terça-feira, 8 de junho de 2010

PITACO DO JORNALISTA: Análise de Brasil, Itália, França, Holanda e Inglaterra na Copa do Mundo


Por: João Vitor Viana

A Copa está logo aí e as apostas começam a ser feitas. Toda rodada postarei, aqui, os meus palpites. Porém, antes, vamos analisar as seleções favoritas. A primeira delas é o Brasil

O Brasil chega ao mundial desacreditado no país e supervalorizado no exterior. Por aqui, Dunga convocou mal, deixou talentos de fora e pode se complicar por acreditar mais nele que em 200 milhões de pessoas. No entanto, Dunga acredita que o êxito nesses três anos e meio de trabalho também acontecerá na Copa. Tem em Kaká o melhor jogador e a base do sucesso. Há ainda Luis Fabiano e Maicon, jogadores de nível mundial. É favorito se jogar ao seu melhor nível.

A Itália não é a mesma da última Copa. Atual campeã, a azzurra tem uma equipe velha, de ataque fraco. Aposta em sua defesa novamente. No entanto, nos últimos amistosos mostrou vários defeitos, inclusive em sua famosa zaga. É um time que acredito não chegar longe.

A França tem um dos piores times dos últimos anos. Acredito que nem da primeira fase ela passe. A derrota para a China em amistoso preparatório foi apenas um detalhe do tamanho dos problemas que o treinador da seleção enfrentará. Fica na primeira fase, para alegria do Brasil.

Holanda e Inglaterra, ao contrário dos franceses, estão bem cotadas. A Holanda mais ainda que os ingleses, uma vez que está completa (Robben volta após o primeiro jogo, contra a Dinamarca), ao contrário da Inglaterra, que perdeu Beckham e Ferdinand, dois pilares da equipe. Eles ainda não tem um goleiro confiável, mesmo problema das últimas copas. A Holanda é uma equipe que joga para frente, buscando o ataque sempre. Por ser muito ousada, pode aí estar o seu maior erro. Mas será uma equipe que chega longe. A Inglaterra, no meu modo de ver, passa às oitavas, mas daí por diante, será uma contagem regressiva para a sua eliminação.
Nos próximos dias, analiso as seleções da Espanha, Alemanha e Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra