segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Time comemora bom tempo para preparação física

Fonte: Terra

O Cruzeiro completa nesta segunda-feira o seu sexta dia de pré-temporada na Toca da Raposa 2. Os treinos são intensos e a parte física é a prioridade na primeira parte da preparação dos jogadores.

Como ponto positivo, o ano de 2011 reserva um tempo maior de preparação e melhora do condicionamento físico dos jogadores, como explica o preparador celeste, Robson Gomes.

"O Cruzeiro tem a seu favor neste ano o longo período de pré-temporada. Longo porque, em se tratando de equipes do Campeonato Brasileiro, normalmente em 15 dias você já está competindo. E nós, felizmente, este ano, teremos 25 dias, da apresentação até a estréia no Campeonato Mineiro, e 42 dias até o início da Libertadores. Isso é raro. Estamos muito satisfeitos com relação a isso, pois é uma evolução, principalmente para a preparação física", analisou o preparador físico.

Robson Gomes explica que o trabalho inicial da temporada vai dar o ritmo de toda a temporada.

"Teremos tempo de fazer os nossos trabalhos, uma adaptação física, os testes fisiológicos, acompanhar uma evolução física, técnica e tática, também com os amistosos e jogos-treino antes dos campeonatos que nós iremos disputar. Isso nos dá uma condição muito boa de planejamento para o restante do ano. Todas as equipes queriam ter isso, esse tempo de preparação, que é próximo do ideal. Isso vai nos dar um sustentáculo para as competições que nós vamos disputar", afirmou o preparador.

Aos poucos, o técnico Cuca terá a oportunidade de fazer também os trabalhos com bola na Toca da Raposa 2. A estreia na temporada é pelo Campeonato Mineiro, contra a Caldense, em casa, no dia 30 de janeiro.

Segundo o treinador, a preparação será dividida em três etapas. "Temos três degraus. O primeiro é receber o grupo, explicar aquilo que será feito, para que os atletas tenham noção do que vai ser o dia-a-dia. O segundo, faremos uma adaptação física antes da realização dos testes, para haver risco de lesões. E terceiro, através dos testes de avaliação física de laboratório e de campo, individualizaremos o trabalho para que o atleta tenha o máximo de rendimento o mais cedo possível", disse.

"Cada atleta, de acordo com a sua posição no campo, e de acordo com o seu atual momento de condicionamento físico, vai ter um objetivo a ser traçado. Isso vai nos dar uma condição muito boa de elevação de performance do atleta e de manutenção da performance durante o ano", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra