quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ZALIVI REVOLTADO?

Por Marcello Zalivi

Durante esses últimos dias, principalmente após a derrota para o Botafogo, muitos me enviaram e-mail, mensagens, ligaram perguntando sobre o meu desaparecimento do Blog e do Facebook. Alguns apenas queriam saber se eu continuaria na equipe ou simplesmente estavam sedentos por palavras de protestos sobre os últimos resultados da equipe.

Na verdade, meu afastamento foi ocasionado ora pela correria do dia a dia, hora pelo desânimo. Podemos cravar o desânimo como o principal fator. Eu sei que isso não é motivo para deixar de escrever, que tenho obrigações a cumprir com o Blog, mas há muito tempo que venho alertando em meus textos, diria alguns anos, antes mesmo da fundação deste espaço, quando ainda escrevia para outros meios virtuais, que a filosofia de se fazer futebol no Cruzeiro anda muito errada.

Se não me engano, no último texto, quando fomos derrotados pelo fraco time do Atlético-GO (com todo o respeito que merece), levantei novamente essa questão. Entretanto, todos os anos é a mesma história. Estou cansado de escrever sobre os motivos que fizeram o Cruzeiro perder títulos importantes. A questão é que a diretoria ganhou quase todos os títulos (falta o mundial) que poderiam almejar, até mesmo o tão sonhado Brasileiro de 2003. Depois disso, nada mais. Acabou a ambição e junto veio à idéia de clube vitrine, de clube que aposto em jovens talentos, bla, bla, bla. Quando perguntados sobre contratações, a história era a mesma. “Não vamos fazer loucuras e inviabilizar o clube”, “O Cruzeiro não entra em leilão”, e mais bla, bla, bla. Pois bem, acho que fomos o único clube da história que ao invés de aproveitar o momento, deixamos passar o tempo e as chances de abarrotar nossa sala de troféus com títulos de verdade, e não ilusões regionais.

O cruzeiro tem que pensar em uma coisa, pensar unicamente em sua origem, SOMOS UM TIME DE FUTEBOL, eu não quero saber se a receita é apertada, se o CT é moderno, se tem estrutura. Eu quero títulos. Pode treinar na rua, ter rato no vestiário, mas tragam o craque da camisa 9 para balançar as redes. Tragam o volante copeiro que empurra o time para o ataque, tragam o meia habilidoso que não sai da lista da seleção. Pensem no ganho técnico e não apenas no dinheiro que empresários querem fazer dentro do clube. Não estou pedindo para ser irresponsável ao extremo, estou pedindo para serem inteligentes. Para enxergar o time.

Quanto custa manter no clube jogadores como Brandão, Fárias, Ortigoza, Reis, Everton, Leandro Guerreiro, Vitor, Marquinhos Paraná, entre outros. Talvez o salário de um bom lateral, um ótimo meia e um excelente centroavante. Simplesmente três peças que resolveriam os nossos problemas e nos colocariam no topo da tabela. E se alguém pensar em elenco, eu digo que não precisa de quantidade, mas de qualidade. Digo mais, a política da base, de revelar jogadores broncos que dão caneladas na bola tem que ser repensada também. A geração do Santos De Robinho e Diego, Neymar e Ganso nunca se notabilizaram por títulos, a função é de FORMAR JOGADORES, e os frutos estão sendo colhidos. Ganhar Taça BH é importante, mas não é o foco, isso até o Galinho depenado ganha. Queremos revelar jogadores que possam nos dar alegrias.

Falando em revelar. Onde estão Paulinho Dias (Volante raçudo de bom passe, liderança), Luis Fernando (meia canhoto e habilidoso) e Bernardo? Foram preteridos pelo clube, talvez o mesmo destino do matador Leo e do excelente Eber, que provavelmente sairão do Cruzeiro sem ter uma seqüência no time, pois, a diretoria prefere colocar para jogar “jogadores” como Renan índio e Jonílson.

Bem, o recado está dado, não consigo mais continuar esse texto, a revolta é grande demais.

Pensem apenas nisso: Libertadores e brasileiro de 2009, Brasileirão de 2008, 2010. Já viram mais fácil de ganhar?? Eu não.


FIGURINHA DA 14º RODADA BR11
NOTAS DA PARTIDA
FÁBIO: Não teve culpa no gol, e ainda fez defesas importantes. - 7
DIEGO RENAN: Melhor atuação do ano, bem no apoio e ataque. - 7
NALDO: Bem nos desarmes, mas atabalhoado na seqüência dos lances, principalmente perto do R10. – 5,5
GIL: firme em alguns lances, mas comeu mosca como toda a defesa no gol. - 6
EVERTON: Falta humildade, soltar a bola mais rápido, fazer o simples. Nada acrescenta. - 2
(ORTIGOZA): Corre mais que a bola, torpeça sozinho. Não pode ser solução. - 4
MARQUINHOS PARANÁ: Limita-se na marcação, não acrescenta nada na saída de bola. - 4
FABRÍCIO: Muito bem no primeiro tempo, depois que tomou o cartão sumiu. - 6
GILBERTO: Apagado. - 3
MONTILLO: Leão em campo, fez o que pode, falta qualidade dos companheiros. – 7,5
REIS: Não finaliza bem, só fica atrás dos zagueiros, que centroavante é esse? - 2
(SEBÁ): Muito afoito, precisa entrar com mais calma. Nada produziu. - 3
WALLYSON: Cada vez mais, suas atuações pioram, está preocupante os lançamentos de linha de fundo. Jogador precisa levantar a cabeça, pelo menos para dar um passe. Apesar disso, não foge da luta. - 5

JOEL SANTANA: errou na escalação e substituições, sem falar No esquema de jogo. - 2



Um comentário:

Alyson Soares disse...

FÁBIO- 7/Na Média
DIEGO RENAN - 6/ótimo no apoio, mas péssimo na defesa.
NALDO - 5/Começou bem, mas acabou se enrolando todo, assim como toda a defesa.
GIL - 5,5/ Começou de forma surpreendente, tirando todas as bolas da defesa. Também falhou no gol, depois disso, não foi das suas piores exibições.
EVERTON - -1/É fraquíssimo, como um cara desses pode jogar no Cruzeiro?E ainda titular?
(ORTIGOZA)- 3/ É limitado, se esforça muito, mas não consegue nem armar nem finalizar.
FABRÍCIO - 5/ Foi bem nos desarmes, é o único volante com alguma técnica no time.
PARANÁ - 4/ Só serve no "rouba e passa", mas o físico não permite mais que ele seja aquele volante "caçador".
GILBERTO - 2/Se não estivesse na escalação, nem saberia que ele esteve em campo.
MONTILLO - 8/Sem dúvida, o melhor do time em campo, é o único com qualidade e coragem para tentar algo diferente.
REIS - 1/Alguém para R$10,00 por ele? Ainda leva uma chuteira de graça.
SEBÁ - 2/Não fez nada de útil, mesmo assim, foi um pouco melhor que o Reis (pior se não fosse).
WALLYSON - 4/A fase está dificílima para ele, mas pelo menos ele não foge da briga (como alguns "chinelinhos")
JOEL - 1/ Escalou errado e mexeu pior, só dei 1 porque seria sacanagem dar 0. Tá na hora de pegar a prancheta e ir embora!