Tempos de mudança na Toca da
Raposa, para quem estava acostumado a ver seus principais jogadores deixarem o
clube em cada janela de transferência e observar um marketing inoperante,
começa a presenciar a mudança de mentalidade concedida pelo torcedor-presidente
Gilvan de Pinho Tavares.
MANTER OS CRAQUES.
Qual torcedor cruzeirense não
estaria desesperado nessa altura da temporada na gestão Perrella?
Bastasse qualquer interesse de
clubes estrangeiros, e até mesmo de times nacionais para que peças fundamentais
da equipe fossem negociadas.
No ano passado o Cruzeiro
negociou alguns dos seus principais jogadores durante a temporada. Thiago
Ribeiro, artilheiro da Libertadores 2010 foi vendido por inacreditáveis U$ 2
milhões, Jonathan e Henrique seguiram para o Santos, um concorrente direto
(Essa atitude parecia apequenar o Cruzeiro diante de seus adversários). Diante
disso, alguns clubes brasileiros acreditam na porteira aberta e resolveram
fazer a feira.
Sem contar na inacreditável negociação de Dudu (O Cruzeiro foi o único time que vendeu um campeão sub-20 em 2011) e o empréstimo com valor (lastimável ) fixo por 50% do passe do jovem Bernardo, que comeu a bola no Vasco, e pode, acredite se quiser, desembarcar no rival citadino.
Na contramão de tudo isso está o
novo presidente Gilvan. Ainda é cedo para fazer uma avaliação de sua
administração. Mas a preocupação e ações praticadas por sua diretoria visando a
permanência dos principais jogadores do elenco faz ressurgir na torcida a esperança
de ver novamente em campo um time guerreiro, competitivo e sobre tudo,
talentoso.
Montillo permanecendo e criando
ainda mais identificação com o clube, e agora, o esquema para manter Wallyson
(e a vontade declarada do mesmo em ficar) no elenco, são indícios de aquele
Cruzeiro balcão de negócios da era Perrella, pode estar dando lugar ao Cruzeiro
das páginas heróicas imortais, um Cruzeiro preocupado em ser apenas Cruzeiro, e
isso é temor demais para qualquer adversário.
MARKETING
Para manter craques e fazer a
China azul participar e colaborar ativamente nesse processo, a diretoria
finalmente começou a entender a importância do Departamento de Marketing para
um clube de futebol.
Eu não consigo entender os
clubes. Um time de futebol possui milhões de torcedores, todos sedentos por
qualquer coisa, produtos e serviços que remetam ao clube de coração. Você pode
adorar uma marca de cerveja, mas se ela começa a ficar ruim, você troca de
rotulo sem pensar duas vezes, no caso do futebol não, seu clube pode cair para a
10º divisão que o torcedor se mantém ao lado do time. Que produto ou
instituição no mundo possui clientes tão fieis?
O projeto Sócio de Futebol com modalidades
diferentes e o vídeo de lançamento da nova camisa do Cruzeiro, parecem indícios
de que a mentalidade realmente mudou na Toca e que podemos ter a esperança de
uma nova era à frente do clube.
Mas não pode ficar só nisso, o
futebol é dinâmico e toda ação inovadora junto ao torcedor é um diferencial para se posicionar no topo.
Basta seguir o exemplo europeu, que possui nos torcedores a sua maior fonte de
renda e não apenas com patrocínios e cotas de TV que salvam o arcaico modo
brasileiro de fazer futebol.
Para terminar, nada melhor que as palavras de
Sergio Irigoitia, empresário de Montillo, sobre o presidente Gilvan: “De certa
maneira, eu digo que o Gilvan agiu como um torcedor apaixonado (por não vender
o argentino). Acho que todos que gostam de futebol devem querer um presidente
assim. Chamei ele de louco, mas hoje eu o admiro e o Montillo também”.
Excelente matéria!
ResponderExcluirFalou tudo o que esta acontecendo neste início de temporada.
Parabéns!
o dr gilvan está querendo se livrar deste cancer chamado perrella ele e sua familia;que ele suma desapareça e sobretudo que ele não se esconda na impunidade parlamentar!o torcedor ou melhor nós vamos levantar nosso cruzeiro!
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