POR: JOÃO VITOR VIANA
Quando se fala em Marketing, uma série de fatores dizem respeito ao assunto. Como pós-graduado nessa área, acredito que posso falar um pouco e até avaliar algumas ações que o setor do Cruzeiro tem feito.
Bom, não vou entrar no mérito das vendas casadas de ingresso e seus respectivos descontos, embora já tenha manifestado que sou a favor de mais descontos àqueles que se comprometam a ir a mais jogos, principalmente nessa reta final de Brasileiro.
Mas hoje vou falar do lançamento da camisa retrô do Cruzeiro e também do terceiro uniforme. Sim, em meio a um turbilhão de jogos decisivos, a diretoria do Cruzeiro tem se importado em lançar uniforme. E no final do ano, quando normalmente o torcedor faz sua reserva para férias e festas de fim de ano. Momento, no mínimo, inapropriado.
Como mostra essa reportagem do portal Superesportes, o setor de Marketing do Cruzeiro, na próxima segunda, lançará dois uniformes. A se considerar que estamos no final de ano, em meio a uma crise econômica e que os torcedores, alguns, até descrentes com o time. E nesse cenário o Cruzeiro espera lucrar. Pode até acontecer. Mas não será a melhor data para tal lançamento.
O terceiro uniforme, normalmente, é usado em competições internacionais ou em eventos diferenciados, como amistosos ou datas comemorativas. Claro que pode ser usado em um ou outro jogo, mas normalmente, em jogos oficiais, usa-se o uniforme principal ou o reserva (ou ainda uma mescla deles, como o Cruzeiro fez, várias vezes, jogando com camisa branca e short azul).
Na minha visão, deviam esperar janeiro chegar. Principalmente ligando o uniforme a algum reforço de peso, a ser usado na venda do produto. Mas o Marketing do Cruzeiro parece engatinhar e pensa muito pequeno. Para se lançar um produto no mercado deve-se, inicialmente, analisar dois pilares: possibilidade e necessidade. Acredito que o Cruzeiro peca, e muito, nesse quesito e perde, e muito, dinheiro.
Tem toda razão! Não havia pensado sobre isso..
ResponderExcluirNa verdade, o tal marketing (perdão,não entendo nada do assunto) tem umas discrepâncias fora do comum,senão vejamos: - O cai cai do Neymar,fazendo anúncio de shampoo...Com aquele cabelo?
Porque não o Valter (Atacante do Goiás,com passagem pelo CRUZEIRO),não faz anúncio de emagrecedor?
Não acho legal o retorno do Neilton, não é atacante pro maior e melhor de Minas. Use-o como moeda de troca!
Mais pelo menos o Neilton não é de vidro , prefiro ele do que o Alison
ResponderExcluirÉ estranha demais essa insistência em lançar terceiro uniforme no final do ano. Será que eu que sou o imbecil nessa história? Não consigo entender de jeito nenhum...
ResponderExcluirCreio que uma forma de arrecadar dinheiro , pois os clubes estão sem grana , e dezembro e janeiro não tem dinheiro de bilheteira, e tem muita conta conta pra pagar, tipo 13º e tal,
ResponderExcluirNão seria uma questão de estarem olhando para o decimo terceiro salário e para as vendas de natal?
ResponderExcluirDeve ser isso, mas na prática vemos que os 3os uniformes vendem pouco, e nessa reta final precisamos do torcedor comprando ingressos. . Se venderiam mais sendo lançados antes, não dá pra saber. Mas no passado recente tivemos uniformes muito bonitos, 3os, que pouco venderam.
ResponderExcluirEste blog realmente aparenta estar abandonado! Infelizmente!
ResponderExcluirVocês precisam decidir se continuam com qualidade ou se deixam o blog acabar!
É preciso diversificar os blogueiros e os estilos de postagens! Pessoas diferentes têm visões e estilos diferentes de enxergar o futebol.
Abraço a todos!