segunda-feira, 28 de outubro de 2019

ANÁLISE TÁTICA

O Cruzeiro, diante do Fortaleza, deu um passo atrás taticamente. Isso porque o time vinha bem, acertado, com as peças certas e esquema de jogo definido. Com um tme proativo, criativo e com produção boa, o Cruzeiro venceu São Paulo e Corinthians. Contudo, diante do Fortaleza, até pela mudança de atletas - uma obrigatória e a outra uma insistência do treinador - o time voltou a ser pragmático.
Com um esquema de 4-2-3-1, o Cruzeiro se perdeu por completo, principalmente quando adotou o 4-1-4-1, algo que não se deve fazer pelas peças que o Cruzeiro tem hoje. Para jogar com apenas um volante, o clube não pode acionar tanto seus laterais e o volante de ofício precisa ter muita força e velocidade. Por mais que Henrique detenha boas características, fica sobrecarregado, ainda mais porque Egidio e Orejuela são, por ofício, ofensivos. Então, defensivamente, o Cruzeiro fica muito exposto. E diante da situação que se encontra, é melhor o time ficar melhor postado e acreditar na força ofensiva, sem se atirar por completo, a não ser que o tempo esteja acabando e o placar não seja o desejado.
Assim, Abel errou na escalação e nas alterações. Ainda que tenha feito o gol aos 34, de imediato deveria ter recomposto o meio, que já não era o mesmo ainda antes do gol. Tanto é que um erro de Egídio em sair jogando ocasionou o gol de empate. Talvez havendo outro volante ali, a sorte fosse outra. 
Diante do Botafogo, o Cruzeiro voltará a contar com Ederson, que fez uma falta gigante contra o Fortaleza. Forte e veloz, ele dá o suporte necessário ao Henrique que, inclusive, cresceu ao lado do jovem e vice-versa. Veremos, agora, se Abel continuará insistindo em David, um jogador que não está em boa fase, que não ajuda, que põe a bola para a esquerda, para e toca para trás, num "estilo Diego Clementino" que irrita. Alguns pedem passagem, principalmente Maurício, que vai saber, perdeu espaço com Abel. O menino é rápido, inteligente, tem boa finalização, mas Abel insiste em escalar David e, quando perde a paciência, põe Marquinhos Gabriel e, depois, Ezequiel. Mas nunca Maurício.
Que contra o Botafogo Abel não erre tanto, que enxergue o jogo como enxergou diante de São Paulo e Corinthians, que faça o time envolver os donos da casa e seja inteligente na criação de jogadas, seja em chutes de longe, de enfiadas de bola, em cobranças de falta, em jogadas ensaiadas. Tudo que não seja somente mandar bolinha para a área. Porque jogo manjado não trará os três pontos. Tem que ser eficiente, cirúrgico e competente. Chega de priorizar posse de bola e fazer "chuveirinho".
Por: João Vitor Viana

37 comentários:

marcelofrizzera disse...

não temos banco. Perdemos o Lucas Silva e o Romero.e ficamos com Cabral e Jadson.aí é de amargar. o nosso problema é elenco muito em quantidade e pouco em qualidade.

Yan disse...

Com todo respeito aos atletas, mas David e Jadson não têm a menor condição de jogar pelo Cruzeiro. É evidente a limitação técnica.

Yan disse...

Comentaram hoje na Itatiaia que o Welington Paulista, com 150 anos de idade, tem mais gols do que o ataque do Cruzeiro. Absoluta verdade. Isso é uma vergonha.

Qual é a utilidade do cone, além de fazer gols de pênalti (que eu também faria)?

Anônimo disse...

Endividar o cruzeiro com uma multa maior que o valor dos direitos federativos do Orejuela que hoje é o melhor jogador da equipe.

Observandotudo disse...

MAURÍCIO CARO JOÃO VÍTOR NÃO PODE JOGAR POIS É O RESERVA IMEDIATO DO THIAGO NEVES UM DOS DONOS DA PANELA. É PERIGOSO O MENINO EMPLACAR E A TORCIDA SEGURAR COMO SEGUROU O EDERSON. POR ISSO O ADRIANO NÃO JOGA E O RAFAEL SANTOS TAMBÉM. VINÍCIUS POPÓ NEM PENSAR.
ABEL NÃO VEIO PARA TIRAR O CRUZEIRO DO REBAIXAMENTO. VEIO PARA GARANTIR QUE FÁBIO, EDÍLSON, DEDÉ, EGÍDIO, HENRIQUE, THIAGO NEVES, FRED, JADSON, ROBINHO, DAVID E MAIS UNS TRÊS QUE DOU O BENEFÍCIO DA DÚVIDA CONTINUEM JOGANDO SEMPRE QUE POSSÍVEL. FORAM ELES QUE CONTRATARAM O ABEL. MUITOS TÊM CLÁUSULAS AUTOMÁTICA DE RENOVAÇÃO DE CONTRATOS. POR ISSO ADRIANO, MAURÍCIO, RAFAEL SANTOS, SÃO PERIGOSOS PARA A PANELA. SÃO JOVENS E FUTUROSOS.
SE ABEL CONSEGUIR MANTER A PANELA E SAIRMOS DO REBAIXAMENTO ESTAMOS NUM LUCRO ENORME.
POR ISSO JOGUEI A TOALHA LÁ ATRÁS.  MAS CONTINUO TORCENDO CONTRA MIM MESMO COMO UM LOUCO. SEMPRE A FAVOR DO ZÊROOOOOOOOOOOOO.

Observandotudo disse...

Mas o que quer que aconteça eu estou preparado. Não vou morrer de Enfarto ou AVC. Já estou muito velho para trazer esse problema para minha frágil saúde.
Vejo muitos irmãos celestes otimistas e penso que já fui até mais otimistas que eles. Mas as situações são diferentes. Torço que tudo no final dê certo para todos nós, mas não será fácil. Não depende do (p) presidente, do Conselho Gestor, nem da torcida. Depende da cumplicidade de Abel com os Paneleiros. Isso é muito ruim. Muito ruim. Hoje nosso grande CRUZEIRO, é um barco a deriva. Salários de Outubro já vai vencer. Já pagaram o de Setembro? Eu avisei que o Cruzeiro precisaria de 120 milhões no mínimo de Agosto a Janeiro de 2020. Como conseguir? Como fazer a panela jogar sem dinheiro?
Triste.

Fcguimares disse...

Verdade amigo, o Tiago Neves que contratou o Abel...boa colocação, com sempre.. abraço

RUTILHO disse...

Sábado foram substituídos Jadson e Robinho. Henricão o poderoso, o guerreiro, o insubstituível, ficou com a incumbência do volante. Volante? kkkkkkkk, Abel tomou no rabo. Continua com essa merda dos infernos vestindo a camisa 8 e titular. Agora o Ederson volta na quinta e aí ele vai marcar, cobrir lateral, proteger a zaga e o henricão vai ficar na dele só escondendo ou tocando pros lados ou prá trás. É SÓ ENXERGAR PESSOAL ESSA PESTE ENGANANDO EM QUASE 600 JOGOS.

Observandotudo disse...

E tem cláusula automática de renovação em 2021 para mais uma temporada. Mas Abel não está preocupado com o que ele joga e sim continuar jogando. Enquanto isso Adriano dando show contra o Palmeiras na vitória do Cruzeiro no sub 20 pelas quartas de finais do Brasileirão. Não esquecer que Palmeiras é atual campeão da Copa do Brasil sub 20 e Cruzeiro Vice. Dois elencos fortíssimos. Mesmo o Cruzeiro subindo o goleiro Vinícius, Wewerton, Cacá, Edu, Rafael Santos, Ederson, Adriano, Maurício , Welington e Popó, o sub 20 continuou forte com novos valores. Destes alguns quando podem reforçam. E o Vinícius está pegando mais que Fábio e Rafael juntos. Tomara que não seja mais um que será vendido a preço de bananas pra pagar os salários dos medalhões. Nos últimos dez anos o Cruzeiro formou uns 20 excelentes goleiros que estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo, alguns até chegaram a seleção brasileira como o Neto. O Douglas do Bahia é um dos melhores do Brasileirão. Mas vendem tudo de graça. Uma tristeza

Guilherme disse...

Rutilho precisa entrar pra uma seita:































aceita q dói menos!

Luan Correa disse...

Só quero saber o dia que o Egidio vai comer banco..cadê uma sequência pro Dodô? Vejo torcedor falando q da na msm,mas duvido q se o Dodô tivesse a sequência de jogos igual do Egídio,ele falharia como essa ameba falha..

Afoncio disse...

Tudo que pude falar e reclamar sobre os erros da direção, do conselho, dos treinadores, dos jogadores durante este ano já foi dito. Infelizmente agora faltando apenas 10 jogos para o encerramento do brasileirão e nosso time afundado no z4 e na minha opinião sem muitas chances de sair, só me resta uma coisa: rezar. Esperar reação dessa turma que se apoderou do clube é se enganar e sofrer a cada final de partida. É lamentável!

Yan disse...

Perder pontos contra Chapecoense e Fortaleza foi muito complicado.

Anonimo disse...

Acabei de ler uma reportagem que muito me agradou por sinal segundo a mesma Grêmio e Corinthians vai travar uma briga para levar Tiago neves tomara muito que qualquer um leve por mim ia até de graça se for verdade é a hora do Perrela fazer um bom negócio

Observandotudo disse...

Estão loucos kkk bom pra nós. A não ser que o cara esteja jogando pedra em santo para se desvalorizar, com tudo já acertado com um deles.

RUTILHO disse...

observação: cruzeiro venceu o palmeiras no sub 20. gol de quem? VINICIOS POPÓ. Aí no elenco profissional temos deivid quase 40 jogos sem fazer gol. O pior que tem uns acéfalos aqui dizendo que não temos uma base qualificada.

Whêss Albuquerque disse...

Não é que não temos base qualificada, e sim nós temos um técnico que tem medo da panela. Pois está óbvio que temos 3 a 4 na base com pode substituir com maestria, um monte de fimose que está como titular.

Nando sangue azul disse...

E pior que vc tem razão e a maioria da torcida não percebe isso. Esse henrique e o câncer do Cruzeiro. Enquanto essa merda não sair do time, nao vai vingar. Ele mata qualquer meio campo

Ismael disse...

entendo muitos pedindo jogadores da base,mas vamos com calma não pode lançar muitos dentro de um time principal,não neste momento não tem bagagem pra solucionar nosso problema, mas lançar no Mineiro pra incorpa pra temporada é válido; contínuo confiante;vamos sair da z4 diante do Botafogo e não voltaremos mais, continuo tranquilo.

Daniel Asafe disse...

Mais o maior culpado é a torcida ele é péssimo e na hora da cobrança é o mais poupado e sempre joga mal e compromete mais fácil críticar o Fábio do q o Henrique

Daniel Asafe disse...

Esse Abel é terrível perdido escala mal desde q estreou nunca acertou uma escalação e bem mexida péssima contratação estava torcendo para está enganado mais já vi q não

RUTILHO disse...

TRISTE NOTICIA, EMPRESÁRIO DO EDERSON SE REUNE COM PESSOAL DO BARCELONA. ALMOÇARAM ONTEM JUNTOS. CERTEZA O RAPAZ SÓ FICA ATÉ O FIM DESSE BRASILEIRÃO.

Unknown disse...

Todos falando das próximas rodadas do Cruzeiro e ngm viu a do Ceará ,e pedreira em cima de pedreira ,Palmeiras ,Flamengo ,Corinthians ,Fortaleza fora , internacional etc

Anonimo disse...

Mais triste ainda é saber que vai a preço de banana

josolfo disse...

Se o Ederson for vendido agradeçam ao Rogério Ceni que teve peito de lançar o garoto... Vende ele e coloca o Adriano.

Observandotudo disse...

Assino em baixo. Poucos assistem os jogos da base.
Dá pra ver Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil quase todos jogos. CBF fez contrato com Mycujoo, trava um pouco mas é melhor que nada. E outras plataformas também transmitem.

Observandotudo disse...

Não posso pedir para o Ederson ficar devido a falência do time, mas que vendam bem vendido. Dói ver esse garoto sair para pagar uma ou duas folhas das desgraças que continuam no time. Paneleiros velhos, fodidos e fdp's.
Quem lancem o Adriano. Tem meu aval. Tão bom quanto Ederson.

Observandotudo disse...

FUTEBOL

Quatro joias do Cruzeiro estão no radar do Barcelona, diz jornal


O jornal espanhol Diario Sport noticiou nesta quarta-feira (30/10/2019), que o diretor esportivo do Barcelona, Éric Abidal, que está no Brasil para acompanhar a Copa do Mundo sub-17, aproveitou, também, para visitar o Centro de Treinamento do Cruzeiro e demonstrou interesse em quatro joias do clube: Vitor Roque, Estevão Willian, Cacá e Éderson. (Fonte: Metrópole.com

CARAMBA TÃO DE OLHO EM DOIS GAROTOS DE 12 E 14 ANOS.

NOSSA BASE SÓ NAO SERVE PARA A MAIORIA DOS TORCEDORES DO CRUZEIRO.

Cuidado que o Grêmio tá de olho em Maurício. Já ofereceu muito mais que o Cruzeiro vai pagar, mas o Cruzeiro tem preferência até 30 de novembro. R$ 800 mil. Se tiver dinheiro. Orejuela 1,5 de Euros.

Anônimo disse...

Rogério Ceni, melhor custo benefício que eu vi nos últimos anos no Cruzeiro, com 40 dias no clube viabilizou o pagamento estratosféricos dos panelereiro.

cruzeirohexa disse...

A rodada até agora não foi boa para nós.caimos mais uma posição.so resta vencer o bosta fogo e sair de vez dessa zona desgraçada!

Yan disse...

https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2019/10/30/noticia_cruzeiro,2902766/cruzeiro-encerra-preparacao-para-enfrentar-o-botafogo.shtml

Esse quarteto ofensivo (T. Neves, Robinho, David e Fred) é horroroso. Precisamos de ganhar do Botafogo de qualquer jeito, mas com esse povo, vai ser difícil. O Abel deveria colocar pelo menos o Ezequiel e o Sassá. Pelo menos tentar algo um pouco diferente.

Que queimem a minha língua.

Ismael disse...

vamos ganha do Botafogo;pra não voltar mais é só os caras não ter desatenção e acerta o último passe pra gol e a Vitória virá pros milhões de cruzeirense de Deus quiser.

Observandotudo disse...

Rodada terrível. Até CSA e Chape conseguem ganhar seus jogos. Todo mundo se desgarrando. E ganhar o Botafogo fora de casa vai ser pedreira. Botafogo tem 10 vitórias, oscila mas vence.
Qualquer adversário tremo de medo com esses Paneleiros cachaceiros. Ou Paneleiros abstêmios. Mas vamos torcer até a última hora de sangue.
Zêroooooooooooooooooo.

Ismael disse...

hj se o time não ocila igual fez com o Fortaleza a Vitória é certa,mesmo jogando em casa creio eu que o Botafogo não vai parte pra cima joga um futebol mt feio ,mas não podemos menosprezar jogador tipo Diego Souza.confiança,esperança e fé é a ultima que morrre zerooooooo

Afoncio disse...

Há bem pouco tempo atrás a gente assistia aos jogos do cabuloso com uma enorme satisfação. Particularmente ficava contando as horas pra ver meu time de coração jogar; infelizmente hoje em dia tenho pavor embora não deixe de assistir e torcendo como nunca. Sinceramente, não creio que esse time fraco e psicologicamente abalado venha sair dessa zona maldita.

Anônimo disse...

O Palmeiras está querendo contratar o Orejuela junto ao Ajax.
E o cruzeiro saiu com esta de não ter certeza da contratação do Orejuela.
Vai tomar bola nas costas novamente.

Ismael disse...

vai sair sim! so tem nego que não ajuda com pensamentos negativos.