sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

GERAL: COLUNA DO FLÁVIO ANSELMO

FAMILIA INTEIRA DE OLHO NA RODADA

Flávio Anselmo – 04/12/10

Os meus dois olhos não bastarão pra acompanhar esta rodada decisiva do Brasileiro que todos os jogos no mesmo covarde horário global das cinco da tarde – pra Mãe Natureza, quatro horas – com o sol a pino rachando a cabeça intumescendo os cérebros dos atletas, juízes e comissões técnicas. Quiças dos torcedores, também. Afe Maria!!! Então vou convocar os familiares e suas idiossincrasias, cada qual com a sua preferência, como meus olheiros imparciais. Conseguirão? Sei lá.

* Olho no Guarani pra sentir se o “bugre campineiro”, como diz Luciano do Vale, não fará uma entrega de conforme ao Fluminense; e no mistão do Goiás pra analisar bem seu comportamento diante do Corinthians.

MISTÃO DO PALMEIRAS

Nada valerá a pena, entrementes – como isso é bonito, gente! – se o Cruzeiro de Cuca não fizer a parte dele em campo, arregaçando o mistão do Palmeiras, na Arena do Jacaré, enquanto Perrela e Cia, de joelhos no vestiário, “com a humildade que lhes é peculiar (rsrsrsrs)” estarão pedindo aos deuses do futebol que interfiram nos demais jogos e façam os porcos magros sujarem a água.

* Como não tenho o famigerado pagar-pra-ver vou ficar de olho no Morumbi pra ver se o Galo cumpre a previsão de um torcedor fanático dita na Itatiaia: 4 a 1 em cima do SP.

SURTEI DE VEZ

Ousadia pura, surtei de vez. Na exposição Futebol Arte na Quadrum Galeria presenteei meu conterrâneo e amigo Zélio Alves Pinto, pintor, jornalista, escritor, grafista e escritor, com dois de meus livros: Profetas do Acontecido e Divinas Marias. E folheei o livro escrito por Enock Sacramento sobre ele: “Zélio 50 anos de Aventura Visual”. Ganhei um autografado em desenho.

* Senhor Bom Jesus do Galho! Só mesmo um cara louco que nem eu faria um negócio deste. Submeter duas obras suas ao Mestre Zélio.

SITE DA CONMEBOL

Você, torcedor cruzeirense, e colecionador de conquistas do seu time entre no site oficial da Conmebol que mostra o desempenho das 184 equipes que já participaram da Taça Libertadores, desde a primeira edição em 1960 até 2010. Cara, um apanhado sensacional das vitórias, empates, derrotas, gols feitos e sofridos, além do número de participações, títulos, pontos conquistados e aproveitamento de cada.A tabela mostra número de jogos de todos os times, vitórias, empates, derrotas, gols feitos e sofridos, além do número de participações, títulos, pontos conquistados e aproveitamento.

* O Cruzeiro em 12 participações tem o melhor aproveitamento em pontos corridos entre todos os 130 times que disputaram mais de uma edição da Libertadores. Vale a pena conferir e discutir no bar do Salomão.

* São 120 jogos, com 71 vitórias, 21 empates e 28 derrotas, num total de 234 pontos e 65% de aproveitamento.

ROGER SEM HUMILDADE

Roger ou Gilberto? Ou então os dois e mais Walter Montillo? Na fórmula de Roger, o mais certo é ele continuar no time que tem jogado bem depois de sua entrada. Falta de modéstia? Não, auto-confiança. Autor de gols decisivos nas vitórias sobre o Vasco e o Flamengo, nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro, Roger cai, aos poucos, nas graças da torcida.

* Quem é bom não espera elogios de terceiros. Provoca-os.

]

QUERO AS MINHAS

As 43 mil velhas cadeiras do Mineirão – nem tão velhas assim – serão distribuídas por vários estádios do interior: Parque do Sabiá receberá 25 mil; o Penidão, 8 mil; o Mamud Abas, de Valadares, 5 mil; o de Pará de Minas, 2 mil e o do Usipa, 3 mil assentos.

* E o Salão, belo estádio do Fluminense da Rua do Sal, em Caratinga? Nem uma mísera cadeira? Tô fora da boca? Como se deu essa distribuição de bens públicos?


Flávio Anselmo

Nenhum comentário: