segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fica atento comandante!

Por: Marcello Zalivi

É amigos, o negócio não está fácil para os cruzeirenses desde a última semana. Ouso dizer que deve ter sido uma das piores dos últimos anos. Amargar duas derrotas decisivas para dois adversários tecnicamente inferiores. Não é menosprezo, é a realidade, tanto Once Caldas e o atual time do Atlético, em condições normais, dificilmente conseguiriam bater nossa equipe com o futebol que estávamos jogando.

Como diz nosso grande representante Alberto Rodrigues, ninguém desaprende a jogar em uma semana. Então você se pergunta se o time não joga nada? Se estávamos iludidos? Claro que não, a questão não é simples assim, um time que goleia e apresenta o futebol que apresentava poucos dias atrás não pode ser ruim, e nos sabemos que não é. O problema é psicológico, esse time no ano passado fraquejou em alguns jogos decisivos, esse ano, jogando com a vantagem e em condições favoráveis, novamente decepcionou.

O problema de quando se joga bem, é que alguns erros, mesmo percebidos, passam batidos no crivo de todos. Alem disso, é redundante dizer que nosso elenco é cheio de bons jogadores, alguns deles excepcionais, mas sempre faltou currículo. Falta um ou dois jogadores com mais bagagem, com títulos expressivos. Não temos esses caras no elenco, e nem sentado no banco. Nada a reclamar do trabalho do Cuca, havia muito tempo que não víamos o Cruzeiro jogar como Cruzeiro. Esse time joga bonito, mas precisa compreender que às vezes precisa jogar pelo resultado, para isso, é necessário que o comandante, antes dos atletas, tenha esta percepção.

Não quero cornetar, mas assim como na quarta feira, o técnico Cuca cometeu erros que colaboraram com estes péssimos resultados. O Cruzeiro tem problemas em suas laterais, mais especificamente, a lateral direita. Pablo teve um bom inicio de ano, mas todos nos sabíamos que o forte dele era a raça e não a técnica. Quando foi realmente exigido, o garoto falhou. Não é culpa dele, voltava de lesão, é um atleta que explora muita a condição física, não estava em sua total condições. O correto na quarta feira era entrar com Guerreiro na lateral. O erro foi novamente cometido ontem, mas pelo menos corrigido no intervalo.

A escalação também não me agradou. Cuca quis punir Roger pela expulsão, mas acabaou punindo o Cruzeiro. Ontem, faltou alguém para enfiar uma bola, encontrar espaços, fazer lançamentos para explorar a velocidade dos nosso atacantes. Este jogador estava no banco. Alem de prejudicar o meio, a lateral esquerda sofreu com a saída de Gilberto. Isso ficou nítido no lance do segundo gol, quando Everton (improvisado) errou seu posicionamento e deixou o uma avenida para o gol do fraquinho Patric.

Nas substituições, mais uma erro. Se na quarta feira precisávamos fazer um gol e chegamos a ficar quase 20 minutos sem um atacante de ofício em campo. Ontem eu não consegui entender até agora o que Cuca pretendia com a saída do Ortigoza e a entrada do Fabrício. Tudo bem, o time passou a ter mais força no meio campo, mas perdeu poder de fogo. O Paraguaio estava uma água em campo, mas a mexida natural eram as entradas de Dudu e André Dias.

A defesa do Atlético é alta , mas não é rápida, e os laterais davam espaços. O correto seria explorar as pontas com Wallyson e Dudu abertos. Montillo centralizado e um homem de área para aproveitar as jogadas alçadas na área. Falando nesta jogada. Outro motivo para a derrota foi mudar o estilo de jogo, o Cruzeiro deveria ter explorado melhor a bola no chão, e não cruzar bolas na expectativa que o catatau Montillo, ou Gilberto pudessem marcar gols de cabeça. Tudo errado.

Enfim, se for para apontar os erros. Essa coluna não acabaria hoje. Espero muito que o Cruzeiro possa reverte o resultado, basta uma vitória simples, com apoio da nossa torcida e a provável volta de Thiago Ribeiro, o melhor atacante do time no momento. Mas antes de mudar o placar, é preciso mudar a postura e a mentalidade. É preciso voltar a ter a confiança de antes.

Não vou comentar a péssima (novamente) arbitragem do PC no clássico, acredito que se o time tivesse jogado o que realmente joga, nem o juiz conseguiria nos tirar a vitória. Colocar a culpa apenas no apito, não vai resolver nossos problemas dentro de campo.

Saudações Celestes. A batalha não acabaou, faltam mais 90 minutos.



FIGURINHA DA 1º PARTIDA DA FINAL DO MINEIRO 2011

NOTAS DA PARTIDA
FÁBIO: Apesar de ter feito grandes defesas, teve culpa no primeiro gol, comprometendo o placar. - 5
PABLO: Outra atuação abaixo do esperado, mal na defesa e nulo no ataque. - 3
(GUERREIRO): Sua entrada auxiliou o Cruzeiro a fechar a avenida aberta pelo lado direito. - 6
GIL: O problema não foi o miolo da zaga, a dupla esteve bem. Os gols saíram de erros individuais. – 6
VICTORINO: O problema não foi o miolo da zaga, a dupla esteve bem. Os gols saíram de erros individuais. – 6
EVERTON: Improvisado, falhou no posicionamento no lance do segundo gol. Mas mostrou muita vontade como sempre. - 5
PARANÁ: Prometeu ser um leão em campo, mas estava mais para filhote de guaxinim. - 5
HENRIQUE: Mais uma péssima atuação do camisa 8. No começo do jogo pareceu que iria voltar a boa fase, mas foi só ilusão. - 5
GILBERTO: Tranqüilo, as vezes até de mais. Mandou uma bola na trave, fez algumas boas jogadas, mas não agüentou manter o ritmo do jogo. - 6
(DUDU): Em apenas 10 minutos fica difícil de resolver. Não conseguiu dar outro ritmo ao jogo. - 5
MONTILLO: Fez a jogada do gol de empate, mas foi só. Até lutou, mas aprecia desorientado em campo e foi expulso com justiça. - 6
WALLYSON: Fez um belo gol, perdeu outro, e tentou algumas jogadas individuais. Brigou sozinho no ataque. – 6,5
ORTIGOZA: Apagado, sumido e tropeçando na bola. Lastimável. - 4
(FABRÍCIO): Guerreiro. Mesmos em condições nenhuma de jogo, injetou sangue nas veias de um time apático. Bateu para o gol, fez falta, chamou a responsabilidade. Aguardamos ansiosos sua volta 100%. – 6

Cuca: errou na escalação e mais ainda nas alterações. O Pior em campo. - 3

Um comentário:

Virgílio disse...

Venho cornetando sobre nosso técnico desde a contratação do Cuca. É um cara boa praça, sempre chega bem nas competições, mas não ganha. Infelizmente ele é um derrotado. É por isso que ninguém o queria e ele veio pro Cruzeiro quase que grátis. O Cruzeiro tem um bom time, muito superior ao Patético e também aos times da Libertadores, mas não tem comando. O time está sem vibração e cheio de conflitos internos. FORA CUCA!!! Outro problema que estou começando a ver somos nós, os torcedores. Estamos muito calados, passivos à derrotas ridículas e inaceitáveis. Precisamos pressionar mais nosso time. Não culpo o Perrela porque montou um bom time, só errou na contratação do Cuca. Temos que fazer algum movimento, pois o time está andando em campo e sem peso da consiência. Vamos lá turma do blog, vamos lá TFC, vamos desenvolver algum evento protestando e pressionando.