Um assunto tem sido bem debatido nas redes sociais e vem causando até uma certa indignação: Ronaldo, segundo a Itatiaia, teria pedido as Tocas I e II como garantia para a compra da SAF. Isso fez com quem alguns torcedores, atrás de seus computadores, com a coragem que só a internet dá, começassem a crucificação de Ronaldo. Dentre as denominações estavam: oportunista e interesseiro. Outros fomentavam a ideia que "Ronaldo estaria querendo dar um golpe, querendo vender o clube para um chinês". Calma aí, pessoal!
Em primeiro lugar, o cruzeirense não está em posição de negociar. É até difícil de pensar como estaria o time, na altura do campeonato, sem Ronaldo e com Sérgio Rodrigues no comando. Estaríamos sem dinheiro, com a folha salarial inchada, com salários atrasados, processos nas costas e, possivelmente, teríamos perdido um ou outro jovem talento. E olha que esse ano temos dois jogadores diferenciados: Daniel Jr. e Vitor Roque.
Se o Ronaldo exigisse as Tocas I e II como parte da compra, por mim, teria que ceder. Se exigisse o prédio administrativo, o clube campestre, tudo que o Cruzeiro tem, deveria ceder. Por que? Porque o cara está pondo o dinheiro dele no Cruzeiro, salvando o clube, livrando-o de pessoas que afundaram o time, inclusive alguns que estavam perto dele no jogo contra o Pouso Alegre. O Cruzeiro, sem Ronaldo, seria um barco não à deriva, mas naufragado, esperando apenas o último acorde da banda do Titanic.
Então, cruzeirense de verdade, acorde para a vida! Ronaldo pedir como garantia é tão somente ter a posse dos imóveis para alguma eventualidade que venha a acontecer. Pessoal ama especular isso ou aquilo. Mas vamos por os pés no chão? Quem, em sã consciência, pegaria um time devendo R$ 1 bilhão? "Ah, mas ele tem dinheiro, é dinheiro de pinga isso aí que ele investiu!". No comércio, há oportunidades. Ronaldo viu a dele e o Cruzeiro viu a sua. Só virando SAF o Cruzeiro terá sua redenção, só com uma gestão eficiente e competente terá suas dívidas pagas em até 10 anos.
Não há o que se discutir. Ou é o Cruzeiro nas mãos de Ronaldo ou nas mãos de Sérgio Rodrigues. Sério que vão preferir crucificar aquele que se mostrou solícito em nos ajudar e nos guiar ao sucesso e libertar Barrabás? Sei que a história é cíclica, mas não quero rever essa escolha esdrúxula.
E mais: isso é o que a Itatiaia disse! Atualmente, em que SSR não solta mais as notícias para alguns repórteres, adoram uma celeuma, ainda mais quando o Cruzeiro está se mostrando no caminho certo. Querem o pânico? Querem jogar a torcida contra Ronaldo? Querem que o programa de sócios caia, que a diretoria saia, que a comissão técnica não fique e que o caos volte a se instalar? Aí você vai concordar em não dar como garantia dois imóveis, um deficitário anualmente e o outro, o CT oficial. Deixem o homem trabalhar!
E mais: quanto mais tirarem imóveis das mãos de SSR, melhor. Afinal, olha só o que ele fez com o prédio administrativo! Alugou, por dez anos, a preço de banana. As gavetas de SSR fedem cada vez mais. E Ronaldo tá que limpa. Se ele tiver mesmo pedido em garantia os imóveis, ceda, Cruzeiro! Queremos subir em 2022! Chega de Série B!
Por: João Vitor Viana