Cruzeiro x Atlético-MG: clássico que vale 'título' para quem vencer
Partida deste domingo será fundamental para as pretensões das duas equipes. Time da Toca II briga pelo título, e o Galo precisa vencer para deixar o Z-4
Cuca, do Cruzeiro, e Dorival Júnior, do Atlético-MG,
travam bom duelo (Foto: Vipcomm / Divulgação)
O clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, será o ponto de partida para o vencedor buscar seu ‘título’ no Campeonato Brasileiro. Bater o maior rival na reta final da competição dará confiança extra para a equipe seguir firme em seu objetivo.
Os comandados de Cuca se vêm próximos do bicampeonato brasileiro. A oito rodadas do fim, a Raposa lidera a disputa e tenta manter o bom retrospecto que tem no maior jogo do estado. Nas últimas 15 partidas, os celestes conheceram a derrota apenas uma vez, venceram 12 jogos e empataram dois.
O time de Dorival Júnior vê no clássico a chance da arrancada para sair da zona de rebaixamento. A fuga das quatro últimas posições é considerada por todos na Cidade do Galo como um título. Tanto que a Copa Sul-Americana não tem sido priorizada pela equipe, cujo o foco total é no Brasileiro.
Assim como aconteceu no primeiro turno, o clássico será disputado com torcida única, desta vez a do Cruzeiro. Na Arena do Jacaré, apenas os atleticanos compareceram por conta de um acordo entre os clubes, que alegaram falta de segurança para os clássicos disputados fora do Mineirão.
O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, em Tempo Real, a partir das 18h. O responsável por conduzir o confronto será Sandro Meira Ricci (DF), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (FIFA/MG) e Guilherme Dias Camilo (MG).
Cruzeiro: Líder do Campeonato Brasileiro com 54 pontos, a Raposa quer se recuperar da derrota sofrida para o Grêmio, na última rodada, e, consequentemente, se manter na ponta da competição. A equipe do técnico Cuca viu a diferença para o Fluminense diminuir para apenas um ponto.
Atlético-MG: Se vencer, o time poderá deixar a zona de rebaixamento (onde está há 21 rodadas consecutivas). Para isso, precisará conquistar os três pontos e torcer para tropeços do Vitória ou do Atlético-GO. O time vem embalado, depois de vencer o Avaí por 2 a 0, na última rodada.
Cruzeiro: O técnico Cuca terá a volta do zagueiro Cláudio Caçapa. O defensor se recuperou das dores no joelho esquerdo, que o tiraram da partida diante do Grêmio.
Com isso, o Cruzeiro deverá ser formado por Fábio; Jonathan, Cláudio Caçapa, Edcarlos e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Montillo; Ernesto Farías e Thiago Ribeiro.
Atlético-MG: O técnico Dorival Júnior ganhou um reforço importante: o atacante Diego Tardelli, que voltou a treinar após ficar três semanas se recuperando de um estiramento muscular. Ele voltará a formar dupla de ataque com Obina. O lateral-esquerdo Leandro é outro que voltará ao time, no lugar de Eron, que nem viajou com a delegação.
O provável time do clássico será Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Zé Luis, Alê, Serginho e Diego Souza; Obina e Diego Tardelli.
Cruzeiro: O atacante Wellington Paulista sofreu entorse no joelho direto no fim da partida contra o Grêmio e desfalcará a Raposa no clássico. O autor do gol da vitória celeste no primeiro turno ficará em tratamento por três semanas.
Atlético-MG: O lateral-esquerdo Eron ficou em Belo Horizonte. Ele se machucou diante do Avaí e não participou dos últimos treinos. Acabou de fora do time considerado titular durante as atividades da semana, substituído por Leandro. O outro lateral-esquerdo, Fernandinho, levou terceiro cartão amarelo diante do Avaí e está suspenso.
Cruzeiro: Fábio, Cláudio Caçapa, Leonardo Silva, Jonathan, Rômulo, Diego Renan, Fabinho, Marquinhos Paraná, Montillo e Farías.
Atlético-MG: Werley, Jairo Campos, Rafael Cruz, Zé Luis, Rafael Jataí, Serginho, Méndez, Jackson, Ricardinho e Renan Oliveira.
Cruzeiro: O argentino Montillo disputará seu primeiro clássico no Brasil. O jogador tem sido um dos principais destaques da boa campanha do Cruzeiro na competição. Com um futebol objetivo e técnica apurada, Montillo tem chances de se impor sobre o meio-campo rival.
Atlético-MG: A dupla Obina-Diego Tardelli está de volta. Os dois não atuavam juntos desde 26 de setembro (derrota para o Grêmio) e estão empolgados com o clássico. Outro que promete uma boa atuação é Diego Souza, que disse estar vivendo um bom momento com a camisa do Galo.
Ernesto Farías, atacante do Cruzeiro: ‘Já joguei muitos clássicos e cada um é diferente. O clássico sempre se vive durante a semana, se trabalha diferente, acredito que será muito bom jogar. Não importa como vem uma equipe ou a outra. Às vezes, não se joga uma boa partida, o importante é ganhar.
Diego Souza, meia do Atlético-MG: ‘A motivação é alta. Nossa equipe sabe da responsabilidade que tem de tirar o Atlético-MG desta situação delicada. E uma vitória no clássico pode fazer com que a equipe deixe a zona de rebaixamento. Não temos que pensar em retrospecto. Estamos focados no jogo, só neste jogo. O nosso momento é legal, estamos crescendo na competição’.
- Cruzeiro e Atlético-MG fizeram 45 confrontos pelo Campeonato Brasileiro, com 15 vitórias da Raposa, 15 empates e 16 vitórias do Galo. O Cruzeiro marcou 51 gols e o Atlético-MG fez 56.
- Ao todo, foram disputados 448 clássicos, e a supremacia é atleticana. Os alvinegros venceram 175 confrontos, contra 154 do Cruzeiro. Os dois times empataram 119 vezes, com o Galo marcando 627 gols, contra 571 da Raposa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...
Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!
Recomendamos uma terapia ou psiquiatra