quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bons números

Fonte: Site Oficial do Cruzeiro

A temporada 2011 tem sido realmente arrebatadora para o Cruzeiro, até aqui. O Melhor Clube Brasileiro do Século XX conquistou a classificação antecipada nas duas competições que disputa atualmente (Campeonato Mineiro BMG e a Copa Santander Libertadores) e vem exibindo um futebol de alto nível. A Raposa já ostenta o ataque mais eficiente dentre todos os times da elite do futebol nacional, no quesito média de gols.

O Cruzeiro disputou 15 partidas no ano, entre Estadual e Libertadores, acumulando 12 vitórias, dois empates e apenas um revés. Destaque para o ataque celeste, que fuzilou as redes inimigas 45 vezes. Com esses números, a linha de frente da Raposa atinge a média de três tentos anotados por jogo, a melhor entre os vinte times que compõe a série A da principal competição do país: o Campeonato Brasileiro.

Do ponto de vista quantitativo, o Cruzeiro também está entre os clubes com maior poder de fogo, levando em conta os integrantes da elite do futebol brasileiro. Apenas o Atlético-PR e Coritiba balançaram as redes mais que a equipe mineira em 2011, 58 e 55 tentos respectivamente, no entanto, esses times fizeram mais jogos que a Raposa: 21 e 20, na ordem.

Os principais responsáveis pelo elevado número de gols marcados pelo time celeste são Thiago Ribeiro, Wallyson e Montillo. Juntos, os três jogadores balançaram as redes adversárias em 24 oportunidades, 53,33% dos tentos anotados. Ribeiro acumula 11 gols e é o artilheiro azul na temporada, Wallyson fez oito e o craque argentino, cinco.

O desempenho ofensivo da equipe estrelada é tão incontestável que, cinco dos 15 jogos foram vencidos com placares elásticos. A Raposa já aplicou três goleadas na Libertadores e duas no torneio estadual. 33,33% dos jogos tiveram resultados de encher os olhos, em favor do Cruzeiro.

Defesa também brilha


A qualidade da equipe cinco estrelas não se restringe apenas ao setor ofensivo. A defesa do Cruzeiro também se destaca por sua solidez e eficácia nos jogos, tendo sido superada apenas nove vezes, o que dá a média de 0,6 gols por jogo, considerando os 15 desafios que a Raposa teve até então. Hoje, a segunda melhor zaga do Brasil é azul e branca, ficando atrás apenas do Palmeiras, que levou oito gols em 20 duelos, média de 0,4.

Vale ressaltar que, dos 15 confrontos do Melhor Clube Brasileiro do Século XX nesta temporada, em dez a defesa estrelada permaneceu ilesa, ou seja, o Cruzeiro passou 66,66% de suas partidas disputadas em 2011 sem sofrer sequer um gol.

Confira a campanha do Cruzeiro até o momento

Jogos - 15 (dez pelo Mineiro e cinco pela Libertadores)
Vitórias - 12 (oito pelo Mineiro e quatro pela Libertadores)
Empates - 2 (um em cada competição)
Derrotas - 1 (pelo Mineiro)
Gols pró - 45 (28 pelo Mineiro e 17 pela Libertadores)
Gols contra - 9 (oito pelo Mineiro e um pela Libertadores)
Saldo - 36

Jogos sem sofrer gols:

Cruzeiro 3 x 0 Caldense
Villa Nova 0 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 5 x 0 Estudiantes (ARG)
Cruzeiro 2 x 0 Ipatinga
Cruzeiro 4 x 0 Guarani (PAR)
Deportes Tolima (COL) 0 x 0 Cruzeiro
Tupi 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 7 x 0 Democrata-GV
Cruzeiro 3 x 0 Funorte
Guaraní (PAR) 0 x 2 Cruzeiro

Veja também as goleadas azuis em 2011

Cruzeiro 5 x 0 Estudiantes (ARG)
Cruzeiro 4 x 0 Guarani (PAR)
Cruzeiro 7 x 0 Democrata-GV
Cruzeiro 6 x 1 Deportes Tolima (COL)
Cruzeiro 4 x 1 Guarani

Nenhum comentário: