segunda-feira, 2 de maio de 2011

SEGUNDA-FEIRA É DIA! COLUNA DO GUSTAVO!

Por: Gustavo Vaz

Humildade em primeiro lugar



Nesse domingo (01/05), o Cruzeiro confirmou o seu lugar na final do Campeonato Mineiro, o que já era de se esperar desde as primeiras rodadas do campeonato. O último time com que o Cruzeiro tentará conquistar o título será nada mais, nada menos, que uma das maiores pedras no sapato celeste: o Atlético-MG. Como sempre aparece alguém para criticar essa minha idéia, já venho com a explicação. Tenho certeza que muitos conhecem aquele trocadilho: "clássico é clássico e vice-versa". Pois bem, como em nenhum clássico existe um favorito, não se pode deduzir quem sairá da Arena do Jacaré com mais um título mineiro em mãos.


Assim como a mídia pode apontar um favorito com a ponta dos dedos, uma análise racional pode definir, sobretudo por conta da atual temporada, um favorito para a conquista do título. O Cruzeiro só perdeu uma partida em todos os jogos do ano, e foi logo para o Atlético, que teve poucas derrotas, mas mais numerosas que o time estrelado. Apesar dos resultados celestes, até aqui, serem mais grandiosos, acredito que nada disso pode definir, de cara, um vencedor nos dois próximos jogos do estadual.


Enfatizo a humildade pois, como muitos sabem, nessa semana o Cruzeiro foi comparado ao Barcelona, atual melhor time do mundo. Isso para mim, só passa de um favoritismo cedido pela mídia, e não um elogio. Acredito que a final da Libertadores de três anos atrás tenha servido de lição para muitos torcedores, no que se refere à "cantar vitória" ou até mesmo já comemorar antes da hora, motivado por todo o tal favoritismo jogado para cima do Cruzeiro.


É claro que, como um torcedor do 8º melhor time do mundo, fico bastante otimista ao pensar no bom desempenho celeste apresentado desde o começo do ano. Mas tenho a clara certeza de que a humildade, seja de qual for o lado, deve prevalecer. Tudo pode acontecer nesses 180 minutos de puro futebol. Ah sim, e deixo claro também que acredito na vitória celeste, nos dois jogos, um massacre azul e branco, como aconteceu em 2009.


Alguns fatores podem contribuir para uma tremenda marmelada na final do campeonato. Para mim, principal deles é que, por estar em uma fase decisiva na Libertadores da América, a missão de cada jogador celeste dentro de campo pode determinar uma tremenda decepção, por parte da torcida. Digo isso pois o técnico Cuca deverá escalar o time titular nas duas competições, e como são jogos alternados, alguma contusão ou desgaste físico pode ocorrer à algum jogador e tirá-lo da partida seguinte.


Quem me dera se pudesse prever o futuro, mas as duas decisões que virão por aí serão dificílimas. E como torcida não ganha jogo, só nos resta torcer e apoiar, incondicionalmente, o nosso time do coração rumo ao título mineiro e às quartas de final da Libertadores. Que a garra e a determinação do lado estrelado faça a diferença e faça com que a decisão seja como a derrota do América-TO, goleada certeira do time celeste. Sendo assim, FORÇA CRUZEIRO!






--
Gustavo Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...

Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!

Recomendamos uma terapia ou psiquiatra