segunda-feira, 22 de abril de 2019

MIL DIAS DE MANO

Mano Menezes chegou a uma marca incrível: 1000 dias à frente de um time de futebol. Essa realidade, no Brasil, quase inexiste. Antes mesmo do Campeonato Brasileiro começar, 40% dos times já trocaram de técnicos, um verdadeiro absurdo em termos de desperdício de dinheiro e de planejamento. Inclusive há diversos times da Série A - Goiás, rival e Ceará - que estão sem um treinador oficial. E correm atrás para contratar um, digamos, para juntar os cacos e trocar o pneu do carro em movimento. O ano, assim, praticamente fica entregue.
Já essa realidade no Cruzeiro é outra. Mano vive, talvez, o melhor momento de sua carreira. 1000 dias ininterruptos, quatro títulos, um time nas mãos e a confiança do torcedor. Desde 26 de julho de 2016 no clube, Mano é, acredito, o treinador mais respeitado atualmente. Com dois bicampeonatos (Mineiro 2018-2019) e Copa do Brasil (2017-2018), Mano se junta a um seleto grupo de treinadores que mais dirigiram o Cruzeiro na história. Já são 213 jogos, sendo o quarto treinador na hierarquia deste quesito. Mano só fica atrás de Niginho (247 jogos), Levir Culpi (257) e Ilton Chaves (389). E desde julho de 2016 já são 100 vitórias, 55 empates e 42 derrotas.
Mano chegou ao Cruzeiro ainda na gestão Gilvan de Pinho Tavares. Em 18º à época, o treinador chegou para implantar um sistema de jogo a fim de tirar o Cruzeiro do rebaixamento. O péssimo trabalho de Paulo Bento fez com que o treinador gaúcho fizesse uma mágica e levasse o Cruzeiro ao décimo segundo lugar. Dando seguimento ao seu trabalho, Mano renovou o seu contrato por dois anos e implantando sua filosifia e trazendo os jogadores para as posições carentes, conseguiu lograr êxito em 2017 e 2018. Campeão Mineiro no ano passado e duas vezes campeão da Copa do Brasil, Mano saiu de questionado a incontestável. Há quem ainda fale de seu modo de jogo defensivo, o rotule de retranqueiro, mas quem ganha título e sabe montar time, tem que ser ovacionado e sempre lembrado E mais: a torcida tem que exigir que ele renove o contrato pelo menos até o fim dessa gestão. Mano tem o grupo nas mãos e o respeito de todos os atletas.
Disciplinador, exigente, Mano Menezes é um líder dentro desse elenco. Não é treinador de distribuir coletes como alguns que até pouco tempo passaram por aqui. É um treinador tarimbado e precisa ficar no time não só até o seu contrato, que se encerra em dezembro. Se ele fala "My name is Mano Menezes" a gente fala "Mano, stay here!".
Por: João Vitor Viana

8 comentários:

  1. Parabéns ao grande comandante MANO MENESES.
    Que fique mais 1.000 dias no mínimo no Cabuloso.
    Com certeza ganharíamos mais Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil, Libertadores e quem sabe o Mundial verdadeiro com 24 clubes que vem aí.
    Zerooooooooooooo
    Manooooooooooooo.

    ResponderExcluir
  2. se continuar com este plantel pode apostar seremos campeões senão formos garfados como ano passado.

    ResponderExcluir
  3. Péssimo treinador! A que ponto chegamos, comemorar a permanência de um retranqueiro desse! O futebol está acabando!

    ResponderExcluir
  4. Não rotularia Mano como retranqueiro, aliás, ele só faz isto em grandes jogos, decisões, ai realmente ele se preocupa mais em garantir o resultado do que dar espetáculo. Mas, vejam só, o time toca passes com qualidade, as vezes até enjoa voltando a bola para trás, mas não é um futebol de chutões e chuveirinhos ná área adversária como fazem Cuca e Felipão, por exemplo. É um jogo estudado, cauteloso, mas bonito de se ver. Agora, me digam ai quais os títulos que os treinadores que jogam pra frente, arriscando tudo, ganharam na sua história? O que Fernando Diniz ganhou como treinador? E outros do nível? Luxemburgo não ganha um título a quanto tempo? Gente, o futebol de hoje é pura marcação, força física e controle de espaço, quem não se adapta a isto está fadado a ficar só na lembrança do futebol romântico dos tempos antigos, e sem ganhar taças.

    ResponderExcluir
  5. Esse unknown é um cara chato véi só pode ser flanga, se o mano fosse mal treinador não teria conquistado 2 copas do Brasil seguidas nem com títulos vc está satisfeito tá até parecendo aqueles filhinho de papai enjoado que gosta de tudo do seu jeito nessa vida existe postura e atitudes diferentes então pelo menos guadegas as criticas pra vc

    ResponderExcluir
  6. NO BRASIL NAO TEMOS MELHOR TÉCNICO QUE O MANO!O MANO TEM QUE FICAR AQUI MUITO TEMPO

    ResponderExcluir

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra