sábado, 29 de janeiro de 2011

Torcida x patrocínio

Fonte: Superesportes

Os torcedores do Cruzeiro se mobilizaram no microblog Twitter nesta sexta-feira para exigir a mudança da cor do patrocínio do Banco BMG na camisa oficial. A marca da instituição financeira é estampada na cor laranja tanto no uniforme azul como no branco.

A hashtag #bmgbranco chegou a ser a mais postada no Brasil nesta sexta-feira à tarde, pelo Twitter.

O Banco BMG acaba de renovar o seu contrato de patrocínio com o Cruzeiro por mais uma temporada. No acordo, uma das exigências é que a marca fosse estampada na cor laranja, a oficial.

Os torcedores cruzeirenses acham que a camisa do clube fica descaracterizada com o uso do laranja e pedem a mudança para branco e azul nos uniformes 1 e 2, respectivamente.

No ano passado, o Atlético-GO chegou a estampar a marca do Banco BMG na cor branca. Já o São Paulo, também patrocinado pela instituição mineira, usou o tom vermelho durante a disputa da Copa São Paulo.

No profissional, o São Paulo continua exibindo a marca na cor laranja.

Argumentos

No ano passado, o Superesportes chegou a indagar o então diretor de marketing do clube, Antônio Claret Nametala, sobre a possível mudança das cores da estampa do BMG de laranja para branco e azul. A posição oficial foi de que era uma exigência do patrocinador. “O patrocínio é fechado com as marcas dos patrocinadores. Qualquer derivação tem que ser aprovada pelos donos da marca. Então a tendência é que permaneçam as cores originais dos patrocinadores. Quando fecha, fecha na cor do patrocínio. Não vamos inviabilizar o patrocino porque a empresa não concordou em mudar a marca dela. Nós precisamos deste patrocínio. A decisão é deles”, explicou Claret na época.

Segundo ele, clubes que exigiam a mudança da cor recebiam valores proporcionalmente menores, como foi o caso do Atlético-GO. “Eles disseram que se o Cruzeiro quisesse baixar os valores do contrato para os mesmos do Atlético-GO a gente poderia usar qualquer cor na marca. (...) O patrocinador é importante demais para o clube. A gente tem percebido alguns torcedores insatisfeitos, mas na medida em que o torcedor avaliar a importância que o patrocínio tem para o clube, a gente espera que ele releve isso. É importante o torcedor perceber que é muito mais importante ter patrocínio do que não ter”, também argumentou o ex-diretor.

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