segunda-feira, 4 de abril de 2011

Um passo a frente

Cruzeiro vence o Guarani pela 11° rodada, é mais líder do que nunca e mostra estar um passo a frente dos seus rivais na luta pelo título do campeonato mineiro.

Por Marcello Zalivi

Que me desculpem os rivais, mas depois de mais uma goleada celeste, fica impossível não apontar o escancarado favoritismo do Cruzeiro no campeonato Mineiro. Uma parcela muito grande pode ser creditada na conta do técnico Cuca, com sua habitual ousadia nas escalações, priorizando o futebol ofensivo e o que é mais importante, efetivando ao time os jogadores que dentro de campo estão fazendo por merecer a condição de titular.

Está certo que ele insistiu muito com Wellington Paulista (que está de malas prontas para o Palmeiras), mas é até natural que o fizesse, o time vive boa fase, a necessidade de gols, como mostram os resultados, não é problema. Cuca queria resgatar um jogador que não é brilhante, mas que já ajudou o Cruzeiro em muitos momentos como na LA09 e no BR10. Atleta útil, mas que deu indícios de que seu ciclo havia terminado, pelo menos por enquanto. Para o seu lugar vem Vitor, um lateral direito que se destacou em clubes da prateleira de baixo como o Goiás. Uma aposta da diretoria. Com o time entrosado, o jogador pode voltar a acontecer.

Tenho a impressão de que o time está fechado com a chegada de Vitor, Brandão e o retorno de Fabrício, pelo menos até o fim da competição, o que da ânimo a jogadores como Everton, Diego Renan, Léo, entre outros. Já que Cuca da sinais de que para ser titular, tem que jogar muito. Pablo, Gil, Thiago Ribeiro, Wallyson e Roger são provas de que o treinador escala quem está em melhor forma. Com isso, todo mundo corre e até Ortigoza entra na briga.

A goleada de ontem serviu novamente para mostrar como o Cruzeiro está passos à frente de seus rivais. Tem peças para variar taticamente o seu jogo, jogadores que desequilibram, é coeso em todos os setores do campo e prioriza sempre o coletivo, cada um fazendo a sua função dentro de campo, ou simplesmente se adaptando a realidade do time para manter o seu lugar. O exemplo mais perfeito são Roger, Pablo e Wallyson. O primeiro recuou mais seu jogo, se transformando em um meia armador clássico com a bola, e um volante pelo lado esquerdo sem ela. Pablo foi de volante a lateral esquerdo, e agora, dono da lateral direita. Podendo no decorrer da partida desempenhar outras funções. Wallyson quando não está no ataque, defende como lateral, assim acontece com outros jogadores do elenco.

Por isso, insisto em dizer que o Cruzeiro é o favorito ao título mineiro e só o perderá se errar “pardalmente” como no ano passado. E eu que sou um dos críticos mais ferrenhos da diretoria celeste, não posso ser injusto no momento. A contratação de Cuca (nas condições do clube) foi um achado, e como escrevi neste blog, a mais acertada dentre as opções que haviam no mercado. Montillo e Victorino foram outros acertos extraordinários. Assim como as velhas apostas de sempre, quem diria Wallyson, heim?

Está cedo para bater palmas demais, mas no momento, irei recorrer às palavras de um amigo Cruzeirense em 2009. Eu sei que o quê a torcida quer, e o que importa é sempre o título, mas se esse time não for campeão, não posso nem ficar com raiva, porque está jogando muito e dando muitas alegrais.

Desta vez esperamos que o baile seja completo, com um futebol bonito dentro de campo e a taça de campeão na prateleira.

Saudações Celestes.

Vamos Cruzeiro esse é o ano do TRI.

FIGURINHA DA 11° RODADA CAMPEONATO MINEIRO 2011


NOTAS DA PARTIDA

Cruzeiro 4 x 1 Guarani

FÁBIO: Não teve culpa no gol e ainda contribuiu com grandes defesas no começo do jogo.- 7
PABLO: Muita dedicação, contribuiu taticamente para o time jogando no meio campo no segundo tempo. - 6,5
GIL: Falhou feio no lance do primeiro gol, mas marcou o de empate e não errou mais. – 6,5
VICTORINO: Assim como Gil, errou no lance do primeiro gol, depois fez uma partida sem dificuldades. - 6,5
GILBERTO: Enquanto esteve em campo demonstrou a técnica refinada de sempre. - 7
(DIEGO RENAN): Entrou e se esforçou bastante, mas ainda mostra desconforto com a perda de espaço no time e isso fica visível, quando erra lances banais. – 5,5
GUERREIRO: Parida mais regular no time até agora, marcando firme, tocando a bola com velocidade e chegando bem à frente, participou do lance do quarto gol. - 7
PARANÁ: Marcou bem como sempre, mas acabou sentido uma contusão e teve de deixar o jogo. – 6,5
(EVERTON): Partida discreta, sem erros, sem muito destaque, mas com muita obediência tática. - 6
ROGER: Mais uma vez desfilando seu futebol diferenciado em campo, e cada vez melhor no condicionamento físico. – 6,5
MONTILLO: Está cada vez mais difícil descrever suas atuações de tão brilhantes que são. - 9
THIAGO RIBEIRO: Como sempre o atacante mais efetivo do time, se continuar com essa média de gols, se credencia a artilheiro do Brasil em 2011. – 7,5
ORTIGOZA: Esta nitidamente fora de forma, mas sua raça em campo é sempre muito contagiante. - 6
(WALLYSON): Entrou e balançou as redes, não precisa falar mais nada. – 6,5

CUCA: Mais uma vez mostrou que tem o time nas mãos. – 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra