Saudações Nação Cinco Estrelas! Confesso que na quarta-feira acordei como a maioria dos cruzeirenses: acreditando um pouco mais no time. Gostei da reação diante do São Paulo.
Mas vamos ser realistas. O time continua cometendo muitos erros defensivos e esses mesmo erros já foram comentados exaustivamente no blog durante todo o campeonato. O que nos faz refletir na importância de um treinador com uma boa visão de jogo e conseqüentemente no esquema tático ideal para a equipe.
Desde a saída do Joel Santana, passando por Emerson Ávila e agora, com Vagner Mancini (talvez isentando o último pelo pouco tempo de Toca), não consigo entender qual a dificuldade em enxergar certas deficiências, como a falta de pegada no meio-campo, a ineficiente cobertura pelo lado esquerdo da defesa e a escalação de certos jogadores.
No jogo contra o São Paulo, por mais que o time brigasse em campo, dificilmente conseguiria sair com a vitória, pois as mesmas deficiências derrubavam a equipe a cada sinal de reação.
Como um simples torcedor que entende um pouco de futebol, vou dar a minha dica ao Vagner Mancini. A primeira delas é a dupla de zaga. Por favor, professor, nós sabemos que você já trabalhou com o Leo no Grêmio, mas a temporada 2011 para o xerife do ano passado não está nada boa, a dupla com o uruguaio não deu liga. Vamos de Naldo e Victorino mesmo, na lata. O Naldo tem características parecidas com o Gil, e, com isso o encaixe da defesa será mais fácil.
Outra dica fica por conta do esquema de jogo. Três volantes nesse time professor. Eu sei que o Roger tem qualidade no passe, mas ele não tem condições físicas de jogar 90 minutos. O time fica muito vulnerável com ele em campo (vide o jogo contra o São Paulo). Acelera a recuperação do Fabrício e forma a trinca. Precisamos de pegada no meio e de uma cobertura mais eficaz para os laterais e, convenhamos, com o Roger em campo isso fica impossível. O cara é bom, mas principalmente como opção para o segundo tempo, quando ele teve suas principais atuações com a camisa estrelada.
Com a suspensão do Charles pelo terceiro amarelo (cabe uma punição porque o cartão foi juvenil), Vagner Mancini pode apostar no jovem Sandro Manoel para formar a trinca, ou tentar um esquema com 3 zagueiros, colocando Victorino como líbero, atuando na sobra, e se adiantando como primeiro volante quando a equipe estiver com a posse de bola. Além disso, os laterais terão mais liberdade para atacar, suprindo de certa forma, a falta do atacante velocista pelos lados do campo. São opções táticas interessantes.
No mais, é tentar manter o mesmo time, principalmente o ataque, Keirrison é um jogador que precisa atuar para marcar gols e ganhar confiança, pode ser o homem gol para o restante da temporada, e o Farias, apesar de ter perdido um gol feito (quatro meses sem atuar não é fácil), é um jogador importante para o atual momento do time, pois marca muito forte a saída de bola adversária, dificultando a vida dos zagueiros e dando mais raça e presença ofensiva ao time.
Vamos aguardar a próxima rodada. Uma vitória sobre o Bahia fatalmente nos trará mais algumas rodadas de tranqüilidade e confirmará aquilo que todos nos estamos querendo: confiar no time.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...
Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!
Recomendamos uma terapia ou psiquiatra