quarta-feira, 16 de novembro de 2016

DIA DA PERMANÊNCIA

POR: NAÇÃO 5 ESTRELAS

"Time grande não cai": assim fala o cruzeirense. Contudo, é preciso parar de nivelar a situação por baixo e pensar grande. Não cair é muito pouco para um time da grandeza do Cruzeiro, acostumado a títulos. Tanto que foi condecorado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol - IFFHS - com o título de melhor clube do século XX. Só alcança esse posto aquele time que investe e, por consequência, obtém título.
Diante de um cenário completamente diferente do rotineiro celeste, o clube volta a campo, hoje, diante do Sport, em busca dos pontos necessários para sua permanência na elite do futebol brasileiro. Pode ser que até com 44 pontos o Cruzeiro esteja livre. Contudo, a demanda interna sugere que o clube busque pontos, nem que seja empatando dentro ou fora, para, além de se afastar definitivamente da perigosa zona, ainda obtenha um dinheiro maior ao final do campeonato. Recentemente a CBF divulgou a premiação das equipes e, nessa reta final, o dinheiro acaba sendo o alvo de várias equipes.
Em 13°, o Cruzeiro tem que buscar nos últimos quatro jogos, ao menos, um ponto. Alguns matemáticos mais conservadores acreditam que 46 seja o número certo para um clube se manter. Nessa toada, uma vitória hoje, tanto do Cruzeiro quanto do Sport salva um. Que seja o Cruzeiro.
O Cruzeiro já viajou para Recife e, na bagagem, levou dúvidas. Bruno Rodrigo não viajou. Apesar de ter se recuperado de uma tendinite, acabou vetado. Manoel e Leo formarão a zaga. Mano, no último treinamento, não deixou claro quem atuará nas laterais. Pode ser que Romero seja mantido ou Ezequiel comece o jogo. Na esquerda também há dúvida entre Edimar e Bryan. O que parece mais certo é a escalação de um time com três volantes. Caso Romero jogue na lateral, Denilson entra no meio, ao lado de Henrique e Cabral. Caso o argentino jogue no meio, Denilson fica como opção. Na armação, o Cruzeiro tem a opção de "flutuar", com Willian e Sóbis. Arrascaeta, que chega hoje, às 16h, deve iniciar o jogo no banco. No ataque, isolado, Ábila pode reaparecer.
No "Dia da Permanência", essa é a provável escalação: Rafael; Romero (Ezequiel), Leo, Manoel e Edimar (Bryan); Denilson (Romero), Henrique, Ariel Cabral; Willian, Ábila e Sóbis.
BASTIDORES
Fora das quatro linhas o Cruzeiro ainda está "a passos de tartaruga". Apesar de o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, ter anunciado há alguns dias que o clube estava de olho no mercado e já conversando com alguns atletas, muitas conversas acabaram "ficando para depois" porque os atletas estavam em jogos decisivos em suas equipes. E isso deve adiar, por um bom tempo, a chegada de um reforço. O Cruzeiro, internamente, mantém o discurso de diminuição de custos e vai buscar, sempre que possível, envolver jogadores em trocas. Mais de 15 jogadores encontram-se emprestados a outras equipes e ainda mantém contrato com a Raposa. Com a certeza da saída de Lucas, Mano vai analisar os nomes que tem que retornar ao clube no dia 4 de janeiro, quando inicia a pré-temporada. Os nomes mais cotados a ficarem são os de Neiton, Gabriel Xavier, Willians e Mena. Tudo, porém, dependerá das investidas dos clubes. Willian deverá ser o primeiro a deixar a Toca. Apesar de Mano Menezes dizer que conta com o atleta, o destino do Bigode deverá ser São Paulo ou Santos. O São Paulo, aliás, depois de contratar Wellington Nem e querer Willian, anda falando de Nilmar. Pelo visto, diferentemente do Cruzeiro, por lá eles estão pensando grande.

13 comentários:

Marcelo disse...

Essa Diretoria pensa pequeno e além disso pra disputar Campeonato Mineiro o interesse desses jogadores será pequeno.Eles vão enfrentar a concorrência dos times que vão pra Libertadores e Sulamericana pra contratar jogadores.

Unknown disse...

Hernane do atletico pr é bom jogador cobrador de penaltis e faltas, estamos precisando.

André disse...

Realmente, time grande não cai. Mais que isso, time grande almeja títulos, temos que voltar a brigar pra sermos campeões e parar de nos preocupar com rebaixamento. Com essa diretoria está difícil.

Unknown disse...

O santos nao tinha interesse no Wiliam? O gaga do gilvan poderia tentar trocar wiliam pelo lucas lima e dar uma volta em dinheiro.

Eu disse...

precisamos de uma contratação de muito peso.

sei que seria sonhar demais, mas iria com um caminhão de dinheiro e tentaria o Tevez

Eu disse...

Tem tbm o Thiago Neves e o Felipe Melo

Anônimo disse...

Entrou com William de novo pqp

Unknown disse...

Por isso que foi demitido até na china

Unknown disse...

Willian Quasegol em campo... Até desanimo de torcer.

Anônimo disse...

Se o tal do "bigode"ficar para o próximo ano vai causar raiva em muito,mas muito torcedor!!Ô homem ruim,porra!!

Cruzeirense vencedor disse...

Wiliam não dá perdeu 3 gols hoje. É sacanagem tirar o Abila pra colocar o artilheiro dos gols perdidos vai com Deus wiliam ja deu.

Humberto disse...

Nós vamos passar muita raiva com Mano Menezes ainda.Se vcs lembrarem quando voltou da China o Corinthians não quis ele.É um retranqueiro e paneleiro.Tem só uma copa do Brasil no currículo devido a isso.Tá todo mundo preocupado com jogador, mas sem um bom técnico não adianta.Vcs viram a seleção.Cruzeiro sempre foi time de tomar iniciativa de jogo.Com Mano nunca vamos voltar a jogar como é nossa tradição.Além disso tem a panela.Willian ja passou dos limites.

Sofrido disse...

"O Mano Menezes sempre joga retrancado... pode matar torcedor de raiva e do coração... só tenta explorar o erro do outro time. Quem se lembra de quando foi que ele montou um time ofensivo. É uma boa hora para mudar... se é que existe alguém para substituí-lo... estou muito velho, cansado e sem paciência com estes cabeças de bagre ganhando um dinheirão para fazer muito pouco..."