sexta-feira, 25 de abril de 2025

De quem é a culpa? A gente vai tentando descobrir... Mais uma derrota, mais um vexame, mais falhas, mais insistências, elenco ruim...




É minha gente... o trem azul está fora dos trilhos e, até a janela, não vai entrar. Não estou sendo pessimista, mas realista. Time sem goleiro, sem zaga, em elenco e com alguns atletas que, digamos, estão lá ganhando dinheiro, mas deveriam tentar outra carreira. Lautaro, por exemplo, deve ser bom em algo, como peteca, baralho ou algum trabalho mais burocrático. Não é jogador de futebol. Ainda assim foi escalado como titular e, pior, na volta para o segundo tempo, foi mantido. E aí começa tudo.

O Cruzeiro, ao meu ver, tem sido uma colcha de retalhos jogo a jogo. Uns jogam com nome, como o goleiro Cássio. Contudo, não há reserva à altura, seja na questão de currículo, seja salarial. Assim, por mais que Robertinho treine, a coisa tende a não andar. Saiu do Corinthians por falhas monumentais e, no Cruzeiro, por mais que faça um ou outro jogo bom, no peso da balança, nunca foi um jogador confiável. Diante do fatídico Palestino, mais um jogo ruim, mais falhas e a volta com mais uma derrota.

A lateral foi acertada com Romero. Kaiki também foi bem na outra e a zaga se portou bem. No meio, Walace e Murilo foram bem, dentro do esperado, com Murilo sendo, inclusive, uma surpresa. Espero que não saia do time, aliás. Ou, se sair, que seja uma opção rápida aos que entram. Agora, do meio para frente, um Deus nos acuda! Um detalhe: Rodriguinho, enquanto esteve em campo, não comprometeu. Pode ser mais acionado.

Time sem criação, com terrível problema de finalização e, pior, com atleta permanecendo em campo por um tempo inimaginável. Quem lê as publicações no blog sabe o quanto tenho dito que Lautaro não serve para ser atacante nem aqui nem em lugar nenhum. Ver Dinenno de fora dói. Ver Marquinhos em campo, e como lateral, dói. Modificações que deveriam ser feitas no intervalo levaram quase 20 minutos a mais. O Cruzeiro pegou um time de quinta categoria e conseguiu perder. E foi assim nos três jogos de Sul-Americana. Bizarro!

De quem é a culpa? De quem contrata, de quem treina, escala e modifica e de quem joga. Todo mundo está no mesmo bolo. Alexandre Mattos sumiu do mapa; Pedrinho parou de dar entrevistas mequetrefes antes dos jogos, mas é quem financia as aventuras financeiras de sua diretoria de futebol. Leonardo Jardim ainda não está sendo o maior culpado. Contudo, ao insistir com pseudojogadores, chama a responsabilidade para si. E ontem, ao escalar e demorar a substituir Lautaro  - que, como o narrador Ari Aguiar disse, "está causando úlceras no torcedor, e não é de hoje" - trouxe para ele, também a culpa de mais um vexame.

Até o Eduardo (SIM, O EDUARDO!) fez gol. Outro que não serve mas, diante de um time bizarro, ainda fez algo. E aí vai a pergunta: quem perde para um time bizarro, é o que?

Mais uma vez vimos que o elenco do Cruzeiro é curto, mal montado e mal gerido. Por muito menos queimaram uma imagem do Ronaldo, né? Já tem gente pedindo a volta dele... 

POR: JOÃO VITOR VIANA

Nenhum comentário: