terça-feira, 12 de julho de 2011

DIRETO DO PARCEIRO

BLOG BLOGUERREIRO DOS GRAMADOS

Por: Mauro Júnior

Sempre fui muito crítico, principalmente durante a temporada de 2009, com o zagueiro Gil. Quando ele chegou ao Cruzeiro, disputava vaga com Thiago Heleno, e sempre era preterido no começo, mesmo com a péssima fase de Thiago. Quando estreou não agradou tanto quanto prometia, já que tinha sido um zagueiro disputado por Santos e São Paulo, além do Cruzeiro que levou a melhor. E sua trajetória no Cruzeiro seguiu dessa forma: ele é titular porque não tem um melhor.

Em 2011, isso mudou. Chegou Victorino, zagueiro-craque, jogador de seleção. Leo vinha ganhando espaço e tem mais bola do que Gil. Mas, contrariando tudo, Gil começou no time titular e não foi sacado para a entrada do uruguaio. Rodou Leo. Lembro que não entendi o porquê de Cuca agir assim, já que Leo é outro baita zagueiro.

Hoje consigo entender melhor o momento de Gil e toda a sua trajetória dentro do Cruzeiro. A maneira com a qual ele foi se transformando no bom zagueiro que é hoje, vai desde o reconhecimento da limitação técnica (ainda hoje acho Leo melhor zagueiro que Gil, mas impossível não reconhecer que Gil merece, e muito, essa vaga no time titular) até a diminuição dessa limitação no jeito de jogar. Ele não é daqueles zagueiros estilo Espinoza não, que tenta aparecer mais do que a bola. Ele é zagueiro-zagueiro, como dizem os mais antigos.

Há também outro ponto. Gil não é nada técnico, e tem em seus parceiros de zaga o que lhe falta. Victorino e Leo tem estilos diferentes, algo mais “refinado”. E, meu amigo, esse “refinamento” pode, algumas vezes, ser um risco à nossa meta. Victorino também, justamente por isso, colabora uma imensidão para a evolução já praticamente consolidada de Gil. É uma transferência de experiências que no final soma futebol a ambos.

Gil é hoje, pra mim, zagueiro titular quase por unanimidade. Até os que já o pregaram na cruz (igual a mim e, digamos de passagem, de maneira quase justa) creio que já deram o braço a torcer. O camisa 4 está sendo especulado em Portugal. Torço, de verdade, para que ele fique. Zaga que está dando certo não se mexe!

Um comentário:

  1. O Gil está até evoluindo, não tenho a menor dúvida, mas ele vai ter que remar muito ainda para reconquistar a confiança da torcida celeste.
    Hoje, eu e, com certeza, grande parte da torcida preferimos a zaga com victorino e Léo.

    ResponderExcluir

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra