quinta-feira, 7 de julho de 2016

CONTRATAÇÃO DE RAFINHA MOSTRA QUE O CRUZEIRO ERROU NO PLANEJAMENTO

POR: JOÃO VITOR VIANA

O Cruzeiro fez planejamento? Não. Se fez, errou de forma bisonha. Isso porque está rasgando dinheiro. E depois falam que a conta não fecha. No início do ano trouxe um monte de promessa, jogador emprestado por 18 meses, outro contratado por dois anos... depois retornou com jogador que estava emprestado pagando salário alto...Agora, o time parece que começa a andar nos trilhos. Mas há um porém: quem veio continua aí.

Se o problema no início do ano era um grupo inchado, isso voltou agora. O time contrata e poucos saem. E se saem, vão por empréstimo, retardando a volta e dando certeza de mais despesa futura. Foi assim com Rafael Silva, que tem contrato de dois anos com a Raposa e vai ser assim com outros jogadores, que a cada dia perdem mais espaço no clube.

A considerar a contratação anunciada ontem, de Rafinha, jogador experiente, que teve como auge sua passagem pelo Coritiba, mais atletas passam a figurar no terceiro (nem mais segundo) plano. E temo pelos jovens valores, que ainda precisam de amadurecer, casos de Alex e Bruno Nazário, e até mesmo de outros que já são importantes no grupo, como Alisson e Elber. Pelo desenho tático do time, muita gente vai para o banco, sendo renegado a segundo posto. No ataque, ninguém tem dúvidas que Sóbis e Ábila serão os donos da posição. Na armação, Robinho e Rafinha. Na dupla de volantes, Henrique e Romero. O que pode mudar é Romero ou Henrique sair e Robinho passar a camisa 8. Nesse caso, Arrascaeta entraria. Se o uruguaio mantiver a titularidade, Robinho passa a brigar com Rafinha por uma vaga. Alisson e Élber tendem a ser opções para o segundo tempo. E olhe lá.

Assim como no meio, na zaga a tendência também é de troca dos mais jovens, quando Manoel e Dedé voltarem. Por ali, Leo é o renegado. E se não serve aqui, por que pagar um salário alto ao jogador. Libere-o para algum time ou o inclua em alguma negociação. O importante é enxugar a folha. E o primeiro passo é liberar quem não está nos planos. 

As contratações recentes apenas corroboram com o planejamento equivocado da diretoria, que sempre disse uma coisa e fez outra. Que os investimentos de agora não custem outros dois anos para serem pagos, como fizeram em 2015/2016. Que as despesas equivocadas comecem a ser cortadas a partir de agora, gastando o clube apenas com aqueles que vão dar algum retorno.


6 comentários:

Unknown disse...

No início da temporada Tiago Scuro veio a público falar sobre o perfil das contratações e a forma como seriam contratados. Eram jovens buscando seu espaço no futebol, contratos curtos ou por empréstimo, com exceção de Pisano q veio auxiliado pela dívida do Farias, e salários dentro da realidade do clube em função do profut.
Com relação ao Rafael Silva pelo q foi dito põe na conta do Gilvan, assim como Seymour etc.
Na verdade planejamento houve sim e apenas criticar agora me parece desconhecimento ou vontade já q esse mesmo planejamento contemplava até Deivid cuja missão seria seguir o trabalho do Mano.
A realidade é q não se esperava q o equacionamento da folha salarial em função do excesso de jogadores sobre contrato ocorreria de forma tão satisfatória no início do ano, possibilitando uma remontagem q tbm citada por Tiago Scuro ocorreria somente em 2017.
Outra verdade é q Rafinha é experiente e tem muita qualidade auxiliando o Cruzeiro principalmente na tomada de decisão das jogadas ali no último terço do campo.
Vamos respeitar a decisão da diretoria na aquisição dos reforços. Criticar agora dessa forma soa como soberba já q existe um técnico renomado e trabalhador ao extremo no comando do time e um departamento de análise de desempenho q às vezes nem é citado. Precisamos TODOS mudar para q nosso entendimento do futebol tbm mude. O Brasil todo precisa disso.

Unknown disse...

Só pra lembrar tbm q dessa leva só de ter encontrado o Romero e pelo preço das contratações já tá bem pago

Max Silva disse...

"O que pode mudar é Romero ou Henrique sair e Robinho passar a camisa 8. Nesse caso, Arrascaeta entraria. Se o uruguaio mantiver a titularidade, Robinho passa a brigar com Rafinha por uma vaga. Alisson e Élber tendem a ser opções para o segundo tempo. E olhe lá."

Creio que Arrascaeta e Fabio são os únicos titulares absolutos. O uruguaio vem jogando demais.

Cruzeirense vencedor disse...

Você tem dúvida que o Arrascaeta será titular nesse time. O cara tem sido o melhor jogador disparado do time, a disputa é entre Rafinha e Robinho. Arrascaeta tá garantido.

Cia. Das Ideias Poéticas disse...

Vamos pensar no seguinte: o clube é grande demais para a 2a divisão. Esse sim seria o pior dos desastres. Dívidas são ruins, mas é possível administrá-las. Com essas contratações e a volta do pessoal que está no departamento médico, o time tem sim a possibilidade de lutar por alguma conquista nesse 2016.

RUTILHO disse...

Robinho é um craque, merece a titularidade porém veio por empréstimo, será valorizado e o palmeiras pode pedir alto por ele. Ter Rafinha agora é uma boa porque pode ser o substituto do Robinho caso não permaneça. Parabéns Flávio, disse tudo e ainda acrescento que os contratados até agora na questão de valores não passam nem perto de JB que deu um grande prejuízo e podem ser negociados sem muitas dificuldades recuperando valores investidos.