para novas adesões.

Os outros 3 mil pertencem à modalidade atual, chamada Cruzeiro Sempre, em que o torcedor paga uma anuidade de R$330 (R$27,50 por mês) e tem prioridade na compra de ingressos pela internet, além de descontos variados na aquisição dos bilhetes.

Somados os valores, o Cruzeiro arrecadará quase R$700 mil mensais com os 10 mil associados, além dos ingressos vendidos a eles. A quantia dos bilhetes varia a cada partida, pois os 3 mil sócios Cruzeiro Sempre têm opção de variar o setor do estádio a cada jogo, de acordo com a preferência de compra.

FONTE: SUPERESPORTES

RAPIDINHAS DE TERÇA

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

MARCAS IMPORTANTES
No último jogo, diante do Vasco, três jogadores chegaram a marcas importantes com a camisa do Cruzeiro. Victorino chegou à de número 50, Leandro Guerreiro, 60 e Charles, 90. Em um país que se fazer 100 jogos por um time é quase impossível devido à rotatividade, parabéns aos três, que têm tudo para alcançar marcas ainda maiores.

MELHOR INÍCIO DE DEFESA NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS
Líder do Campeonato Brasileiro depois de seis rodadas, o Cruzeiro tem usado o setor defensivo como grande pilar da boa campanha. Prova disso é que, com três gols sofridos em seis partidas, a defesa cruzeirense tem, este ano, seu melhor desempenho em início de Campeonatos Brasileiros na era dos pontos corridos. Até então, o melhor desempenho defensivo do Cruzeiro nas seis primeiras rodadas havia sido em 2006, com cinco gols sofridos.

DIEGO RENAN PODE FICAR DISPONÍVEL PARA SÁBADO
Depois de desfalcar o Cruzeiro na vitória sobre o Vasco, o lateral Diego Renan iniciou, nesta segunda-feira, o trabalho de transição para que possa voltar a defender o time celeste. Ele pode retornar ao time contra o São Paulo, no sábado, às 18h30, no Independência. Nesta segunda-feira, Diego Renan foi a campo para realizar atividades de fisioterapia. Já os jogadores titulares permaneceram na academia da Toca da Raposa II para trabalho regenerativo.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

FRASE DO DIA: "A POSIÇÃO MANCINI"

"O técnico Vágner Mancini está na posição que tanto gosta: uma acima dos que são rebaixados, ou seja, o 16° lugar. É a "posição Mancini"!Perdeu para o Internacional em casa e está começando o seu calvário. Mas aqui fica uma dica aos torcedores do Sport. No final do Brasileiro, se Mancini ficar até lá, ele dirá depois da última partida que ele foi o responsável por salvar o Sport de mais um rebaixamento. Bobo é quem acredita nesse pseudotreinador".

João Vitor Viana, editor do Blog Site Cruzeiro Online

R$ 7 MILHÕES É MUITA GRANA... NÃO DARIA PARA TRAZER O ALEX?

POR: RAPOSO SENSATO

Todo dirigente é aficcionado por trazer o jogador ou treinador de seus sonhos. No Cruzeiro, Zezé Perrella realizou a maioria. Trouxe Dida, que depois saiu brigado com o próprio presidente por motivos pessoais; Túlio, que marcou o gol 500 pela Raposa; Vanderlei Luxemburgo, que era o treinador mais top de linha na época e o Cruzeiro o tirou do Palmeiras; enfim, vários. Chegou a vez de Gilvan mostrar que é fã de Lorenzetti e, pelo visto, fará de tudo para contratá-lo.

Gilvan avisou a imprensa que já tem o dinheiro para contratar o meia argentino. Pouco importa se o Cruzeiro já conta com três estrangeiros. O treinador que se vire! Afinal, é o jogador que Gilvan quer. E já avisou que paga os R$ 7 milhões que a La U quer por ele. O negócio deverá ser consolidado em breve. Mas eu pergunto: será que vale tudo isso?

Não quero questionar a contratação, até porque acho uma tentativa válida. Mas será que com R$ 7 milhões não conseguiríamos trazer o Alex e dexá-lo aqui por dois anos? Será que não conseguiríamos trazer o maior ídolo da torcida nos últimos anos ao lado de Sorin? Acho que haveria, sim, possibilidade. Mas talvez a idade avançada do Talento Azul seja um problema. Isso porque desses R$ 7 mi, mais da metade é de investidor, que com certeza quer um retorno. Entre investir em um jogador de 34 anos e em um de 25, 26, logicamente o argentino é o mais cotado, mesmo que Alex seja um investimento mais que certo.

Uma pena Gilvan não pensar em Alex, pois a torcida iria lotar Confins, que ficaria pequeno. Mas sou daqueles que prefere ver as alternativas antes, sem gorar futuras negociações. Precisamos mais de laterais que meia hoje, embora com a saída de Roger e o não-aproveitamento de Élber nos faz ficar também carente no setor de meio. Gilvan, não esqueça do nosso camisa 9, do nosso camisa 2, camisa 6. Já sabemos que não esquecerá do Lorenzetti, a primeira obcessão do atual presidente do Cruzeiro.

MERCADO DA BOLA: SAIBA DOS BASTIDORES CELESTES!

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

DINHEIRO POR LORENZETTI JÁ EM MÃOS
Um namoro de aproximadamente seis meses, entre Cruzeiro e Lorenzetti, pode estar perto de um final feliz. O clube celeste realizará uma proposta tentadora à Universidad de Chile para contar com o atleta, nos próximas dias. Os valores giram em torno de US$ 3,5 milhões. A oferta ainda não foi oficializada, mas a diretoria já conta com a quantia em mãos para trazer o meia argentino.

CRUZEIRO QUER BORGES, MAS...
O Cruzeiro pretende investir em Borges, mas o jogador deverá estar livre. Para isso, teria que rescindir o contrato amigavelmente com o Santos, o que não será fácil O presidente do clube paulista prevê uma reformulação no elenco, mas quer contar com Borges até o final do ano. A multa rescisória dele é considerada alta e o salário também deveria ser readequado. O negócio é considerado difícil.

OTIMISMO POR THIAGO RIBEIRO
O Cruzeiro segue conversando com o atacante Thiago Ribeiro para contar com o atleta no segundo semestre desta temporada. O contrato do jogador com o Cagliari termina neste sábado, 30, e o clube italiano, que tem prioridade no negócio, ainda não manifestou interesse na compra. Thiago quer voltar ao Brasil e, além do Cruzeiro, o Palmeiras também tem interesse no atacante. Apesar da concorrência alviverde, o presidente Gilvan está otimista na contratação. O mandatário aguarda a definição da situação de Thiago com o Cagliari para ir à carga, de fato, pelo jogador. 

CEARÁ É DESCARTADO!
O Cruzeiro segue à caça de laterais direito e esquerdo para reforçar seu elenco. Oferecido nas últimas semanas, Ceará, ex- Internacional, e que estava no PSG, foi descartado pela diretoria celeste. De acordo com o presidente Gilvan de Pinho Tavares, o negócio não evoluiu e o clube já descartou a contratação do lateral-direito. 

VOCÊ SABIA? INÍCIO DESSE ANO É SEMELHANTE AO DE 2003!

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

A vitória do Cruzeiro sobre o Vasco, por 3 a 1, nesse sábado, deu à torcida celeste mais de um motivo para comemorar. O triunfo valeu a liderança do Brasileiro – posto que a equipe não ocupava há 51 rodadas – e ainda levou o time de Celso Roth a igualar seu melhor início de campeonato na era dos pontos corridos. O Cruzeiro não ocupava o topo da tabela desde 23 de outubro de 2010. Naquele ano, o time havia assumido a liderança 13 dias antes, quando derrotou o Fluminense por 1 a 0, no Parque do Sabiá.Os 14 pontos conquistados nas seis primeiras rodadas igualam o desempenho dos comandados de Celso Roth à campanha do título brasileiro de 2003, quando Vanderlei Luxemburgo estava à frente da equipe estrelada.

RAPIDINHAS DE SEGUNDA

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

ROTH QUER REFORÇOS!
Apesar de estar contente com a liderança conquistada do Campeonato Brasileiro, após a vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, o técnico Celso Roth espera qualificar o elenco celeste e voltou a cobrar reforços da diretoria depois de se ver obrigado a improvisar nas laterais. “Jogamos com o Léo improvisado na lateral direita à moda europeia, e o Everton improvisado no lado esquerdo. Estou dizendo isso porque ainda precisamos melhorar o elenco. Temos que ainda fazer contratações. O campeonato está no início ainda”, observou o treinador. Mais que certo!

MELHOR DEFESA E INVICTO!
O Cruzeiro, juntamente com o nosso rival e o Grêmio, tem a melhor defesa do Brasileiro, sendo vazada somente em três oportunidades, média de 0,5 por jogo. Além disso, a Raposa e Fluminense são os únicos invictos no Brasileiro até agora. Campanha digna, mas ainda queremos ver os reforços, Gilvan!

 IMPORTANTE É VENCER!
Montillo afirmou que não se sente pressionado por marcar gols em todos os jogos. O jogador voltou a balançar as redes adversárias depois de nove rodadas e a imprensa já caia em cima, cobrando dele. Contudo, ele frisa que prefere fazer passes a gols e que o importante é o time estar unido e buscar os resultados. Isso mesmo, cavaleiro azul!

domingo, 24 de junho de 2012

COMO É BOM ERRAR NO BOLÃO!

POR: PROFESSOR CELESTINO

Errar no Bolão nunca é algo bom, certo? Não. Quando a gente acredita em um empate e nosso time vence, aí sim, ficamos felizes. Bolão é algo virtual, o jogo é algo concreto. E na concretude de ontem, errei. Apostei num 1 a 1 e vi, feliz, o Cruzeiro colocar o Vasco no bolso. Mais um carioca que ficou para trás. No Rio, parece que somos reis. Ou pelo menos, estamos essa impressão.

Jogo bom, com frases provocantes antes do jogo. Diego Souza, o profeta, falou mais que a boca. Perdeu a chance de ficar calado e fazer da última partida uma motivação. Mas a língua coçou. Resultado: 3 a 1 no lombo. Realmente não foi 3 a 0, como ele previu, mas foi quase. Foi mais uma derrota. E pior: perderam não só a liderança como também a vice, que ficou com o nosso rival, que bateu o fraco Náutico. E o resultado ocorreu, friso isso, depois de um pênalti marcado de forma equivocada. Ali o jogo se decidiu. E a torcida rosa e a imprensa de mesma cor não comentam isso. Bob Faria chegou a mencionar isso na transmissão. Após o gol, fez um comentário emocionado, o que mostrou sua total parcialidade, assim como 90% da imprensa sofredora.

Não achei que o nosso rival fosse empatar ou perder para o Náutico. Não sou iludido como é a torcida do lado de lá e também a imprensa, que faz parte da mesma torcida. O Náutico é um time de refugos, de jogadores em final de carreira e de nenhum jovem promissor. Elicarlos é titular e isso para mim basta. Não acreditava no 5 a 1, lógico. Mas num 2 a 0. Errei também, mas acertei o vencedor. Mas o bom mesmo foi errar o do Cruzeiro.

Que o Cruzeiro continue me surpreendendo, que se reforce e que faça desse gás inicial uma boa gordura durante a competição. Pontuar é sempre bom e há 51 rodadas não estávamos na posição mais nobre do Brasileiro. O Cruzeiro sempre surpreendendo. Roth trabalhando muito, jogadores se doando. Mas sabemos que temos muitas limitações técnicas. Mas a raça mais uma vez deu conta do recado. Falta qualificar nosso elenco, o que vai acontecer em breve, espero. Enquanto isso, a torcida vai junto com o time, sabendo que dias tenebrosos, como ocorreu com o trágico Mancini, ficaram no passado. A "Era da Faxina" chegou para limpar toda a bagunça que o fanfarrão deixou. Obrigado, Cruzeiro, por ter me ajudado a errar no Bolão!

R$ 7 MILHÕES POR LORENZETTI

POR: JOÃO VITOR VIANA

Aos poucos, os eliminados das grandes competições podem começar a se desfazer de seus jogadores. Um desses clubes é o Universidad de Chile, que pode negociar a qualquer momento Gustavo Lorenzetti com o Cruzeiro.

O armador viria para a vaga de Roger, que teve o contrato rescindido recentemente. Pelo atleta, a Raposa estaria disposta a pagar R$ 7 milhões por 100% dos direitos. O Cruzeiro deve ter a ajuda de um parceiro para comprar Lorenzetti: a Aethra, que já estampou sua marca na camisa celeste recentemente.

O agente de Lorenzetti, Washington Castro, disse que a proposta é vantajosa tanto para o jogador quanto para La U: “A diretoria já conhece a proposta do Cruzeiro por Gustavo Lorenzetti. É uma oportunidade única para Gustavo e também muito boa para a Universidad de Chile”. Ninguém do Cruzeiro confirmou a notícia ainda.

Presidente confirma proposta
O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, confirmou que o clube está em negociação para contratar o meia Gustavo Lorenzetti, do Universidad de Chile. A imprensa chilena, neste sábado, anunciou o interesse do Cruzeiro. Em São Januário, onde acompanha a partida diante do Vasco, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o dirigente falou até do valor oferecido pela Raposa. "Sobre o Lorenzetti, é verdade. Nosso diretor de futebol já falou com o empresário dele e com o clube que detém os direitos econômicos. Falta concretizar os valores reais e, se estiver dentro das nossas condições, pode ser que dê certo. É um atleta de nível que teria lugar no time do Cruzeiro. O valor está em torno de US$ 3,5 milhões (mais de R$ 7 milhões)", disse.

RAPIDINHAS DE DOMINGO

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

MATEUS SUSPENSO
O técnico Celso Roth não poderá contar com o zagueiro Mateus na partida diante do São Paulo no próximo sábado, às 16h20, no Independência. O defensor recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Vasco, em São Januário, depois de entrada dura em Fagner, na vitória celeste por 3 a 1.

HUMILDADE E PÉ NO CHÃO
O momento é positivo na Toca da Raposa. Invicto no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro alcançou a quarta vitória consecutiva neste sábado, diante do Vasco, por 3 a 1, e alcançou a liderança do Nacional. Apesar do período proveitoso, o discurso dos jogadores após a partida foi de manter os ‘pés no chão’. “É uma vitória importante. Estamos na liderança e vencemos aqui, como no ano passado. Mas ainda tem muita coisa no campeonato”, disse Leandro Guerreiro.  “O importante hoje foi saber que a gente tinha qualidade para vencer. Fizemos um grande jogo. Tivemos calma no primeiro tempo e matamos o jogo no segundo. Só que ainda tem muito campeonato pela frente”, comentou Wellington Paulista, que marcou um gol de cobertura. 

TRABALHO ENALTECIDO
O primeiro semestre do Cruzeiro estava marcado de forma negativa pela eliminação precoce no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil. Mas após a saída de Vágner Mancini e a chegada de Celso Roth, o clube mudou o prognóstico do período e termina a quinta rodada do Brasileiro na liderança da competição, depois de vencer o Vasco, por 3 a 1, neste sábado, em São Januário. Os méritos pela mudança de comportamento e resultados da equipe foram creditados ao trabalho do treinador gaúcho. 

VITÓRIA DEDICADA AO TRABALHO
Desde que chegou ao Cruzeiro, o técnico Celso Roth organizou o setor de marcação do clube, venceu quatro jogos e empatou dois, mantendo a equipe invicta e, agora, líder do Brasileirão. Porém, depois do triunfo deste sábado, por 3 a 1, sobre o Vasco em São Januário, o treinador creditou todo o mérito da boa vitória aos jogadores.

FRASE DO DIA: FÁBIO COMENTA FALHA

"Todo mundo pode errar, não pode deixar de fazer, tentei tirar. A bola bateu na cabeça de alguém e saiu do meu alcance. O importante é que conseguimos a vitória e chegar à liderança. O único que não falha é Jesus, na nossa vida sempre erramos. Trabalho bastante para evitar erros. Tinha que sair para tirar a bola, não tinha jeito de não fazer isso. Ainda bem que a equipe venceu".

Fábio, goleiro do Cruzeiro

REPERCUSSÃO: VITÓRIA CELESTE SOBRE O VASCO: 3 A 1

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

Surpreendente. Não há palavra que melhor defina o início do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Mesmo sem apresentar um futebol empolgante, o clube celeste tem conseguido, na raça e na eficiência, os resultados que o deixaram na liderança da competição ao fim desta sexta rodada. Neste sábado, o clube celeste se impôs em São Januário e venceu por 3 a 1 o então líder Vasco, assumindo a ponta da tabela, com 14 pontos. Os gols foram marcados por Montillo, Wellington Paulista e Anselmo Ramon. Rodolfo descontou. Quaisquer que sejam os resultados das partidas deste domingo, o Cruzeiro se mantém na liderança.(SUPERESPORTES)

O Cruzeiro havia vencido uma, havia vencido duas seguidas, havia vencido três consecutivas. Para completar o desenho de uma daquelas arrancadas tão típicas de Celso Roth, faltava bater a carteira do líder, roubar o lugar dele. Pois aconteceu neste sábado. A ponta da tabela do Campeonato Brasileiro tem novo dono depois de a Raposa superar o Vasco por 3 a 1 em São Januário. (GLOBOESPORTE)

O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Neste sábado, o Cruzeiro surpreendeu e venceu o Vasco por 3 a 1, em São Januário, pela 6ª rodada. Com a tradicional retranca que caracteriza o trabalho do técnico Celso Roth, o time celeste neutralizou as ações ofensivas do dono da casa e contou com os gols de Montillo, Wellington Paulista e Anselmo Ramon para triunfar. Rodolfo descontou. O resultado fez os clubes inverterem as posições na tabela de classificação. O Cruzmaltino agora ocupa a vice-liderança e deixou de atingir a meta de completar um ano sem perder em casa no torneio nacional. A última derrota havia sido para o próprio Cruzeiro por 3 a 0, em 29 de junho de 2011. (UOL)

sábado, 23 de junho de 2012

LÍDER DEPOIS DE 51 RODADAS

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro surpreendeu muita gente hoje, inclusive os próprios torcedores celestes. Bateu o Vasco  no Rio de Janeiro por 3 a 1 e assumiu a liderança do Brasileirão depois de 51 rodadas. Com um futebol envolvente de Montillo, a Raposa deixou o clube carioca para trás e está na posição mais nobre do torneio. Haja o que houver, será uma semana de líder.

O primeiro tempo foi fraco, marcado pelas faltas e pouca ofensividade. Mas o Cruzeiro deixou o dele, com o craque da camisa 10. No segundo tempo, Wellington Paulista fez um golaço por cobertura e Anselmo Ramon definiu o placar. Para o Vasco, Rodolfo descontou.

Foi o jogo que marcou o melhor jogo de Montillo no ano, um dos melhores em sua trajetória no Cruzeiro. WP também jogou bem. E mais uma vez as substituições de Celso Roth deram certo. Tinga e Anselmo entraram muito bem.

O jogo ainda valeu para calar a boca de Diego Souza, que disse que o Vasco não perderia por 3 a 0 novamente. E ele estava certo: foi 3 a 1. Essa vitória, depois de 51 rodadas, foi mais que uma boa idéia!

ALEXANDRE MATTOS: "CRIATIVIDADE IMENSA NA IMPRENSA"

Principal responsável pelas negociações de jogadores no Cruzeiro, o diretor de futebol do clube, Alexandre Mattos, tem de lidar uma série de especulações de nomes que poderiam chegar à Toca da Raposa. Segundo o dirigente, a “criatividade para colocar jogadores” no clube mineiro chega a ser “engraçado”,

“A criatividade para colocar jogadores no Cruzeiro é imensa. Acho até engraçado isso. É tudo especulação. Rafael Sóbis, Loco Abreu, Martinuccio, Rafael Moura, Lorenzetti. Todos esses nomes são boatos. Pode acontecer de um deles chegar, não estou dizendo que não podem vir, mas por enquanto não há nada certo”, observou Mattos.

Sobre Martinuccio, que está voltando ao Fluminense depois de defender o Villarreal por empréstimo, o dirigente negou que o Cruzeiro tenha feito uma sondagem ao jogador. Porém, o diretor-executivo do Fluminense, Rodrigo Caetano, revelou que o time carioca recebeu contatos do clube mineiro e também do Bahia, interessados no atleta.

Em relação ao atacante Rafael Sóbis, o empresário do jogador, Jorge Machado, já havia afirmado que considerava difícil a negociação, já que o Fluminense deve renovar o contrato do jogador, que se encerra em 30 de junho. A diretoria celeste também descartou a vinda de Loco Abreu, do Botafogo, e, há uma semana, havia descartado Rafael Moura, do Fluminense.

Entretanto, o clube mineiro admite que busca um atacante para reforçar a equipe no Brasileiro. Borges, do Santos, seria uma das opções. “Qualquer jogador de alto nível, que estiver disponível, o Cruzeiro vai tentar buscar. Mas a gente não fala sobre especulações”, disse Alexandre Mattos.
Para o meio, o nome preferido da diretoria é do argentino Lorenzetti, da Universidad de Chile. Os dirigentes estavam apenas esperando o desfecho da participação do time chileno na Libertadores para começar as negociações com o jogador. Com a eliminação para o Boca Juniors, nesta quinta-feira, as conversas devem ser retomadas.

Com apenas dois laterais no grupo, o Cruzeiro busca pelo menos mais dois jogadores para a posição. Um dos procurados foi Ceará, que recentemente rescindiu contrato com o Paris Saint-Germain. Porém, o salário que o jogador pediu estava acima das pretensões do clube mineiro.

“Lateral está muito difícil no Brasil inteiro. Então o que a gente tem que fazer é apoiar os nossos jogadores. Todo mundo critica o Diego Renan, mas volta e meia tem um consultando a gente sobre ele. Estamos correndo atrás, mas não é fácil trazer jogador da posição. Quem tem, não quer liberar”, ressaltou o diretor de futebol.

FONTE: UOL

A AGONIANTE BUSCA POR UM LATERAL...

Com apenas dois laterais no elenco, o Cruzeiro busca jogadores para essas posições. No entanto, a diretoria celeste tem encontrado dificuldades para efetuar as contratações, enquanto o técnico Celso Roth é obrigado a improvisar. A falta de opções tem sido “agoniante” para o treinador.

Foi assim que Roth definiu a urgência para contratar laterais no mesmo momento em que são poucas as boas alternativas no mercado. “Não podemos ter afobamento de fazer as coisas que depois não deem retorno. Além da dificuldade de não termos oferta no mercado, ao mesmo tempo, temos de fazer a contratação sem erro”, afirmou.

O treinador cruzeirense citou o insucesso das contratações feitas pelo Cruzeiro no princípio da temporada para justificar a cautela em buscar laterais. “No início do ano, o Cruzeiro fez muitas apostas e está pagando por isso. Escolhas erradas na vida serão cobradas e, no futebol, mais rápido ainda”.

“Temos dificuldades, principalmente, nessas posições. O que temos de fazer é ter calma, seguir trabalhando e fazer a contratação certa no momento correto, e ainda torcer para que esse jogador contratado dê certo em campo. Realmente, é agoniante. É complicado, a gente fica com sentido de querer fazer as coisas, mas o mais complicado ainda é que daqui duas, três semanas, começarão jogos no final de semana e no meio de semana, e a probabilidade de machucar jogador é maior ainda”, acrescentou Celso Roth.

Atualmente, os únicos laterais do elenco cruzeirense são Diego Renan e Gilson. Os volantes Marcelo Oliveira e Everton têm sido improvisados pelo lado esquerdo. Já na direita, o zagueiro Leo será a opção para o jogo contra o Vasco, neste sábado, uma vez que Diego Renan está contundido.

“Temos dificuldade tanto na lateral direita quanto na esquerda. Everton ou Marcelo são improvisações. O Diego joga nas duas, mas estava sendo cobrado de forma forte. Mas saindo o Diego, temos de fazer improvisações também do lado direito. Estamos tentando resolver esse problema rapidamente, mas o mercado está complicado. Temos de trabalhar e fazer as coisas dentro do presente, isso que vamos fazer para o jogo com o Vasco”, observou Roth.

FONTE: SUPERESPORTES

FRASE DO DIA: CRUZEIRO ENXUGANDO A FOLHA SALARIAL!

"O Roger já não estava fazendo parte dos planos, por isso não ficou. A gente o chamou para conversar e disse que não íamos renovar o contrato no fim da temporada. Ele achou melhor então rescindir de uma vez. Mesmo este ano, ele seria pouco aproveitado, não estava nos planos da comissão técnica".

Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro

RAPIDINHAS DE SÁBADO

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

DESFALQUE AQUI...
No último dia de preparação para enfrentar o Vasco, o técnico Celso Roth comandou um treinamento recreativo na Toca da Raposa II. Ausente do rachão desta sexta-feira, o lateral Diego Renan desfalcará a equipe no duelo com o líder do Brasileirão, neste sábado, às 18h30, em São Januário.

DESFALQUE LÁ...
Por conta de uma forte gripe, o meio-campo Juninho Pernambucano não apareceu no treino vascaíno desta sexta-feira (22/06), em São Januário, e com isso, está fora do duelo contra o vice-líder Cruzeiro. Foi a terceira vez consecutiva que o atleta não participou das atividades. Juninho não tem previsão para retornar aos trabalhos. Ele está liberado pelo departamento médico do clube para ficar em casa se recuperando. Na última quarta, chegou a fazer um exercício físico no gramado, entretanto não se sentiu bem e retornou ao vestiário.

MISTÉRIO NA ESCALAÇÃO...
Na preparação para a partida contra o Vasco, em São Januário, Celso Roth testou duas formações para o meio-campo. Embora já tenha definido entre escalar o meia Souza ou o volante Willian Magrão, o treinador não divulgou que time levará a campo no jogo deste sábado, às 18h30. “Claro que não posso (dizer quem vai jogar). Assim, vocês praticam o exercício da probabilidade. Realmente, treinamos alternativas e, quando a gente faz isso, mostra claramente que não achamos o que queremos. Ainda estamos procurando o que achamos que deve ter uma sequência. Até lá, todas as especulações são válidas, dentro do que foi visto aqui. Temos o time definido e encaminhado, os jogadores sabem quem vai jogar, mas, para vocês, é bom o exercício”, disse.

SEM LATERAIS
Entre os 19 jogadores relacionados para o jogo contra o líder do Campeonato Brasileiro, Celso Roth convocou sete volantes, além de chamar o zagueiro Rafael Donato pela primeira vez. Diante do Vasco, o zagueiro Leo assumirá a lateral direita, enquanto Victorino e Mateus formarão a dupla de zaga. Outra alternativa para vestir a camisa 2 seria o colombiano Diego Arias, mas ele sequer foi relacionado por Roth. Já na lateral esquerda, o volante Everton segue improvisado.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

RECORDAR É VIVER: GOLAÇO DE MONTILLO CONTRA O VASCO

video
QUE SIRVA DE INSPIRAÇÃO...

WALTER JÁ ACERTOU COM O GOIÁS. FALTA O ACERTO ENTRE OS CLUBES

Cruzeiro quer ser ressarcido pela liberação do atleta

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro espera anunciar em breve uma contratação, que pode vir de Goiás. Isso porque a cúpula do clube estuda nomes do time alviverde para servir de composição pela liberação de Walter, que já acertou as bases salariais. O Cruzeiro precisa de um lateral-direito com urgência e também está à procura de dois atacantes, como declarou ontem o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares.

Para a lateral, no entanto, há poucas possibilidades de haver um acordo. Isso porque o Goiás dispõe de Vitor, que passou sem sucesso por aqui, e Peter, que chegou a jogar pelo clube, mas nunca foi aproveitado. Já para a lateral-esquerda há o bom lateral Egídio, mas hoje Celso Roth vê essa posição como preenchida com Everton. Mas pode haver aí um negócio.

Há ainda chances de o Goiás ceder Thiago Humberto, Ricardo Goulart ou Júnior Viçosa, jogadores mais conhecidos do setor ofensivo. Mas deve haver um imbrógio grande quanto a isso, uma vez que os atletas são vistos como imprescindíveis para que o clube volte à elite do futebol brasileiro. 

Na visão do Blog Site, a maior negociação que poderia ocorrer era o Cruzeiro ceder mais um ou dois atletas e trocar em definitivo por Rafael Tolói, grande zagueiro que encaixaria como uma luva no time de Celso Roth. É o único jogador que entemos ter condições de vestir a camisa do Cruzeiro e que atualmente está vinculado ao clube esmeraldino.

FRASE DO DIA: MONTILLO SOBRE O JOGO CONTRA O VASCO

"É um jogo bom para jogar. Todo jogador gosta desse tipo de jogo. O Vasco é, no momento, o melhor time do torneio. Mas a gente vai buscar os três pontos. Sabemos que é um time muito difícil jogando em casa, que está passando um momento muito bom, em que tudo dá certo para eles. Sabemos que será difícil e temos que entrar em campo ligados".

Montillo, meia do Cruzeiro

CRUZEIRO SONDA SÓBIS, MAS AGENTE VÊ ACORDO DISTANTE

Em fim de contrato de empréstimo com o Fluminense, o atacante Rafael Sobis chegou a estar em pauta na Toca da Raposa II. Amigo de Celso Roth, o jogador foi sondado pelo próprio treinador, que telefonou para saber sua situação e sobre um possível interesse em defender o Cruzeiro.

O empresário de Sóbis, Jorge Machado, é também agente de Roth, e revelou ao Superesportes, nesta quinta-feira, que o negócio é muito difícil de ser concretizado. O atacante pertence ao Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, e tem contrato de empréstimo com o Fluminense até 30 de junho.

O Tricolor tem prioridade na aquisição do atleta e já demonstrou interesse, mas ainda está em negociação com o clube árabe, que não aceita reemprestar o atleta, apenas vender em definitivo.

”O Fluminense tem preferência e deve chegar a um acordo. Sou procurador do Celso Roth também, o Rafael Sobis jogou com o Celso, é amigo dele e claro que me perguntou como estava a situação do Sobis. Eu o expliquei que o acordo com o Fluminense estava encaminhado e que não tinha como o Cruzeiro entrar na negociação”, disse Jorge Machado, à reportagem.

FONTE: SUPERESPORTES