segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ainda na briga

Por Marcello Zalivi

O Cruzeiro segue firme na briga pelo título, depois de vencer o Vasco na arena do jacaré por 3 x 1 pela 36º rodada.


O Cruzeiro jogou, e como jogou. Foi um primeiro tempo de quem busca o título de campeão brasileiro. Equilibrado em todos os setores do campo, mortal nos lances de ataque, firme na defesa. Assim esteve o Cruzeiro em campo.

Falando em equilíbrio, o meio campo celeste fez uma de suas melhores atuações do ano. Os quatro estiveram em uma grande noite. Roger deu as cartas e foi o verdadeiro dono do meio campo, com habilidade e precisão nos passes. Ao seu lado um Montillo não tão inspirado, mas muito decisivo. Dos seus pés foram iniciadas as 3 jogadas que resultaram nos gols celestes, e quase que o argentino faz um golaço por cobertura. A dupla de volantes foi outro fator decisivo para a vitória, Paraná esteve impecável na marcação, Henrique foi o verdadeiro motor do meio campo, marcando e saindo para o jogo com qualidade. Neste setor o Cruzeiro definiu a vitória e controlou o jogo na etapa final.
O time teve inteligência para explorar o vulnerável lado esquerdo vascaíno e mostrar mais uma vez porque tem uma das melhores defesas do campeonato. O Cruzeiro praticamente não foi perturbado na defesa e só tomou o gol por falha individual do goleiro Fábio.

O ataque merece um capítulo a parti. Se Thiago Ribeiro com velocidade infernizava a defesa vascaína, por outro lado, Wellington Paulista infernizava o humor da torcida celeste. Foram 2 oportunidades claras perdidas durante a partida, oportunidades (como a do Corinthians) que não podem ser desperdiçadas pois podem definir um jogo, um campeonato. Cuca perdeu a paciência e substituiu por Farias, que lutou muito, mas com o jogo já ganho e controlado, praticamente não teve oportunidades para finalizar.

O caminho do Título.

Ficou bastante complicado o caminho para o Título após a 36º rodada, as chances são poucas. O Cruzeiro precisa vencer o ainda ameaçado Flamengo no Engenhão e contar com mais um tropeço do Corinthians e Fluminense. O Grande problema é que tanto paulistas e cariocas jogarão contra adversários tradicionais de seus rivais, e o clima de “entrega” criado pelos torcedores pode contagiar os jogadores. O Cruzeiro entra como azarão na reta final e tentará fazer a sua parte e aguardar. Pois pode se tornar líder na 37º rodada dependendo da combinação de resultados.

O Fluminense tem pela frente o Palmeiras (reserva) em São Paulo, que conseguiu ser derrotado em casa pelo Atlético-MG, e não tem mais aspirações no campeonato. E encerra sua participação no Rio de Janeiro contra o ameaçado Guarani, que provavelmente precisará da vitória para manter vivas as chances de permanecer na série A.

O Corinthians tem pela frente o Vasco em São Paulo. A equipe cruzmaltina possui alguns jogadores que podem decidir o Jogo como Felipe, Zé Roberto, Carlos Alberto e Eder Luis, mas falta ímpeto. Os cariocas não estão brigando por nada mais neste campeonato e uma vitória poderia beneficiar o Fluminense. Os Paulistas encerram sua participação contra o Goiás, no Serra Dourada. O time alviverde cresceu de rendimento na reta final da competição, mesmo estando rebaixado. Empatou com o Fluminense no Rio e fez uma boa partida contra o Santos. Alem de incentivos financeiros que provavelmente virão, o Goiás não tem nenhuma rivalidade em risco ao ponto de “entregar” o jogo.

O Cruzeiro precisa de duas vitórias e que seus rivais tropecem ao menos uma vez para manter se manter na luta pelo título.

Ainda acreditamos!


NOTAS DA PARTIDA

FÁBIO: Até o lance do gol, foi decisivo com 3 boas defesas. Falhou no gol do Vasco e foi mero espectador da partida na etapa final. - 6
JONATHAN: Seguro na marcação apareceu pouco no apoio do ataque. - 5
EDCARLOS: Firme, rebateu todas as bolas que poderiam levar perigo, e ainda foi premiado com um belo gol. 7
LÉO: Bem como sempre. - 7
DIEGO RENAN: Roubou boas bolas na defesa, mas foi tímido no ataque. Seu principal lance foi um chute ao gol que o goleiro deu rebote e WP perdeu chance incrível. - 6
PARANÁ: Perfeito na marcação. 7
HENRIQUE: Bem na marcação, excelente na saída de bola. Foi o motor do meio campo. Foi premiado com um belo gol - 8
ROGER: Roubou a cena e foi o maestro do time. Belos passes, lançamentos e jogadas de habilidade. Foi responsável em abrir o placar. - 9
MONTILLO: Dos seus pés nasceram as jogadas dos 3 gols celestes. Não foi brilhante, mas foi decisivo. - 8
(EVERTON): Deu mais força de marcação ao time na etapa final. - 6
THIAGO RIBEIRO: Infernizou a defesa adversária e criou boas chances de gols. - 7
(WALLYSON): Entrou bem, com velocidade, mas teve pouco tempo para jogar. - 5
WELLINGTON PAULISTA: Perdeu duas chances incríveis para ampliar. Bem na hora que precisamos de alguém para fazer a diferença. - 4
(FÁRIAS): Entrou, lutou mas não teve tempo para modificar alguma coisa. - 5

CUCA:Montou bem o time e fez a substituições corretas. - 7


FIGURINHA DA 36º RODADA
(Será que ele resolveu tirar o chinelinho?)

CRUZEIRO 3 X VASCO 1

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Edcarlos, Léo e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo (Everton); Thiago Ribeiro (Wallyson) e Wellington Paulista (Farías)
Técnico: Cuca

VASCO
Fernando Prass; Fágner, Cesinha, Dedé e Diogo; Rafael Carioca (Fumagalli), Renato Augusto, Carlos Alberto e Zé Roberto; Éder Luís (Caíque) e Jonathan (Allan)
Técnico: PC Gusmão

Gols: Roger aos 13min, Henrique aos 19min, Edcarlos aos 32min e Renato Augusto aos 44min do primeiro tempo
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: Domingo, dia 21 de novembro
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Cartões amarelos: Edcarlos e Diego Renan (CRU)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Carlos Berkembrock (SC) e José Silveira (RS)
Público: 16.228 (pagantes)
Renda: R$ 278.814,25

2 comentários:

  1. Roger é chinelinho, chega perto da renovação de contrato ele resolve jogar bola, depois volta ao normal

    ResponderExcluir
  2. Discordo completamente. roger precisa de incentivo do treinador. Adilson nao deu moral para ele e o Cuca ta precisando acreditar mais. Ele faz a diferença. E o contrato dele nao termina agora. So em dezembro de 2011

    ResponderExcluir

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra