A VOLTA DE JOGADORES E A CHANCE DE EMBALAR
Por: Alyson Soares
O Cruzeiro venceu a equipe do Avaí, domingo, em Uberlândia, pelo placar de 5 a 0, pondo fim a uma seqüência de quatro derrotas, que começou a colocar em dúvida o trabalho do técnico Joel Santana. O time celeste jogou de uma forma bastante agressiva, dominando todas as ações do jogo, algo que ainda não havia acontecido no Campeonato Brasileiro.
É evidente que o domínio das ações por parte do time cruzeirense também foi agravado pela péssima apresentação do Avaí, que mostrou muita fragilidade defensiva e pouca criatividade nos raros momentos em que chegou ao ataque. Tanto é que o goleiro Fábio foi um mero espectador durante quase todo o tempo, sendo exigido por no máximo duas vezes. Mas, em um momento conturbado, em que o time vinha de más apresentações, um resultado expressivo como esse serve para dar mais um ânimo à equipe e aos torcedores para que o time possa brigar pelo topo da tabela, o que era esperado por todos no início do ano.
Outra boa notícia que vimos foi a volta de Thiago Ribeiro, atacante muito importante para o time, tanto pela sua técnica quanto pela sua raça, que o faz um dos jogadores mais identificados com a torcida. Thiago é um jogador importante no time cruzeirense, pois além de fazer seu papel no ataque com muita categoria, ainda auxilia na marcação do adversário, por muitas vezes vindo até a defesa para recuperar a bola. A volta de Thiago Ribeiro se torna ainda mais importante depois da contusão de Wallyson, que fica fora do resto da temporada. Sendo assim, Thiago é o único atacante de velocidade no elenco celeste.
A presença de Thiago Ribeiro no campo é um diferencial para que Montillo possa manter sua excelente fase, pois com a presença do atacante no processo de marcação, o argentino fica com menor preocupação defensiva e se dedica exclusivamente à criação e a finalização das jogadas. Além de que, o “pirata azul” precisa de um jogador que tenha velocidade não só nos pés mas, principalmente, no pensamento, para que o argentino não seja o único a conseguir armar as jogadas necessárias para a conquista das vitórias.
É importante também lembrar que não é só o Thiago Ribeiro que estava fazendo falta ao Cruzeiro, temos também jogadores que estão com a Seleção Brasileira Sub-20, caso do goleiro Gabriel e do meia Dudu, que vem tendo belas atuações e que, ao voltarem, merecem ser observados com mais atenção. Obviamente que o caso de Dudu é mais viável, pois é um meia de muita técnica e velocidade, que pode ser muito importante para alguns jogos em que a velocidade seja mais utilizada, pois essa não é característica do titular Roger. O Gabriel tem situação mais complicada, pois é reserva do goleiro e capitão do time Fábio, considerado legitimamente um dos melhores da posição no país.
O centro-avante Wellington Paulista foi outro que reestreou com a camisa celeste, após ficar emprestado ao Palmeiras por quatro meses. O jogador, que aparece como possível solução para o ataque, teve atuação discreta, mas teve participação importante no terceiro gol, ao roubar a bola do zagueiro Welton Felipe, invadir a área e ser derrubado. O pênalti foi convertido por Montillo. O jogador saiu de campo aplaudido.
Agora é ir para Curitiba enfrentar o Atlético-PR, equipe que está na zona de rebaixamento, mas que em casa vem de quatro jogos sem perder. Será mais um jogo dificílimo para o time de Joel Santana, mas uma vitória é muito importante para se aproximar cada vez mais do topo da tabela. Se vier mais uma vitória, o Cruzeiro pode ganhar até três posições, chegando ao sétimo lugar.
Com certeza, os reforços foram decisivos para a vitória do Cruzeiro. Como vc disse, a fragilidade do Avaí também foi determinante, mas não dá para deixar de lado a postura da equipe.
ResponderExcluirFinalmente, o Joel Santana soltou o time e o Cruzeiro conseguiu impor seu jogo.
Parabéns pela coluna e pela leitura do jogo, brother!!!