quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

EMPATE NADA BOM

O Cruzeiro não foi o time que a torcida esperava na noite desta quinta-feira. O time de Mano Menezes até que começou o jogo sendo ofensivo, saiu na frente no placar, mas oscilou bastante durante o jogo. Controle do jogo nem sempre significa que o time está buscando as falhas do adversário, que está sendo incisivo. Faltou ser agudo, matar o jogo quando foi possível. Do outro lado, um time operário, que começou o campeonato mostrando toda dificuldade estrutural e técnica. No entanto, entrou em campo para ser dor ao máximo, neutralizando o Cruzeiro. E conseguiu. Saiu de campo com o melhor resultado de sua história desde que mudou para Varginha. Até então, todos os jogos na cidade haviam sido vencidos pelo Maior de Minas. 
Com início forte, o Cruzeiro saiu na frente, com Robinho, cobrando falta. No entanto, as chances que criou depois acabou não transformando em gol. E aí é aquela velha história: não faz, leva. E o Boa não tinha nada a perder. Voltou para o segundo tempo mais determinado e conseguiu seu empate, com Gustavo. O gol, no entanto, não abateu o Cruzeiro, que voltou a dominar o jogo e a propor os lances. Num desses, Lucas Silva lançou Thiago Neves que, de cabeça, deixou Fred na cara do gol. E o "Rei dos Stories" mandou para as redes. Como dito anteriormente, o Cruzeiro oscilou bastante, não conseguindo manter o domínio do jogo e continuou a dar rebotes ao Boa. E num desses, um "tilhambaço" e Gabriel Vieira deixou o placar igual novamente.
A situação ficou pior quando Murilo fez falta besta e foi expulso. Aliás. fica a dica aqui a ele, que precisa focar no futebol. 2018 foi uma temporada ruim, de contusões, e 2019 não começou bem também. Contra o rival quase entregou um gol e diante do Boa, um cartão vermelho. Atenção, Murilo! Você tem futebol, mas precisa focar para não se perder. Com um a menos, o Cruzeiro não conseguiu marcar novamente, ainda que tentasse pressionar, sem ser agudo, os donos da casa.
Diretoria, sem um jogador de velocidade, o Cruzeiro fica pragmático. Se por um lado fica técnico até demais, por outro também fica cadenciado em demasia. Mano Menezes terá que ver como montar esse time nas principais competições e é nessa hora que o falido Campeonato Mineiro serve para alguma coisa. Se por um lado não é base nas vitórias, nos tropeços é possível se tirar muitas lições. Diante do boa, um empate nada bom.

OA ESPORTE 2X2 CRUZEIRO

BOA ESPORTE
Renan Rocha; Chiquinho Alagoano, Victor, Fernando Fonseca e Tsunami; Gabriel Vieira (Edenilson), César Sampaio, e Kaio Cristian (Denis); Gindé, Gustavo Henrique e Jayme (Lucas Gomes). Técnico: Tuca Guimarães

CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Leo, Murilo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves (Fabrício Bruno) e Marquinhos Gabriel (Sassá); Fred (Renato Kayzer). Técnico: Mano Menezes

Gols: Robinho (aos 28'1ºT), Gustavo Henrique (aos 9'2ºT), Fred (aos 17'2ºT) e Gabriel Vieira (30'2ºT)
Cartões amarelos: Murilo (2x), Robinho, Fred (Cruzeiro); Jayme, Kaio Cristian, Gindre (Boa)
Cartão vermelho: Murilo

Motivo: 4ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Dilzon Melo, em Varginha (MG)
Data e horário: 31 de janeiro de 2019 (quinta-feira), às 20h
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Marcyano da Silva Vicente e Fabiano Jesus da Silva
Por: João Vitor Viana

PARA MANTER A TOADA

O Campeonato Mineiro, nessa primeira fase, nada mais é que jogos-treinos de luxo, com torcida, arrecadação com bilheteria e direitos de transmissão. Além disso, é bom para "soltar" o time, buscar entrosamento. No entanto, sabe-se que o nível técnico é horrível e em nada ele pode ser levado em conta em termos de números ou desempenho. Assim, "usando" o Mineiro desta maneira - que inclusive também serve para lançar jovens atletas sem pressão -, o Cruzeiro ganha muito, apesar de muitas críticas de torcedores. E pensando que jogando-o corretamente, que o Maior de Minas entra em campo hoje, diante do Boa Esporte, em Varginha, às 20h. Para manter a toada, que é estar entre os primeiros, é preciso vencer. Ontem, fora de casa, o América bateu o Tombense por 2 a 1, chegando ao primeiro lugar. 
O estádio Dilzon Melo verá o que Mano Menezes tem de melhor. Nada de poupar nesse jogo. Ao menos não foram esses os indícios dos treinos durante a semana. Como a estreia na Libertadores será somente em março, haverá tempo hábil para testar atletas e até esquema tático. Diante do Boa, o velho esquema dos últimos dois anos deverá ser mantido: o 4-2-3-1.
Se Mano pretende, com o tempo, usar o 4-1-4-1, daqui a pouco, com a entrada de Rodriguinho no meio, isso será possível. No entanto, deverá definir quem voltará mais para marcar: Robinho ou o próprio Rodriguinho. Até lá, opções serão testadas. E durante a partida desta noite esse mesmo esquema já poderá ser inicialmente implantado.
Tabu
Desde 2011, quando o adversário deixou Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e se estabeleceu em Varginha, o Cruzeiro teve 100% de aproveitamento nos confrontos. Foram oito vitórias azuis, com 21 gols marcados e cinco sofridos. Contra o antigo Ituiutaba, o time contabilizou sete triunfos, dois empates e apenas uma derrota. Qual o seu placar para hoje? Dando um bicudo aqui: 3 a 1 Cruzeiro.
BOA X CRUZEIRO

BOA
Renan Rocha; Chiquinho Alagoano, Victor, Fernando Fonseca e Tsunami; César Sampaio, Edenilson Bergonsi, Kaio Cristian e Gindré; Gustavo Henrique e Jayme
Técnico: Tuca Guimarães

CRUZEIRO
Fábio; Edilson (Orejuela), Leo, Murilo e Egídio; Henrique (Lucas Romero) e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Jadson (Renato Kayzer); Sassá
Técnico: Mano Menezes

Motivo: quarta rodada do Campeonato Mineiro
 
Estádio: Dilzon Melo, em Varginha-MG

Data: quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Horário: 20h

Árbitro: Ronei Cândido Alves

Assistentes: Marcyano da Silva Vicente e Fabiano Jesus da Silva
Por: João Vitor Viana

CAMINHOS DISTINTOS ENTRE CRUZEIRO E PATRICK BREY

O lateral-esquerdo Patrick Brey jogará pelo Coritiba em 2019. O jogador, que seria o reserva imediato de Egidio, acabou perdendo esse "status" com a chegada de Dodô. Sendo o terceiro atleta para o setor, a diretoria, junto com a comissão técnica, decidiram que o melhor seria emprestar o jogador, que jovem, pode se destacar e chamar a atenção de outros clubes ou mesmo do próprio Coritiba.
Uma situação que poderá ocorrer para a volta de Brey ao Cruzeiro é uma eventual venda ou contusão séria dos laterais atuais do clube. No mais, Brey poderá ter muitas chances no clube sulista, em especial, a tentativa de subir para a Série A.
Regularizados
Todos os reforços anunciados pelo Cruzeiro para a atual temporada já estão regularizados. O aproveitamento deles, no entanto, depende de uma avaliação da comissão técnica. Certamente antes do início da Libertadores os principais jogadores já terão jogado algumas partidas a fim de conseguir entrosamento e ritmo de jogo.
Por: João Vitor Viana

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

BRAZÃO VAI SER VENDIDO

O goleiro Gabriel Brazão, destaque da Seleção Brasileira de base, vai rumar para a Europa. Diferentemente do que aconteceu, anos atrás, com o goleiro Gabriel, que foi para o Milan por um valor absurdamente irrisório, o atleta, de 18 anos, sairá por uma quantia bem maior. O Cruzeiro não fala de valores, mas já aceitou uma proposta da Inter de Milão pelo jogador. A minuta, que é um "rascunho" do contrato, já foi emitida e está sendo analisada. Assim, é questão de tempo o jogador deixar a Toca da Raposa. Inicialmente a Inter tende a emprestá-lo a outro clube italiano, a fim de que ele se ambiente e possa chegar ao clube mais familiarizado com a cultura italiana.
Atleta de potencial, Brazão é, hoje, o terceiro goleiro do Cruzeiro, posto que até pouco tempo era ocupado por Lucas França, que está no futebol português. Vitor Eudes é o goleiro que vem em seguida. Alto e de ótima elasticidade, Brazão não teria um futuro imediato no Cruzeiro. Além de Fábio, que completa 39 anos em 30 de outubro, Rafael, que tem 29 anos é o herdeiro natural da vaga. Assim, a fim de alçar voos, Brazão seguirá o seu caminho.
Percentual
O Cruzeiro manterá um percentual sobre o jogador. Em caso de ele ser negociado posteriormente, o clube lucraria ainda um pouco mais. Sabe-se que dentro da Europa os valores pagos por jogadores é muito superior aos pagos por atletas sul-americanos. Assim, o dinheiro que hoje entraria no cofre celeste, aproximadamente 3 milhões de euros, tenderia a mais que dobrar em caso de nova negociação. 
Por: João Vitor Viana

HERMES: UMA FONTE DE RENDA?

A permanência de Marcelo Hermes, em vários veículos, era dada como impossível. Sem conseguir ser nem o reserva de Egídio no ano passado, o jogador, que fez 17 jogos pelo Cruzeiro, no entanto, ficou. Mas o objetivo com ele é outro: dinheiro. Por isso, em parceria com o Benfica, o Cruzeiro, sem investir um centavo, ficou com 50% dele. A outra metade fica com o clube português. Marcelo assinou novou contrato com o Cruzeiro por dois anos, sabendo que vai ser uma espécie de curinga financeiro.
O jogador, de 23 anos, não agradou por aqui. No entanto, tem mercado. E como a fama do Cruzeiro é de bom vendedor, o Benfica, que não queria o atleta de volta, topou fazer essa parceria. Assim, Hermes assinou por dois anos, até o fim de 2021, portanto, e seguirá emprestado, ao menos em 2019, a algum clube, possivelmente brasileiro. Há quase uma certeza que seu destino será o Botafogo, que anda de mal a pior no Campeonato Carioca, levando chumbo até da Cabofriense. Em se destacando e tendo chance de ser vendido, tanto Cruzeiro quanto Benfica lucrariam. 
Palavra do dirigente
Segundo o diretor de futebol do Cruzeiro, Marcelo Djian, há três times interessados em Hermes e trata-se de um negócio de ocasião. Afirmou ainda que caso Dodô não viesse, o atleta poderia, inclusive, ser incorporado ao grupo. No entanto essa última observação mais se trata de uma valorização da "mercadoria", haja vista que já no final do ano passado, quem acabou sendo o reserva para a lateral-esquerda foi Lucas Romero, inclusive na final da Copa do Brasil.
Por: João Vitor Viana

RODRIGUINHO APRESENTADO

Maior nome anunciado pelo Cruzeiro em 2019, Rodriguinho finalmente foi apresentado à imprensa. O atleta, de 30 anos, estava no futebol do Egito e foi contrato por US$ 4 milhões, quantia essa que contou com um aporte da Universidade UninCor, parceira do clube. Aos jornalistas, Rodriguinho falou de sua condição física, de uma parceria com Thiago Neves e de seus planos para os próximos três anos, período pelo qual acertou com o Maior de Minas.

Rodriguinho, aliás, falou que não deve tardar a estrear: “Eu estava treinando, então não perdi tanta condição física. Não tive aquele espaço de férias que os atletas brasileiros tiveram. Desde que cheguei aqui estou me dedicando muito, treinando forte para que alguma perda que tive, em termos de questão de força, seja suprida nesses primeiros dias. Estou me dedicando muito, feliz, motivado em poder atuar em alto nível e fazer parte desse grupo. Cabe ao Mano saber o momento certo de colocar. Estou ansioso para entrar em campo, sentir o calor da torcida, jogar de novo. Acho que, rapidamente, já estarei pronto da forma que ele precisar”.

Sobre jogar ao lado de Thiago Neves, Rodriguinho foi enfático. "O Mano que é o treinador, ele que vai decidir. Com a experiência que ele tem no futebol, ele não me traria se isso não fosse possível. Já provamos em outras oportunidades, vou citar um exemplo do período de Corinthians, eu e Jadson fazíamos a mesma situação, e provamos para todos que poderíamos jogar juntos. Foi uma parceria de muito sucesso. Assim como espero que aqui no Cruzeiro aconteça também. São muitas peças, reposições, jogadores que podem fazer a mesma função e cabe ao Mano decidir que está melhor, qual a melhor forma que ele vai encontrar para jogar. Quem ganha com isso é o Cruzeiro", ressaltou.

Quanto às ambições, o jogador disse que a conquista de títulos é uma ambição de todos. "Assim que apareceu a oportunidade, eu liguei para o Edilson (lateral direito). Ele me falou super bem do clube, sobre coisas que eu já via de fora, mas que eu não estava dentro para saber. Me passou informações do grupo, da ambição. Sem dúvidas, é um time que tem todas as qualidades para ser campeão da Libertadores. Se nós mantivermos nossa concentração, o trabalho feito aqui dentro, temos totais condições de brigar por todos os campeonatos que disputar", disse

Outro do Pyramids?

O Cruzeiro tem conversado com alguns clubes quanto a um atleta de velocidade. Mano sabe que precisa criar alternativas de jogo que não somente a de toque de bola. Por isos o clube consultou o Pyramids, mesmo clube de onde veio Rodriguinho, sobre Keno. No entanto, o time pediu 13 milhões de euros pelo jogador de 29 anos. Não rola, não compensa, vida que segue.

Por: João Vitor Viana

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A INÉRCIA DA FMF!

Parece que o que o que vem do rival, engole-se e pronto. Seja um processo - eles adoram usar o Judiciário -, seja através de declarações, a FMF fica inerte. Quando o presidente era o anterior, até notificação extrajudicial emitiram ao Cruzeiro. Mas quando o presidente do lado de lá afirma, categoricamente, que o presidente "borrou para Itair Machado", tudo fica como está. E aí?
Sette Câmara, nervoso como sempre, disse que denunciaria Itair Machado na FMF e no TJD por intimidar, pelas frases "fortes". Mas ao mesmo tempo chama o presidente da FMF de borrão. Uma coisa é romper com a Federação, nos tratos diários. É o que seria, por exemplo, você dividir a casa com alguém que você não gosta, mas é obrigado por alguma circunstância. No máximo, dá um "bom dia". No entanto, afirmando que Itair fez algo, ele faz pior. Ou seja, dois pesos e duas medidas, como é praxe do time do outro lado da Lagoa, o time que têm títulos importantes que cabem numa mesa de escritório. Para eles, sempre tudo. Contra eles, em suas argumentações, sempre nada. Um coitadismo nojento, que se assemelha aos discursos de partidos políticos do Brasil. Literalmente, um saco!

E aí perguntamos: FMF, vai ficar calada diante das frases fortes de Sette Câmara? Vai responder ou tem medo de ele te processar?

Sette Câmara deve abrir processo até em almoço em família, em churrasco de fim de semana. Tudo para ele é processo. Deve processar até dormindo.

E a FMF, que não se pronuncia, parece tão somente engolir tudo que chega por parte de lá. Ah, se fosse o Cruzeiro nesses termos... Certamente o desfecho seria outro.

Onde está o TJD para denunciar Sette Câmara?

Por: João Vitor Viana

domingo, 27 de janeiro de 2019

ARBITRAGEM COMPLICA JOGO, QUE TERMINA EMPATADO

Jogo às 11h da manhã, jogo importante, mas uma arbitragem horrível. É gol anulado, pênalti deixado de ser dado, faltas mal marcadas, excesso de cartões: tudo isso aconteceu na partida diante do rival, no Mineirão.

Primeiro tempo fraco, mas com um gol anulado. E por mais que comentaristas de arbitragem tenham dado a razão à anulação do gol, para mim não passam de incompetentes. Aliás, não só comentários, como a narração da TV mostrou-se completamente tendenciosa. O comentarista é bom nem falar sobre. Um trio que veste a camisa e que está entalado há tempos na garganta do cruzeirense. Pedimos, desde já, que não só haja uma arbitragem boa no Campeonato, mas que os jogos do Cruzeiro sejam transmitidos, ao menos, por pessoas imparciais. Há bons profissionais na TV, que não se sabe o porquê, em dia de clássico ficam no segundo escalão. Se a arbitragem foi péssima, a transmissão não ficou atrás. E a Central do Apito? Ah, essa é vergonhosa igual a argitragem em campo.

No segundo tempo, dois gols, ambos de pênalti. Fred e Fábio Santos deram os números finais ao jogo. Fábio fez duas boas defesas, Victor fez uma no primeiro tempo e viu, caprichosamente, um chute de Rafinha bater na trave, na segunda etapa. Jogo disputado no meio, de muita falta, mas que não precisava de tanto cartão. Tanto que dois atletas foram expulsos, um deles, Dedé, que teve que fazer o pênalti em Chará, depois de falha de Leo.

Único jogo importante de fato na primeira fase merecia uma atenção melhor. Nem o próprio time a FMF conseguiu satisfazer. Os dois times saíram de campo desagradados com a vergonha que foi a arbitragem. E pior: dois árbitros ruins. Não bastava o Wanderson ser ruim, saiu machucado e cedeu seu lugar. Quem entrou, pior, conseguiu fazer do jogo uma verdadeira lama. Até quando veremos tanto amadorismo?

Por: João Vitor Viana

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

RODRIGUINHO: ITAIR EXPLICA A NEGOCIAÇÃO E OS VALORES

Hoje em dia todo torcedor se acha jornalista. E isso faz com que as redes sociais se transformem numa quantidade gigante de mentiras. E o pior que muita gente embarca nas notícias falsas, inclusive jornalistas mineiros e fora daqui. Algo pequeno tranforma-se em algo monstruoso e isso inclui até valores pagos ou devidos pelo Cruzeiro por causa de um jogador.

Aliás, muito se falou que o Cruzeiro iria investir  US$ 6 milhões em Rodriguinho, que quem bancaria isso seria 100% o novo patrocinador máster, tudo mentira. Em entrevista, Itair Machado revelou que a UniCor, instituição que já está no Cruzeiro. que vai ajudar na aquisição do atleta: “A questão do Rodriguinho, eu não falei que o patrocinador que ajudou era máster, eu falei que era um patrocinador. Esse patrocinador já está na camisa do Cruzeiro, é a UninCor. Nós vamos apresentar o jogador juntamente com a UninCor. Nosso departamento de marketing juntamente com a comunicação estão preparando a ação para que a gente possa fazer a apresentação. Ele já assinou o contrato de três temporadas”, disse o vice-presidente de futebol Itair Machado, confirmando, em seguida, as cifras da negociação". "O total que o Cruzeiro vai gastar junto com o investidor são de US$ 4 milhões. Temos um bom relacionamento com o Pyramids, com o representante, Eduardo Maluf, e a contratação, embora difícil, acabou acontecendo", completou. Itair ainda disse que apareceram atravessadores. "Apareceram pessoas até oferecendo mais, mas o clube já estava acordado com a gente e tudo deu certo", frisou.

Mais reforços

Itair Machado disse que o Cruzeiro está sempre atento ao mercado. "Para contratarmos, precisamos de um número. Não trouxemos Keno ou Pedro Rocha porque não temos esse número. Para contratar a gente precisa viabilizar esse dinheiro. Quando tivermos, vamos trazer esse jogador para o lugar de Arrascaeta", disse.

Compra de Dodô

Se o Cruzeiro fizer 15 pontos no Campeonato Brasileiro ou fizer três jogos pelo clube, Dodô será atleta do clube. "Há essa cláusula. Aí o Cruzeiro pagararia 300 mil euros para a Sampdória em janeiro. Posso dizer tranquilamente que o atleta será do Cruzeiro em definitivo, pois não há como não ser. Já temos um contrato de quatro anos assinado iniciando em 2020. A Sampdoria vai continuar com 10% do jogador após a aquisição", disse.


Por: João Vitor Viana

DODÔ: "FELIZ EM VOLTAR"

Um dos reforços do Cruzeiro para 2019, o lateral-esquerdo Dodô, de 26 anos, é uma velha figura do clube. Para quem não sabe, o jogador já integrou a equipe de base do Maior de Minas, quando ainda era pré-adolescente. No entanto, àquele momento o atleta acabou não ficando no Cruzeiro, trilhando outros caminhos. Mas como diz o ditado, o fiho a casa torna, Dodô voltou e, agora, com novo status. Chega para disputar posição com Egídio, que estava ali na piscininha, já que a concorrência no setor tava mamão com açúcar. Agora o bicho vai pegar e se ficar marcando bobeira, tipo bizu da perninha, vai perder o posto.

Brincadeiras à parte, Dodô chega e para ficar. Por ele o Cruzeiro desembolsou R$ 900 mil e, preenchendo as cláusulas contratuais, terá a obrigação de compra do jogador. Como não se tratam de valores estranhos, como foi a compra, por exemplo, de Arrascaeta, que envolveu um negócio "casado" com Latorre, dessa vez, por valores módicos, o Cruzeiro acertou a contratação de um jogador tecnicamente muito bom. Comprando o jogador, o atleta acertará permanência por mais quartro temporadas.

Aos 26 anos, Dodô se diz feliz em voltar ao Cruzeiro. "Agora é diferente. Volto após doze anos. Evolui, passei por várias expriências e será um prazer vestir essa camisa de novo. Precisarei focar nos trabalhos físicos para estar, o quanto antes, à disposição. Tive algumas ofertas, mas o projeto esportivo do Cruzeiro é muito interessante, muito ambicioso e junto com minha família, fizemos a decisão e acredito ter feito a decisão certa", disse.

Novidade em campo

O Cruzeiro lançou novo material de treino. Os atletas já treinam com a nova endumentária.



Por: João Vittor Viana


quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

MANO GOSTOU, COM RESSALVAS

e pudermos resumir o que disse Mano Menezes ao final do jogo desta quarrta-feira, diante do Patrocinense, a frase seria: "gostei, mas foi para o gasto". E foi bem isso. O treinador, em entrevista, fez alguns alertas, apontou erros, individualizou atuações, mas se mostrou satisfeito pelo resultado e desempenho individual.
"Gostei do que vi. Lógico que teríamos algumas dificuldades, acho que o adversário soube impor esse tipo de dificuldade por estar nelhor postada. Defendeu bem, criou mais espaços que no sábado passado. Faltou entrosamento, ritmo e o adversário tinha 30, 45 dias a mais de preparação e isso faz diferença. Sofremos um pouco com isso no primeiro tempo", analisou o treinador. "Como um todo foi bem, teve um bom controle de jogo, não se precipitou quando começou a construir a vitória. Teve pequenos erros, estreias foram boas e é bom ganhar uma partida nessas circunstãncias", completou.
Mano ainda elogiou as atuações, de forma individualizada de Orejuela e Jadson, mas salientou que "todos foram bem de forma geral".
Domingo
Já visando o jogo contra o rival no domingo, às 11h, no Mineirão, Mano foi enfático: "Rafinha corre bem às 11h da manhã. Possivelmente ele vai fazer a função do David. Talvez também usemos o Thiago alguns minutos. Não precisamos ir ao mercado até domingo. Iremos com um time forte no domingo". David será avaliado hoje, mas dificilmente reunirá condições físicas para a partida de domingo. Conhecendo Mano nesses dois anos, o treinador nunca arriscou por um atleta "meia-boca", correndo risco de perdê-lo por um tempo maior. Até porque não há essa necessidade no momento. Se fosse final de campeonato, talvez a história fosse outra. Mas início de temporada? Não mesmo. 99% de chance de David estar fora dessa partida, pelo motivo apontado acima e pela temperatura do horário, que deve ser alta e causar um desgaste físico maior nos atletas. Sendo uma lesão muscular, por David em campo seria um tiro no pé.
Por: João Vitor Viana

OPINIÃO: O AZUL LHE CAIU MUITO BEM, RODRIGUINHO!



O azul lhe caiu muito bem, Rodriguinho!
Três anos com a camisa do Maior de Minas.
Chega para reforçar um time já forte, mesmo que a mídia nacional deixe de lado isso e só fale de Flamengo e Palmeiras.
Mas a gente não liga.
A gente sabe que se algum time do "eixo" tivesse o elenco do Cruzeiro, certamente seria badalado.
Mas a língua coça.
O cotovelo dói.
Mas nunca dependemos de imprensa para mostrar nosso valor.
Temos um time "cascudo".
Que com Dodô, Rodriguinho, Jádson, Orejuela e Marquinhos Gabriel ficou ainda mais.
E olha: não se assustem se chegar mais um atacante velocista.
Não podemos deixar de registrar os retornos de Renato Kayzer e Fabrício Bruno, jogadores de potencial e de grupo.
Rodriguinho chega para ser a "cereja do bolo".
Um bolo nada "massudo", por sinal.
E, desde já, parabéns à diretoria, pelas inserções no mercado.
Com inteligência e habilidade souberam negociar e reforçar a equipe.
E se Rodriguinho ficou bem de azul, imagina o Mineirão inteiro comemorando um grande campeonato em 2019!

Por: Raposo Sensato

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

SEGUNDA VITÓRIA

Segundo jogo, segunda vitória. Não foi a exibição que o torcedor presente queria, principalmente por boa parte do segundo tempo, quando o Maior de Minas deu espaços ao visitante. Fábio, gigante, garantiu o placar. Boa partida de Romero e Orejuela, exibição bem discreta de Cabral e uma preocupação: David. O atacante sentiu uma fisgada na coxa e preocupa. Segundo o repórter Thiago Reis, o atleta sequer conseguia subir as escadas do Mineirão. Destaque para a coxa enfaxada do jogador, que vai fazer exames. Certamente é desfalque para o jogo diante do rival, no fim de semana.
David, aliás, foi quem marcou o gol celeste, ainda na primeira etapa, após cruzamento de Egídio. O gol causou reclamação incisiva do treinador do Patrocinense, que em altos brados reclamou da arbitragem no intervalo.
"O importante é vencer. 1 a 0 ou 5 a 0 vale três pontos do mesmo jeito", disse Robinho. Sobre os estreantes, o meia afirmou que grandes jogadores não sentem estreia. "Domingo com certeza vai estar cheio aqui e quem joga bem chega e joga", falou.
A Itatiaia elegeu Orejuela o melhor em campo. O jogo, aliás, não foi transmitido. Fica a sugestão ao clube de elaborar uma transmissão própria, através de sua rede social, nessas ocasiões, haja vista o desinteresse da emissora dona dos direitos de transmissão. Uma outra ideia é fazer o jogo ser mais cedo quando não for transmitido. Os 15.141 presentes certamente seriam bem mais se a partida fosse às 20h ou 20h30. 21h30 sem transmissão é uma vergonha. A renda da partida por de R$ 136.550,00.
Por: João Vitor Viana

CHEGOU O TERROR... RODRIGUINHO, MATADOR!




Cerca de 200 pessoas esperaram Rodriguinho no saguão do aeroporto de Confins, na tarde desta quarta-feira. O jogador foi festejado por membros de torcidas organizadas, vestiu a camisa celeste e já mandou a real: "Feliz de chegar ao maior de Minas. E ser recebido dessa forma me deixa mais feliz e muito mais motivado ainda para poder fazer um grande trabalho aqui". Só eu acho que a imprensa ficou louca? Essa frase com certeza vai repercutir. E olha que ele só falou a verdade!

O jogador assinará contrato por três temporadas com o Cruzeiro. No ano passado, o jogador saiu do Corinthians com o "status" de ídolo, tendo passagens pela Seleção Brasileira. Polivalente, o jogador pode atuar tanto como segundo volante como meia mais avançado. No Cruzeiro, Mano terá mais uma grande opção para escalar o meio-campo. É saber, agora, como ele pretende usar o "motorzinho".
Mineirão

Rodriguinho, o quinto reforço celeste - chegaram Orejuela, Jadson, Dodô e Marquinhos Gabriel -, deverá estar hoje no Mineirão, acompanhando o jogo entre Cruzeiro e Patrocinense. Por estar no "Mundo Árabe", o jogador, assim como Marquinhos Gabriel, fará uma preparação individualizada.

Por: João Vitor Viana

OBRIGADO, BARCOS!

O atacante Hernán Barcos está de saída do Cruzeiro. Quarto na preferência do treinador e segundo entre os salário dos atacantes, o argentino, que foi muito importante na conquista da Copa do Brasil, no ano passado, já deixou a rescisão de seu contrato apalavrado com o Cruzeiro. O clube, inclusive, segundo informações, já deu entrada na "papelada" na CBF. É esperado que até quinta-feira o clube anuncie seu desligamento. O atacante, de 34 anos, tem ofertas do Brasil e de clubes argentinos e do Equador.

Barcos chegou ao clube para resolver uma carência gigante na camisa 9. Sem Fred e Raniel, Mano Menezes tinha apenas Rafael Sóbis para o setor e mesmo assim estava também voltando de lesão. Era a opção de mercado que o clube encontrou e que acabou funcionando. Apesar de não ser um craque, Barcos chegou, marcou gols importantes e nos ajudou, em muito na Copa do Brasil, principalmente diante do Palmeiras.

A torcida celeste agradece esses seis meses de empenho, dedicação e colaboração. Diferentemente de outros, sai pela porta da frente. Obrigado por nos ajudar quando precisamos, sendo decisivo e matador. Valeu, Barcos!

Por: João Vitor Viana

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

CRUZEIRO MARCA APRESENTAÇÃO E ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE JOVEM PARA A BASE

Segunda-feira de notícias na Toca da Raposa II: clube anunciou que a apresentação oficial de Marquinhos Gabriel será amanhã. Junto a isso, anunciou a contratação do atacante Zé Eduardo, do Visão Celeste. O jogador, de 19 anos, será integrado aos juniores do clube.

Ao site oficial do clube, Zé Eduardo afirmou que espera marcar muitos gols pelo Maior de Minas, que chamou de gigante. O jogador já havia se destacado no campeonato sub-19 do Rio Grande do Norte. Ele assinou por quatro temporadas.

O Cruzeiro está de olho também em outra joia da Copinha: o atacante Gabriel Martinelli, do Ituano.

É de salientar que do meio para a frente, o Cruzeiro mostrou bons valores na Copa São Paulo, como Marco Antônio, Caio, Maurício e Popó.

Por: João Vitor Viana


NOSSO RIVAL É UMA PICUINHA SÓ. QUIS TUDO E NÃO TEVE NADA!




O jogo entre Cruzeiro e rival vai ser 90% a 10%.
Por que?
Porque o rival quer tudo.
Para ser meio e meio em torcida, exigiu divisão igualitária de bilheteria.
O mando é do Cruzeiro.
E logicamente não foi atendido.
Tudo que o time de lá queria foi "dado".
Mas querer renda dividida é querer demais.
Os outros jogos do ano, com mando de campo de lá, seriam no Independência.
Aí é dar dinheiro, né?
Até o banco atrás do bandeira o Cruzeiro deixaria.
Mas como eles acham que são Deus, acordo não foi feito.
E vai ser 90% a 10%.
Os cinco mil e pouco que irão ao estádio vão fazer o mesmo esquema.
Chegarão antes, ficarão ilhados no Mineirinho e, após o jogo, esperarão a Nação sair para depois deixarem o estádio.
Nosso rival pensa muito pequeno.
Picuinha.
Quem se ferra são os torcedores de lá.
Mas quer saber?
O Mineirão fica muito mais bonito de azul.
E domingo, 11h, vamos lotar a Toca 3 para que façamos um grande jogo.
Antes disso, quarta, tem jogo lá também.
Partida será às 21h30, com criança e mulher entrando de graça.
Não perca!

Por: Raposo Sensato

NOVO TESTE

A intenção de Mano Menezes é ter seu grupo de atletas equilibrado em termos físicos. E como ele pretende usar boa parte dos jogos do Campeonato Mineiro justamente para "rodar" o grupo, aprimorando a parte física e técnica, isso é algo que tende a acontecer com o tempo. Diante do Patrocinense, quarta-feira, por exemplo, cerca de oito atletas deverão ser trocados em relação à equipe que iniciou a partida contra o Guarani, em Divinópolis.

Certo é que Thiago Neves, ainda que retornando aos treinos físicos, não será relacionado. Uma avaliação "macro" será feita para saber se ele vai para o jogo contra o rival, já no próximo fim de semana. Rafinha, que sentiu incômodo na coxa na vitória em Divinópolis, também não deverá ir para o jogo de quarta. O jogo, que será no Mineirão, ocorrerá naquele horário horrível das 21h30. É de se lembrar que os ingressos para este jogo já começou a ser vendido e que crianças até 12 anos e mulheres entram de graça. Tudo para ter um estádio lotado, bonito e vibrante.

E se além das quatro linhas, o clube prestigia seu torcedor, dentro, não será diferente. Ainda que com boa parte do time formado por jogadores, em tese, reservas, é uma chance que eles terão de mostrar serviço. Além disso, fica o atrativo ao torcedor de ver caras novas, como o lateral Orejuela, que deverá iniciar a partida.

Marquinhos Gabriel

O meia Marquinhos Gabriel, que assinou contrato por três temporadas com o Cruzeiro, ainda vai demorar um pouco para estrear. Mano Menezes avisou que o atleta, por estar no "Mundo Árabe" chega em condições físicas abaixo dos demais e vai requerer uma preparação adequada e individualizada. Segundo informações, o jogador deverá estar apto para a quinta rodada do Campeonato Mineiro.

Por: João Vitor Viana

sábado, 19 de janeiro de 2019

SEM FRED, CRUZEIRO VENCE NA ESTREIA

O ritmo foi de jogo-treino. Afinal, há 16 dias os atletas se apresentaram e começaram a preparação para a temporada. Apenas dois jogos-treinos até a partida de hoje, contra o Guarani, em Divinópolis, que maarcou a estreia do Maior de Minas no Campeonato Mineiro. E o ritmo foi meio que de jogo-treino também. Mano Menezes fez algumas alterações, observou alguns atletas e testou um esquema tático similar ao do ano passado. Destaque para Raniel, que fez dois gols. O atleta acabou sendo escalado de última hora, após o titular, Fred, ter sido vetado por questões de saúde. O jogador, de 35 anos, passou mal durante a noite, vomitando e evacuando em excesso.
No primeiro tempo, o Cruzeiro cansou de perder gol. David, Raniel, Robinho desperdiçaram chances claras. Ainda assim o Cruzeiro saiu vitorioso nos primeiros 45min. Logo no início, Raniel abriu o marcador. Robinho, de canhota, ampliou. No inteirim até o final do primeiro tempo, o Guarani diminuiu. Logo no início da segunda etapa, Raniel, de novo, deixou o dele. Final de jogo: 3-1 Cruzeiro.
Mano mandou a campo Lucas Romero, Sassá e Renato Kayzer para serem observados. O calor intenso da cidade marcou um fato diferente. Até o locutor Alberto Rodrigues teve que ir para o hospital devido ao forte calor.
Por: João Vitor Viana

PONTAPÉ INICIAL

As férias já acabaram há tempos. na verdade, há exatos 16 dias, quando os jogadores e comissão técnica se apresentaram e iniciaram a preparação para a temporada. Caras novas, entradas e partidas, tudo que normalmente acontece nesse período aconteceu, inclusive jogos-treinos e contusões. Fred, por exemplo, fraturou o nariz no primeiro jogo-treino, contra o Coimbra. Vai, literalmente, mascarado para a partida de logo mais, contra o Guarani, em Divinópolis, às 16h30.  Do time que terminou a temporada passada, apenas duas mudanças: o camisa 10, que foi para o Flamengo; e Ariel Cabral, que não participou dos últimos treinos, treinando em separado, fazendo reforço muscular. Em seu lugar, Lucas Silva foi o escolhido.
Será o pontapé inicial do Cruzeiro no ano de forma oficial. Jogos-treinos contra o Coimbra e Democrata-SL foram testes superficiais, bem aquém do que virá pela frente. E com todo o respeito ao Guarani, vencedor do Módulo II do Campeonato Mineiro, o campeonato em si não exige muito tecnicamente de uma equipe de Série A. Assim, meio que em ritmo de pré-temporada, o Cruzeiro vai a campo logo mais. E a expectativa do torcedor é ver um time que vença. Apesar da diferença tecnica abissal entre as equipes, é normal que nessa época do ano a parte física ainda esteja devendo e que a equipe do interior dê o seu melhor não somente para mostrar seus valores como para buscar as deficiências do adversário, que são mais evidentes em início de ano.

GUARANI X CRUZEIRO

Guarani
Leandrão; Denis, Reniê, Paulão e Vitão; Alemão, Renato Xavier e Ewerton Maradona; Paulo Morais, Charles e Douglas
Técnico: Gian Rodrigues

Cruzeiro
Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Rafinha, Robinho e David; Fred
Técnico: Mano Menezes

Motivo: primeira rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Waldemar Teixeira de Faria (Farião), em Divinópolis-MG
Data: sábado, 19 de janeiro de 2019
Horário: 16h30 
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima 
Assistentes: Pedro Araújo Dias Cotta e Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo

BOA AÇÃO DE MARKETING DO CLUBE




O marketing esportivo tem muito a ajudar as finanças dos clubes. Aos poucos, o Cruzeiro tem visto que certas ações causam enormes resultados. Uma delas é a comercialização de camisa sem patrocínio, que acaba perdurando no tempo, como foi em 2009, quando a camisa tinha o número também na parte frontal. Recentemente o clube lançou a camisa nº 2, branca, simples e muito bonita, que foi muito bem aceita pela torcida do Maior de Minas. A partir da próxima quarta-feira (23/01), às 9h, em todas as 11 lojas oficiais, ela será comercializada aos torcedores. E sem patrocínio!

Os preços definidos pelo clube são de R$ 249,90 (masculina classic), R$ 289,90 (masculina atleta) e R$ 199,90 (feminina).

Importante o lançamento das camisas serem no início do ano. Seria ainda melhor que no dia do lançamento tivesse uma tarde/noite de autógrafos com os ídolos do clube do presente e/ou do passado. Em vários momentos o Cruzeiro chegou a lançar camisas em novembro, outubro, dezembro... E quem entende de Marketing sabe que o produto não se vende por si só. Deve haver um apelo mercadológico. E como o Cruzeiro não é uma loja de roupa, mas uma marca gigante, o setor do clube mostra que está trabalhando de forma correta e olhando o mercado "com outros olhos".

É importante que o clube se aproxime cada vez mais do torcedor, inclusive reunindo-se com formadores de opinião para que sugestões, tanto de uniformes quanto de ações pertinentes sejam sempre feitas. Quando uma empresa ouve o seu consumidor a chance de um produto dar certo aumenta de forma exponencial.

A camisa ficou maravilhosa! Quem sabe o Cruzeiro não consegue agregar, nesse lançamento, alguma ação a mais para alavancar ainda mais essa venda de uniformes? Fica, aqui, as sugestões.

Por: João Vitor Viana

CRUZEIRO ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE MARQUINHOS GABRIEL

O Cruzeiro anunciou o seu terceiro reforço para a temporada. Depois do lateral Orejuela, do volante Jadson, o armador Marquinhos Gabriel é mais um que chega ao clube para a temporada 2019. É verdade que o zagueiro Fabrício Bruno e o atacante Renato Kayzer chegaram de volta ao clube. No entanto, não chegam como reforços, haja vista que já eram do Cruzeiro há mais tempo, sendo o zagueiro cria da base.
Marquinhos Gabriel rescindiu o contrato com o Corinthians e assinou por três anos com o Maior de Minas. Aos 28 anos, o atleta, que estava no futebol do Oriente Médio chega com a fama de jogar pelos lados e pela técnica apurada. O atleta estava fora dos planos do Corinthians e ao retornar do empréstimo junto ao Al-Nasr, acertou rapidamente com o Cruzeiro. É um pedido pessoal de Mano Menezes, que gosta do futebol do jogador. Canhoto, atua mais pelo lado direito do campo.
O acordo feito com o Corinthians começou a se dar a partir da ida do zagueiro Manoel para o clube paulista. Desde então os entendimentos foram feitos e o contrato acertado. A dependência estava nos exames médicos, realizados nesta sexta-feira e tudo aconteceu da melhor forma. O jogador já posou com a camisa do novo time. O contrato prevê que em caso de negociação o Cruzeiro fica com 60%, Corinthians 28% e o Al-Nasr 12%.
Manto nº2 divulgado
O Cruzeiro divulgou o novo uniforme número 2, que será usado na temporada. Ainda sem o patrocinador oficial, que deve se confirmar sendo o Banco Renner, o Maior de Mias mostrou o novo manto nas redes sociais. 
Por: João Vitor Viana

FRED MAIS 10

Apesar de estar meio que em clima de pré-temporada, o Cruzeiro estreia nesse sábado no Campeonato Mineiro. O jogo em si, sem menosprezo ao rival, é praticamente um jogo-treino. No entanto, tem árbitro, torcida e vale ponto no campeonato regional. Ainda que tenha se lesionado há alguns dias, quando teve algumas fraturas no nariz em um jogo-treino, Fred está confirmado. Edilson e Leo, que dependiam do aval do jurídico do clube juntamente com uma decisão do TJD, estão liberados e vão para o jogo. Ambos estavam suspensos por cartões recebidos em 2018. As sanções foram convertidas em doações de cestas básicas a instituições filantrópicas (R$ 1,5 mil por partida). Nesta sexta-feira, o clube entregou os donativos na sede da Federação Mineira de Futebol, no Bairro Funcionários, em Belo Horizonte. 
Leo havia sido suspenso por quatro jogos por agredir Ricardo Oliveira e Edilson, por jogo perigoso em partida também contra o rival. Faltando apenas um jogo a ser cumprido, a punição acabou convertida. Caso não pudessem jogar, Orejuela e Murilo seriam os substitutos. 
Provável Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egidio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Rafinha, David; Fred. Cabral possivelmente não irá sequer para a partida. Treinou em separado boa parte da semana e deverá ter Lucas Silva em seu lugar. Boa oportunidade para o garoto mostrar que pode ficar no clube além do seu empréstimo.
Numeração
O Cruzeiro vai, novamente, ter numeração fixa em 2019. Duas coisas chamaram a atenção: os números 10, 13 e 18 não têm donos. Possivelmente a 10 será usada por Rodriguinho. A 18 deve ficar com Marquinhos Gabriel. Isso em teoria. Sassá, por exemplo, pegou a 99, Ederson, a 40... A conveniência faz o jogador.

Por: João Vitor Viana

OPINIÃO: ELIMINAÇÃO DA COPINHA NÃO É O FIM DO MUNDO




A Copa São Paulo é o principal torneio nacional da base.

Competição que revelou diversos craques e outros bons atletas.

Logicamente nem todo destaque da "Copinha" vingou.

No entanto, é um divisor de águas para muitos atletas.

Empresários, olheiros e clubes de olho em jovens talentos.

Até porque, o Brasil, desse tamanho, consegue ser carente em qualidade de atletas.

Talvez porque haja uma cobrança exarcerbada em cima de um jogador.

Talvez porque o critério de seleção seja mal feito.

Talvez o azar esteja presente.

Uma série de circunstâncias.

O Cruzeiro, ontem, perdeu para o São Paulo.

Um dos grandes times desse ano, por sinal.

E perdeu nos pênaltis.

Teve chance de ganhar durante o jogo?

Sim.

Conseguiu?

Não.

Assim como no profissional, os jovens também pecam.

Perder ou fazer um gol de pênalti faz parte da profissão.

Vi que muitos "torcedores" fizeram um atleta como "cruz".

Invadiram as redes sociais dele, xingando-o de diversos nomes, inclusive racistas.

Isso é um verdadeiro absurdo, algo desumano.

Na dificuldade que um atleta cresce.

E nessa Copa, o Cruzeiro mostrou ótimos valores que, lapidados, podem dar retorno muito bom.

Marco Antônio, Popó, Caio, Maurício são alguns.

Que os verdadeiros torcedores deem força aos meninos, que tem um caminho longo pela frente.

Chegar aos profissionais é difícil.

E vários ali precisam e merecem ser testados.

Vamos apoia-los.

O grupo do Cruzeiro, mais jovem que muitos que lá estão, é um grupo vencedor.

E precisam de apoio, não de serem crucificados.

O verdadeiro torcedor não se esconde atrás de perfis, não maltrata outro ser humano.

O verdadeiro torcedor incentiva para que aquela pedra bruta, mais tarde, torne-se um diamante.

Por: Raposo Sensato

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

NOS MOLDES DA CREFISA

Na atual circunstância do futebol brasileiro, onde Flamengo e Corinthians recebem mundos e fundos da CBF e o Palmeiras tem uma Crefisa, que entope o clube de euros mensalmente, o Cruzeiro não pode ficar atrás. Logicamente a esperteza dos dirigentes fez com que por anos tivessemos equipes mais competitivas até sem ter dinheiro. Trouxemos jogadores certos e soubemos vendê-los. Foi assim com Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que já estão de volta ao futebol brasileiro, nas equipes que torram dinheiro diariamente e vão continuar torrando. 
Enfim, para equilibrar esse abismo criado pela televisão e CBF, o Cruzeiro buscou um parceiro forte. Segundo informações, trata-se do Banco Renner. Em entrevista a um programa de televisão, o vice-presidente do Cruzeiro afirmou que a parceria será muito mais que estampar o nome em camisa. "Teremos um parceiro nos moldes que a Crefisa é para o Palmeiras", disse, afirmando tratar-se de uma financeira, sem confirmar o nome da empresa. "Já nos mandaram a minuta, já foi aprovada, assinada e já enviamos de volta. Na semana que vem, no máximo, anunciaremos o nosso parceiro, que vai nos ajudar muito", disse, confirmando que Rodriguinho é o primeiro nome que a empresa irá trazer para o Cruzeiro.
Marquinhos Gabriel
O meia Marquinhos Gabriel é aguardado nesta sexta-feira em Belo Horizonte para exames médicos. O jogador irá assinar com o Cruzeiro por três anos e não terá ajuda de nenhum parceiro. Ele chega sem ônus ao clube, que ficará com 60% do jogador. Outro percentual será dividido entre Corinthians e Al Nasr (28-12%). Aprovado nos testes, será anunciado. É questão de tempo, portanto.
Por: João Vitor Viana

OPINIÃO: O TAL CLÁSSICO MEIO A MEIO AINDA SEM DEFINIÇÃO



A imprensa especula.
O torcedor dá sua opinião.
Dirigentes falam.
Mas nada acontece.
Se me perguntarem se eu gosto de ver jogo entre Cruzeiro e o rival com Mineirão cheio direi que sim.
Se me perguntarem se gosto de torcida única, 90% a 10% ou meio a meio, vou falar que prefiro meio a meio.
E sabem o porquê?
Gosto do clima do chamado "clássico".
Gosto de ver uma torcida respondendo à outra, gosto da atmosfera do "clássico".
Lógico que adoro ver o Mineirão todo azul.
Mas isso já vemos nas finais ou em jogos grandes contra grandes da Série A ou na Libertadores.
Contra o rival é um jogo à parte.
E esse ano, se não rolar jogo meio a meio no Mineirão, será, novamente, por picuinha do lado de lá.
O que eles querem?
O Cruzeiro já liberou até o lado de "pressão no bandeirinha".
Talvez eles se achem grandes demais que precisam ser pagos em euros para estarem pisando ali.
Talvez eles queiram tapete vermelho, escolta da Polícia Federal ou diamantes svarovski para jogarem no Mineirão.
Não faz o menos sentido a picuinha do rival em fazer isso.
Falam, falam e não resolvem.
Falam em gastos e não fazem qualquer proposta.
Falam de problemas, mas não apontam soluções.
Bom, o mando é do Cruzeiro. 
Se não quiserem torcida única, vai ser 90-10.
E esperamos que assim como na torcida, em campo a gente também dê show.
A partida será dia 27, às 11h, na Toca da Raposa III.
Cruzeirense, esteja lá!

Por: Raposo Sensato

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

BOM DESEMPENHO

Já diria aquele bêbado da esquina que treino é treinom jogo é jogo e jogo-treino é jogo-treino. E é bem por aí mesmo que as coisas acontecem. Afinal, cada caso é um caso e exige uma doação maior. Bom, pelo resultado do jogo-treino de ontem, contra o Democrata, de Sete Lagoas, a preparação tem dado resultado. No final, um placar por 4 a 1 e um desempenho que agradou à comissão técnica. Para o Cruzeiro marcaram Rafinha, David, Murilo e Renato Kayzer. Munhoz diminuiu, em rebote de pênalti defendido por Fábio.
Sem Thiago Neves, recuperando-se de uma lesão na panturrilha, e Ariel, que fez fortalecimento muscular, o Cruzeiro entrou em campo com Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Rafinha, Robinho e David; Raniel. O Cruzeiro abriu o placar com Rafinha, após cruzamento de Egidio; e aumentou com David, após passe em profundidade de Raniel. O Maior de Minas viu a vantagem diminuir após Munhoz diminuir. Detalhe que Fábio defendeu o pênalti batido por ele. No entanto, no rebote, o "10" do Democrata tocou para as redes.
Mais tarde, já no terceiro tempo (a divisão dos tempos foi diferente do que se vê nos campeonatos), Renato Kayzer recebeu passe de Sassá e, com o pé esquerdo, ampliou. Houve tempo ainda para Murilo, de cabeça, dar números finais ao jogo-treino.
Fred
Recuperando-se de uma cirurgia no nariz, onde teve várias fraturas no primeiro jogo-treino do ano, contra o Coimbra, na Toca II, Fred não participou da atividade. e máscara foi ao campo para trabalho físico. O camisa 9 deverá usar a máscara no início da temporada até para sua própria segurança. Seu aproveitamento sábado, contra o Guarani, em Divinópolis, ainda é uma incógnita.
Por: João Vitor Viana

NA MIRA

O meia para ser a "sombra" de Thiago Neves é Marquinho Gabriel. O jogador está no futebol árabe e não está nos planos do Corinthians para 2019. Ele tem contrato com o clube paulista até meados de 2020. Recentemente Grêmio e Athletico Paranaense procuraram o jogador, sem sucesso. Além do Corinthians topar, o clube que ele estava, o Al Nassr, também precisaria liberar. No entanto, o jogador rescindiu recentemente o seu contrato e está livre no mercado. A passagem de Marquinhos Gabriel pelo clube não foi ruim, com cinco gols em 18 jogos. 
Quanto a uma transferência para o Cruzeiro, o procurador do atleta disse o seguinte para um site mineiro: "Soube que os clubes trataram do tema durante as negociações pelo Manoel. Mas com o atleta ainda não existe acordo”, afirmou Rafael Botelho, nesta terça-feira. “O Cruzeiro é um clube gigante, né?! Elenco top, torcida top, técnico fora de série. Com certeza (a oferta) seria analisada com muito carinho. Mas não tem nada com o atleta ainda não”, declarou completou Botelho, que também disse a respeito do tempo de contrato exigido por seu cliente. “Isso depende de luvas, salário, cláusula de saída. Não há um padrão”.
Sombra
A diretoria do Cruzeiro busca um jogador para ser a "sombra" de Thiago Neves. A fim de não perder qualidade técnica numa ausência do camisa 30, o Cruzeiro busca no mercado alguém habilidoso, com características similares para dar conta do recado. Ganso foi oferecido, mas a pedida salarial assustou.
Por: João Vitor Viana

NOVO PATAMAR

Quem tiver uma boa memória vai se lembrar de quando Fabrício Bruno foi lançado no Cruzeiro. Após ser bicampeão, o clube vendeu seus principais ativos, não repôs à altura e quem veio foi levando o time para o buraco. Paulo Bento chegou e com sua predileção por atletas de nome "Bruno" acabou lançando todos de uma vez. E os jovens acabaram entrando numa barca furada danada. Bruno Viana, Fabrício Bruno, Bruno Nazário... os Brunos de Paulo Bento, àquela época, não deixaram a menor saudade. No entanto, por serem jovens, dariam a volta por cima.
Bruno Viana acabou sendo levado pelo próprio Bento para a Europa e depois de jogar no futebol grego, acabou desembarcando em Portugal, onde tem o futebol reconhecido. Bruno Nazário se encontrou no Guarani e após boa temporada, acabou indo para o Athletico Paranaense. Fabrício Bruno foi emprestado duas vezes para a Chapecoense e, no início desse ano a ser pela terceira vez. No entanto, com a saída de Manoel, emprestado ao Corinthians, o Cruzeiro acabou pedindo a sua volta. A contragosto, a Chape, que gosta muito do jogador, cedeu. O jogador foi um daqueles que ergueu a Chapecoense após o trágico acidente em 2016. Jogou com bravura e técnica os últimos dois anos, o que chamou a atenção da comissão técnica. 2019 pode ser um ano de maiores voos para ele. Volta mais experiente, em outro patamar e terá chances de mostrar o seu valor.
                                                                                      
Em entrevista o jogador falou da sua emoção em voltar a vestir o manto sagrado: "Extremamente feliz pelo retorno ao clube. Trabalhei muito para retornar à casa e pretendo fazer daqui minha moradia por um bom tempo".
Três da base
Pela primeira vez em anos, o Cruzeiro terá, entre os seus zagueiros, três formados na base do clube. Além dos titulares Leo e Dedé, Mano Menezes terá à sua disposição o próprio Fabrício Bruno, Cacá e Murilo.
Por: João Vitor Viana

UMA LENDA CHAMADA FÁBIO

Para contar a história desse, que é um dos maiores ídolos do Cruzeiro, tendo vestido o manto celeste por 806 vezes e conquistado títulos importantes pelo clube, é preciso saber adequar os momentos vividos por esse goleiro único e tão talentoso. Fábio Deivson Lopes Maciel, nascido no dia 30 de setembro de 1980, em Nobres, interior do Mato Grosso, tem 38 anos e muitos anos como defensor da meta cruzeirense. 
Desde a sua chegada ao Cruzeiro, pela primeira passagem, até agora, já se passaram 18 anos. Embora tenha se saído bem, o arqueiro ficou apenas um ano, por empréstimo. Depois disso, passou pelo Vasco quatro anos e retornou para a Toca da Raposa em 2005, trocado por Alex Dias. Já são 13 anos de muitos momentos emocionantes e títulos levantados. É bem verdade que Fábio já protagonizou um lance inusitado na final do Campeonato Mineiro de 2008, mas que são "águas passadas".
Desde a sua chegada ao Cruzeiro, foram conquistados dois Campeonatos Brasileiros e duas Copas do Brasil, ambos em sequência, finalista da Libertadores e inúmeros Estaduais, como o de 2018, em cima do rival de Vespasiano.
Muito religioso, Fábio sempre faz questão de exaltar o responsável pelo seu trabalho, seja nos bons momentos ou nos ruins também, sobretudo da equipe. E o seu jeito carismático, atencioso e transparente para lidar com as adversidades, ou grandes fases, ajuda na liderança dentro e fora de campo com seus colegas. 
Fábio foi capitão do Cruzeiro bicampeão Brasileiro de 2013 e 2014. Com defesas sensacionais e liderança do grupo, o camisa 1 se tornou o homem de confiança do então técnico Marcelo Oliveira. 
Das fases mais difíceis na carreira, em 2016, ano da lesão que o afastou dos gramados, de agosto até o inicio da pré temporada de 2017, Fábio viu seu substituto, Rafael, se destacar no gol e teve sua titularidade contestada por boa parte da torcida, mas aos poucos, o goleiro retomou a boa forma debaixo das traves. 
Após reconquistar a titularidade, Fábio pegou um dos pênaltis contra o Flamengo na final da Copa do Brasil e saiu como um dos heróis do penta celeste na competição. 
O jogador quase encerrou a carreira após a lesão de 2016, mas ainda renovou o contrato para conquistar mais um bicampeonato seguido pelo Cruzeiro. Dessa vez foi a Copa do Brasi. De novo, herói, após ter pegado três pênaltis nas quartas contra o Santos. Sem contar o Campeonato Mineiro 2018, conquistado em cima do rival no Mineirão. 
Fábio é considerado por muitos, uma lenda viva com o manto celeste e um dos intocáveis no elenco de Mano Menezes. 
Quem diria, que aquele garoto, do interior do Mato Grosso, fosse fazer tanto sucesso e entrar para a história do Cruzeiro, seja por número de títulos, carisma, defesas incríveis ou por ser o jogador que mais vestiu a camisa do clube que viveu páginas heroicas em Minas Gerais, Brasil e no mundo.
Por: Maicon Vasconcelos

Texto também divulgado em www.nacao5estrelas.com.br

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

PARA VOCÊ É A HORA DO MANO LANÇAR O POPÓ?



Popó, o encatado?
Popó, o boxeador azul?
Popó: promessa com status de realidade?
Bom, essas e outras perguntas têm diferentes respostas.
Afinal, uma coisa, para a imprensa, é ele estar no Cruzeiro e, outra, no Santos, por exemplo.
Se Popó faz três gols numa partida, a imprensa paulista já cobraria o menino na Seleção!
No Cruzeiro, a imprensa bate na tecla que primeiro ele deve maturar, não queimar etapas e blá, blá, blá.
Minha opinião: taca o menino no profissional e observa.
Treinou bem?
Taca ele no Campeonato Mineiro.
Jogou bem?
Taca ele na Copa do Brasil.
Mandou bem?
Increve na Libertadores.
No Brasil há um mimimi danado com jovens atletas.
Por medo de queimar, o cara não tem chances no momento de explosão.
E quando lançam, já não rendem mais aquilo que poderiam, se lançados no momento certo.
Para mim, Popó é um jogador de alto potencial.
Encantado?
Não.
Mas certamente não só ele, como Maurício, Caio e outros dessa Copa São Paulo deveriam ser testados no Campeonato Mineiro.
Não se pode ter medo de lançar um jovem talento.
Assim como a torcida não pode queimar o cara na primeira bola passada errada ou no primeiro gol perdido.
Força ao Popó, ao Caio, ao Maurício, aos destaques da Copa São Paulo.
Contra o Rio Preto, o menino Popó, o boxeador azul, fez três.
Cruzeiro nas quartas-de-final do torneio.
Independentemente do resultado final, essa copinha já revelou muitos craques.
E esperamos que Popó seja um desses.

Por: Raposo Sensato

A FORÇA DE UM BANCO

O Cruzeiro negocia com o banco gaúcho Renner como seu patrocinador master. A informação vazou nas últimas horas. No entanto, isso não deve impedir o acordo, que deverá ser anunciado até o final da próxima semana. A intenção é que o novo patrocinador já aparecesse na camisa na estreia do clube, sábado, contra o Guarani, em Divinópolis. No entanto, burocracias de papeladas podem adiar esse plano.
Pelo acordo, o Banco Renner irá investir pesado no Cruzeiro. Segundo a própria direção, será o melhor contrato de patrocínio da história do clube. Além do dinheiro, o banco se pôs à disposição para ser parceiro também na aquisição de atletas. E o primeiro "presente" deverá ser Rodriguinho. Informações não confirmadas dão conta que ele estará em Belo Horizonte nesta quinta-feira, já para realizar exames. No entanto, para isso ocorrer, o Cruzeiro terá que chegar a um acordo com o Pyramids, do Egito. Pela transferência, o Cruzeiro não bancaria nada, ficando todo o ônus para o Banco Renner. Outros negócios para esse ano também poderão ser nesse formato ou em parceria com o clube.
                                                                                      
Fala, presidente!
Sobre o novo patrocinador, não anunciado de forma oficial, o presidente Wagner Pires de Sá afirmou que já está definido. "Da mesma forma, da mesma maneira, por confidencialidade, temos que manter o silêncio. Até na hora de assinar, de concretizar, temos que esperar para falar o nome. Mas estamos adiantados, com tranquilidade, já temos o nome. Essa semana devemos anunciar. Depois, falaremos, mas é uma empresa nacional", limitou-se a dizer. Mais tarde, em alguns sites e também através de fontes, o nome do Banco Renner acabou sendo revelado.

NOTAS DA TOCA

- RODRIGUINHO

Meia já acertou tudo com o Cruzeiro. Foi autorizado a negociar, ainda que pendentes alguns detalhes, inclusive de valores. Clube espera anunciar o atleta até quarta-feira.

- MANOEL

Zagueiro faz exames hoje no Corinthians. Aprovado, assina contrato até o fim do ano. O atleta, que se recupera de uma catapora, esteve na Toca II, despedindo dos companheiros.

- MANCUELLO

Deixa o Cruzeiro e assina com o Toluca-MEX por três temporadas. O jogador já se despediu do clube e da torcida nas redes sociais.

- DINHEIRO

O Cruzeiro recebeu 7 milhões de euros do Flamengo, referente à primeira parcela pela venda do meia. O restante será pago no decorrer do ano em outras duas parcelas (junho e dezembro).

- PATROCÍNIO

O Cruzeiro negocia e deverá anunciar, em breve, acordo com o Banco Renner. Contrato seria de dois anos e o valor pago será o maior já recebido pelo clube em sua história. Especula-se algo em torno de 16 milhões anuais.

TOLUCA-MEX CONFIRMA MANCUELLO




O meia Mancuello vai jogar no México nos próximos três anos. Se por um momento ele chegou a ser cogitado no Boca Juniors e até dado como certo no San Lorenzo, o destino do jogador, de 29 anos, foi a América do Norte. Na noite desta segunda-feira (14/01), o clube divulgou acerto com o meia, que até já se despediu do Cruzeiro em sua conta em uma rede social.

Mancuello é anunciado no mesmo dia que o Cruzeiro recebeu a primeira parcela da venda de Arrascaeta ao Flamengo, dinheiro esse que veio, inclusive, com débito de R$ 3,6 milhões, valor que correspondia a uma dívida do Cruzeiro com o Flamengo referente a parcelas que não foram pagas em 2018. Coincidentemente é o valor que se especula pela liberação do atleta ao clube mexicano. Mancuello tinha contrato com o Cruzeiro até o final de 2020. Sua saída não deixa saudades e é mais um atleta que se encaixa naquele grupo dos "caros e pouco utilizados".

Por: João Vitor Viana