terça-feira, 21 de março de 2023

Análise: Pepa é uma aposta, como seriam todos os demais



Quando Paulo Pezzolano apareceu como treinador do Cruzeiro, muito torcedor quase arrancou os cabelos. Quem é? Perguntavam-se. 14 meses depois, muitos desses que falaram isso, praticamente choram a saída do comandante. Chega Pepa, treinador tão desconhecido quando seu antecessor, que chega com a mesma desconfiança. Dará certo, como deu Papa na Série B? Só o tempo dirá. Julgar por antecipação é um erro. De antemão, o que se pode dizer é: trata-se de uma aposta. Nada além disso.

Pepa chega com um discurso leve e até agradável. Treinador que precisa, sim, melhorar seu números como técnico, mas que nunca esteve num time brasileiro. Aliás, quando Ronaldo chegou e adquiriu a SAF, o nome dele foi um dos comentados à época. Como o brasileiro tem memória curta, poucos se lembram. Pepa, já naquele momento, era um dos cinco nomes que o grupo de Ronaldo queria. Agora fez-se realidade.

Pepaa chega sem conhecer muito o elenco montado por Pezzolano. Aliás, não se sabe - Pedro Martins desconversou - se Pepa deu aval para alguma contratação nos últimos dois meses, quando as conversas foram iniciadas. Há quem diga que ele deu "ok" para Luciano Castán chegar. Treinador que dificilmente jogará no 3-5-2, uma vez que nunca adotou esse esquema como padrão, fica a pergunta: Reynaldo sairá? E Lucas Oliveira? Se manterá? Quais os reforços que chegam? Estão falando até de goleiro do Santa Cruz. Será?

No "terreiro" da especulação, nada de concreto, nem mesmo como Pepa pretende trabalhar esse grupo, seja técnica ou taticamente. O certo é que a aposta de Ronaldo e sua turma está no treinador português que Pezzolano afirmou que fará um trabalho melhor que o seu. Vamos aguardar.

O Cruzeiro precisa se reforçar. Não adianta Ronaldo pedir calma, falar isso ou aquilo, dar presente a apresentador de TV uma camisa com o nome. Isso não manterá o clube na Série A. Trabalho, elenco e um estádio, sim. Aliás, Ronaldo precisa definir a casa do Cruzeiro em 2023. Até aqui estamos vendo apenas conversa fiada, estamos jogando todos os jogos fora (Independência nunca será a casa do Cruzeiro) e isso tem refletido no número de sócios, que já está se aproximando de ficar abaixo de 50 mil. É isso que Ronaldo quer? Se não se aproximar do torcedor, se não tiver a sinergia de 2022, as coisas não tendem a ficar boas.

O Cruzeiro precisa de ter um lugar para chamar de seu. Não é o Independência e tampouco Sete Lagoas, um estádio que não serve para Série Z. É um pasto que disseram ser possível jogar futebol, mas até os cavalos devem preferir os estábulos a por as patas por lá.

Pepa chegará e terá um tempo pequeno para preparar e implantar sua filosofia. Será um novo Abel Ferreira? Um novo Mister? Se for um Pepa, mas competitivo, já está de bom tamanho. É isso que o Cruzeiro precisa em 2023. Até aqui foi presa fácil, foi apático, não deu liga, gastou errado e não tem identidade nem campo. É preciso de um orientador fora das quatro linhas para ser o gestor desse incêndio, que foi iniciado, muito por inércia diretiva. Hora de mudanças e hora de resultados. 


JOÃO VITOR VIANA

50 comentários:

Anônimo disse...

Expectativa: aposta, promissor, sø deus sabe, bla bla bla ....

Realidade:

Trabalhos recentes de Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, (Pepa) novo técnico do Cruzeiro:

- 16/17: 16° no Campeonato Português com o Tondela.

- 17/18: 11° no Campeonato Português com o Tondela.

- 18/19: 15° no Campeonato Português com o Tondela.

- 19/20: 13° no Campeonato Português com o Paços de Ferreira.

- 20/21: 5° no Campeonato Português com o Paços de Ferreira.

- 21/22: 6° no Campeonato Português com o Vitória de Setúbal.

- 22/23: Demitido do Al Ta'i na 9° posição do Campeonato Saudita.

Anônimo disse...

https://tinyurl.com/2ghugzan

Anônimo disse...

🤪 Mundo Maria Ronaldete:

Peppa lives with her mummy and daddy and her little brother, George. Her adventures are fun, sometimes involve a few tears, but always end happily.

Realidade:

Peppa lives with her bagres and Travequeiro and her little passador de pano, Ronaldete. Her adventures are fun (para os adversários), sometimes involve a few (muuiiitas) tears, but always end happily (para os adversários, claro)




Mineiro El Petiso Jr disse...

Estudei tanto esse treinador, que acabei estudando muito nosso elenco. Creio que realmente o Pepa participou da montagem do grupo. Tem muito a ver com ele esse elenco. Creio que de início veremos um treinador com um sistema defensivo forte, com um meio muito forte fisicamente.

Eu não vi esse time com três volantes, ele tem um meia, mas esse meia precisava recompor, ajudar muito o sistema defensivo, mas a maioria das bolas passam por ele e pelo cinco no meio.

Vou cravar aqui o meio de campo do Pepa e o trio de ataque

Richard ( Jussa)
Wallison
Vital

Bruno Rodrigues
Wesley
Gilberto

Pode printar ai, estudei muito ele nesses últimos dois dias e a chance desse time ai ser titular é muito grande.

Eu não vejo o Wallison sendo o primeiro volante ( camisa 5) do Pepa. Primeiro que ele não vai desperdiçar um cara que tem força, finalização, drible de primeiro homem, esse homem dele não sobe muito. Wallisson vai ser um volante de lado dele, atrás (lado) do 10.

Acredito de verdade que o Richard ou Jussa vai ser esse primeiro volante. Ele gosta de um primeiro com muita força física. Na verdade o estilo desse elenco é muito parecido com o Pepa.

Os laterias do Pepa atacam muito, toda hora esta na linha de fundo. Com isso ele joga com os pontas mais por dentro, perto do gol, assim abrem espaço para os laterais aprofundarem. Acredito que o William vai se destacar muito com ele.

Luciano Andrade disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkķ

Luciano Andrade disse...

Vendo Mary comentar parece um entretenimento do Brasil Paralelo. Totalmente fora da realidade!

Não tem Sorin e Nelinho.

Não tem Piaza.

Não tem Alex.

Não tem Dagoberto.

Tem Richard que não servia para o poderoso Ceará!

Acabou o Cruzeiro!

Luciano Andrade disse...

Ah, vá!

Ah, váááá!

Ah, váááááááááá!

Não me diga que a "idônea" Polícia Civil e a REDE GLOBO descobriram um grupo de 9 sequestradores que queria matar o Sérgio Marreco Moro!

Ah, vá!

Ah, vá que estão querendo jogar esse traque no colo do Governo Federal!

Muito conveniente!

Lula, quer uma cópia do Manual Josef Stalin de Resolução de Problemas?

O Vladimir Putin tem um. O Xi Jinping tem outro.

Com Sérgio Moro e Família Bolsonaro é com polônio radioativo!

Não preciso ensinar padre a rezar missa.

Våáá... disse...

Nojentos! Essa porcaria está por aí faz tempo. Foi aparecer no dia seguinte da desastrosa e até traidora entrevista do 247. Na véspera o semovente reage à fala do presidente dizendo que isso ameaçava ele e sua família. Coincidência?

Alguém cite o nome de outro 'ameaçado'.

Crime organizado não fica fazendo biquinho cheio de rodeios e recibos para matar alguém. Infelizmente esse daí não era alvo de merda nenhuma. Se fosse estaria longe.

Entrevista de ressuscitadores de defunto em canalzinho de Farialimers: Senador, como você se sente sabendo que você e sua família se encontravam sob tamanha ameaça?

🦆🎥

Anônimo disse...

Olha muito estranho o timing disso .... realmente .... agora que o Moro deu uma jantada no Nine assim como fez Michel Temer isso ele deu viu .... O Nine saiu catando cavaco que nem uma notinha publicou ... kkkk ... e só para constar o Moro jantou tb todos os comentaristas da globo news... isso foi o melhor .. kkkk

Luciano Andrade disse...

"Nine" é o número de big Black cocks que você aguenta no seu cu de uma vez ou o número de testes de paternidade que sua mãe teve que fazer para descobrir quem é seu pai!

Tente dar o golpe novamente, vagabundo! Desse vez teremos guerra civil! E eu juro matar 50 verde-amarelos com as próprias mãos!

Anônimo disse...

Ahhhhh .... eu quero é twelve .... que nine que nada .... three a mais faz uma diferença danada .... Polidactilia nas duas mãos!! .... melhor ainda se for ao mesmo tempo! .... Kkkk 💋 Delícia kkk

🙌+🥒🥒=🤩

Anônimo disse...

Olha o recalque meus amigos ... aceita que dói menos ... kkkkk

Luciano Andrade disse...

E se duvidar quer as mãozinhas com polidactilia batendo palminhas!

🎶
Parabéns para a Globo,

Deu moral para o Moro.

Comeu meu cu com os ovo,

Tentando foder com o povo!

🎶

Novo hino do Cruzeiro

🎶

Existia um grande clube na cidade,

Que ganhava de carioca e paulistão.

Mas a torcida cheia de viadagem,

Virou lavajatista mesmo sem sabão.

Desgraçados de Minas Gerais,

Vamos ver se deixam o Wagner em paz.

Cruzeiro, Cruzeiro fodido,

Tal como o Moro você não foi parido!

🎶

Observandotudo disse...

- 20/21: 5° no Campeonato Português com o Paços de Ferreira.

- 21/22: 6° no Campeonato Português com o Vitória de Setúbal.
Olha essa evolução é fantástica. E com times inexpressivos.
Prefiro esperar antes de criticar. E torcer que dê certo no Cruzeiro.

Anônimo disse...

Anal fisting polidáctil
tá em falta .... Kkkkkkk ....

https://tinyurl.com/2k7vk2ku

Com cosquinha lateral
vende mais! .... Kkkkkk ....

https://tinyurl.com/2drh8r5y

Anônimo disse...

A .... M .... 🍩 .... ❗

Observandotudo disse...

Respeito ao Cruzeiro por favor. Faça suas paródias, xingue a torcida, descarregue seu ódio para não morrer envenenado pelo próprio sangue, use suas dezenas de personalidades mas não ofenda o Cruzeiro.
Por favor respeite o Cruzeiro.

Luciano Andrade disse...

Respeitar o Cruzeiro?

É...

Não!

Kkkkkkkkkkkk

Eu vou atacar vocês Mary Nazi aonde mais machuca!

Anônimo disse...

1️⃣ Nine ➕ 1️⃣ par polidáctil❓

= ... voluminhos extras😍

Anônimo disse...


.....
https://tinyurl.com/2pypnebv

Anônimo disse...

"
Olha muito estranho o timing disso .... realmente ....
"
https://tinyurl.com/2dtn9upy

Luciano Andrade disse...

Não é normal filósofos como eu chegarem em cargos de comando. Me lembro de dois:

Marco Aurélio, imperador de Roma

George Soros, especulador.

Se eu chegar a um cargo de chefia, véi...Os direitistas vão estar muito ferrados comigo!

Vou tratar de construir um mega gulag no semiárido nordestino e alimentar os prisioneiros com sopa de mandacaru com uma pitada de césio 137!

"Nada é mais delicioso que descobrir um inimigo, arquitetar um plano de vingança e ir dormir tranquilo!"

Josef Stalin

Luciano Andrade disse...

LULINDO!!!!

"Lula
Lula vê ‘armação’ de Moro em plano do PCC e ex-juiz responde: ‘O senhor não tem decência?’

Zeca Ferreira
Por Zeca Ferreira
23/03/2023 - 16:04






Lula, Senador Sérgio Moro (União-PR)
Presidente Lula diz achar que plano do PCC é, na verdade, armação de Moro (Imagem: REUTERS/Alexandre Meneghini)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse achar que o plano do PCC para atacar autoridades públicas, como o senador Sergio Moro (União Brasil), é, na verdade, uma “armação” do ex-juiz da Lava-Jato, operação que levou Lula à prisão por 580 dias.

“Eu não vou falar, porque eu acho que é mais uma armação do Moro. Mas eu quero ser cauteloso, eu vou descobrir o que aconteceu. É visível que é uma armação do Moro”, disse Lula ao ser questionado por jornalistas sobre o plano da organização criminosa revelado pela Polícia Federal (PF).

A declaração aconteceu nesta quinta-feira (23) em uma visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

“Eu acho que é mais uma armação e se for mais uma armação, ele vai ficar mais desmascarado ainda. Eu não sei o que ele vai fazer da vida se ele continuar mentindo do jeito que está mentindo. Mas também o Moro não é a minha preocupação”, completou Lula."

LULA, PEÇA AJUDA AO SERVIÇO SECRETO DA RÚSSIA PARA ENCRIMINAR MORO, BOLSONARO E REDE GLOGO!

APROVEITE E PEÇA "SOLUÇÃO DEFINITIVA" PARA OS TRÊS.

Cara a cara disse...

Resposta do Sen. Randolfe para o Moro:
https://youtu.be/D5LoE1AECwM

Vira-lata Caramelo disse...

Óoooootimo dirigente!

https://tinyurl.com/2j6ynq5z

Bom gosto à parte!

... Azul disse...

https://tinyurl.com/2z89269e

Luciano Andrade disse...

Esse BANDIDO do Moro junto com TODA família Bolsonaro precisa ter o mesmo destino que os bilionários russos tiveram após contrariar Putin! ⚰

Luciano Andrade disse...

Essa raposinha loirinha me deu até tesão! Será que eu estou entrando na fase da demência? Kkkkk

Anônimo disse...

Pepa avaliou o elenco do Cruzeiro depois de seu primeiro treino: "A qualidade técnica é muito grande. Desde os zagueiros, os laterais até os meias. Todos, todos. Uma qualidade técnica acima da média. (...) Há muita qualidade técnica."


Anônimo disse...

Já entrou faz muito tempo. Demência precoce.

Anônimo disse...

Pepa chegou à conclusão que o elenco é muito acima da média em qualidade técnica. Logo, o time sera:

Homem-Aranha no gol (não passa nada)

Papa-Léguas na lateral direita,

Flash na esquerda

A zaga será Hulk e Monstro do Pântano

Volante será o Tundro dos Herculóides

Na armação Pink e Cérebro (muita criatividade)

Pontas com Superman e Capitão Marvel pela velocidade e força

O centroavante tem que ser o Galactus pelo tamanho.

Anime disse...

"
Essa raposinha loirinha me deu até tesão! Será que eu estou entrando na fase da demência? Kkkkk


Anônimo23 de março de 2023 às 20:42
Já entrou faz muito tempo. Demência precoce
"

Tenho resposta melhor que essa, anônimo:

https://iili.io/HNzn04p.png
https://iili.io/HNzn4wu.png
https://iili.io/HNznsMx.png

😹😹😹😹

Luciano Andrade disse...

Vejo sempre paródias hentai no x-videos do Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco etc. Só não vejo shemale como o dono da SAF!

Se colocar raposinhas sensualizando nos jogos do Cruzeiro o pessoal do PSOL vai dizer que estamos objetificando as raposinhas ?🦊

Fora Ronaldo disse...

Prioridades do Ronaldo:

Reforçar o elenco de nível serie D que ele montou com jogadores decentes? Não!

Mudar drasticamente o mascote do clube que literalmente toda a torcida adora? SIIIIIIIMMM!!!!!

VAI TOMAR NO CU RONALDO E TODO MUNDO QUE AINDA DEFENDE ESSE ARROMBADO!!!!!!!!

Luciano Andrade disse...

Ronaldo Nazario veio para matar, pilhar e destruir de acordo com as ordens da família Marinho da Globo!

Anônimo disse...

Mandei para o professor doutor Paulo Margutti da Faculdade Jesuíta o seguinte e-mail:

Professor, eu já conversei com um físico e com um médico sobre a verdade na ciência e os dois me disserem uma frase como "as ciências naturais não se preocupam com a Verdade e sim com o que acontece. Quem se preocupa com a Verdade são os filósofos ".

Eu respondi com um "faz-me rir que você não se preocupa com a Verdade"!

Mas, como a questão da verdade sempre me deu dor de cabeça eu fui atrás.

Li De Veritate de Tomás de Aquino, Princípios da Filosofia de Descartes, Summa Technologiae de Stanislaw Lem, os Escritos de Jacques Lacan e cheguei à seguinte conclusão:

VERDADE é toda proposição simbólica que não pode ser contrariada nem contradita. Matemática, lógica e metafísica contém Verdades.

SABER PROVISÓRIO é toda proposição que pode ser contradita ou contrariada. Física, quimica, biologia e ciências sociais são saberes provisórios. (Roger Penrose duvida da existência do Big Bang para adotar um modelo de universo pulsante.)

CIENCIA é todo saber, provisório ou definitivo, que se refere ao mundo ou às pessoas.

FILOSOFIA é toda a técnica que coloca as proposições do conhecimento na sua adequada categoria (cada coisa em sua gavetinha).

Matematica, lógica e metafisica estão na gaveta das ciências formais que tratam da verdade e da validade.

Física, química, biologia e astronomia são ciências naturais que tratam de saberes provisórios mas que contém alguma solidez.

Sociologia, economia, antropologia, politicologia, psicologia são ciências humanas que buscam regularidades mas que são menos sólidas que as ciências naturais.

Literatura, arte, gramática, linguagens, história são humanidades.

Filosofia é uma tecmica de clarificar o que está obscuro e colocar as coisas do mundo nos seus devidos lugares.

TECNOLOGIA é a transformação dos saberes provisórios das ciências naturais em construtos úteis para o ser humano (celulares, computadores, tvs, satélites, foguetes)

Mas, aí vem a questão : se nossa melhor tecnologia tem por base SABERES PROVISÓRIOS então a nossa melhor tecnologia SERÁ SEMPRE FALHA. Ninguém jamais construirá um computador que não dá pau (os computadores quânticos que conseguem resolver em uma hora um problema que levaria um milhão de anos para um computador comum resolver, pode dar a resposta ERRADA! Summa Technologiae).

CUIDADO, IRMÃO: disse...

✔️https://tinyurl.com/2ljft9x5


"retenção" são os únicos que nem têm redenção!

❌=👿🔥eterno

Luciano Andrade disse...

Mas que caralho de asa é esse!????

Que todos os "caralhos alados" do mundo entrem nos cus de todas as pessoas evangélicas que acreditam nessa lista e votaram no Bozo!

"Intelectualismo"?

"Umbanda"?

"Nova era"?

Paz e Amor é pecado?

Pq esses filhos da puta não param de usar o smartphone (Steve Jobs) imediatamente?

"Preguiça"?

A pessoa pode ter cortisol baixo!

"Compulsão por sexo"?

A pessoa pode ter altos níveis de testosterona.

"Ateísmo"?

A pessoa pode ter um córtex temporal incapaz de ter prazer com a experiência mística.


Não vou nem falar que isso é Idade Média pq a gente tinha Guilherme de Ockham e Roger Bacon na Idade Média!

Eu quero ser abduzido e levado para outro planeta.

Luciano Andrade disse...

O Brasil perdeu por 2 x1 para o Marrecos (Quá!) 🇲🇦

Meu placar para quarta-feira é Bragantino "linguiça" 2 X 1 Cruzeiro 🚢

Anônimo disse...

As sanções foram um presente para a Rússia
🌐
https://www.youtube.com/live/FsuvndgzEU4?feature=share

Luciano Andrade disse...

Aprender Gogol, Dostoievski, Tolstoi, Confúcio e Lao Tzu ao invés de Harry Potter e todas as histórias genéricas de zumbis?
SIM!

Reindustrializar o Brasil com a ajuda da China e formar um arsenal nuclear brasileiro?
SIM!

Permitir a destruição da Rede Globo e criminalizar o liberalismo e o anarcoautistacapitalimo?
SIM!

Deixar os Estados Unidos e a Inglaterra escaparem ilesos dos 250 anos de colonialismo e da exploração dos pobres sem pelo menos matar 50 milhões de anglófonos?
SOU CONTRA!

Agora vai! disse...

🐢+🐖=🏆
https://tinyurl.com/2z3e42vq

Peppa e a Tartaruga Ninja: A Salvação.

Observandotudo disse...

"Ateísmo"?

A pessoa pode ter um córtex temporal incapaz de ter prazer com a experiência mística.

Oi Luciano fanatismo político a parte ( acho que sua inteligência deveria superar o fanatismo) , o ateu sempre procura a verdade possível, apoiando as comprovações científicas em detrimento do misticismo. Essa discordo.
Mas as reflexões sobre a VERDADE foram muito profundas.
Se nossa melhor tecnologia está apoiada nos saberes provisórios portanto possíveis de falhas, a Verdade absoluta só surgirá quando a humanidade evoluir mais alguns milhares de anos e os saberes provisórios se transformarem em saberes verdadeiros = a Verdade?
Com a tecnologia do presente ainda falha mas com a possibilidade de uma evolução inimaginável (só observar os últimos 200 anos) se não nos auto destruirmos, poderemos sonhar que nossos descendentes num futuro longínquo, conhecerão e viverão dentro da Verdade absoluta? Ou a Verdade absoluta nunca será alcançada devido a infinitas variáveis existentes no caminho?
Essa tese sobre a Verdade você colocou meu resto de cérebro pra pensar. Abração.

Observandotudo disse...

Eu também gostaria de ser abduzido.
E por uma raça bem evoluída.
Eu pediria que me transformassem em algum apetrecho tecnológico útil e pedia um bônus de 01 bilhão de anos de validade. Queria ver como a evolução ocorreria no universo e suas possíveis dimensões do espaço tempo.

Observandotudo disse...

kkkkk muita gente do blog iria gostar de sua abdução.

Luciano Andrade disse...

Leonardo, Miguel Ângelo, Rafael e Donatello!

E eu sou o Destruidor! Kkkk

Se depender de mim eu faço a Máfia Azul invadir a Toca quando o inevitável acontecer.

Luciano Andrade disse...

Na "verdade" (verdade entre aspas), a coisa é muito pior do que você supôs. A humanidade não conhece nem nunca conhecerá a totalidade do Real. Uma raça alienígena por uma dessas 400 bilhões de estrelas só na Via Láctea não conhece nem nunca conhecerá a totalidade do Real. Deus, se ele existir, não conhece nem nunca conhecerá a totalidade do Real mesmo sendo Ele o criador.

E por quê? 🤷‍♂️

Porque o Real não pode ser captado pelo Simbólico, ou seja, a linguagem (matemática, lógica ou gramatical) têm acesso apenas ao Imaginário.

Fica assim

Simbólico > Imaginário > Real

O Simbólico acessa o Imaginário que acessa o Real. O problema é que o Imaginário é INCAPAZ de lidar com o Real.


|---------------------|
| |----| |
| S|__| I |
|_____________| Real
Matema Geométrico

Imagine que o retângulo grande é O Universo inteiro . É O Real.

O retângulo pequeno dentro é a linguagem (matemática e gramatical) o Simbólico.

A linguagem é só uma parte do Real e, por definição, não pode descrever o Real.

O Imaginário é o espaço que separa o Simbólico do Real.

Resumindo: as nossas linguagens têm acesso ao Imaginário. O Imaginário não é uma ferramenta cognitiva confiável. Ela permite ter apenas um vislumbre do Real.

Resultado: FODEU!

As Verdades com V maiúsculo nunca virão. A tecnologia que nunca falha (como em Star Trek) nunca virá.

O Imaginário tem 10% de consciente e 90% de inconsciente. E vou piorar mais

Conhecemos mal e porcamente 1% do Universo. Não conhecemos e sabemos que não conhecemos 4% do Universo. Não conhecemos e IGNORAMOS que NÃO CONHECEMOS 95% do Universo.

Recomendo o artigo de Jacques Lacan "O Real, o Simbólico e o Imaginário "
E o livro Summa Technologiae de Stanislaw Lem.

Observandotudo disse...

Fantástico quando você quer falar sério. Vou providenciar as indicações. Eu imagino seu isolamento mental, em grau menor já passei por isso e hoje ainda tomo as "bolinhas pretas" que eu sempre brincava falando tempos atrás quando o Cruzeiro jogava as grandes decisões.
Tenho um sobrinho super super que após trabalhar nas maiores multis de vários países, fala várias línguas, logo após os 50 teve crises terríveis de convulsões, esquizofrenia e depressão que o inutilizaram precocemente para o trabalho.
Por isso eu sempre desculpo quando você atravessa a fronteira mas você sempre volta.
Mas então se existem e é provável, outra raças alienígenas no universo estamos todos juntos e separados, presos nos seus respectivos limites evolutivos aguardando suas estrelas as destruírem? Quanto desperdício de conhecimento se não conseguirem ao menos chegar a uma segunda casa a algumas dezenas ou centenas ou milhares de Anos Luz.
O paradoxo de Enrico Fermi na sua opinião poderia estar parcialmente certo?
Grato Luciano por sempre trazer assuntos fascinantes ao blog e ainda aguçar o cérebro cansado deste velho cruzeirense.

Luciano Andrade disse...

Enrico Fermi era um gênio mas ele deu uma barbeiragem mental no seu Paradoxo. Provavelmente pq ele não tinha informações suficientes.

De 400 bilhões de estrelas 200 bilhões têm sol amarelo. Dos 200 bilhões de sóis amarelos 20 bilhões têm planetas rochosos. Dos 20 bilhões de planetas rochosos 5 bilhões estão na faixa habitável com água líquida. Dos 5 bilhões com água líquida 1 bilhão desenvolveu vida simples. Do 1 bilhão com vida simples 100 milhões tiveram Evolução darwiniana. De 100 milhões de evoluídos 10 milhões produziram seres inteligentes como nós. Dos 10 milhões de seres inteligentes 1 milhão conseguiu viajar ao espaço. Do 1 milhão que viaja/viajou ao espaço (fase mais difícil) 10 mil visita outras estrelas.

"Aonde estão eles?" Perguntou Fermi. Eles não chegaram ainda pq são poucos e achar a Terra é agulha num palheiro.

Recomendo a Renovação da Fórmula de Drake apresentada por Neil deGrasse Tyson.

Estou tentando voltar a ter Diálogos com filósofos na Faculdade Jesuíta.

Observandotudo disse...

Cara, você nasceu Filósofo leva uma vantagem enorme na vida pois Filosofia é a mãe de todas as Ciências. Faça isso interaja com outros Filósofos e eu fico aguardando o seu livro chegar para comprar. Problema que nosso cérebro não consegue parar, temos que alimentá-lo com novos dados científicos diuturnamente e mudamos a linha do foco muito rápido, por isso deixamos dezenas de projetos para trás quando deveríamos ir até o final com uns poucos. Acontecia comigo quando era mais jovem. Poderia ter mudado minha vida se eu conguisse concluir uns dois ou três. E ainda tem a questão do dinheiro que nunca valorizei.