sexta-feira, 20 de maio de 2011

Separando os meninos dos homens

Por: André Luís Mapa

O Cruzeiro é o melhor time, com o melhor elenco, do Brasil? Essa é a pergunta que será respondida nos próximos 7 meses. O Campeonato Brasileiro começa neste final de semana e os pontos disputados na 1ª rodada certamente serão decisivos na última. Com um time experiente, entrosado e que tem jogado um futebol que encanta, o Cruzeiro é um dos grandes favoritos ao título.

Se a equipe celeste deixou a conquista da Copa Libertadores escapar em uma noite infeliz, o título de melhor do país também pode ir para outro lugar com apenas uma derrapada. Nos últimos anos, o Cruzeiro tem se aproximado da conquista, mas perdido pontos valiosos contra adversários em crise ou que, ao final do campeonato, caíram de divisão. Exemplo disso é que o time comandado por Cuca não é o atual campeão brasileiro por ter sido superado pelo Vitória, no Ipatingão, já que a diferença entre o Fluminense, campeão, e o Cruzeiro, vice, terminou em apenas 2 pontos.

Essa afirmação é contestável, tendo em conta que todos os pontos que o Cruzeiro perdeu no Brasileirão 2010 contribuíram para a perda do título, inclusive os que deixaram de ser ganhos em partidas em que os árbitros prejudicaram a equipe celeste. Entretanto, é comum que as equipes que brigam pelo título percam pontos umas para as outras por serem niveladas tecnicamente. Sendo assim, o campeonato é campeão quem pontua mais contra as equipes menos fortes e que consegue um aproveitamento razoável nos clássicos regionais e nos confrontos diretos.

O São Paulo foi tri-campeão nacional sem encantar, sem ser brilhante e vencendo poucos clássicos, inclusive com um tabu quebrado há pouco tempo em clássicos contra o Corinthians, ou seja, venceu confrontos diretos e clássicos, mas sua consagração é resultado da regularidade e da seriedade demonstrada diante de cada adversário.

Enfim, para ser campeão não basta ao Cruzeiro encantar, ser o melhor ataque e a melhor defesa, é preciso que a equipe jogue cada partida como se fosse a mais decisiva, porque, no fim de tudo, ela é. Se no próximo domingo a equipe celeste estiver em uma tarde infeliz e perder pontos para o Figueirense, poderá ter perdido os pontos que lhe dariam o título. A seriedade e a constância, aliadas à capacidade técnica e ao poder de decisão podem fazer do Cruzeiro o campeão brasileiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra