quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ESTÁDIO: ASSUNTO SEM FIM


Por: João Vitor Viana

Acho que Minas Gerais foi o único Estado do Brasil a conseguir a proeza de interditar dois estádios ao mesmo tempo. O que isso rendeu? Dois anos sem estádio para os times mineiros jogarem. Começou, pois, uma rotina de viagens, que desgastam os atletas e punem os torcedores.

O marketing em ambas as equipes são soube utilizar o turismo para trazer lucro aos clubes. Faltou um planejamento de pacotes. Dos 19 jogos em casa, eles poderiam ser divididos em pequenos pacotinhos. Os primeiro quatro em Varginha, por exemplo, outros cinco em Uberlândia, os outros em Sete Lagoas... Enfim, pacotes de mobilização de torcedor. Cada um poderia ter comprado um carnê para os quatro jogos seguidos do Cruzeiro em sua cidade. Mas o marketing não fez isso. Devem ter se preocupado em fazer panfletinhos, balões, coisas de maior importância.

Essa semana perguntaram a alguns jogadores onde eles gostariam de jogar. Não respondem. Vão tratar internamente. Fazem certo, mas novamente sem planejamento. O coitado do torcedor, que pagou para ser sócio, agora vê seus pagamentos mensais irem pelo ralo. Quem mora em Sete Lagoas não vai assistir jogo em Uberlândia. Nem em outro lugar. Talvez, nem mesmo na sua cidade, quando o Cruzeiro voltar.

Esse ritmo itinerante, nômade do Cruzeiro não deixa somente os jogadores estressados. Deixa também a imprensa e o torcedor. Não vejo a hora do Independência ficar pronto. Essa situação de estádio, de jogar 38 rodadas fora de casa, não está dando. Ainda mais com o amadorismo de um setor do clube que deveria ser o responsável por grande parte das receitas. Deixam na mão dos jogadores a decisão de saber onde joga. A hierarquia, pelo jeito, deixou de existir e mais uma vez o markting se mostra cru.

Um comentário:

  1. João, a muito tempo eu venho discutindo isso com meus amigos. Como sou um profissional de design web, vejo muitas coisas que poderiam ser modificadas, novidades, etc. Uma vez mandei um e-mail com essas idéias, de como ficaria legal executá-las, mas simplesmente ignoraram meu e-mail. Nem uma resposta, uma mensagem, nada... É isso.
    O Cruzeiro deveria ser vanguarda. Era para termos um prédio com um museu de ponta contando a história do clube, uma loja com tds os tipos de produtos voltados ao Cruzeiro, e um bar temático. Modelos que enchem os cofres europeus, e os brasileiros que se dizem os mais "fanáticos", tem que comprar uma toalha do seu clube no shopping Oi, pq vc não consegue encontrar na minúscula loja do Cruzeiro.

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Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra