Na estreia de Joel Santana, mesmo sem apresentar um bom futebol e com direito a sufoco, o Cruzeiro derrotou o Coritiba, por 2 a 1, na noite deste sábado, na Arena do Jacaré, e finalmente conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. O time paranaense, que não consegue engrenar na competição, entrou na zona de rebaixamento.
Em cinco jogos sob o comando de Cuca, que pediu demissão na rodada passada, o Cruzeiro havia empatado três vezes e sofrido duas derrotas. Na primeira partida com o novo treinador, somou os três primeiros pontos e deixou a zona de rebaixamento para a Série B. O time mineiro chegou a seis pontos e subiu para o 14º lugar.
Com a quarta derrota na competição, o Coritiba caiu para o 17º lugar e permaneceu com quatro pontos. O vice-campeão da Copa do Brasil venceu apenas uma partida e empatou outra.
Joel Santana assumiu o time celeste na segunda-feira, quando foi apresentado à imprensa e aos jogadores, e começou a trabalhar com o grupo na terça. Sem tempo para implantar sua filosofia, optou pelo diálogo com o grupo e colocou em prática seu estilo brincalhão. Preocupado com o abatimento dos atletas pelos maus resultados, o treinador tentou deixar o ambiente descontraído.
O novo treinador manteve a base da era Cuca e fez poucas mudanças na equipe. A novidade foi a entrada do volante Everton na equipe. Nas laterais, Diego Renan retornou ao time e ocupou o lado esquerdo e Marquinhos Paraná iniciou improvisado na direita.
Assim que a bola rolou na Arena do Jacaré, o Cruzeiro deu a impressão de que a mudança de comandou havia mexido com o astral da equipe. O time mineiro foi para cima do adversário e ensaiou uma pressão. Porém, não conseguiu criar chances efetivas para abrir o placar.
O Coritiba suportou bem a pressão dos donos da casa e equilibrou a partida. O time paranaense cresceu e foi para cima do Cruzeiro, mas não incomodou tanto o goleiro Fábio. No final do primeiro tempo, Leo Gago cobrou falta da entrada da área e a bola desviou antes de sair próximo à trave esquerda.
O Cruzeiro teve uma baixa importante ainda no primeiro tempo. O volante Henrique machucou o braço direito, ao levar uma bolada na região do punho, e precisou deixar o campo. O meia Dudu o substituiu.
No segundo tempo, o Cruzeiro retornou com uma mudança tática. Diego Renan passou para a lateral direita, e Everton, que iniciou no meio-campo, assumiu a lateral esquerda. Com isso, Marquinhos Paraná voltou a atuar como volante.
Logo aos 6min o árbitro marcou pênalti de Eltinho em Dudu. Montillo cobrou no canto esquerdo de Edson Bastos para abrir o placar. O time mineiro tentou manter o ritmo na partida, mas não conseguiu ampliar e deu espaço para o adversário chegar com perigo.
Marcos Aurélio, que voltou ao time após se recuperar de contusão, saiu do banco para empatar a partida aos 34min, depois de receber livre dentro da grande área.
O Cruzeiro não se entregou e voltou a ficar à frente no placar aos 38min, quando Montillo escorou cruzamento rasteiro de Dudu, que entrou bem na partida e foi decisivo na vitória suada do time mineiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Palavrões, palavras preconceituosas ou posicionamentos políticos serão removidos. Os torcedores do rival que não têm o que fazer e que sentem incomodados com o Cruzeiro são bem-vindos. A gente entende a carência deles...
Já para pessoas loucas, que adoram postar pensamentos e acham que aqui é um muro de lamentações, um recado: acabou a farra!
Recomendamos uma terapia ou psiquiatra