Na meiúca da tabela, quase numa simetria total de vitória, empate e derrota, com gols feitos e sofridos se anulando, o Cruzeiro entra em campo nesta quinta-feira, às 21h30, no Independência, pela 32ª rodada da Série B do Brasileiro. Com chances de acesso quase nulas (0,01%) e de queda quase nulas (2,7%), o Cruzeiro busca, diante do Remo, chegar aos 42 pontos. O adversário dessa noite, comandado por Felipe Conceição, não vence há cinco jogos. Na tabela estão pertinho. Mais que a colocação na tabela, o jogo tem um cenário quase que individualizado.
Com 15 jogadores tendo o contrato se encerrando no final do ano, vários tentarão se manter para a próxima temporada. Assim, espera-se que o Cruzeiro seja um time aguerrido e, mais do que isso, objetivo nesta noite. Com problemas na lateral-esquerda - Matheus Pereira machucou o cotovelo e Jean Victor está com problema no olho -, veremos o fatídico Felipe Augusto por ali. Ao lado do atabalhoado Ramon, Brock e Rômulo, esta deve ser a defesa, comandada pelo capitão Fábio.
Já no meio, Adriano e Giovanni retornam, o que é bom pela melhora na qualidade no passe e saída de bola.
Moreno, que saiu para a seleção, viu Thiago subir no time e perdeu espaço. Deve começar no banco.
Cruzeiro x Remo
Cruzeiro
Fábio; Rômulo, Ramon, Eduardo Brock e Felipe Augusto (Norberto); Adriano, Lucas Ventura e Giovanni; Vítor Leque, Thiago e Bruno José
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Remo
Thiago Coelho; Thiago Ennes, Rafael Jansen, Marlon e Raimar; Marcos Júnior, Lucas Siqueira e Felipe Gedoz; Lucas Tocantins, Victor Andrade e Neto Pessôa
Técnico: Felipe Conceição
Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data: quinta-feira, 28 de outubro de 2021
Horário: 21h30
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
TV: Premiere
Cruzeirenses pendurados: Leo Santos, Marcinho, Rafael Sobis e Thiago
Por: João Vitor Viana
Com quatro jogadores da base mais horrorosa do univerno vai ganhar como? Com gol de canela do NONOCA! ?
ResponderExcluirJá notaram que a torcida não anima mais com esse time?
Ainda mais vendo o que o Atlético está fazendo com dezenas de contratações e nenhum jogador da base no time titular!
Eu fico olhando esses blogueirinhos (jornalistas é que não são, "especialistas em especialistas") defendendo jogadores como Thiago e Matheus Pereira, aí tomam uma catracada do Felipe Conceiçããããoooo, depois saem procurando "especialistas" para provar por A + B que Thiago é melhor que Marcelo Moreno e Matheus Pereira é melhor que um poste na ala esquerda mesmo o Pereira tropeçando na bola o tempo inteiro!
ResponderExcluirEsse time não cria chance de gol desde o Mano Menezes.
ResponderExcluirTime mal treinado, fica no troca de bola, pra lá e pra cá.
ResponderExcluirSe o Luxa permanecer vai ser isso aí.
ResponderExcluirMelhor emprego, hoje, é ser treinador, coloca jogador tocando bola prós lados e deixa acontecer.
ResponderExcluir"Pressionar, pressionar, pressionar ,
ResponderExcluirEsse é o nosso ideal.
Não fazemos gol nem no Remo,
Porque os meninos pintudos da base não acertam o gol nem a pau!"
Se fosse o Mano Menezes esses perebas da base teriam 5 jogos para mostrar serviço, caso contrário, RUA!
Rua! Igual fizeram com Wellinton "velocista"!
Não tem finalizador quando o Moreno não joga.
Vitor Leque além de jogar muito é inteligente.
ResponderExcluirSe os meninos favelados da base são tão bons pq eles não conseguem ganhar de Avaliação, Remo dentre outras imundície!?
ResponderExcluirTodos os ataques que o Moreno está na bola ele faz falta. Que jogador desgraçado de ruim.
ResponderExcluirTodo jogo que esse fraco do Moreno entra ele mata o jogo. Horroroso ao extremo. Deveria ser o primeiro a vazar ano que vem.
ResponderExcluirO Gedoz, 28 anos e dispensado do Nacional do Uruguai, botou os meninos pintudos defendidos pelo El Petiso, BLACK, Cidinho todos no BOLSO!
ResponderExcluirAbre teu olho XP ....
ResponderExcluirKkkkk
Abrirá, olho das cloacas com eXPertise!
ExcluirKkkkk*
*se é adorador da kiuklåxklein bote só três.
Seis pontos contra o Remo e perdeu os seis. Todo jogo que coloca o Marcelo Moreno no ataque o time morre. Pra piorar o goleiro toma um gol desse.
ResponderExcluirTem que tomar no cu demais. Time que Marcelo Moreno tem fã clube. Jogador extremamente horrível. Não tem uma qualidade mínima. Ruim em tudo. Apanha da bola, burro, não sabe fazer gols e nada.
Daqui a pouco chama o Marcelo Moreno pra coletiva, ele precisa falar que ama o time. Deveria era sumir, esse medíocre. Não sabe dominar uma bola, fazer um pivô, pra piorar exala burrice.
Ramon é outro ruim e burro.
Queria entender até quando o Luxemburgo vai colocar Marcelo Moreno e Sobis em campo. Já não bastasse o pereba do horrível do Marcelo Moreno, ele insiste com Sobis todo jogo.
ResponderExcluirA BOLA CHEGA E CHEGA MUITO NO MARCELO MORENO. EM TODOS OS LANCES ELE FAZ FALTA OU PERDE UMA BOLA SIMPLES. JÁ CHEGA DESSE HORROROSO TAMBÉM.
Essa torcida desgraçada prefere ameaçar o Leque do que pelo ou menos criticar esse pereba do Marcelo Moreno. Esse cara deveria ter vergonha e pedir o boné.
Conceição no Independão
ResponderExcluirBota o pau na minha mão
O culpado disso tudo é o Bolsonaro.
ResponderExcluirNão deixa de ser! O pernicioso é o rei Midas ao contrário. Não viu essa desgraça vestindo a camisa do Cruzeiro meses atrás? E o Renato Gaúcho bolsominio, o que deu lá no ninho?
ExcluirSua bicha mamadora de meninos, na Bolívia o Marcelo Moreno é o principal jogador!!!
ResponderExcluirJoga lá e não joga aqui?????
Bota esses perebas horrorosos da base para correr igual pangaré do nordeste e deixa o Moreno sozinho só para empurrar a bola pra dentro!!!!
Enquanto ficar endeusando meninos da base VAI PERMANECER na série B!
Kkkk petistas
ResponderExcluirQual gol que o Cruzeiro perdeu!! O Luxa tá enganando há muito tempo, e nós estamos aceitando. O Cruzeiro tá tão ruim que aceitamos esse treinador como salvador da pátria. Acorda gente. Time, por mais ruim que seja, cria alguma coisa, o Cruzeiro não cria nada.
ResponderExcluir"Eu queria ser,
ResponderExcluirA cordinha de seda da forca.
Para ficar apertadinha,
No pescoço do Bolsonaro!
Eu queria ser,
A lâmina da guilhotina,
Pra ficar bem perto da gargantinha,
E sentir o ânus do Bozo suar!"
😃 😂 😂 😂 😂 😂
Um treinador que coloca o Sobis pra jogar, jogador que tá encerrando carreira e com salário atrasado, é brincadeira. Vão se fuder, principalmente esse petista enrustido.
ResponderExcluirMaiz é só Sobistituto de qualquer outro puto.
ExcluirConceição, Conceição
ResponderExcluirVenha correndo
Que eu estou com tesão
Qual a diferença do Cruzeiro com Felipão e Cruzeiro com o Luxa.Nenhuma.Felipão caiu no Grêmio, e nós continuamos com o Luxa. Acorda, o Luxa só quer se dar bem.
ResponderExcluirSe dar bem é milionário jogar poker tomando um single malt
ExcluirUm time que em vários jogos não cria chances de gol, pior que seja o elenco, o treinador tem que ser responsabilizado.
ResponderExcluirVão se fuder quem defende esse treinador.
ResponderExcluirO Atletico de 2013-2014 tinha uma só jogada:
ResponderExcluirRéver ou Leonardo Silva davam uma bica pra frente procurando o Jô. Jô casquinhava de cabeça para os lados e pegava Bernard ou Tardelli, ou para o meio e pegava o Ronaldinho Gaúcho de frente para o gol. NÃO HAVIA condução de bola! Não havia troca de passes como o Brcelona! Não propunha o jogo como os times do Pep Guardiola!
No entanto, ganhou títulos! Até para jogar feio e de forma ridícula você tem que ter boa matéria prima e valorizar quem é diferenciado! Defender menino da base só pq corre igual um galgo é nivelar por baixo!
Como é que o Luciano sabe que os meninos da base são PINTUDOS?
ResponderExcluirkkkkkkkk.
Sua mãe foi no vestiário e espalhou pra todo mundo a novidade!
ExcluirFala Zezé bom dia cara....
ResponderExcluirAvisa pra Mariada correr pro youtube pra ficar olhando se tem vídeo novo com foto de Sheik ou milhões chegando no cruzeiro kkkk
��
Eu quero saber até quando essa torcida desgraçada vai aceitar isso. Até quando vão se vender por ingresso?
ResponderExcluirAté quando vão apoiar esse ameba do Marcelo Moreno? Até quando o Sobis vai entrar em campo? Todo jogo que coloca o Moreno o ataque morre, ele não consegue criar nada.
Eu não teço uma critica ao Thiago enquanto seu reserva for o Marcelo Moreno. É pra rir quem pede Marcelo Moreno e frita fora de Thiago. Mais um jogo que ele cria e é sacrificado de ponta pra esse horroroso camisa 9 apanhar da bola.
"CEO da MRV e um dos mecenas do Atlético, Rafael Menin afirmou, em entrevista exclusiva ao programa Super.FC da rádio Super 91,7FM, que não patrocinaria o Cruzeiro. Rafael afirmou que patrocinar o Galo não seria impeditivo para investir no rival, mas a paixão pelo clube do coração sobressai.
ResponderExcluir“Não impede. Só diria que o Cruzeiro a gente não patrocinaria, não faria. Nada contra o Cruzeiro, uma grande instituição com milhões de torcedores. Mas a paixão pelo Galo é tão grande que eu, como CEO da MRV, não conseguiria”, declarou o CEO."
O que o Kiko de sapatênis está esperando para levar essa entrevista para o CEO da Construtora Tenda?
Ah, é... o Kiko é do mesmo grupo de WhatsApp da jornalista da Rede Globo Minas, do Menin, do Roberto Irineu Marinho, do Emmanuel Carneiro...
Melhor levar pra Construtora Direcional.
ExcluirA torcida do Cruzeiro, por si só, alavanca o Cruzeiro. Basta tirar os sangue sugas que estão lá dentro. Eu, por exemplo, não tenho coragem de investir nessa turma de vagabundos. O que aconteceu, sem punição, pra essa turma que ficaram ricos com os roubos que fizeram.Temos que continuar cobrando. Não vamos deixar esses ladrões terem uma vida social com tranquilidade, onde os virmos vamos acusa-los. Essa turma não vai ficar impune. Quem souber onde os filhos estudam, indicam pra todos saberem o que os pais fizeram. Vão pra PQP.
ResponderExcluirOs filhos desses pilantras tem que saber o que os pais fizeram.
ResponderExcluirCom a paixão de milhões de Cruzeirenses.
ResponderExcluirMesmo saindo dessa, jamais vamos esquecer o que esses pilantras fizeram com todos nós. Chega de vergonha.
ResponderExcluir6,5 milhões de reais me deixam bem de vida.
ResponderExcluir6,5 milhões de reais não fazem nem cosquinha no bolso de qualquer conselheiro do Cruzeiro!
Nem em nenhum vagabundo de dentro de campo (incluindo os da BAAAAASEEEEE )!
Passando para avisar que o Time da Rádio Itatiaia tomou na cloaca para o Time da Rede Globo! Dois times que deveriam ser varridos da face da Terra por quantidade de corrupção envolvida neles!
ResponderExcluirEsse TAL de Brasil é FEITO e REFEITO para a CLASSE RICA mesmo!!!!
Do futebol à Assistência médica TUDO é feito para facilitar a vida dos mais ricos!!!!
Flávio Migliaccio estava certo mesmo: "o Brasil não deu certo!"
Passando para avisar que o Grêmio perdeu para o Palmeiras dentro de casa por causa de um gol legítimo do Grêmio anulado pelo VAR/CBF.
ResponderExcluirSó sei que a torcida do Grêmio fez o papel de torcida de clube grade: invadiu o campo e quebrou a cabine do VAR e os microfones da Rede Globo, ou seja, a torcida do Grêmio deu o grito "o meu OVO que vão rebaixar o Grêmio na arbitragem!"
Se a torcida do Cruzeiro tivesse invadido o campo quando a Rede Globo fez a reportagem maldita, teríamos perdido mando de campo e mais nada! Era só jogar em Brasília!
>>>>>>>>>>>>>>>>
ResponderExcluirLuciano Andrade29 de outubro de 2021 23:04
“Não impede. Só diria que o Cruzeiro a gente não patrocinaria, não faria. Nada contra o Cruzeiro, uma grande instituição com milhões de torcedores. Mas(...)"
>>>>>>>>>>>>>>>>
E é conversa fiada a de quem diz que PRECISA patrocinar "inimigo". Para ficar claro.
"
esportes.estadao.com.br
20/03/2013
SÃO PAULO - Pesquisa feita pela Stochos Sports & Entertainment mostra que a paixão dos torcedores pelos seus times de coração não impedem de eles adquirirem produtos ou se beneficiar de serviços que por ventura estejam em bandeiras rivais. A conclusão acaba sendo um alento para marcas que resolver apostar em determinados clubes e temem ficar malfadadas diante de outros. Pelo menos é o que diz o resultado deste trabalho. De acordo com os números finais do levantamento, 96% dos torcedores entrevistados disseram não deixar de comprar um produto só porque ele é patrocinador do time adversário. E apenas 3% afirmaram se sentir incomodado com o fato.
Nem sempre foi assim. No começo da década de 1990, quando o Palmeiras se acertou com a Parmalat (empresa de laticínios,que tinha no leite seu grande negócio no momento), era comum ouvir de torcedores corintianos, são-paulinos e santistas que 'o tal leite Parmalat' jamais entraria em suas casas. Tudo para não ajudar o Pameiras. Naquela época, o Palmeiras/Parmalat formou equipes fortes e competitivas e conseguiu acabar com a fila de 17 anos sem vencer. De quebra, faturou, além do Paulista de 1993, mais dois Campeonato Brasileiros, de 1993/94. A pesquisa também aponta que 41% desses torcedores que não comprariam ou usariam serviços de patrocinadores rivais também torcem o nariz pelas empresas fornecedores de material esportivo dos times 'inimigos'.
O resultado desse trabalho faz parte do Brand Tracking, produto de estudo feito anualmente pela Stochos. As informações contidas nessa enquete foram coletadas em pesquisas quantitativas, com entrevistas pessoais. Foram ouvidos cerca de 24 mil pessoas (70% homens e 30% mulheres) das classes A, B, C e D. Todos com 16 anos ou mais.
"
A unica forma do Cruzeiro não perder é não tendo jogo! Heshuaaheshuaheshua!
ResponderExcluirTime ridículo de categoria de base horrorosa!
O Thiago "que come" Maria é igual vaca holandesa cruzada com boi mocho: dá 10 litros de leite mas enfia a pata no balde!
ResponderExcluirCom Giovani armando jogo, fica dificil
ResponderExcluirEsse time é RIDÍCULO. Vamos cair pra série C. Rômulo tem 100 anos de idade e é ruim e burro. Eu odeio esses caras.
ResponderExcluirTime vive de cruzamentos na área. Time mal treinado, e cruzamento pro Thiago brigar com cinco defensores. Time chega com muito pouco jogadores no ataque.
ResponderExcluirRenovar com Wellington Nem, Giovanni e o Fábio. Fábio titular até os mil jogos e depois outro goleiro. Isso tem que ser obrigação. OBRIGAÇÃO!
ResponderExcluirNonoca, Nonoca vai sentar na piroca!
ResponderExcluirE tinha gente achando que Nonoca é craque...
Hoje tem gol de Marcelo Moreno!
Se o Marcelo Moreno é jogador de futebol, minha mãe é puta.
ResponderExcluirComi a sua mãe no Brilhante no sábado!
ResponderExcluirKekekekekeke!
Vá sentar no Márcio Bambu!
ResponderExcluirUma torcida que aplaude Marcelo Moreno merece tudo isso. Atacante que beira a medíocridade. Um cara desse com a camisa do Cruzeiro é um vergonha por completa.
ResponderExcluirQuem aplaude Marcelo Moreno e Bruno José é VAGABUNDO igual eles.
Queria entender como o Luxemburgo coloca o Marcelo Moreno todo jogo? Felipe Augusto joga os 90 minutos? Bruno José é um fraco, pior que o Elber em péssimo momento. Esse time é uma vergonha pra nossa história. Salários em dia, time é fraco, mal treinado e de jogadores mediocres.
Sua Maria Bicha do caralho!!!!
ExcluirQuem era a porra do centroavante nos campeonatos Brasileiros de 2013-2014??????
Vá se foder!!!!!
Vá transar de costas com os meninos pintudos da base!!!
Vai cair hein
ResponderExcluirKkk
LUXEMBURGO segue a mesma cartilha de Felipe Conceição e Mozart. Começa bem e depois não ganha mais de ninguém. O elenco é ruim e a insistência deles nesses veteranos horríveis é pior ainda.
ResponderExcluirCalma meus amigos .... nada é tão ruim que não possa piorar .... a que ponto chegamos ... SSR já entregou o cargo a muito tempo ... estamos sendo guiados pelo Luxa ... técnico, diretor de futebol e presidente do Cruzeiro ... Pedrinho dá mas quer receber ... fazer igual ao véio da MRV ninguém quer ... só o véio mesmo para deixar acionista de cabelo branco ... cara da comunicação e marketing já pulou fora ... graças a Deus... quanto profissional ruim ... 5 pontos em 15 ... 33.3 % ... é o que precisamos ... será ???
ResponderExcluirO Thiago pode não ser esse primor. Mas é o melhor jogador de frente que temos, o que mais cria, que mais se esforça e o único que leva de alguma forma perigo. Queria saber até quando o Luxemburgo vai matar ele de ponta pra colocar esse ameba, fraco Marcelo Moreno na vaga dele.
ResponderExcluir"Centroavante" que tem a finalização tão qualificada quanto a de um goleiro de Copa Itatiaia é tão BOOOSTAAAA quanto aqueles que o defendem!
ResponderExcluirQue isso galera, melhor se preocupar com o futebol do time que com certos atributos dos jogadores, coisa de devoto de "San Baitola".
ResponderExcluirTemos 33 partidas e 15 empates, campanha pior que times com 1/3 dos nossos gastos com futebol. Jamais se pode aceitar isso. Por mim tinha negociado até o Fabio em 2020. Recomeçar do zero, montando uma estrutura do time, mais barato e mais incisivo.
Que o time ao menos termine 2021 de forma dignamente.
Meu time pra 2022 se fosse CEO do Cruzeiro só tinha três jogadores desse atual time titular.
ResponderExcluirNonoca
Adriano
Giovanni.
Mudaria todos os outros.
Obs: Gosto muito do Thiago e acho que ele entrega, mas se não fazer gols, fica difícil. Mas ainda assim acho ele bom jogador.
Fala Mariada, boa noite!
ResponderExcluirPassando pra avisar duas coisas:
1 - Venho diariamente aqui tirar prints dos comentários de vcs debatendo sobre a RÔLA dos meninos da base kkk
Continuem assim.. Esses prints fazem sucesso nos grupos do ZapGalo
2 - Pra quem estava soltando foguete pelo rabo com as vitórias de palmeiras e flamengo.. saibam que Londrina e Brusque venceram hoje.
Ou seja
Não pode pingar um trocado que esse time de merda já corre pra porta da zona kkkk
Valew galera
Agora podem continuar falando da rôla do Tiago.
PS. Luciano sua mãe eh nossa!!!
Na meiúca da tabela, quase numa simetria total de vitória, empate e derrota, com gols feitos e sofridos se anulando, o Cruzeiro entra em campo nesta quinta-feira, às 21h30, no Independência, pela 32ª rodada da Série B do Brasileiro. Com chances de acesso quase nulas (0,01%) e de queda quase nulas (2,7%), o Cruzeiro busca, diante do Remo, chegar aos 42 pontos. O adversário dessa noite, comandado por Felipe Conceição, não vence há cinco jogos. Na tabela estão pertinho. Mais que a colocação na tabela, o jogo tem um cenário quase que individualizado.
ResponderExcluir...
ResponderExcluir...
Fala Mariada, boa noite!
ResponderExcluirPassando pra avisar duas coisas:
1 - Venho diariamente aqui tirar prints dos comentários de vcs debatendo sobre a RÔLA dos meninos da base kkk
Continuem assim.. Esses prints fazem sucesso nos grupos do ZapGalo
2 - Pra quem estava soltando foguete pelo rabo com as vitórias de palmeiras e flamengo.. saibam que Londrina e Brusque venceram hoje.
Ou seja
Não pode pingar um trocado que esse time de merda já corre pra porta da zona kkkk
Valew galera
...
Excluir...
@anônimo, quer isolar o FrangAnônimo? Faça assim.
ResponderExcluirMas antes pergunte para ele se eu escrever no meu pau, com o batom da galinha mãe, POLEIRO DO GALINHEIRO, se ele também tira print.
Na meiúca da tabela, quase numa simetria total de vitória, empate e derrota, com gols feitos e sofridos se anulando, o Cruzeiro entra em campo nesta quinta-feira, às 21h30, no Independência, pela 32ª rodada da Série B do Brasileiro. Com chances de acesso quase nulas (0,01%) e de queda quase nulas (2,7%), o Cruzeiro busca, diante do Remo, chegar aos 42 pontos. O adversário dessa noite, comandado por Felipe Conceição, não vence há cinco jogos. Na tabela estão pertinho. Mais que a colocação na tabela, o jogo tem um cenário quase que individualizado.
ResponderExcluirCom 15 jogadores tendo o contrato se encerrando no final do ano, vários tentarão se manter para a próxima temporada. Assim, espera-se que o Cruzeiro seja um time aguerrido e, mais do que isso, objetivo nesta noite. Com problemas na lateral-esquerda - Matheus Pereira machucou o cotovelo e Jean Victor está com problema no olho -, veremos o fatídico Felipe Augusto por ali. Ao lado do atabalhoado Ramon, Brock e Rômulo, esta deve ser a defesa, comandada pelo capitão Fábio.
Já no meio, Adriano e Giovanni retornam, o que é bom pela melhora na qualidade no passe e saída de bola.
Moreno, que saiu para a seleção, viu Thiago subir no time e perdeu espaço. Deve começar no banco.
Na lanterna
ResponderExcluirIbovespa cai 19% em dólar no ano e tem pior desempenho entre principais índices do mundo em meio a riscos fiscais
Contraste fica ainda maior quando comparado com alta expressiva das bolsas americanas no ano; analistas destacam possíveis oportunidades
Lara Rizério
25 out 2021 13h55
SÃO PAULO – Mesmo em meio à recuperação nesta segunda-feira (25) do Ibovespa, o quadro para o benchmark da Bolsa brasileira não é nada positivo no ano.
O índice registrava a maior perda em dólares em 2021 entre os principais índices de ações do mundo, com a baixa sendo intensificada em meio à preocupação com o fiscal com a manobra acertada entre governo e Congresso para ampliar o teto de gastos.
Até a última sexta, cabe ressaltar, a moeda americana acumulava alta de 3,35% no mês e de 8,50% no ano, fechando o último pregão cotada acima dos R$ 5,60 (confira o que esperar para o câmbio clicando aqui).
No acumulado do ano até o fechamento de sexta-feira (22), a queda do Ibovespa é de 19% em dólares. Essa queda chama ainda mais a atenção se comparada ao desempenho dos índices americanos, com o S&P500 em alta acumulada de 21%, enquanto o Nasdaq e o Dow Jones também registravam ganhos expressivos até a última sessão.
DESANIMOU
ResponderExcluirPrévias operacionais fracas derrubam ações da MRV; veja 3 motivos para a decepção dos investidores
Inflação dos custos de construção se refletiram em aumentos nos preços dos imóveis, impactando negativamente as operações da companhia no terceiro trimestre
Julia Wiltgen
19 de outubro de 2021
15:50 - atualizado às 16:03
Logo da MRV (MRVE3) nas cores verde e amarelo
Velocidade de vendas no terceiro trimestre caiu ao menor patamar desde o quarto trimestre de 2019. Imagem: Divulgação
O pessimismo do mercado em relação ao setor imobiliário já começa a se materializar em números. Ontem à noite, a MRV (MRVE3), uma das principais construtoras da bolsa brasileira, divulgou prévias operacionais consideradas fracas por analistas e investidores, e hoje suas ações amargaram uma das maiores perdas do Ibovespa, num dia já bastante negativo para o índice.
Os papéis da incorporadora (MRVE3) fecharam em queda de 6,33%, a R$ 11,69, enquanto o Ibovespa fechou em baixa de 3,28%.
No terceiro trimestre, a MRV lançou R$ 2,08 bilhões, alta de 0,5% em relação ao mesmo período de 2020, mas queda de 13,1% em relação ao segundo trimestre.
PUBLICIDADE
Sem contar a subsidiária AHS, que atua no mercado americano, os lançamentos apresentaram crescimento de 11% na comparação anual e vieram acima das estimativas do BTG e do JP Morgan, mas abaixo do esperado pelo Credit Suisse.
Embora alguns analistas tenham considerado esta cifra ainda sólida, ao menos três pontos das prévias decepcionaram: vendas líquidas fracas, velocidade de vendas baixa e queima de caixa.
1. Vendas líquidas fracas
As vendas líquidas da MRV no terceiro trimestre totalizaram R$ 2,01 bilhões, queda de 2,4% ante o trimestre anterior e alta de 2,4% na comparação anual; sem considerar a AHS, as vendas líquidas totalizaram R$ 1,39 bilhão, uma queda de 29% em relação ao terceiro trimestre do ano passado e abaixo do esperado por BTG, JP Morgan e Credit Suisse.
As vendas decepcionantes podem ser atribuídas à elevação dos preços, decorrente do encarecimento dos materiais de construção. Em outras palavras, a incorporadora repassou alta dos custos de construção para os preços, e isso justo num momento em que os financiamentos estão encarecendo, devido à alta nas taxas de juros.
De fato, o preço médio por unidade subiu 48,9% em comparação com o terceiro trimestre de 2020 e 20,5% ante o segundo trimestre deste ano, para R$ 238 mil.