segunda-feira, 14 de março de 2011

Chuva de gols

Por Marcello Zalivi

O Cruzeiro acabou com o “jejum” de gols que durava 2 jogos e fez o que se esperava, despencou com uma chuva de gols, calibrando a pontaria para o duelo de quarta feira diante do Tolima pela Copa Libertadores da América.

O Importante desta partida, alem do número de gols, é dar ritmo de jogo e aproveitar para observar alguns jogadores que ainda geram uma certa desconfiança. Disse ainda, porque o adversário de ontem, infelizmente não serve de parâmetro para uma análise mais profunda. Entretanto, o fato de ter estraçalhado o frágil adversário, demonstra que o Cruzeiro respeitou o Democrata, marcando gols e jogando no seu nível máximo, apesar do time bastante modificado.

Análises:
O esquema de 3 atacantes (muito em função do excesso de jogadores da posição e a falta de meias), é um esquema que já foi utilizado com êxito pelo técnico Cuca. O fato de ter 2 ponteiros agudos e de boa finalização como Thiago Ribeiro e Wallyson, que auxiliam também na marcação, contribuem para aumentar o poder de fogo da equipe, ao mesmo tempo que mantém o time com uma marcação firme.

Everton vem se firmando na lateral esquerda, se não é brilhante no ataque ou na defesa, pelo menos não compromete. Suas atuações são sempre regulares, tem um passe de qualidade e cumpre com precisão as funções táticas. Aos poucos Cuca vai encontrando as peças certas para encaixar o time na disputa da Libertadores.

É preciso que o Cruzeiro tente junto com a federação uruguaia a liberação de Victorino, pelo menos para o jogo diante do Guarani - PAR, porque as atuações do Gil estão cada vez piores. Ele não chegou a ser problema no jogo de ontem, mas também não transmitiu a segurança de outros jogos, já são 3 partidas contestadas, o que deve abrir uma brecha no time para o Léo.É importante que ele esteja bem contra os Colombianos, pois o jogo de quarta é chave para selar a classificação antecipada (os dois últimos jogos são fora de casa).

No ataque, não podemos dizer que é mil maravilhas. Se a falta de gols de Wallyson diante do modesto democrata preocupam um pouco, o excesso de bolas na rede de TR11 anima muito. O artilheiro da Libertadores do ano passado esta voando depois do chá de banco, e acredito que em breve será novamente o atacante mais regular do time. Fárias foi bem, mas não encantou, falta inspiração, mas faz bem a função de referência, participando das jogadas de gols, marcando gol, se posicionando bem na área, pode ser um bom centroavante reserva para a temporada. André Dias mostrou mais uma vez fome de bola e boa finalização, alem de ser cruzeirense declarado, o atacante pode se firmar como uma boa opção, já que alem de finalizar bem, tem boa movimentação e qualidade para tabelas. Ortigoza foi outro que agradou, belo gol, muita luta, velocidade e raciocínio rápido na conclusão das jogadas, parece que pode ser útil, mas vamos esperar novos e melhores desafios para avaliar melhor o jogador. A principio, a contratação de um centroavante ainda é necessária.

E de olho no mercado, não apenas para o ataque, mas para o meio campo. A venda de Henrique após a libertadores é eminente, precisaremos de mais um volante de qualidade, pois este Leandro Guerreiro, não sei não...



FIGURINHA DA RODADA (6º RODADA CAMPEONATO MINEIRO 2011)
NOTAS DA PARTIDA

FÁBIO: Praticamente não sujou o uniforme, e sempre que foi preciso esteve seguro. - 7
PABLO: Seguro na marcação, começou a se soltar mais no ataque, quase fez um golaço. - 7
GIL: Nitidamente em queda, não conseguiu passar a segurança de sempre, apesar de não ter comprometido. - 5
VICTORINO: Atuação segura e com o mínimo de erros como sempre. - 6
EVERTON: Bem na marcação e com atuação mais presente no ataque. - 6
PARANÁ: Marcação exemplar, boa saída de bola, atuação competente. - 7
(GUERREIRO): Entrou para manter a marcação no meio campo. Sem a mesma qualidade. - 5
HENRIQUE: Atuação regular, sem grande destaque (estaria se resguardando?). - 6
DUDU: Jogando com velocidade, distribuindo bem o jogo, boa participação. - 6
WALLYSON: Partida discreta, apareceu em momentos isolados. - 6
(ANDRÉ DIAS): entrou com fome de bola, marcou um belo gol e incomodou bem a defesa. - 6
FÁRIAS: Participou de alguns lances de gols, marcou o dele e se posicionou bem. - 7
(ORTIGOZA): Belo gol, muita luta, velocidade e vontade. - 6
THIAGO RIBEIRO: Atuação perfeita, com velocidade no ataque, qualidade na finalização. Nome do jogo. - 10

CUCA: Escalou bem com as peças que tinha, e acertou nas alterações. – 8

Cruzeiro 7 x 0 Democrata-GV

Cruzeiro
Fábio, Pablo, Gil, Victorino e Everton; Marquinhos Paraná (Leandro Guerreiro), Henrique e Dudu; Wallyson (Ortigoza), Thiago Ribeiro e Farías (André Dias).
Técnico: Cuca

Democrata-GV
Vilar, Juninho, Lúcio, Sílvio e Cláudio; Emerson, Taércio, Renê (Vinícius Alves) e Ernane (Márcio Duarte); Ely Thadeu e Fernandão.
Técnico: José Maria Pena

Motivo: Sexta rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: Domingo, 13 de março.

Gols: Thiago Ribeiro, aos 02, 19 e 31 min, Emerson (Contra) aos 39 min e Farías, aos 41 min do 1º tempo ; Ortigoza, aos 22 min, e André Dias, aos 34 min do 2º tempo

Árbitro: Renato Cardoso Conceição (CBF/FMF)
Assistentes: Helbert Costa Andrade (CBF/FMF) e Ricardo Junio de Souza (FMF)

Cartões amarelos: Victorino (Cruzeiro) ; Sílvio e Ely Thadeu (Democrata-GV)

Público pagante: 1.217
Renda: R$ 19.587,50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra