sábado, 22 de janeiro de 2011

Análise tática


Por: André Luis Mapa

Esquema tático do Cruzeiro 2011 parece já estar definido


Nos primeiros treinos do ano, o técnico Cuca arma o Cruzeiro no 4-2-2-2, ou seja, com dois volantes, dois meias e dois atacantes. Inicialmente, os meias são Montillo e Gilberto, e, os volantes, Henrique e Marquinhos Paraná, embora este último seja titular devido ao tratamento preventivo contra uma lesão no púbis realizado por Fabrício.

Ao que parece, o esquema poderá apresentar ainda algumas variações simples durante os jogos, como flutuar para o 4-2-3-1 com Thiago Ribeiro jogando mais recuado e formando uma linha de três com Montillo e Gilberto, e um atacante como referência, possivelmente Wellington Paulista. Além de poder se transformar em um 4-3-1-2, recuando Gilberto para a função de terceiro homem de meio-campo e Montillo tendo mais liberdade para criar, fazendo a mesma função de Alex na tríplice coroa de 2003.

Outras variações também são possíveis, como um esquema com três zagueiros, já que o recém-contratado e pupilo de Cuca, Leandro Guerreiro, também atua neste setor. Há ainda a possibilidade da inclusão de reforços ou reservas para a criação de novas alternativas táticas, incluindo o esquema com três atacantes, solidificado pelo Barcelona nos últimos anos.

Embora fique a impressão que o Cruzeiro ainda necessita de um “algo a mais” na defesa e, sobretudo, no ataque, fica claro que Cuca tem muitas opções para montar uma equipe compacta na defesa e com grande poder de criação na parte ofensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra