quinta-feira, 5 de agosto de 2021
Recomeça a Era Luxa!
O técnico Vanderlei Luxemburgo foi apresentado na manhã desta quinta-feira, na Toca da Raposa II, local que conhece bem. No próximo sábado, o treinador reinicia, oficialmente, sua terceira passagem pelo clube, onde esteve entre 2002 e 2004 e em 2015. Técnico que conduziu a Raposa à Tríplice Coroa, Luxa chegou falando em projeto, em metas e cumprimento de etapas. Contudo, o discurso foi muito propositivo.
"Primeira coisa que tem que ser tratada é que não tem nenhum time fora do rebaixamento, nenhum time ganhou campeonato e nenhum time fugiu do rebaixamento. O campeonato está para nós, meu pensamento é pensar para cima e buscar a classificação. Se pensar para baixo, esqueço lá em cima. Quero pensar em conquista de campeonato para subir para primeira divisão, vocês (jornalistas) podem falar de Série C, é função de vocês. A gente tem pontos necessários para buscar uma vaga na primeira divisão. O Cruzeiro vai mudar, as dificuldades são imensas até porque não estaria aqui não fosse isso", disse o treinador, que indicou que os salário serão colocados em dia.
"Nós estamos contratando um jogador (indicou que o salário em dia é reforço para o time), ele vai ser importantíssimo, não temos condições de trazer fisicamente, mas a mudanças de ambiente, do comprometimento do clube é fundamental. Essa é a grande contratação que precisa fazer. O futebol é o única área onde o Cruzeiro pode buscar o seu resgate, as outras áreas tem que ficar esquecidas, tem que privilegiar o futebol. Comprometimento, essa é a grande contratação, de resgatar a credibilidade, de tomar atitudes e mudar, o pensamento é de todos nós deste ambiente e comportamento com proposta de mudanças. Se o clube mudar comportamento e continuar do jeito que está, a coisa fica diferente. A grande contratação é mudanças de comportamento (clube e jogadores)", frisou.
Luxemburgo afirmou, também, que o elenco do Cruzeiro não é desconhecido para ele: "Elenco a gente está no ramo, pega informações, assisti a jogos do Cruzeiro, a gente conhece, mas isso é muito rápido, vou bater o olho e vou identificar bastante coisa, não vejo o Cruzeiro diferente de nenhum clube da Segunda Divisão", disse. "O Cruzeiro tem uma história e amos trabalhar em cima dela, o Cruzeiro é um time da primeira divisão na segunda divisão. Temos o número de jogos para buscar o objetivo, quero que meus jogadores mudem essa chave". Por fim, Luxemburgo destacou que nome não joga sozinho e que "pode ser experiente e de currículo, mas se não estiver bem, não joga".
Por: João Vitor Viana
terça-feira, 3 de agosto de 2021
Cruzeiro confirma Luxemburgo
O Cruzeiro tem novo técnico: Vanderlei Luxemburgo. Aos 69 anos, o veterano chega ao clube pela terceira vez. Na primeira, levou a Raposa à Tríplice Coroa. Na segunda, apenas 19 jogos e aproveitamento inferior a 40%. O contrato dele será até o final de 2022.
Vanderlei Luxemburgo foi treinador do Cruzeiro entre 2002 e 2004, quando entrou para a história do clube com a conquista da Tríplice Coroa em 2003 (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão). Foram 107 jogos, 68 vitórias, 22 empates e 17 derrotas.
A expectativa é de que Vanderlei faça a reestreia pelo Cruzeiro no jogo do próximo sábado, às 11h (de Brasília), diante do Brusque, no estádio Augusto Bauer, no interior de Santa Catarina. A partida será a primeira de seis jogos que a Raposa terá no mês de agosto, pela Série B. Isso vai depender de o nome dele estar no BID até sexta-feira.
Cargo e Pastana
Luxemburgo só aceitou conversar após Mozart se demitir. Contudo, nunca negou que gostaria de dirigir o Cruzeiro. Uma conversa, na manhã desta terça-feira, no Rio de Janeiro, sacramentou o negócio. Luxa fez exigências e contará com o apoio de Pedro Lourenço para que isso seja cumprido.
Nos bastidores circula a informação que a chegada de Luxemburgo poderia ser um indício que Pastana sairia. O Cruzeiro não comenta, mas também não desmentiu a informação até o momento. O nome de Alexandre Mattos, preferido de Pedrinho para o cargo, voltou a circular na Toca da Raposa II. Em entrevistas anteriores, o dono do Supermercado BH afirmou que bancaria o salário do Executivo no clube.
Outro nome a caminho é o de Ricardo Rocha. O ex-zagueiro chegaria para a vaga de Deivid, demitido recentemente.
Por: João Vitor Viana