sexta-feira, 29 de abril de 2016

CRUZEIRO VIRA REMENDO DE PLANEJAMENTO FRACASSADO. E AGORA?

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro acreditou muito em si e achou que fazendo pouco, chegaria longe. Apostou no "bom e barato" e o tiro saiu pela culatra. Apostou em técnico inexperiente, em jogadores desconhecidos, de razoável técnica, mas nenhum decisivo. Não hoje. Romero, uma aposta para o futuro e já de bom presente; Rafael Silva, bom definidor. Mas só. Pisano não disse a que veio; Miño alterna bons e maus momentos; Gino é eterno reserva; etc. e etc. Agora chegaram os bons Lucas e Robinho, mas que não são os jogadores que a torcida ainda espera.

Se perguntarem que tipo de jogador que o Cruzeiro precisa à torcida, os dirigentes vão ouvir: tragam jogadores decisivos e de currículo! Jogadores com Copa do Brasil, Libertadores, Champions League, Mundial. Jogadores rodados e vencedores. Líderes! Disso que o Cruzeiro precisa. Hoje o elenco é bom, mas cheio de jogador bonzinho. Não tem aquele cara que fala no vestiário: "manda para mim que eu resolvo".

Falta um camisa 9, falta um lateral-esquerdo. Faltam atletas de grupo, como Tinga e Ceará. Quem não sabe, esses dois seguraram verdadeiros rojões dentro de um grupo vitorioso de 2013 e 2014. Sem eles, os títulos até poderiam vir, mas seria muito mais complicado. Foram pilares de junção do elenco e de diminuição de vaidades.

As apostas feitas em dezembro vieram por terra. O Cruzeiro, hoje, é remendo daquilo que planejou mal e porcamente. Tem que se virar para não fazer apenas representação no Brasileiro, como no ano passado. Depois de dois títulos, tivemos que ver o Cruzeiro ameaçado de rebaixamento, com apresentações ridículas, abaixo da crítica. Melhorou no fim, com um treinador de verdade, que infelizmente saiu, rendendo-se ao dinheiro chinês. E com a saída de Mano, parece que toda a qualidade foi junta. Não teve um jogo esse ano que a gente pudesse dizer: "agora vai". Não teve sequer uma única apresentação de "encher os olhos". Deivid, em cima de seu pedestal, falava de números, como se vencer times de quinta categoria valesse algo. Campeonato Mineiro não passa de uma séries de amistosos. E nem isso a gente deu conta de vencer!

Que a diretoria remende o time, que não tem elenco ruim, mas que precisa de jogadores "maus", decisivos, cobradores, irresponsáveis. Chega de atleta devoto, de menino bonzinho. Hora de trazer quem faz a diferença, que vá para cima, que faça aquele gol de carrinho, impedido, aos 50 do segundo tempo, tire a camisa, grite, esbraveje com a torcida e ganhe o campeonato. Ainda dá tempo de remendar o planejamento fracassado de dezembro. Basta saber trabalhar e parar de insistir em táticas de contratações falidas.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

CONTRATAÇÃO DE ROBINHO TEM A VER COM A VOLTA DE MARCELO OLIVEIRA? NÃO CREIO.

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Estaria Marcelo Oliveira voltando ao Cruzeiro? É o que alguns jornalistas esportivos estão especulando. Ao menos, é o que passou a ser especulado nos arredores da Toca da Raposa. Os jornalistas estão tentando juntar o quebra-cabeça que a diretoria do Cruzeiro montou. Quem vem para treinar o time? Jorginho? Ricardo Gomes? Ambos estão na final do Carioca. Estaria o Cruzeiro disposto a esperar e perder dias de planejamento, como dito AQUI, ontem?

Pode ser que o critério para a contratação do novo treinador mude. Fontes ligadas a diretores do Cruzeiro afirmam que a pressão da torcida pela contratação de um novo treinador pode fazer Gilvan mudar o foco e parar de esperar por Jorginho ou Ricardo Gomes, mesmo com a imprensa carioca dando como "bem provável" a vinda de Jorginho para a Toca da Raposa II após o Carioca, independentemente do resultado do Vasco.

No Vasco, ninguém cogita a saída de seu comandante.

No Botafogo, idem.

Marcelo Oliveira saiu do Cruzeiro pela porta dos fundos. Ninguém da diretoria esteve com o técnico em sua despedida e Gilvan teria que engolir o orgulho para contratá-lo novamente. Gilvan, quando da saída de Marcelo, teria confidenciado a pessoas próximas que não trabalharia novamente com Marcelo Oliveira.

E aí? Acredita que a chegada de Robinho tenha sido até uma indicação de Marcelo?

quarta-feira, 27 de abril de 2016

DEMORA QUE PREJUDICA REMENDO NO PLANEJAMENTO

POR: JOÃO VITOR VIANA

Quem assume o Cruzeiro? Não há, ainda, uma certeza. Jorginho é o preferido. Em publicação de hoje no site Superesportes, o vice-presidente do Cruzeiro, Francisco Lemos, confirmou que o clube poderá ter novidades em breve quanto a isso. Talvez até hoje. Contudo, oficialmente, o novo comandante do Cruzeiro será Geraldo Delamore até segunda ordem. Isso porque há um tempo ainda até a partida final dos torneios estaduais. 

E é justamente esse tempo que o Cruzeiro perde com planejamento. Sem um treinador definido, como montar um elenco para o Brasileiro?^Agora seria o momento ideal para trabalhar os atletas, definir esquema tático, fazer amistosos e contratar e dispensar atletas. Mas somente com a cúpula celeste trabalhando, tudo se perde. Ontem o clube anunciou uma boa troca envolvendo os laterais Fabrício e Fabiano. Acho que o Cruzeiro se deu bem nessa. E agora abre brecha para  a contratação de um lateral-esquerdo. Do jeito que está, complica. Lucas é boa sombra para Mayke. Mas quem joga na lateral? Sanchez Miño? Bruno Nazário improvisado? Acho melhor trazer um outro, né?

Minha maior dúvida quanto à esta troca de ontem é o posicionamento que Robinho terá no time celeste. Quem sai? Ariel? Alisson? Elber? Arrascaeta? Como atuaremos? 4-5-1? 4-3-1-2? 4-1-4-1? Robinho é jogador mais centralizado, mais velocista e não é criador de jogadas. Tanto que jogou muitas vezes de volante no Palmeiras. E aí?

Continuamos precisando de um camisa 9, que eu gostaria muito, fosse Marcelo Moreno, que em breve completará 29 anos e está insatisfeito na China. Mas também precisamos urgentemente da definição de quem será nosso técnico. Afinal, é necessário um planejamento, e certas definições no time. Quanto mais tempo demorarmos para anunciar o comandante, mais tempo perderemos com o remendo do planejamento, feito porcamente, desde dezembro de 2015.


segunda-feira, 25 de abril de 2016

EMPATE XOXO EM DIA DE DEMISSÃO DE DEIVID

POR: JOÃO VITOR VIANA

Jogo ruim, de poucas oportunidades. Mais chutes a gol, é verdade. Mas poucos que exigiram alguma coisa de João Ricardo. Nenhuma defesa difícil. E assim... fica difícil de ganhar. Chegou até a fazer um gol, que foi indevidamente anulado pelo bandeira.

Empate sem gols que acabou custando o emprego de Deivid. O treinador foi demitido ao final da partida, após reunião com a cúpula celeste, que já estava muito desagradada com o desempenho da Raposa.

Deivid sai de cena em dia de mais um futebol xoxo. Quem assume? Vários nomes em pauta. O Cruzeiro não comenta nenhum deles. Mas circula na Toca o nome de Jorginho, Marcelo Oliveira e Ricardo Gomes. Diante da pressa para consertar o planejamento porco feito desde o fim do ano passado, Abel Braga foi consultado. Mas diante de um impasse contratual, não pôde acertar. Abel ganhou o posto de preferido após a classificação de Vasco e Botafogo às finais do Rio de Janeiro. Com isso, Jorginho é preferido, seguido por Ricardo Gomes. Marcelo Oliveira é a terceira opção. Abel, em entrevista a um site esportivo, afirmou ser "uma pena" perder a chance de treinar uma equipe como  o Cruzeiro. Como atleta, Abel já defendeu as cores do Cruzeiro.

ASSUME O AUXILIAR
Geraldo Delamore assume o Cruzeiro até a chegada do novo comandante, podendo, inclusive, comandar o time já diante do Campinense. Os treinamentos até lá também serão geridos por ele.

ADILSON É CARTA FORA DO BARALHO COM GILVAN
Desde que disse "não" ao Cruzeiro em 2012, Adilson nunca mais foi cogitado para assumir novamente o clube que treinou entre 2008 e 2010.





domingo, 24 de abril de 2016

TIME VAI CAPENGA!

POR: RAPOSO SENSATO

Ontem eu escrevi que hoje seria o dia "D".

"D", de Deivid.

Para tirar o peso das costas ou sair do time.

Não há meio termo.

E Deivid já começou mal.

Blinda o lateral Kevin de um jogo importante.

Nem relacionado o menino foi.

Covarde! Cagão!

Nos grandes jogos se mostram os grandes jogadores.

Medo que a torcida faça com ele o que a do nosso rival fez com Uilson?

No Cruzeiro a gente protege a base, Deivid!

O time, hoje, vai capenga!

Não tem um lateral-direito de ofício!

Você não conhece a própria torcida?

Aliás, não deve conhecer mesmo.

Afinal, também não conhece nem a si mesmo.

Diz que tem qualidade.

Mas faz um trabalho deficiente.

Se agarra em números diante de jogos medíocres.

Números não falam por si.

Primeiro porque não são contra Corinthians, Flamengo, São Paulo, Grêmio.

São contra URT, Mamoré, Villa Nova, etc.

Daí para pior.

Não ganha nem de Campinense!

Deivid, ou caga ou sai da moita!

sábado, 23 de abril de 2016

DIA D PARA DEIVID

POR: RAPOSO SENSATO

Dia "D".

"D", de Deivid.

Certo que, ao final dos 90 minutos, alguma coisa será falada sobre o treinador.

Pressionado, fica se vencer, sai de não for à final do Mineiro.

A direção perdeu a paciência com o tipo de jogo que o Cruzeiro vem fazendo.

Para o presidente e demais diretores, o Cruzeiro pode e deve jogar mais.

Mesmo que falte uma ou outra peça, que será contratada, o desempenho está muito aquém do ideal.

O empate contra o fraco Campinense foi a gota d'água para os dirigentes.

A declaração de Deivid após o jogo piorou a situação.

Para o treinador, o Cruzeiro jogou bem.

Mas os dirigentes não viram o jogo assim.

Principalmente porque o Campinense jogou com reservas e nem na Série D está garantido esse ano.

Os dirigentes querem o Cruzeiro brigando por título brasileiro da Série A.

Assim como também querem ver o time jogando como time de elite.

Em palavras de diretores, "o Cruzeiro é time grande e deve jogar como tal".

Deivid, antes com prestígio, foi pressionado em reunião interna.

Foi exigido melhor futebol e dito que a "paciência esgotou".

Nessa pressão que o Cruzeiro entra, hoje, diante do América.

Tem que vencer por diferença de dois gols.

Se não conseguir, Devid sai.

E não tem essa de voltar a ser auxiliar.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

PERRELLA X BRUNO VICINTIN: QUEM SERÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE?

POR: JOÃO VITOR VIANA

O próximo presidente do Cruzeiro será Zezé Perrella ou Bruno Vicintin. Isso é algo já definido. Isso porque Gilvan não poderá ser mais presidente, pelo estatuto do clube e, por isso, já estaria fazendo seu sucessor. Erra quem acredita que Gilvan apoia a volta de Zezé. Em áudio vazada na Internet, Perrella afirma que está "cansado de política e com saudades do Cruzeiro". O ex-presidente disse ainda que sua candidatura para voltar ao posto de mandatário celeste não tem o apoio de Gilvan e o chamou, nas entrelinhas, de ingrato.

Nos bastidores do Cruzeiro, circula que Bruno Vicintin será candidato de Gilvan. Pela atual proximidade e empenho à frente do clube, Gilvan não vê porque não apoiar o atual vice-presidente de futebol. Sérgio Rodrigues, hoje superintendente, seria o vice na chapa. As eleições serão ainda no ano que vem.

"Penso ano que vem voltar sim. Pensando com muito carinho. Cansado de política e com saudades do Cruzeiro", disse Perrella no áudio. "O Mineirão é nosso. A situação do Mineirão é muito interessante para a gente. Temos um dos melhores estádios do Brasil. Não precisamos de estádio. Não é igual aquele galinheiro do Horto. Nunca me meti na gestão dele (Gilvan). Mas o mais incrível vocês não acreditam. Eu não sou o candidato dele. Vamos ter que enfrentá-lo. Mas isso é bem próprio dele". Essas foram algumas das frases que Zezé Perrella teria falado em um grupo de Whatsapp.

E aí? Quem você apoia?

quarta-feira, 20 de abril de 2016

NO DUELO DE RAPOSAS, POUCO A EXIGIR

POR: RAPOSO SENSATO

Pouco a se exigir.

Tão somente dois gols.

Não precisa de show.

Não precisa de 90% de posse de bola.

Não precisa de toque refinado.

Precisa-se, sim, de empenho.

Não é exigir demais o domínio e a vitória sobre uma equipe mista do Campinense.

Mesmo o jogo não sendo no Mineirão.

Eles priorizaram o campeonato local.

Respeito a eles, obviamente.

Mas o abismo histórico entre as equipes é gigantesco.

Mas mesmo assim, quero apenas dois gols... uma vantagem de dois gols.

No duelo de raposas, seria pedir demais?

terça-feira, 19 de abril de 2016

O FUTEBOL, COMO ELE É

POR: PROFESSOR CELESTINO

Há décadas "milito" no futebol e há décadas as situações são as mesmas. Grandes times formados, estes provindos de apostas (como o Grêmio de 1995, feito com refugos de outras equipes), como um time de máxima grandeza, como Palmeiras de 1993/94/95/96, construído a partir da parceria com a Parmalat. 

Assim como esses times, o Cruzeiro também já esteve nos dois polos. Recentemente, um time de apostas virou um time de muito valor. Em 2013 o Cruzeiro era uma aposta. Mas ganhou os campeonatos de forma tão brilhante que chegou em 2014 como franco favorito a tudo. Com os mesmos atletas praticamente, o Cruzeiro foi bicampeão brasileiro.

O método de 2013 voltou a ser repetido em 2016, depois de um 2015 de "pagar as contas". Gilvan e sua diretoria acharam que alavancando "atletas perdidos pelo mundo sul-americano", as vitórias voltariam. Não digo que não virão, mas falta muita coisa, principalmente um padrão tático.

Com Mano, certamente as coisas seriam diferentes. Os jogadores contratados não seriam os mesmos, viriam atletas mais tarimbados, além da forma de o time jogar tender a ser mantida. Aliás, Mano conseguiu, em pouco tempo, dar padrão de jogo a uma equipe capenga e remendada, mal gerenciada por Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo. Com os mesmos atletas, o Cruzeiro teve aproveitamento de G4, não chegando aos primeiros colocados por detalhes. 

Mas todo o planejamento foi por terra quando Mano aceitou proposta indecente do mercado chinês. Sem poder competir e apostando na manutenção do método, o Cruzeiro efetivou Deivid, que a trancos e barrancos tentou implantar o próprio método. Deu errado. Quis ir com muita cede ao pote e teve que ser humilde e retomar o esquema tático de Mano. Mas a forma de o time jogar não está a mesma e, até por isso, foi batido pelo América, podendo ficar fora da final do capenga Campeonato Mineiro.

Revezes causam mudanças. É assim há décadas. E Deivid que se cuide! Dependendo do que ocorrer contra o fraco Campinense e no jogo de volta contra o Coelho, mudanças podem ocorrer. A torcida do Cruzeiro quer e exige melhor futebol, mais ofensividade, criatividade e finalizações. Ter posse de bola não é domínio de jogo. Domina o jogo quem vence. E o Cruzeiro precisa vencer para convencer.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

MUDANDO O CHIP

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro perdeu no fim de semana a vantagem que tinha. Aliás, logrou um complicado déficit após uma boa primeira fase. Contudo, no mata-mata, a situação inverteu e, agora, a equipe de Deivid precisa suar muito para sair classificada. Se não vencer por dois gols de diferença, no mínimo, o Cruzeiro deixa o Campeonato Mineiro de forma vexatória.

E até para fazer um teste antes da "final" do fim de semana, a Raposa terá o Campinense pela frente, nesta quarta-feira. Hora de mudar o chip! Na metodologia interna, vencer por dois gols de vantagem para evitar o jogo de volta. Coincidentemente, a mesma vantagem que precisa para vencer o América. Oportunidade para testar uma equipe ofensiva e que jogue para frente, criando jogadas e finalizando? Sim. Até porque isso faltou demais diante do América. O time esqueceu que se tratava de dois jogos, foi afoito, mal em tudo e permitiu, nos seus erros, a derrota. 

Chances de mudanças no Cruzeiro, principalmente no meio. Deivid deve testar, já em território nordestino, Elber em lugar de Arrascaeta. Ainda possibilidade para, em meio ao jogo, retirar-se um dos volantes e optando por um segundo atacante. 

A diferença é que dessa vez não haverá "treino secreto", uma das grandes falácias que criou-se no futebol e que, por fim, de nada adianta. 

domingo, 17 de abril de 2016

DERROTA REVERSÍVEL. MAS VAI NECESSITAR DE MUITO EMPENHO

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro iniciou mal as semifinais do Campeonato Mineiro. Perdeu por 2 a 0 e, agora, precisa de, no mínimo, vencer pela mesma diferença de gols. Derrota por 1 a 0 põe o Coelho na final.

Jogo ruim, fraco tecnicamente e de poucos lances possíveis de gol. Pouco criativo, o Cruzeiro assustou bem pouco e acabou levando dois gols. O primeiro, após cobrança de escanteio e o segundo em contra-ataque. A defesa do time não se mostrou como costumeiramente é e o ataque foi inoperante.

A derrota é reversível por conta da vantagem adquirida na primeira fase. Se tivesse que fazer três, não sei se acreditaria. Mas para vencer no próximo fim de semana, o Cruzeiro vai ter que ser muito mais do que mostrou ontem. E pode escalar o Elber de cara, Deivid! Só com muito ataque, domínio do jogo e aproveitamento nas chances criadas conseguiremos ir à final. Senão, o cargo começa a balançar de novo.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

COM OU SEM BRIGA, SOU MAIS MAYKE

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Sou mais Mayke. Fã? Já fui. Hoje sou pé atrás. Mas acredito que ele ainda tem potencial para se recuperar, mesmo que grande parte dessa imprensa atleticana tente, TODOS OS DIAS, por na cabeça do torcedor idiotizado que Mayke ainda está com a cabeça na Europa e por isso não joga mais em alto nível.

Admiro a tentativa de Fabiano em ser jogador. Mas no Cruzeiro, querer não é poder. Prefiro apostar minhas fichas em quem eu sei que pode render, pois já rendeu, do que ficar insistindo com quem eu sei que não vai dar em nada. Nada contra a pessoa, mas contra o nível técnico de Fabiano. Não é jogador para o Cruzeiro.

Sou mais Mayke. Muito mais! Não acho Mayke um craque. Ele, que se desentendeu com Ariel Cabral em treino, logicamente reportado e amplamente divulgado por esse imprensa incompetente, é mais jogador. Precisa de uma sequência. Ainda mais visando um jogo importante, ao menos o mais importante até o momento: um jogo de semifinal. Não duvido nada que hoje ainda ouça, no rádio, alguém falando que Mayke é isso, é aquilo e tem que ser afastado por indisciplina. Imprensa falsa!

Vamos ver se ele rende novamente. Acredito nele. 

Abaixo, a lista de relacionados para a partida de amanhã, contra o América, às 16h20, no Independência. Cruzeirenses terão direito a 7 mil ingressos.


Confira a lista dos relacionados:


Goleiros: Fábio e Rafael
Laterais-direitos: Fabiano e Mayke
Zagueiros: Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Léo
Lateral-esquerdo: Fabrício
Meio-campistas: Alex, Alisson, Allano, Ariel Cabral, De Arrascaeta, Elber, Federico Gino, Henrique, Lucas Romero, Marciel, Matías Pisano e Sánchez Miño
Atacantes: Willian, Douglas Coutinho e Rafael Silva


 Locais de venda


Postos de vendas e horários para torcedores do Cruzeiro:


- Ginásio do Barro Preto
Sexta: 10h às 18h




- Bilheteria Arena Independência (Rua Ismênia Tunes)
Sábado (16/04): 10h até os 15 minutos do 2º tempo da partida.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

SEMANA SEM MUITA NOVIDADE. SÁBADO TEM!

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro segue se preparando para a primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro, contra o América, sábado, às 16h20, no Independência. Dúvidas? Não. Mas Deivid não revela o que definiu. Nos bastidores a gente tenta arrancar algumas coisas, mas poucos dão dicas. A tendência é que mesmo em grande fase, Elber volte ao banco. Segundo informações, dependendo do resultado do primeiro jogo, ele entra como titular no Mineirão.

Os três volantes, assim, devem voltar. O esquema de Mano, que deu certo, volta a campo diante do Coelho. Henrique, Romero e Ariel. Alisson e Arrascaeta mais à frente, junto a Rafael Silva. Lá atrás, Fabio, Bruno Rodrigo, Leo e Sanchez Miño. Dúvida de última hora é Fabiano. Mayke está de sobreaviso e tem boas chances de iniciar o jogo. Pelas últimas atuações, mesmo contra equipes fracas, o jovem lateral voltou a demonstrar um bom rendimento. Se continuar, Fabiano, graças a Deus, sai do time.

Se nada mudar, se um avião não cair, se não passar um furacão na Toca, se não houver nenhuma lesão, contaminação por H1N1, H2N3, Zika ou qualquer coisa, a escalação não deverá fugir disso. Aliado à escalação daqueles que Deivid considera como "os melhores", a entrega em campo também fará a diferença no resultado da partida. 

Confio num placar favorável. Mas, diferentemente de um certo colunista de um grande jornal de Minas Gerais, que, ao que parece, classifica o futebol como ciência exata (falou que nosso rival VAI ganhar do Melgar por goleada, o que eu espero que não ocorra), vai depender muito dos próprios atletas. Se conseguirem se impor, vencem. Tecnicamente somos melhores. Mas o que ganha jogo nem sempre é isso. E sabemos que o futebol, dos esportes coletivos, é o mais improvável. 

quarta-feira, 13 de abril de 2016

QUEM QUER FRED? O CRUZEIRO NÃO.

POR: JOÃO VITOR VIANA

A torcida do Cruzeiro vai ficar nervosa, espernear. Mas não adianta. A atual diretoria não vai trazer jogador que ganha salários altos. A política do bom e barato vai continuar e as apostas permanecem. 

É consenso na torcida que o time precisa de ao menos dois laterais e um camisa 9 para disputar títulos de expressão. Caso contrário, com sorte, briga por prêmios menores. Pode, sim, ganhar o Mineiro e até beliscar a Copa do Brasil com o atual elenco. Mas não conseguiria ter êxito na Libertadores, Brasileiro ou Sul-Americana. Precisaria se reforçar para brigar. Como não estamos na Libertadores esse ano, precisaríamos investir alto para obter a chance de jogá-la ano que vem. Mas isso tende a não ocorrer.

Para a cúpula celeste, hoje o time tem três atacantes de nível, não necessitando daquele famoso "9". Visão errada, na minha opinião. Mas é assim que entende o presidente e a maioria da diretoria. Tanto é assim que o Cruzeiro liberou Vinícius Araújo para o Sport, pois acreditou que tinha jogadores suficientes para a função de "matador".

A torcida discorda. E com razão. Mas as partes não falam a mesma língua. 

E o que pode ser pior? Se Fred desembarcar em Belo Horizonte e assinar com o time do outro lado da lagoa. Gilvan, quando o camelo passa arriado, o senhor monta. Oportunidades boas não aparecem todos os dias.

terça-feira, 12 de abril de 2016

FIQUE POR DENTRO!

DATA MARCADA!
A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou as datas e horários da primeira rodada das semifinais do Campeonato Mineiro 2016. O primeiro clássico entre América-MG e Cruzeiro será realizado no próximo sábado, às 16h (de Brasília), no Independência. Na outra chave, URT e Atlético-MG começam a decidir quem se classifica para a final do campeonato no próximo domingo, às 16h, no estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas. A Federação ainda não definiu as datas para a segunda rodada das semifinais.


"VEJO NADA"
Titular do Cruzeiro na vitória por 3 a 2 sobre o Boa Esporte, neste domingo, o atacante Douglas Coutinho foi um dos destaques, ao marcar dois gols para a Raposa. Em entrevista ao "Seleção SporTV", nesta segunda-feira, o jogador revelou que, mesmo após uma boa atuação, sempre se preocupa mais com eventuais erros cometidos durante a partida. "Os gols, eu não costumo ver. Eu procuro ver mais os meus erros. A vitória mascara os erros. Nesses jogos, quando eu faço gols, eu tento deixar um pouco de lado, depois eu vejo. Procuro ver os meus erros, para quando tiver outra oportunidade. Estou no banco, às vezes, eu posso entrar faltando cinco minutos. E um erro do outro jogo pode servir de aprendizado", disse o jogador.

CALENDÁRIO BURRO DÁ NISSO! TER QUE ABDICAR DE CAMPEONATO

POR: JOÃO VITOR VIANA

É inadmissível que, em pleno século XXI, os chefes do futebol ainda ponham esse país 200 anos atrás. Como ter que abrir mão de competição em prol de outra? Sim, é isso que alguns clubes, dentre eles, o Cruzeiro, terão que fazer para disputar a Copa do Brasil ou a Sul-Americana. As duas, segundo a CBF, não será possível, mais uma vez.

Desculpa esfarrapada de calendário, de estatuto e outras fanfarras. Ridículo como em 365 dias consegue-se fazer de tudo para que o ano não seja cronologicamente organizado. No Brasil é assim: a premiação por passar de fase num torneio importante te faz abrir mão de disputar outro. Um fato simples que nunca terá um desfecho. Ao menos enquanto certos líderes estiverem à frente da entidade maior do futebol.

Qual seria a solução? Primeiro: se ambas as competições dão acesso à Libertadores, que elas sejam disputadas ao mesmo tempo, nas mesmas datas. Aí sim haveria algum sentido. Disputaria a Sul-Americana tais times (por suas colocações na Série A do Brasileiro) e disputaria a Copa do Brasil os demais. Mas pelos critérios enfadonhos que criaram, hoje há uma colisão de datas. O pior nem é isso, mas a justificativa: o calendário. Na verdade, os critérios que não fazem sentido, como muita coisa que vem da CBF.

Na minha modesta opinião, há tempo e calendário para disputar tudo durante o ano. Há 30 dias de férias, que devem ser obedecidos. O que a lei manda, os clubes obedecem (ou deveriam obedecer). No mais, há competições oficiais da Seleção Brasileira e diversos hiatos de datas. Se tudo fosse organizado, não haveria problema. Dependendo do caso, clubes ficam quase 20 dias sem jogar uma partida e, depois, tem que jogar 3, 4 partidas em 10 dias. Uma bagunça só.

Calendário brasileiro é burro porque há burros na gerência do calendário. Ponto.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

VITÓRIA EM QUE TODOS SAÍRAM VENCEDORES

POR: JOÃO VITOR VIANA

Um dia de testes, um dia para analisar o nosso grupo. E assim foi feito, de forma correta, pelo técnico Deivid. Escalou quem pouco estava jogando, analisou suas opções de banco e, acredito eu, gostou do que viu.

Até porque, não se pode cobrar tanto, mesmo diante de um adversário fraco, que os atletas entrem e mostrem seu melhor futebol. Cobra-se, obviamente a entrega e o resultado, já que o Cruzeiro é infinitamente superior ao Boa. Tanto que venceu, por 3 a 2, a equipe de Varginha. Aliás, que papelão fez o Boa nesse Mineiro! Era para estar entre os cinco, seis primeiros. Acabou sendo rebaixado. Será que será o novo Ipatinga? Espero que não.

Quanto ao jogo, gostei do que vi. Mayke voltou a jogar bem, Bruno Viana, Bruno Nazário e Douglas Coutinho também foram bem. No geral, nota 6,5 para os reservas do time. Deivid tem muitas opções para mudar a partida. Não há, ainda, aquele cara diferenciado. Mas vendo o que está rolando pelo Brasil, o Cruzeiro não está tão longe assim dos ditos "favoritos". Talvez com dois atletas de ponta, que cheguem e chamem a responsabilidade, estaremos em pé de igualdade com eles.

O dia, que começou bem, com o tetra da superliga, terminou bem, com nossa vitória diante do Boa. Agora é esperar o América. Serão dois jogos complicados. Lembramos que não vencemos o Coelho na primeira fase. Então, que os atletas se apliquem, como vêm fazendo. Por mais que o título mineiro não seja de primeira grandeza, é o que estamos disputando no momento e é por ele que devemos nos doar. Que seja assim na semifinal e, classificando, na final. Queremos esse título, sim. E teremos que correr e fazer por onde para conquistá-lo. Ontem, todos saíram ganhando.  

sábado, 9 de abril de 2016

VOLTOU O PAPO...

POR: RAPOSO SENSATO

O "Caso Benecy" está de volta!

Há quem não tenha ficado satisfeito com a suspensão do ex-supervisor do Cruzeiro.

"Foram só 90 dias".

Benecy conseguiu efeito suspensivo e já voltou a trabalhar.


Querem uma punição maior.

Na condição de torcedor, para mim "nem fede, nem cheira".

E sinceramente? Por mim, que seja banido.

Por mais que tenha feito brincadeira, jamais poderia ter falado isso na televisão.

Em tempos de tecnologia, por mais que um programa não tenha audiência, uma pessoa vai gravar.

E vai repassar o conteúdo.

Já que não houve punição dentro do Cruzeiro, esta pode vir de fora.

Talvez assim o Cruzeiro aprenda que prestigiar funcionário não é passar a mão na cabeça.

Mas entender que o clube está sobre qualquer um.

Inclusive Benecy.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

#VAITERTESTE

POR: JOÃO VITOR VIANA

O técnico Deivid pensou como nós e vai fazer uma renca de testes diante do Boa. Afinal, o time está classificado, não perde a primeira posição. Então, por que não testar? E foi nessa onda que ele mandou os titulares para suas casas nesse fim de semana e deu chance a onze jogadores para que mostrem seu valor.

Todo mundo que vai a campo é considerado opção à equipe principal. Do goleiro ao atacante. O time que vai a campo será: Rafael, Mayke, Leo, Bruno Viana e Fabrício; Bruno Ramires, Gino, Marciel e Bruno Nazário; Pisano e Douglas Coutinho.

Como se vê, ninguém vai poder reclamar. Os dois que ainda não jogaram no ano, Bruno Ramires e Bruno Nazário, estão confirmados. Hora de mostrar serviço para que tenham mais chances no decorrer do ano.

Ramires já atuou pelo profissional e foi bem. Hora de Nazário mostrar que a perna esquerda pode ser decisiva. Para quem não o conhece, é um jogador veloz, que bate bem escanteio e faltas e muito ágil. Ao menos era assim quando subiu ao profissional do Figueirense, com 17 anos.

Tomara que a chance que Deivid está dando seja bem aproveitada. Aos titulares, um ótimo fim de semana! Nesse domingo, #vaiterteste

quinta-feira, 7 de abril de 2016

CLIPPING CELESTE

>>>>CLIPPING
Diariamente, em postagem independente, vamos colocar os links das principais notícias do Cruzeiro. O texto, você poderá conferir em nossa página no Facebook. Aliás, curta AQUI nossa página! Queremos chegar a 40 mil curtidas esse ano e contamos com sua ajuda para que isso se torne realidade!

DIA DE PROPAGANDA GRATUITA PARA MARCA DE SUCO?

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

É... nosso rival não cansa de ser motivo de chacota! Ficam falando que a gente não está na Libertadores... Tudo bem. Mas a gente não perde para um time que tem nome de uma marca de suco! Mais uma zoação ao nosso rival, que não cansa de ser zoado. A eterna lembrança da lambança contra o Raja e os 6 a 1 jamais serão esquecidos. Mas hoje é dia de fazer propaganda gratuita para a marca de suco Del Valle.

Nosso rival caiu num grupo de mulambos, de times feios, horrorosos! E ainda assim consegue ser pior que alguns deles. Melgar? Del Valle? Isso é time para chegar lá e ganhar de seis! Ops, nosso rival não sabe ganhar, apenas levar de seis...

Enfim, mais um fiasco do pequeno Chicken Little. Já, já, volta à realidade pobre e sem titulo que tinha, antes de Ronaldinho Gaúcho descobrir essa baba. Brasileiro? Copa do Brasil? Isso são coisas que vão ficar no passado.

Já a mancha de Série B... essa jamais sairá!

Será mancha de suco? 


quarta-feira, 6 de abril de 2016

OUTRA CHANCE DE VER NOVIDADES

POR: RAPOSO SENSATO

Se tem um momento em que pode-se arriscar, esse momento é agora.

Jogo contra o Boa não vale nada para o Cruzeiro.

Liderança está garantida.

Por que não testar Kevin?

Por que não testar Alex?

Por que não testar Marciel, Gino, Bruno Viana?

Não há porque não testar.

Inclusive esquema tático.

Chance para ver novidades.

Chance para ver alguns talentos a serem lapidados.

O goleiro Rafael, aliás, deverá estar em campo nessa partida.

Outras novidades também poderiam.

E aí, Deivid?

CLIPPING CELESTE

>>>>CLIPPING
Diariamente, em postagem independente, vamos colocar os links das principais notícias do Cruzeiro. O texto, você poderá conferir em nossa página no Facebook. Aliás, curta AQUI nossa página! Queremos chegar a 40 mil curtidas esse ano e contamos com sua ajuda para que isso se torne realidade!

- INSPIRADO EM HERMANOS! Miño comenta sobre cobranças de falta
- FORA DE COMBATE! Manoel está fora do Mineiro
- PERTO DE IGUALAR MARCA! Defesa do Cruzeiro tem bons números

terça-feira, 5 de abril de 2016

CLIPPING CELESTE

>>>>CLIPPING
Diariamente, em postagem independente, vamos colocar os links das principais notícias do Cruzeiro. O texto, você poderá conferir em nossa página no Facebook. Aliás, curta AQUI nossa página! Queremos chegar a 40 mil curtidas esse ano e contamos com sua ajuda para que isso se torne realidade!

ESTÁ PARA VOLTAR AQUELE QUE NÃO DEU CERTO...

POR: JOÃO VITOR VIANA

O atacante Riascos tende a voltar ao Cruzeiro. Ao menos por enquanto. Nos bastidores é sabido que o Vasco pretende prolongar seu empréstimo, mas não deseja pagar fatia maior que 25% dos salários do jogador, que gira em torno de R$ 200 mil. É sabido, internamente do Cruzeiro, que o clube não aceita liberar mais atleta, ainda mais tão oneroso, se o clube para o qual ele vai não arcar com pelo menos 50%. Nessa celeuma encontra-se a situação de Riascos, que tem contrato findando em breve. A tendência é que volte ao Cruzeiro, onde não tem espaço.

Não há chances de ele ficar por aqui, ao menos por agora, devido ao simples fato de ele ser estrangeiro. Hoje o clube conta com cinco jogadores de fora, além de Gino, que embora alguns insistam em dizer que é uruguaio, nasceu no Brasil, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Riascos sempre foi contestado por aqui. Desde que chegou, não se adaptou e deu só despesa. Desde o início o negócio indicava que o Cruzeiro estava dando um tiro no pé. Tanto foi que por aqui não ficou muito tempo, sendo emprestado ao Vasco, onde até fez bons jogos, mas não evitou a queda dos cariocas para a Série B em 2015.

No Cruzeiro, concretizado o retorno, Riascos deve treinar em separado, com treinamento específico, até que um clube apareça para levá-lo, de preferência, em definitivo. Houve sondagens do futebol chinês no ano passado, mas não passou de mera verificação. Tem gente falando que dessa vez Riascos poderia ter uma chance. Mas quem sai? Romero? Ariel? Pisano? Arrascaeta? Miño?

Se o Cruzeiro precisa de alguma solução para o ataque, ela passa longe de ser Riascos. Mas está para voltar aquele que não deu certo. E nem dará!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

CLIPPING CELESTE

>>>>CLIPPING
Diariamente, em postagem independente, vamos colocar os links das principais notícias do Cruzeiro. O texto, você poderá conferir em nossa página no Facebook. Aliás, curta AQUI nossa página! Queremos chegar a 40 mil curtidas esse ano e contamos com sua ajuda para que isso se torne realidade!

- QUE? QUER? QUER? QUER CASAR COMIGO... Cruzeirense pede companheira em casamento

HUMOR BIPOLAR: DOIS TEMPOS DISTINTOS, MAS TRÊS PONTOS GARANTIRAM A PONTA

POR: JOÃO VITOR VIANA

Não vou negar que o jogo poderia ter sido muito mais do que foi. Até porque o Cruzeiro definiu logo a partida, ainda no primeiro tempo. Mas com o pé no freio no segundo tempo, as poucas jogadas que poderiam transformar em gol ficaram na trave. Um placar nada incomum, pelo que o time criou na primeira etapa e, um pouco, na segunda, seria um 4 a 0... 5 a 1. Não seria absurdo.

No entanto, nos atenhamos àquilo que aconteceu, não ao que poderia ter ocorrido. O Cruzeiro, mais time, empolgado de início, conseguiu, desde os primeiros minutos, dominar a partida. Em lances isolados, o Guarani apareceu. Mas infinitamente inferior tecnicamente, o time de Ramon Menezes passou a não passar do meio-campo. Raras vezes no primeiro tempo. E com o Cruzeiro no campo adversário, o Guarani sucumbiu. Primeiro com Alisson, após bela jogada de Elber e, depois com Sanchez Miño, em falta sofrida também por Elber.

Elber, aliás, mostra a cada jogo que não só é um 12° jogador, mas pode ser, sim, titular desse time. Ele vem sendo uma válvula de escape e depois de dois empréstimos, chegou em 2016 mostrando que agora é a vez dele no Cruzeiro. Com Alisson e Arrascaeta ao lado, o meio do time flui e alterna jogadas. Na frente, ontem Rafael Silva pouco fez. Tanto que acabou substituído. Mas o meio com Romero e Cabral também foi bem competente.

Analisando os setores, a zaga não comprometeu. Mayke ainda está longe do que pode ser e Sanchez Miño fez sua melhor partida com a camisa celeste. A dupla de zaga esteve segura. Fábio, por sua vez, deu algumas manotas, todas com os pés. Ainda bem que não comprometeu. No meio, como disse, Romero foi um bom jogador no meio, Ariel distribuiu bem as jogadas e o trio de criação foi bem utilizado no primeiro tempo. A análise para aí, uma vez que no segundo tempo pouco ocorreu e a partida acabou virando um marasmo.

Dois tempos distintos. Três pontos e a liderança garantidos. Mas muito a corrigir, principalmente a empolgação da equipe, que não pode oscilar tanto assim, principalmente em jogos de maior importância, que estão por vir.

Quem teremos na próxima fase pela frente? América? URT? Villa? No próximo domingo saberemos. E o importante é ressaltar que a semifinal é um campeonato à parte, assim como a final. Então que os jogadores entendam isso e não alternem tanto esse humor. Ontem foi bem bipolar.

sábado, 2 de abril de 2016

A HORA DA BASE

POR: RAPOSO SENSATO

Chegou o momento de testar.

Sem, obviamente, menosprezar o Guarani, mas em se tratando de Cruzeiro e de liderança...

Testar esquema e dar oportunidade a alguns atletas não seria uma má ideia.

A começar pelo jovem Kevin, um talento da base.

Apoia muito bem.

Vitor Luiz, lateral-esquerdo, também poderia ter sido integrado.

Além deles, Bruno Ramires, que ainda não jogou, podia ter uma oportunidade nesse jogo...

...Alex podia entrar como o 10 do time.

Rick Sena podia entrar durante a partida.

Enfim, a safra é boa e Deivid deve saber aproveitar da melhor forma.

Até pelas ausências de Henrique e Fabiano, não custava nada por algum desde o início.

Deivid optou por Elber e um time mais ofensivo.

Relacionou, porém, várias alternativas.

Vamos ver o que ele faz durante o jogo e como os atletas irão se portar.

Cruzeiro e sua base forte.

Cruzeiro de história formadora.

De história promissora.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

OFENSIVIDADE EM CAMPO

POR: RAPOSO SENSATO

Vem time mais ousado aí.

Sem Henrique, Elber entra no time. 

Cabral será recuado e jogará mais próximo de Romero.

Assim, o time vai jogar quase num 4-2-4, com Elber pela direita e Alisson pela esquerda.

No ataque, Arrascaeta e Rafael Silva.

Time forte, ousado.

Pela frente, o lanterna do Mineiro.

Jogo fácil?

Não.

Mas tomando iniciativa do jogo, pode se tornar.

Basta o time tomar conta do jogo, concluir bem as jogadas criadas e saber se impor.

O jogo será no Mineirão.

Um empate garante o time na liderança da primeira fase.

CLIPPING CELESTE

>>>>CLIPPING
Diariamente, em postagem independente, vamos colocar os links das principais notícias do Cruzeiro. O texto, você poderá conferir em nossa página no Facebook. Aliás, curta AQUI nossa página! Queremos chegar a 40 mil curtidas esse ano e contamos com sua ajuda para que isso se torne realidade!