domingo, 6 de novembro de 2011

COLUNA DO ANDRÉ!

Por que o Atlético-MG ultrapassou o Cruzeiro e por que a Raposa não vai cair

Por: André Luís Mapa

No atual Campeonato Brasileiro a lógica tem prevalecido. Com os clubes extremamente nivelados, a competição tem se caracterizado pelo equilíbrio. As zebras têm acontecido com menos frequência, o que se reflete na classificação do torneio. A constatação é que as equipes que lutam contra o rebaixamento estão nessa posição por incompetência e falta de qualidade técnica. Não há qualquer equipe que esteja bem colocada que é pior do que as que estão no Z-4 ou perto dele.

Essencialmente esse é o motivo pelo qual o Atlético-MG ultrapassou o Cruzeiro. O atual elenco atleticano é melhor tecnicamente que o cruzeirense. Simples assim. Na comparação das defesas e ataques titulares dos rivais, a diferença é sensível. Na defesa, a dupla de zaga cruzeirense formada por Victorino e Léo não é melhor do que a formada por Leonardo Silva e Réver no Atlético; já no ataque, a distância é ainda maior, tendo em conta que o Cruzeiro ainda não conseguiu definir sua dupla titular no segundo turno, já o Atlético investiu e tem o ex-santista André, o arisco Neto Berola e a ex-revelação celeste Guilherme.

A argumentação contrária diz que o Cruzeiro foi campeão mineiro em cima do próprio Atlético e venceu o clássico do primeiro turno. Porém, no primeiro semestre, o Cruzeiro ainda não havia se desfeito de metade de sua equipe titular. Além disso, a temporada estava no início e veteranos como Roger ainda conseguiam participar ativamente dos 90 minutos das partidas. Quem assistiu ao clássico do 1º turno viu que o Atlético teve mais volume de jogo, perdeu boas chances e o Cruzeiro venceu graças à categoria do meia Montillo, que desequilibrou.

Equipes como o Atlético-GO e o Figueirense, apontados como candidatos ao rebaixamento antes do início da competição, têm equipes mais consistentes do que a do Cruzeiro. Na contramão, Ceará, Avaí e Atlético-PR tem equipes menos organizadas, mais fracas tecnicamente e, por coincidência, apostam em treinadores ultrapassados. Por isso, o Cruzeiro não vai cair.

Ou seja, a permanência do Cruzeiro na elite do futebol nacional será concretizada mais pela incompetência dos clubes que lutam com a equipe celeste pela sobrevivência do que pelo pífio trabalho realizado pela diretoria, jogadores e equipes técnicas que comandaram o clube neste Brasileirão.

Um comentário:

Alyson disse...

André,

As zebras tem acontecido com menos frequência.(Pena que você disse isso antes da derrota do líder Corinthians diante do lanterna América-MG).

Concordo com a comparação do elenco, principalmente no que diz respeito a parte do ataque.

América e Avaí já cairam. Restam duas vagas e Ceará, Cruzeiro e Atlético-PR brigam pela última vaga na Série A 2012. O time celeste pega o Avaí fora, o Furacão em casa e o Ceará fora. Esses resultados decidirão tudo.