quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

SITE CELESTE AINDA DESATUALIZADO

BLOG SITE CRUZEIRO ONLINE

O site do Cruzeiro pouco informa seu torcedor. Com matérias frias, o site sequer informou as duas contratações anunciadas por seu presidente.

Em nenhuma parte do veículo, o Cruzeiro confirmou as chegadas de Sanchez Miño e Douglas Coutinho. Única fonte de informação é o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares.

Além disso, jogadores que já saíram do clube ainda constam na relação de atletas. Descaso com o torcedor ou o torcedor não pode confiar naquilo que diz seu presidente?

Ontem, alguns sites noticiaram que o Cruzeiro contratou Rafael Silva e já tem acordo encaminhado com Bruno Nazário. O site do Cruzeiro também desconhece as informações.

Aproveite e veja lances de Bruno Nazário AQUI!

Veja alguns lances de Rafael Silva AQUI


JEAN: O VOLANTE MAIS DISPUTADO E QUE NINGUÉM TEM DINHEIRO PARA LEVAR

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

O ano acaba hoje e poucas são as novidades no mercado brasileiro. Quem mais contratou, o Palmeiras, para variar, não apresentou ninguém de renome. Mercado desaquecido, a questão de contratar esbarra ou na recusa dos times em liberar seus principais jogadores ou na falta de acordo pela troca de atletas.

Um dos jogadores mais visados nessas férias é o volante Jean, do Fluminense, cobiçado principalmente pelo Palmeiras. O clube paulista, com excesso de jogadores porque contratou mais de 25 atletas em 2015, ofereceu um monte de nomes ao Fluminense pelo jogador, o que foi recusado. O clube carioca não se empolgou muito com os nomes ofertados. E pela demora nas negociações, o Cruzeiro - que já havia desistido do atleta, que além de um alto salário tem vínculo até 2017 com o Fluminense -, voltou a carga no jogador.

O Cruzeiro consultou o Fluminense e, na mesma tática do Palmeiras, ofereceu alguns atletas. O técnico Deivid sinalizou que alguns atletas são "disponíveis", entre eles Joel, Marquinhos, Marinho e Willian Farías, todos que eu também colocaria à disposição por entender que não têm a menor condição de vestir a camisa do Cruzeiro. Talvez nem a do Fluminense, mas não custa tentar empurrar esses encostos no time carioca. Segundo informações, o Fluminense pode escolher até três dentre esses citados. Por mim, poderiam ir os quatro e mais alguns, como Fabiano, Leo e Uillian Correia.

Acho muito difícil que o Fluminense aceite a proposta do Cruzeiro. O que dá um fio de esperança é que em 2015 eles contrataram Breno Lopes, um lateral de péssima qualidade, que nos pertence. Logo, quem sabe? Há louco para tudo! Na falta de dinheiro, a estratégia é trocar jogador. A questão é: o Flu aceita três jogadores de baixo nível por um que passou pela Seleção Brasileira? Acho difícil, mas não custa tentar.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

COMPETIÇÃO QUE NASCE DESCRENTE

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Não vou desmerecer a Primeira Liga. Mas falo: ela já nasce descrente. Isso porque clubes que dela irão participar, como nosso rival e o Grêmio, por exemplo, vão usar uma equipe sub-23, desmerecendo uma competição que pode engrenar com o passar dos anos. No entanto, mostrando-se os próprios clubes nenhuma empolgação pela competição, os patrocinadores dão um passo atrás, a torcida também não se empolga e a competição perde força.

Logicamente não vou aqui falar o que falou o presidente do Cruzeiro, que criticou ambos os clubes pela atitude. Mas fica a dica para a próxima temporada de não convidarem times que vão participar da Libertadores. Afinal, é um contrassenso querer que clubes que disputam a maior competição sul-americana arrisquem perder atletas numa competição iniciante. É mais fácil não convidar.

Aí vai ter gente falando: "Ah, mas se tiram um Atlético, um Grêmio, um Cruzeiro, um Inter, a competição também perde força e dinheiro de patrocínio". Contudo ganha mais credibilidade. Prefiro disputar com o time profissional da Chapecoense que com "bebês" do nosso rival ou do Grêmio. Segundo informou o superintendente do Cruzeiro, ao nosso editor, em entrevista, a Primeira Liga serve para que os clubes equilibrem as finanças com os clubes paulistas, que recebem uma fortuna a mais que a maioria. Logo, vamos disputar uma competição que tenha credibilidade e que os clubes levem a sério, caramba!

Espero que a competição seja boa, traga um bom nível técnico e dinheiro a quem participar. Que a torcida abrace o time nessa competição também e que ela não nasça descrente como tem aparentado.

REESTRUTURAÇÃO DENTRO E FORA DO CLUBE

POR: RAPOSO SENSATO

O Cruzeiro de 2015 mudou de filosofia no meio da temporada.

Começou todo errado, com pensamentos e atitudes até certo ponto burras.

Sim, burras.

O presidente, um cruzeirense fanático, se deixou levar por uma vaidade que jamais poderia existir.

Assumiu um cargo que jamais teve competência de exercer.

Fora isso, os demais diretores começaram a fazer uma função que também não tinham habilidade.

Prova disso foi o dise-me-disse de bastidores.

Um diretor anunciando uma coisa.

Outro anunciando outra.

E o presidente falando que os dois estavam certos, quando todos estavam errados.

No meio do ano, tudo mudou.

Rejuvenesceram a diretoria, saiu um diretor e outros foram chegando.

A mentalidade foi mudando.

E a mentalidade de 2016, consolidada, é totalmente diferente.

Não cravo que é 100% certa.

Mas muita coisa mudou para melhor.

A diretoria pode até estar demorando para acertar com um ou outro atleta.

Mas não há discurso desconexo.

Não há disse-me-disse.

E, ao meu ver, há, agora, trabalho.

Pessoas competentes, para as funções correspondentes.

O clube está se reestruturando.

E não é somente fora de campo.

Dentro também.

E isso só nos faz crer que dias melhores virão.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

ELE FICA!

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro, por meio de seu presidente, Gilvan de Pinho Tavares, anunciou que o argentino Ariel Cabral aceitou novos termos e vai ficar no clube por mais três temporadas.

Em entrevista ao portal GloboEsporte.com, o mandatário celeste salientou que o jogador se adaptou bem à capital mineira e que sempre demonstrou vontade de permanecer no clube e na cidade. Havia interesse de clubes do Brasil e do exterior no atleta e a diretoria preferiu agir rápido e garantir um jogador que deu certo em 2015.

Depois de ficar quatro meses sem jogar, Ariel, como gosta de ser chamado, chegou ao clube sob suspeita. Contudo, o passe refinado e a boa visão de jogo acabou fazendo a torcida ficar ao seu lado. Pelo Cruzeiro, até o momento, o argentino disputou 19 jogos, ainda sem gols marcados.

O contrato deve ser assinado assim que Ariel voltar da Argentina, onde passa férias.

DEMOROU, MAS AS PRIMEIRAS VIERAM

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

As duas primeiras contratações foram anunciadas. Ao menos na rádio. Isso porque no site oficial do clube a notícia da contratação de Sanchez Miño e Douglas Coutinho sequer é mencionada. A notícia da chegada dos dois atletas foi antecipada pelo presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, e replicada aqui, no Blog Cruzeiro Online. Contudo, friso, no site do clube, a informação inexiste.

No entanto, confirmadas, as notícias são boas na minha forma de ver. Isso porque o Cruzeiro deixou claro, desde o início, que vai fazer contratações pontuais, com investimentos modestos. Contudo, trazendo jogadores que possam agregar, buscando, ao menos, uma vaga na Libertadores em 2017.

Os torcedores não precisam sonhar alto esse ano, como vários pediram a volta de Ricardo Goulart pelo Facebook. Isso é inatingível atualmente. Nos próximos dias, talvez, mais um atleta seja confirmado: Gustavo Cuéllar, de 23 anos, é dado como certo no Cruzeiro pelo próprio presidente do Júnior de Barranquilla. Sinceramente não o conheço, mas o atleta é comparado ao volante Lucas Silva. Falou-se no nome de Anderson Talisca. Mas isso, para mim, não passa de invenção de moda.

O que até agora me deixa com uma pulga atrás da orelha é o número de estrangeiros que o Cruzeiro passará a ter. Sete? Muita coisa. A legislação brasileira só permite cinco de uma vez. Vamos ficar com dois de fora da relação? Pagando para atleta não jogar? Esquisito. Alguém vai sair.

E como sonho com algumas saídas! Ninguém aí quer Willian Farías não? Joel, Marquinhos, Marinho? Leva no feirão!

O certo é que a tal proposta da China por Willian Bigode foi desmentida e o clube rechaçou por completo a saída de Dedé. Ufa! Dois jogadores que serão fatalmente decisivos em 2016. E para o Cruzeiro.






segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CRUZEIRO ANUNCIA DUAS CONTRATAÇÕES

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro anunciou, hoje, por meio de seu presidente, Gilvan de Pinho Tavares, a contratação dos primeiros reforços para a temporada 2016. O armador Sanchez Miño (foto), que estava no Estudiantes-ARG, mas pertence ao Torino-ITA, e Douglas Coutinho, do Atlético-PR, são as primeiras novidades do time celeste. Ambos chegam por empréstimo ao clube. 

Coutinho foi trocado por Paulo André, que não volta mais ao Cruzeiro depois da troca, já que seu vínculo com a Raposa se encerra no final do próximo ano. Já Sanchez Miño chega por empréstimo de uma temporada. A Raposa não informou se pagou para que o atleta fique 12 meses em Belo Horizonte. Segundo fontes, o salário do atleta na Argentina girava em torno de R$ 250 mil. 100% dos vencimentos de Miño será pago pelo Cruzeiro. O atleta vem para preencher a vaga ainda deixada por Everton Ribeiro, e será utilizado, prioritariamente, na função de armador, o tradicional "10". É o quinto estrangeiro do atual elenco, que já conta com Mena, Ariel, Arrascaeta e Joel.

Nos próximos dias, o Cruzeiro poderá anunciar outras duas contratações: Cuéllar, volante colombiano, e Pisano, armador do Independiente. Seriam mais dois estrangeiros que chegariam, totalizando sete no elenco. Isso acaba aumentando as especulações de saídas de atletas. Joel interessa ao mercado chinês e Mena ao Boca Juniors-ARG.

MAIS SAÍDAS, MAS IRRELEVANTES

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

O Cruzeiro continua trabalhando nos bastidores para se reforçar e para "se livrar" de alguns atletas. Ontem, o clube mandou mais três para outro clube. E a gente sabe que mais uma penca de jogadores ainda vão deixar o clube. Ao menos eu espero não ver no Cruzeiro, ao menos em 2016 (por mim esses atletas podiam ir para qualquer clube até o final de suas carreiras), Marquinhos, Marinho, Pará, Joel e Willian Farías. Que essa renca de jogadores de baixa qualidade técnica saia e não volte mais.

Ontem veio a notícia que o Cruzeiro estaria interessado em Anderson Talisca, ex-Bahia. Sinceramente não acredito que seja algo verdadeiro. Contudo, saiu na mídia, a gente manda aqui. Prefiro acreditar mais nas matérias que tratam de entrevistas com jogadores que podem render aqui, como foi a matéria que fizeram com o jovem Marcos Vinícius. Aliás, uma grata surpresa esse menino. Talentoso, veloz, pode render muito para o clube. Ali pelo lado esquerdo podemos dizer que temos ótimas opções: ele, Alisson e Willian Bigode. Há ainda a possibilidade de jogar com Allano por ali.

Falando em Willian Bigode, apareceu a notícia que o futebol chinês teria feito uma proposta por ele. O Cruzeiro oficialmente não se pronunciou, mas seria uma grande perda, caso ele aceite a proposta. O clube interessado é o mesmo que Mano Menezes foi treinar. Vamos ver se essa história evolui. Contudo sabemos que quando os chineses vêm, o trem fica feio.

Se o clube pode perder um de seus principais jogadores, senão o principal, deverá anunciar até terça a chegada dos primeiros reforços. Isso porque o volante Cuéllar está apalavrado com o time da Toca, que pode ainda anunciar outros acordos.

A semana começa como a anterior terminou: na base da especulação. Mas promete, antes do Revéillon, algumas novidades. Que sejam novidades boas, já que 2015 tivemos perdas quase irreparáveis, que refletiram no ano inteiro, sem títulos e com muito sofrimento. Que tenhamos um 2016 diferente.   

domingo, 27 de dezembro de 2015

ATÉ AGORA, O MAIOR REFORÇO É A VOLTA DE DEDÉ

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

O Cruzeiro de 2016 ainda é uma incógnita. Ninguém ainda chegou. Mas vai chegar de acordo com o que publicamos, ontem, aqui. Chegarão, de acordo com a diretoria, seis atletas. Um deles deverá ser o volante Cuéllar, que será anunciado após fazer exames. O Cruzeiro se preocupa bastante com as contantes suspensões de Willians, o que pode até significar mais oportunidades ao gringo.

Mas a grande estrela do time em 2016 não vem de fora. Vem de dentro do clube. Após um ano sem jogar, Dedé disse que está 100% e que não vê a hora de voar. Esse ano a defesa do Cruzeiro deu várias derrapadas e a volta de um zagueiro de nível, de Seleção, é muito importante para todo o grupo. Ao lado de Manoel, deverá formar a dupla titular já no Campeonato Mineiro.

No comando, uma aposta. Deivid tem todo o aparato necessário para fazer um belo trabalho. Segundo ele, se inspira em vários profissionais para bolar a própria filosofia de trabalho. A gente, de fora, espera que dê resultado em campo. O armador Marcos Vinícius afirmou que 2016 será de títulos!

Agora falemos de um que saiu. Júlio Baptista tem propostas dos EUA e Mundo Árabe. Não se enquadrou no tipo de time que o Cruzeiro quer para 2016. Até, JB! Para seu lugar deverá vir Sanchez Miño. Verón disse que "é só o Torino mandar o recado"

    

sábado, 26 de dezembro de 2015

ANTES DO RÉVEILLON VEM ANÚNCIO

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Está quase igual um parto, mas vai sair. Inclusive, o primeiro anúncio deverá ocorrer na terça-feira, quando Cruzeiro e Atlético-PR deverão anunciar a troca de Paulo André por Douglas Coutinho, por empréstimo, por um ano. Os dois atletas já acertaram com os clubes, precisando somente serem aprovados nos exames médicos.

Quem também já tem tudo acertado, mas no diálogo, é Cuéllar, volante colombiano. O Cruzeiro quer que o jogador venha por empréstimo, com os direitos fixados. O clube detentor dos direitos dele, quer vender 70%. E quer a grana à vista! Recentemente o atleta deu entrevista a um site esportivo e cravou que seu futuro passa pela Toca II.

Uns vem, outros vão. E Mena é a bola da vez. O Boca Juniors estaria interessado no lateral chileno e, segundo uma publicação, os argentinos vêm com tudo para levar o camisa 21. Até agora 15 atletas já deixaram a Toca II e cerca de R$ 2,5 milhões foram enxugados da folha salarial celeste. Possivelmente mais sete a dez atletas deixarão o clube antes da reapresentação dos atletas. Marinho e Marquinhos são dois dos que, espero, não fiquem. O segundo se recusou a sair, em troca por Douglas Coutinho. O primeiro tem propostas de Bahia e outros dois clubes brasileiros. Espero que saiam para nunca mais voltarem.

E enquanto ese vai-evem do mercado vai rolando, quem por aqui está quer retomar a velha forma. É o caso de Mayke, que agora tem caminho livre para a titularidade, já que o Cruzeiro dispensou Ceará. O jogador, jovem ainda, espera recuperar o futebol que levou o Cruzeiro ao tetracampeonato e espera um 2016 de sucesso. A Nação Azul também, Mayke. E que venham ao menos três reforços tarimbados para, na decisão, vencerem os jogos. Antes do Réveillon vem alguma coisa por aí. E que seja coisa boa!


sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

CURIOSIDADES DO CRUZEIRO EM NÚMEROS...

O GOLEIRO FÁBIO... terminou o ano tendo jogado, pelo clube, 666 jogos.

O VOLANTE HENRIQUE, fechou 2015 a apenas uma partida de ter completado 300 jogos. 

Nem parece, mas o ZAGUEIRO LEO, chegou ao clube em 2010, já anotando 195 jogos e marcado 16 gols pelo Cruzeiro. Está fora há seis meses, depois de lesionar o joelho.

Com apenas 23 anos, MAYKE já tem jogados 116 jogos pelo Cruzeiro. O jogador marcou três gols pelo clube.

Muito blá blá blá e pouca bola. UILLIAN CORREIA foi falado por meses no Cruzeiro, mas desde que chegou, disputou apenas uma partida pelo clube.

Números ruins também tem JOEL: apenas três gols em 26 jogos.

Já o melhor jogador do Cruzeiro no Brasileiro 2015, WILLIAN alcançou a marca de 22 gols no novo Mineirão, se igualando a Ricardo Goulart como maior artilheiro do estádio depois da reforma. Temos certeza que assim que o Cruzeiro jogar novamente por lá, será o dia de festejar o primeiro posto.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

OFF - ESCREVAM: AMÉRICA É O PRIMEIRO A CAIR

POR: PROFESSOR CELESTINO

Olá, pessoal! Sei que o que escreverei hoje, pouco tem a ver com o Cruzeiro. Mas tem, um pouco. Com o passar do texto verão que há relevância.

Hoje foco meu comentário no planejamento do América. E falo isso com antecedência. Hoje, véspera de Natal, aviso: o América não vai suportar a Série A se mantiver esse planejamento tosco que está fazendo!

E por que falo isso? Porque está se reforçando com jogadores que têm experiência em cair. Não há ninguém contratado que não seja atleta de Série B. Ninguém. E o clube está contratando aos montes, desmerecendo os jogadores que subiram com esse time. Planejamento fraco.

Se me perguntarem, o que o América devia fazer? Falo em alto e bom tom: chamar Atlético e Cruzeiro, pedir ajuda para se manter na Série A, com o empréstimo de dois a três atletas. Em troca, cederia por empréstimo uma revelação do ano anterior para os clubes. Do atual elenco, Guilherme Xavier e Richarlison seriam os nomes. Em troca dos dois, o Coelho receberia seis jogadores experientes, com salários pagos pelos clubes mineiros parceiros. Tudo em prol da manutenção de mais um clube de Minas na elite. Mas não. O América quer ir sozinho. E o barco, rapidamente, vai à deriva.

Pode ser que no primeiro semestre ainda não seja o caos. Até porque haverá poucos jogos, com Mineiro (que engana muito) e jogos bobos na Copa do Brasil. Mas assim que começar o Brasileiro, o Coelho vai penar.

Não custava ir ao Atlético e buscar um Felipe Soutto, um Emerson (zagueiro). Nem ir ao Cruzeiro tentar Gabriel Xavier, Joel, Charles, Willian Farias, Grolli.

Mas quando o ouro brilha, parece que ofusca a visão. E hoje o Coelho está cego, dentro de uma guerra. E sabem aquele ditado que diz que "está mais perdido que cego em tiroteio"? Pois bem, aguardem.

FELIZ NATAL, PESSOAL!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

TEMO PELO ÉLBER

POR: RAPOSO SENSATO

Temo pelo Élber.

Sou fã da base.

Por mim, 2016 era chance para um monte.

Bruno Viana, Fabrício, Antônio Carlos, Santiago, Alex.

E do aproveitamento maior de Mayke, Alisson e Élber.

Principalmente Élber, menino injustiçado nos últimos dois anos, preterido injustificadamente por Marcelo Oliveira, que o ceifou do clube, sem piedade e sem motivos.

Marcelo preferiu dar chance ao Marquinhos, jogador medíocre.

Com o barco à deriva e sem poder chamar o menino de volta, Luxemburgo, em ato insano, mandou contratar Marinho, um projeto de jogador.

Com o mar menos revolto, as ideias pareciam voltar ao normal, com Elber tendo chances novamente.

Mas aí começam a pipocar especulações.

E o Cruzeiro confirma que procura atletas para o lado do campo.

Sabemos que hoje temos para esse função uma série de jogadores:

Arrascaeta, Alisson, Marcos Vinícius, Gabriel Xavier, Allano, Judivan, sem contar o jovem Luiz Fernando.

Agora falam em Sanchez Miño e Pisano.

Onde entra o Elber nessa história?

Vai acabar sendo emprestado... de novo!

SEMPRE AMANHÃ E AMANHÃ...

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

Nem parece, mas o Brasileirão já terminou há quase um mês. Ou seja, daqui a pouco os jogadores estão de volta das férias. E quem vai se apresentar na Toca em janeiro? A diretoria ainda tem muito trabalho a fazer, principalmente se "defendendo" dos bondes que estão por vir. Mas também tem que contratar! Ninguém até agora? Uai, cadê os tais seis atletas? Até agora nem meio... e ainda vejo Willian Farias, Marquinhos e Joel por aqui... dá linha neles, Gilvan!

Tem muita coisa ruim emprestada por aí e com vínculo longo com o Cruzeiro. Maldito o tempo que aquele técnico catastrófico, para não dizer uma palavra mais forte, Wagner Mancini, passou por aqui. Trouxe um bando de perna-de-pau, gente do nível dele, como Rafael Donato, que tivemos a infeliz ideia de propor um contrato de cinco anos. Obra do ilustríssimo Dimas Fonseca, que espero nunca mais adentre a Toca.

Pelo menos uma coisa é certa: Diego Renan nunca mais joga pelo Cruzeiro! Não que ele seja o péssimo dos péssimos, mas chegou a ser uma promessa. Mas implodiu. E no Cruzeiro mostrou ser um jogador mediano. Tanto que agora tem caminho livre para jogar para sempre no Vitória. Foi emprestado por um ano, tempo final de contrato com o Cruzeiro. Esse não veste mais o manto azul. Outro que também não fica no Cruzeiro é Souza. O volante, que esteve no Bahia em 2015, foi emprestado ao Cerezo Osaka por R$ 800 mil. Dificilmente também jogará no Cruzeiro. Também não faz tanta falta.

Quanto a quem chega, já puseram Amauri no Cruzeiro; anunciaram quase oficialmente Douglas Coutinho; falaram de Pisano, Miño; Cuéllar... mas só falam... E o reforço sempre fica para amanhã. Diretoria, o pessoal está quase voltando de férias para iniciar a pré-temporada. Vamos começar o ano sem novidade nenhuma? Que tartarugada!

A diretoria sempre se diz seletiva, que não pode errar, que não vai comentar sobre jogador que pode ser contratado. Mas o tempo está passando. Vendo posts desse blog aqui, por exemplo, há duas semanas o papo era o mesmo: "essa semana vamos anunciar um reforço ao menos". Mas nunca sai. Ao que parece, o Cruzeiro deixa quase tudo acertado, mas não confirma. E quando vai confirmar, aparece concorrente. E nesse lenga-lenga a torcida se perde.

Quem vai vir? Não vamos contratar um camisa 9? Vamos confiar mesmo nesse Douglas Coutinho, que não conseguiu tirar a titularidade de um jogador de 100kg em 2015? E se trouxermos esse tanto de estrangeiro, para onde vão os nossos? 

São várias as perguntas que vários jornalistas, que cobrem o clube diariamente, não fazem aos dirigentes. Aliás, tenho estranhado a cobertura de uma rádio mineira, que todos os dias, em vez de anunciar algo novo, se atém às notícias publicadas pelo Superesportes. Nossa, essa já foi uma rádio que dava furo. Agora o trem está feio!

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

EM BREVE, NOVIDADES

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

É mais ou menos por aí que a gente vai galgando o dia a dia do Cruzeiro. Estamos sempre à espera. Até agora, apenas saídas de jogadores e especulações. O papo de trazer cinco ou seis reforços, no entanto, continua.

E pelo andar da carruagem, vem gringo por aí. Não sabemos ainda quantos, mas ao menos dois devem aparecer na Toca II. O armador Pisano, de 24 anos, teve os direitos fixados pelo Independiente-ARG. Se o Cruzeiro pagar, leva. O diretor de futebol, Thiago Scuro, encontra-se na Argentina, onde pode fechar, a qualquer momento, a contratação do atleta. Na manga, uma carta: uma dívida de US$ 700 mil que o clube argentino tem com o Cruzeiro. 

No campo da especulação está o volante Cuéllar, que afirmou ter uma proposta do Cruzeiro em mãos. Porém, sabe-se que a legislação brasileira só permite que cinco atletas estrangeiros sejam relacionados para jogos nacionais. Logo, caso chegue uma leva de jogadores de fora, vários que aqui estão terão que arrumar novos ares. Mena e Joel são os mais cotados. Arrascaeta, que terminou o ano em alta, assim como Ariel Cabral, não figuram em possíveis saídas. 

Há quem diga que o atacante Douglas Coutinho já esteja acertado. Contudo, falta ainda saber o jogador que o Cruzeiro vai ceder ao Atlético-PR. Marquinhos, que em nada acrescenta ao time, não topou ir, infelizmente. 

Talvez ainda hoje haja algum anúncio. O vice-presidente de futebol, Bruno Vicintin, chegou a falar que ao menos um nome poderia ser anunciado antes do Natal

Várias mudanças vão ocorrer no elenco, principalmente quanto ao enxugamento do plantel. Vários saíram e vários vão sair. Não adianta fazer jogo duro, como Willian Farias, que não vai jogar por aqui e vai acabar cedendo e ir jogar em outra freguesia. Esperamos que o Cruzeiro troque cinco por um, seis por dois, oito por três. Tem muito jogador aqui que só come e dorme. Hora de dar linha numa galera aí. 

Quem sabe, assim, a gente possa ter, de fato, o que o nosso volante Henrique disse

HORA DAS "NOTÍCIAS FRIAS"... BORA LER ALGO REALMENTE BOM?

POR: JOÃO VITOR VIANA

Final de ano chega e, sem futebol, a especulação come solta nos bastidores. E junto a isso, o que é bom para venda de jornais, audiência em rádio e TV e acessos na Internet, estão as chamadas "notícias frias". Quem estudou jornalismo ou entende um pouco do tema sabe que trata-se daquelas notícias de "gaveta", entrevistas feitas há algum tempo, algo atemporal que, na falta do que dizer, manda aquilo mesmo.

Vemos o Superesportes entrevistando Anselmo Ramon, GloboEsporte conversando com Cabral... Nada que acrescente ao nosso dia a dia nem à cobiça do torcedor. Duas notícias que estão ali basicamente para preencher espaço. E diria mais: tomar nosso tempo.

Contudo, sabedor que o teor em nada nos agrega, pouco disso leio. Prefiro aproveitar meu tempo com algo mais qualificado. Esses dias adquiri, na Saraiva do Diamond Mall, o livro "Alex, a biografia". Comecei a ler e estou gostando para caramba. Fica a dica para quem está de férias, entediado ou fica resumindo sua vida basicamente ao Facebook e Whatsapp. Vamos aproveitar o tempo? Aconselho a leitura. 

Muita gente vai achar que esse post em nada tem a ver com o título nem com a temática do Blog Site, que há seis anos coordeno e expomos nosso conteúdo. Bom, não trata-se de uma notícia fria, como disse acima. Mas sim de um conselho, para lermos não isso que jogam guela abaixo da gente nessa época do ano, mas sim algo com qualidade, interessante e que nos agregue. Estou bem entusiasmado com o livro da biografia do Alex, nosso eterno 10, e não vejo a hora de chegar logo ao capítulo que dedica inteiramente ao Cruzeiro, clube que está no coração dele, assim como no nosso.


MARQUINHOS, O ENTRAVE CELESTE

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

É notório o tanto que não gosto do Marquinhos. Acho que ele simboliza aquilo que vemos muito nas Séries C e D: muita corrida e pouca qualidade. E de jogador assim eu estou é correndo, sem trocadilhos.

Segundo informações internas no Cruzeiro, Marquinhos foi o nome pedido pelo Atlético-PR para liberar Douglas Coutinho, por um ano, ao Cruzeiro. O jogador viria por empréstimo e Marquinhos, idem.

Contudo, o rapaz não aceitou ir para o clube paranaense. Prefere ser a última opção no Cruzeiro a ser um possível titular por lá. Virou um encosto, pois, no Cruzeiro.

Marquinhos é aquele jogador que não sabe dar um passe, que não tem a menor noção de posicionamento e que não ajuda em nada o grupo dentro de campo. Tecnicamente é horrível e o trocaria até por um pacote de farinha velha. Mas como ele não quis, travou toda a negociação da direção, que esperava anunciar o atacante, de 21 anos, como primeiro reforço, na semana passada.

Com um grupo inchado e muitas moedas de troca, o que possibilita ser uma boa carta na manga para trazer jogadores mais qualificados, uma dessas moedas mais é um encosto que propriamente um trunfo do Cruzeiro.

Marquinhos, então, passa a ser não só um jogador péssimo em campo, que nada agrega. Também é um jogador ruim fora das quatro linhas, já que nem assim ajuda o time, pedindo para sair.

MEGA FEIRÃO DA TOCA!

POR: RAPOSO SENSATO

O Cruzeiro pode e deve fazer um mega feirão de ofertas!

Tipo esses que a Ricardo Eletro faz ou mesmo esses feirões de carros na Pampulha.

Nossa, como temos atletas!

E como vários deles não acrescentam em nada!

Não é questão de jogar @#$*& no ventilador, mas é inadmissível que alguns enverguem nosso manto.

Cito seis jogadores que não gosto:

Fabiano, Marquinhos, Marinho, Joel, Willian Farias e Pará.

Outros três não fariam falta se saíssem:

Paulo André, Leo e Mena.

São nove!

Nove jogadores que hoje estão no grupo do Cruzeiro.

E sim, já desconsiderei os que já saíram.

E sim, desconsiderei os vários bondes que estão por chegar.

Aliás, dos que estão emprestados, seja bem-vindo, Elber.

Só.

No mais, manda para o mega feirão também!

SE O CRUZEIRO QUISER, ELE PODE

POR: JOÃO VITOR VIANA

Se o Cruzeiro quiser contratar, consegue. Isso é fato. Time grande, vitrine internacional, bom de vendas e estrutura invejável. Precisa de dinheiro e parceria, com certeza. Mas precisa, inicialmente, de vontade. De intenção. Próximo ao Natal, o Cruzeiro ainda não anunciou nenhum reforço. A cada dia desmente negócios ou se esquiva de possibilidades. Nos bastidores trabalha para errar o menos possível, analisa relatórios, ouve pessoas e analisa o custo. Sanchez Miño e Pisano interessam. 

Contudo, a direção está avaliando se trazer dois atletas para a armação do time, ambos estrangeiros, é uma boa ideia. Afinal, o atual elenco conta com quatro estrangeiros (Mena, Arrascaeta, Joel e Ariel) e o limite para estarem em campo é de cinco por equipe. E mesmo que um ou outro saia (Joel atrai interesse chinês e Mena é uma boa moeda de troca), o Cruzeiro ficaria com cinco estrangeiros, não podendo, por exemplo, trazer outro jogador de fora, principalmente para o ataque. Único "híbrido" bom e bola que conheço é Marcelo Moreno, que apesar de boliviano, não conta como estrangeiro, por ter nacionalidade brasileira também.

Segundo informações que obtive, até o final da próxima semana o Cruzeiro deverá anunciar dois jogadores e, possivelmente, a saída de outros três ou quatro. O clube está enxugando sua folha salarial e fazendo apostas para 2016. O perfil do time para o próximo ano é competitivo. A intenção da diretoria é trazer cinco atletas, ao menos dois experientes, com mais de 27 anos e outros três mais jovens, que possam até, no futuro, render cifras ao clube.

A cada dia surge um nome novo. Os dois argentino em questão, ao que me parece, são bons de bola. Eu traria os dois, principalmente pelo fato de Pisano vir como contrapeso de uma dívida com o Independiente. O clube argentino não pagou salários de Farias quando por lá o argentino esteve emprestado e perdeu na justiça, tendo que indenizar o Cruzeiro em US$ 700 mil. Ceder parte dos direitos do atleta é uma das opções do time, que passa por dificuldades financeiras.


CONHEÇA MATIAS PISANO, JOGADOR ESPECULADO NO CRUZEIRO

O Cruzeiro pode receber, como compensação de uma dívida de R$ 2 milhões que o Independiente tem com o clube, parte dos direitos do armador Matias Pisano, de 24 anos.

O jogador atua no meio, é rápido, canhoto, ousado e habilidoso.

Confira abaixo alguns lances do garoto, tratado como o "mago":




quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

DOUGLAS COUTINHO NÃO É PELÉ. E AGORA ME APARECE OUTRO ARGENTINO ESPECULADO...

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

O tempo passa, o tempo voa. E o Cruzeiro? Não anuncia ninguém. Nos bastidores, dizem estar trabalhando dia e noite. Contudo, novidades diárias são as negativas quanto a nomes de possíveis reforços.

Admito que me empolguei quando citaram, na imprensa, o nome do Giovinco. Menino bom de bola, ágil, de ótimo chute e "liso". Mas a diretoria já descartou. Espero que não me anunciem alguém "tipo Weldon". Para quem não lembra, era o velocista do Cruzeiro na "Era Perrella", nos anos de 2004/2005. E meu Deus! Como era ruim!

Quanto ao Douglas Coutinho, que tivemos na nossa base, mas não o valorizamos (assim acontece com muitos garotos), a novela vai se arrastando. Está parecendo com aquela do Riascos, esse ano. E que novela ruim foi essa, hein? R$ 2 milhões jogados no lixo, R$ 200 mil mensais pagos por três anos de contrato e um empréstimo até maio ao Vasco, que paga 25% do salário do cara. Que negócio furado! Voltando ao Douglas, pelo andar da carruagem, parece que estão anunciando um craque fora de série. O Douglas Coutinho, amigos, não é nenhum Pelé! Começou muito bem, mas decaiu de forma vertiginosa. E arrastar uma contratação dessas como está ocorrendo só aumenta mais a expectativa da torcida. E ele não vai chegar e resolver. Chances de fracasso maiores que de sucesso.

E tem mais argentino na área! Uma hora falam de um, de outro. O nome da vez é Sanchez Miño, armador que pertence ao Torino e está emprestado ao Estudiantes-ARG. Não o conheço, mas não me parece ser um jogador do quilate que a torcida espera. 

Talvez valha mais a pena a torcida crer mais na saída que na chegada de atletas. Aliás, se Joel, Willian Farias, Fabiano, Marinho e Marquinhos fossem embora, o Cruzeiro ganharia muito.


SEM JULGAR, MAS O CRUZEIRO ESTÁ DEVAGAR

POR: RAPOSO SENSATO

Não vou julgar a diretoria do Cruzeiro.

Afinal, o mercado não está dos melhores.

Jogador bom e barato está escasso.

Jogador livre também.

Mas o Cruzeiro, no meu modo de ver, está parado demais.

Com tanto atleta no elenco e, com isso, força em moedas de troca, ainda não utilizou o recurso.

Claro que a direção está enxugando o elenco.

Mas parece que faz isso de forma muito devagar.

São muitos atletas voltando, muito trabalho para fazer.

Mas a torcida também quer ver onde está a ambição da diretoria e da nova comissão.

O que vamos disputar?

Um Mineiro, uma Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-Americana.

Temos elenco qualificado para ganhar ao menos duas?

Precisamos.

Para isso, precisamos que a diretoria para de desmentir boato e passe a anunciar atleta.

E que sejam atletas de peso.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

MERCADO DESAQUECIDO

POR: RAPOSO SENSATO

O Cruzeiro ainda não anunciou ninguém como reforço para 2016.

Outros times pouco se movimentam também.

Quando anunciam reforços, ninguém de "peso" chega.

Novos tempos no futebol brasileiro?

Talvez.

O mercado está desaquecido.

Para não dizer frio.

O Cruzeiro, depois de ter quase todo seu elenco posto em xeque em 2015, fez uma análise profunda do que possui.

Chegou à conclusão que não deve mexer demais.

Deve, sim, enxugar onde pode.

E trazer jogadores de qualidade, que vão chegar e vestir a camisa.

Para compor, já temos o suficiente.

E nesse desaquecimento, a diretoria mais tem vindo à público desmentir que anunciar algo.

Não há nada de Maxi, Giovinco, Luiz Antônio ou Aloísio.

Ao menos, é o que dizem os diretores.

A torcida aguarda, ansiosa, quem virá e vestirá o manto sagrado de tantas glórias.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

GIOVINCO? SERIA EXCELENTE! MAXI? UMA INCÓGINITA

POR: JOÃO VITOR VIANA

Em tempos de especulação, nomes surgem a todo o momento. O Cruzeiro trabalha, de forma sigilosa, a contratação de reforços pontuais, que cheguem para serem titulares e outros que possam vir a explodir no time em 2016. Hoje o nome de Giovinco, atacante velocista e de ótimo chute, foi o que movimentou as redes sociais.

O atacante, de 28 anos, está atualmente defendendo o Toronto FC, foi muito bem MLS, marcando 22 gols e dando 16 assistências. Na base da Juventus era um dos promissores atletas. Cairia como uma luva no ataque do Cruzeiro, já que pouco se machuca e tem uma técnica acima do normal.

Outro jogador, esse mais experiente, Maxi Rdoriguez, também teria sido sondado e, inclusive, teria uma proposta em mãos. Seria um contrato de dois anos e R$ 500 mil mensais. O jogador argentino, que defende o Newels Old Boys, no entanto, negou a mudar de clube, segundo uma rádio argentina. Para mim seria uma incógnita, até pela idade. Tecnicamente acrescentaria. Teria que ver as condições físicas. Para mim, uma incógnita.

Outros atletas
O Cruzeiro busca jogadores do meio para frente. Isso é uma certeza. E deverá anunciar, antes do Natal, ao menos dois jogadores. Um deles, Douglas Coutinho, a quem tenho minhas dúvidas pelo passado recente.

SEMANA DE NOVIDADES

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro poderá anunciar, a qualquer momento, seus primeiros reforços. O clube já tem algumas ações bem adiantadas, faltando tão somente que o atleta chegue a Belo Horizonte, faça exames e assine contrato. Ao menos, é o que disse o diretor de futebol do clube, Thiago Scuro, em entrevista à imprensa, ontem.

Deivid e a diretoria já fizeram o diagnóstico daquilo que o clube estava carente. Perguntado se vai chegar "peixe grande", Scuro afirmou que "vai chegar aquilo que o Cruzeiro entende que atende ao perfil do que o clube precisa e vai disputar". Diante disso, entendemos que não virá aquele jogador para "receber em aeroporto". Atletas que podem fazer do Cruzeiro um trampolim em suas carreiras, como foram Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, são os que mais interessam. Para que não haja erro, toda uma avaliação está sendo feita, de forma individual. Para a diretoria e comissão técnica, é importante que o clube tenha informações sobre os jogadores, desde quantas vezes entrou em campo na última temporada até como é seu "extracampo". O simples currículo, com títulos, não vai ser determinante para a chegada de um determinado jogador. Informações, inclusive se o atleta é "de grupo" ou não, são muito bem-vindas.

O Cruzeiro procura quatro atletas do meio para frente e dois que atuam mais recuados. Pelo que vem se desenhando, é certo que um "camisa 10" e um "camisa 9" estão na pauta. A defesa celeste é o que deve mudar menos e, se sair, dificilmente terá reposição. Nos bastidores fala-se que o Coritiba estaria interessado em atletas celeste e que outros clubes, como Fluminense, Ponte Preta e Grêmio, também demonstraram interesse em jogadores. Os mais cotados para sair são: Fabiano, Grolli, Marquinhos, Marinho, Joel, Gabriel Xavier, Willian Farias, Pará e Mena. Já deixaram o clube, Ceará, Charles, Eurico, Júlio Baptista e Leandro Damião. Outros, como Gilson e Pedro Ken não tiveram seus contratos renovados.

Quem pode chegar?
Nos bastidores, o nome de Douglas Coutinho, que passou boa parte do ano como reserva de Walter no Atlético-PR, é o mais cotado para o ataque celeste. Outros dois jogadores, esses que atuam no exterior, também estão próximos. A posição não foi revelada pela diretoria, mas especula-se que um deles seja um "camisa 10".

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

DIANTE DO CENÁRIO, UMA BOA APOSTA


POR: RAPOSO SENSATO

2016 será bem diferente de 2015.

Sem a pressão de uma dupla conquista de Brasileiro.

Menos competições a serem disputadas simultaneamente.

E com uma diretoria bem renovada.

Aliás, nunca antes na história desse país o Cruzeiro teve tanta gente nova em seu comando.

Na diretoria e, agora, na comissão técnica.

Thiago Scuro é um menino de 33 anos.

Vicintin, um de 38.

Deivid, técnico anunciado, 36.

Pedrinho, auxiliar, 38.

Destoam aí, Gilvan e Benecy.

No mais, a juventude assumiu o Cruzeiro.

Num cenário diferente do passado recente, uma aposta, ao meu ver, acertada.

Deivid terá tempo de fazer testes, já que no primeiro semestre terá basicamente Campeonato Mineiro, alguns jogos da Copa do Brasil e início do Brasileiro.

E é um treinador que tem o respeito do pessoal.

Os próprios jogadores fizeram um lobby para que ele fosse efetivado.

Ele tem na essência o que Mano passou nos últimos três meses.

E aprendeu muito por onde passou também.

Até com Luxemburgo.

Apoio a decisão da diretoria diante do cenário.

Talvez fosse outra se estivéssemos numa Libertadores.

Mas precisamos também dar chance a quem quer aparecer.

E pelo discurso de Deivid, vem coisa boa em 2016.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

UMA CHANCE PARA DEIVID

POR: JOÃO VITOR VIANA

Somente se algo muito anormal acontecer, o técnico do Cruzeiro não será Deivid. Isso é consenso na diretoria do Cruzeiro, que agora busca formar uma comissão técnica que possa dar ao técnico todo um embasamento técnico e tático, a fim de que ele possa, em 2016, fazer um bom trabalho e, quem sabe, conquistar títulos.

A diretoria consultou alguns jogadores influentes do clube, que não se opuseram ao nome do possível novo comandante, dando o sinal verde. Ao lado de Deivid está o conhecimento do clube e o respeito dos atletas, além do aprendizado que teve nos últimos tempos, quando se preparou para, um dia, ser técnico de futebol.

O que falta para a oficialização de Deivid é tão somente a formatação da nova comissão técnica. Mano levou com ele para China alguns profissionais, que terão que ser repostos. Enquanto os profissionais não chegam, Deivid, em comum acordo com a diretoria, vai articulando nomes de atletas para reforçarem o time em 2016. Deivid teria, inclusive, dado o "ok" para a saída de quatro atletas: Dagoberto, Pedro Ken, Ananias e Seymour. O Cruzeiro já economizou mais de R$ 1,5 milhão com a saída de atletas e deve economizar mais ainda nos próximos dias. Isso porque o clube contava com 11 atletas emprestados, que retornam. Outros nomes deverão ser anunciados em breve para deixar o clube, todos com o aval de Deivid.

No início da situação de perda de Mano, vários nomes foram falados internamente, como Sampaoli, Aguirre, Seedorf e Adilson. Contudo, a diretoria celeste acredita que Deivid pode ser uma solução caseira interessante, pelo modo como trabalha e como lida com os atletas. Espelhado em exemplos internacionais e nacionais, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, já foi convencido que Deivid merece uma chance. Talvez fosse diferente, se o Cruzeiro estivesse na Libertadores, informou uma fonte dentro do clube. Contudo, com apenas Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e uma possível Primeira Liga, não há alarde no momento para acertar com outro nome. A não ser que um furacão passe pela Toca II, o que não acredito, Deivid será o técnico do Cruzeiro em 2016.


"QUILATE" DO TREINADOR VAI DEFINIR AS AMBIÇÕES DO CRUZEIRO EM 2016

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro ainda não anunciou. Contudo, o nome do técnico vai definir o que o Cruzeiro pretende para 2016. Com Mano, o discurso era o de voltar a disputar os principais títulos. Com a saída do treinador, que abdicou do contrato que time em prol de um dinheiro estratosférico, o clube tem que se planejar novamente. E toda a ambição do time volta a ficar em xeque, haja vista que ainda não se sabe quem virá para 2016.

Quando o Cruzeiro estava em crise, em 2011, cada treinador que vinha mostrava a que tinha vindo. E foi um dando mais errado que o outro pois a cabeça de cada um era pior também. Terminou com Vagner Mancini, um dos piores treinadores da história do Cruzeiro, que viu Roger e cia. brilharem e golearem o rival e se safarem de um rebaixamento vergonhoso. O treinador, que teve um aproveitamento ridículo de 38% ainda saiu falando que tinha salvado o clube...

E foi Mancini o responsável por montar um time horroroso em 2012, que teve que ser remodelado por Celso Roth. Sabíamos que era um ano para ajeitar a casa, mas que com Roth não chegaríamos a lugar algum. Dito e feito. Técnico sem ambição. Veio 2013 e 2014 e Alexandre Mattos reconstruiu o Cruzeiro do zero. Com alguns pitacos de Marcelo Oliveira, montou um time qualificado, que brigou por tudo nos dois anos. Mas o time foi desfeito e 2015 serviu para pagar a conta. Mas podíamos ter feito um Brasileiro muito melhor, principalmente se o planejamento no final do ano passado fosse melhor desenhado.

O ego, esse ano, tomou conta da diretoria. Saiu diretor e o presidente se pôs na função, como dono do mundo. Renovou, de forma equivocada, com Marcelo Oliveira. Muitos torcedores vão me metralhar, mas as imposições que o treinador fez para renovar foram absurdas, a contar o afastamento de jogadores importantes e a manutenção de atletas sem sentido. Claramente sem o domínio do grupo, a diretoria demorou a dispensá-lo. E pior: trouxeram um pior para substituir. Luxemburgo até que começou bem. O "papa", segundo um jornalista aqui de Minas Gerais, no entanto, foi cavando, cavando e cavando. Indicou Uillian Farías e Marinho ao Cruzeiro, dois jogadores sem a menor qualificação técnica, inchando mais o grupo. Outro que demorou a sair.

Saiu para a entrada de Mano, que trouxe nova forma de o time jogar. Deixou de lado os jogadores ruins e aproveitou aqueles que acabaram dando certo, dentro de um esquema que só perdeu por duas vezes. E olha que a última rodada estava quase desenhada para a derrota, já que a diretoria, de antemão, dispensou quatro jogadores. Time que já sabia que o treinador sairia não se empenhou tanto e foi derrotado pelo Internacional.

Agora passemos a pensar em 2016. Quem virá? Qual nossa ambição? Aquela, tipo Vagner Mancini? Será tipo Roth? Ou será tipo a que Mano implementou? Cruzeiro não é clube para testes. É clube que disputa títulos. E é bom que a diretoria aprenda com os erros desse ano, diminua o ego e volte a gerir o clube como um campeão. O quilate do treinador vai nos dizer o que queremos no ano que vem.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

NOVOS DISCURSOS DESCONEXOS

POR: MARCÃO ANTI-FRANGA

O Cruzeiro termina o ano, internamente, como começou: discursos desconexos. Contudo, diferentemente do que fez - uma série de bobagens -, os erros estão somente nos discursos, não ainda nas ações.

A diretoria, antes da hora, anunciou que estavam liberados quatro jogadores. Isso prestes a um jogo que poderia valer uma premiação de mais R$ 1 milhão. Mas a diretoria preferiu enxugar a folha antes, economizar um dinheiro e abdicar de um melhor posicionamento da tabela, que poderia, sim, ocorrer.

Dispensou Ceará com a desculpa de enxugamento de folha. O jogador é falado no América-MG. Será mesmo que foi essa a questão? Ou será que o América está com mais bala na agulha que nós? Sejamos claros! Querem dar nova oportunidade a Mayke, que perdeu valor de mercado, para que seja vendido no meio do ano ou ao final de 2016. Não tem outra resposta.

A diretoria também afirmara que iria se programar para 2016 de forma antecipada. Contudo, sabendo que Mano não continuaria, ainda está pensando em quem contratar. Será mesmo que tanta cautela vai ser primordial para ter um ano melhor que 2015? Quem chega primeiro bebe água limpa, dr. Gilvan!

O certo é que ficamos a ver navios com a saída de Mano para o futebol chinês. Tudo que tínhamos programado reiniciou e perdemos muito tempo no novo projeto. Que a diretoria refaça isso o quanto antes, acerte com um treinador competente por um longo período e dê a ele as melhores condições de trabalho.

No Brasil a cultura precisa mudar. Se de um lado o treinador abandona o barco quando vê grana na frente, de outro também não tem a menor segurança se vai permanecer até o final. Vamos ver quem chega. Se é Deivid que assume, se é Seedorf, se é outro treinador nacional. Gostaria de ver por aqui Aguirre ou Fossati. O primeiro acertou com o nosso rival, que não demorou tanto para contratar. O segundo, não sei por onde anda, mas fez um bom trabalho no Internacional. Seedorf é uma incógnita e não sei se Deivid, hoje, seria o mais adequado. Pode dar certo, mas vai estar tão preso ao cargo como prego no angu.

Que os discursos deixem de ser desconexos, que as atitudes mudem e que o Cruzeiro, em 2016, seja aquilo que sempre foi, desde sua fundação.