terça-feira, 11 de outubro de 2011

TERÇA-FEIRA É DIA! COLUNA DO ALYSON!

Chegou a hora da verdade!

Por: Alyson Soares

Amanhã o Cruzeiro enfrenta o Bahia, no Estádio de Pituaçu, às 21h50min, em jogo válido pela 29ª rodada dó Brasileirão. Até aí, nada de novo. O que ninguém falaria no início desse ano é, em caso de derrota, o Cruzeiro poderá entrar na temida zona do rebaixamento, isso se nossos rivais “penados” vencerem o Santos na Arena do Jacaré. Todos sabem que essa tarefa do Galo é muito difícil, mas é preocupante o fato do nosso time já estar matematicamente ao alcance dessa desagradável zona.

A preocupação aumenta mais quando olhamos para os confrontos do nosso time e vemos que enfrentaremos, em casa, times como Corinthians, Atlético-GO e Internacional, que fazem campanhas muito melhores, além do confronto direto com o Atlético-PR. Fora de casa, além do Bahia, pegaremos os rivais Botafogo e Flamengo, que brigam pelo título, e Avaí e Ceará, que estão na mesma situação do Cruzeiro.

Se observarmos os confrontos, podemos ver que, dos nove jogos, temos quatro confrontos diretos, sendo apenas um em casa. Além disso, enfrentaremos três dos postulantes ao título, sendo dois deles em casa (incluindo o atual líder Corinthians) e um fora. Pode-se dizer que apenas dois jogos são contra adversários que só cumprem tabela, que são o Internacional e Atlético-GO que, em casa. Apesar de não terem mais ambições no campeonato, ambas são equipes “chatas” de enfrentar.

Para aqueles que leram com atenção e ficaram se perguntando: e o jogo com o Atlético? Bem, esse merece uma atenção especial. “Com o andar da carruagem”, se Cruzeiro e Atlético mantiverem essas campanhas pífias, poderemos chegar ao superclássico da última rodada com um clube (ou até os dois) com a corda no pescoço, dependendo de uma vitória. Não se pode dizer que não seria um tempero a mais.

Mas, realmente, seria vergonhoso para o futebol mineiro chegar à última rodada do nacional com uma equipe á rebaixada (o América não sai mais) e as outras duas disputando entre si quem ficaria com a outra vaga. Isso se o Avaí e o Atlético-PR não arrancarem, o que seria ainda mais preocupante.

O caminho para sairmos dessa situação está traçado: pelo menos sete dos doze pontos disputados em casa, e oito dos quinze fora. Isso de acordo com a minha matemática que, assim como tantas por aí, não tem nenhuma exatidão. A única matemática que funciona para o Cruzeiro é uma soma básica de 3+3. Está na hora de encontrar o caminho das vitórias! Senão...

2 comentários:

  1. Alyson, o Cruzeiro só pode entrar na zona de rebaixamento se o Galo fizer uns 8 a 0 no Santos e o Cruzeiro perder.

    Discordo com vc em relação à tabela. Os confrontos diretos são trunfos do Cruzeiro na reta final, já que, se vence, além de somar mais 3 pontos, impede que seus concorrentes pontuem na rodada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu disse que existe a possibilidade, não que ela ia acontecer. O importante é ver que o time está em um risco absurdo.

    Eu disse que os confrontos diretos são preocupantes, não ruins. E esses podem até ser trunfos, mas apenas se o Cruzeiro sair com a vitória (o que não está sendo fácil).

    ResponderExcluir

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra