sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

30 mil sócios e jogo com América em horário nobre



A FMF pirraçou, o seu presidente, Adriano Aro, deu entrevistas que ninguém entendeu, tiveram a audácia de retirar o Cruzeiro do site da Federação, mas, ao que parece, os bastidores ficaram agitados de um tempo para cá e Ronaldo conseguiu mudar a postura truculenta, tanto de quem comanda a Federação (Rede Globo), como a própria FMF.

Na tarde desta quinta-feira (27), ficou definido que a partida entre Cruzeiro e América, marcada previamente para o horário esdrúxulo das 17h30, será às 21h30 do mesmo dia, um horário que vai permitir ao torcedor, com calma, estar no local, cumprindo, obviamente, as medidas de segurança por conta da pandemia. Ainda que haja limitação de público, a tendência é que toda a capacidade prevista para o jogo, cerca de 20 mil pessoas, seja ocupada. Isso se deve em razão do jogo, do desempenho na primeira partida do ano, contra a URT e também por causa do aumento de sócios, que também nesta quinta-feira, bateu 30 mil. Desde que foi anunciada a assinatura do termo de compra para Ronaldo, há pouco mais de um mês, o número de sócios triplicou. A tendência é que atinja outras marcas em breve. A meta é de 50 mil. Isso vai depender de uma série de circunstâncias, que já expusemos aqui. A carta de Ronaldo ao torcedor, continua valendo.

Domingo

O próximo jogo do Cruzeiro é contra o Athletic, em São João Del Rei, às 11h, do próximo domingo. O goleiro Rafael e o zagueiro Sidnei, inscritos no BID,, podem estrear. O volante Nonoca, que ficou de fora do primeiro jogo, com dores na perna, já treinou com bola e está apto aa jogar também. Ambas as equipes venceram na estreia, sendo que o Athletic bateu o Uberlândia, fora de casa, por 1 a 0.

Por: João Vitor Viana

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Mais um zagueiro na Toca



O Cruzeiro deverá anunciar, em breve, a contratação do zagueiro Oliveira, de 25 anos e que pertence ao Atlético-GO. Nos próximos dias ele chega à Toca da Raposa, onde realiza exames e assina contrato. A confirmação da negociação veio através do próprio presidente do Dragão, Adson Oliveira, revelada ao site Globo Esporte.

"Ele manifestou interesse em sair. O jogador tem um ano de contrato. Nós vamos fazer mais um ano, que aí ele aceita. Daqui a pouco iríamos perder o jogador, ele iria ficar aqui emburrado, e eu não quero isso", explicou o dirigente. "Evidente que se o jogador tiver dois ou três anos de contrato, eu vou ter uma postura diferente, vou defender o clube. Mas cada caso é um caso, e eu entendo, porque o jogador só tem um ano de contrato. Ele manifestou vontade de jogar em outra equipe, e vamos ver se ele tem a razão. Ele vai lá, arrebenta, traz dinheiro para o Atlético-GO, segue a vida dele", completou.

Em 2021, Oliveira disputou 31 jogos, não sendo titular absoluto e atuando, também, como volante. Com 1,87m, teve nome aprovado pela comissão técnica do clube e também pelos analistas de desempenho e mercado. Possivelmente chega para a vaga de Eduardo Brock, que tem contrato até o final do Campeonato Mineiro e não deverá permanecer. 

Por: João Vitor Viana

Cruzeiro faz boa estreia e supera retranca e catimba da URT



Quem foi ao estádio ou viu pelo streaming, sobre a partida, gostou do que viu. Um time vibrante, protagonista, com bons valores individuais, com futebol coletivo e interativo com os presentes. Perfeito? Óbvio que não. Falhas individuais aconteceram, o preparo não é o ideal, o adversário era frágil e um certo preciosismo acabou tomando conta em alguns lances, o que não pode ser uma tônica. De toda forma, um jogo bom de se ver, avaliar, tirar como lição e usar como ponto de partida. O placar de 3 a 0 foi pouco pelo volume de jogo do Cruzeiro e pelos primeiros 30 minutos da URT, baseado em catimba, desinteresse, simulações e tentativas de artimanhas para parar o jogo a todo o tempo. 

Com alguns desfalques - Rafael e Sidnei só entraram no BID da CBF nesta quarta-feira, prontos, portanto, para domingo -, o Cruzeiro teve que escalar o jovem Denivys no gol, contou com algumas estreias e caras do ano passado também foram ao campo. Remanescentes de 2021, Rômulo, Brock, Giovanni, Marco Antônio e Tiago. Estreias de Mateus Silva, Denivys, João Paulo e Waguininho e reestreias de Machado e Rafael Santos. No primeiro tempo, destaques para João Paulo, Rafael Santos e Waguininho, sendo o primeiro, um jogador que muito agradou. Waguininho poderia ter saído dos primeiros 45min como o melhor em campo se não tivesse vacilado em dois lances capitais, que poderiam ter sido transformados em gols. Já na segunda etapa, um bom jogo de Willian Oliveira, que entrou bem no meio, e Edu, pedido pela torcida em alguns momentos - inclusive um pouco antes de Tiago abrir o marcador. Edu, aliás, mostrou faro de gol e só não fez mais porque o goleiro adversário impediu.

Sobre Pezzolano, o treinador afirmou que vai rodar bastante o grupo, dando oportunidades a todos. Notou-se isso hoje. Disse, ainda, que joga ofensivo. Também foi possível ver isso. Mas, diferentemente do ano passado, quem viu o jogo, notou uma vibração diferente, de atletas que parecem unidos, que são colaboradores um do outro, que incentivam em campo e orientam, principalmente os mais velhos quanto aos mais novos. Isso foi possivel de ser visto numa bela defesa de Denivys, quando foi cumprimentado por Edu, Rômulo e o jovem Geovane.

Empatia

Quem mostrou-se bem com a torcida foi o atacante Edu. Autor do terceiro gol (Thiago e Machado fizeram os outros), foi para a galera, comemorando junto com aqueles que o pediram em campo ainda no primeiro tempo. Um episódio diferente foi a volta do time para o segundo tempo. A torcida chamou Edu e falou: "Entra". Ele respondeu: "O professor precisa me chamar".  Edu entrou aos 7min do segundo tempo e marcou o gol da vitória.

Análise

O jogo teve um time dominante e um que veio para empatar. Por 30min, a URT conseguiu cozinhar o jogo, retardar, simular falta, exagerar no tempo caido. Foi tomar gol e ninguém mais machucou, ainda que algumas entradas fossem bem mais duras. Tentaram catimbar. Se jogassem de peito aberto, seria de cinco ou mais. E olha que o Cruzeiro não fez sequer um amistoso em sua pré-temporada! Isso quer dizer que o torcedor pode esperar desse time encarando todos de igual para igual? Tudo muito cedo para ser avaliado. Inclusive o desempenho individual dos atletas. Machado mesmo foi um jogador que teve boa atuação, apesar de alguns erros em passe. Fez um bonito gol, jogando sem inventar e aparecendo bem para o jogo. Mateus Silva foi seguro; Rafael Santos bem ofensivo e Edu, um matador. Thiago começou bem mal, perdeu lances bobos, mas fez um gol de puro oportunismo. Vejamos os próximos jogos. O cartão de visitas teve a presença e os aplausos de Ronaldo, que saiu feliz com o que viu e certo que muito ainda há a evoluir, dentro e fora das quatro linhas.

Presenças no estádio

Estiveram no estádio os jogadores Nonoca, Rafael e Bidu. O volante sentiu dores e foi poupado. Rafael não estava apto para o jogo, assim como o lateral, contratado ontem. Todos poderão estar disponíveis para domingo, quando o Cruzeiro pega o Athletic, em São João Del Rei, às 11h. Ambos iniciaram o Mineiro com o pé direito. Enquanto o Cruzeiro bateu a URT, o Athletic venceu o Uberlândia, fora de casa.

Por: João Vitor Viana 

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Dia D! Nomes precisam estar no BID!



Se o Cruzeiro quer ter ao menos uma parte dos atletas contratados à disposição para o jogo desta quarta-feira, às 17h, no Independência, contra a URT, precisará correr. Isso porque para que tal condição aconteça, o nome dos atletas deve constar no Boletim Informativo Diário (BID) até às 19h desta terça-feira. Pelo regulamento, o jogador tem que estar no sistema até o dia anterior à partida. Na manhã desta terça, o site da CBF apresentou instabilidade e o link para o BID muitas vezes ficou fora do ar.

É uma contagem regressiva, como foi postado aqui. O principal fator impeditivo era o transfer ban, que foi pago nesta segunda-feira (24). Agora, o Cruzeiro precisa da liberação da Fifa e inscrever os atletas na CBF. Precisará de habilidade, conversa, penetração na entidade e, além disso, sorte do sistema não sair do ar. O principal ponto de partida é o documento da Fifa e a notificação à CBF. Depois disso, pernas para que de quero! É ficar de olho no BID e ver quem estará apto para a estreia no Mineiro.

Carta

Na noite de ontem, o sócio do futebol recebeu, por e-mail, um comunicado, assinado por Ronaldo, falando da necessidade de estar próximo ao clube. A carta, contudo, pode ser endereçada a todos os cruzeirenses. Se cada sócio chamar mais um e se cada cruzeirense se mobilizar em prol de outra, a meta de 50 mil sócios chegará mais rapidamente. Na manhã desta terça-feira, o número passou dos 28k. A adesão acelerou após o pagamento do transfer ban, mas ainda está em um patamar bem abaixo do que é necessário. Com 50k, o Cruzeiro poderá, por um bom tempo, colocar algumas coisas em ordem, acertar atrasados, negociar dívidas, pagar salários em dia e mostrar credibilidade ao mercado. Seja sócio!

Por: João Vitor Viana

Primeiro jogo, primeiros desfalques



A torcida do Cruzeiro, nesta quarta-feira, contra a URT, às 17h, no Independência, pelo Campeonato Mineiro, não verá ao menos dois reforços contratados para a temporada 2022. O zagueiro Maicon e o volante Pedro Bicalho testaram positivo para Covid-19 e já foram postos em isolamento. Além deles, o lateral Matheus Pereira e o volante Adriano também estão fora pelo mesmo motivo. O cumprimento protocolar de afastamento já iniciou e mesmo com o nome sendo publicado no BID, os atletas terão que ficar 10 dias sem fazer exercícios, o que prejudicará a volta deles ao time. Pedro Castro e Maicon, inclusive, iniciaram as atividades coletivas no time titular.

O Cruzeiro aguarda para hoje a liberação da Fifa e a regularização de seus 11 reforços anunciados até aqui na temporada. O prazo é até às 19h de hoje (25/1).

Por: João Vitor Viana

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Cruzeiro encaminha acerto com lateral Bidu



Um jogador que ninguém esperava, até pela posição que joga, está a caminho da Toca da Raposa II. O lateral-esquerdo Matheus Bidu, de 22 anos, melhor da posição na Série B de 2021, pretendido pelo Santos, é aguardado no Cruzeiro ainda hoje para realização de exames médicos e assinatura de contrato. A informação foi dada pelo site Cruzeiro Sports e confirmada pela Itatiaia.

Bidu chega com pompa de titular. Indícios de uma saída de Matheus Pereira? Sim. Mas seria mero chute falar disso. Contudo, com Matheus e Rafael para a função e, considerando que Pezzolano deseja trabalhar com 28 atletas, seriam opções demais para o mesmo setor. Que sejam feitas as melhores escolhas.

Bidu é um jogador que tem como forte o apoio e o chute de longa distância. Técnico, bate bem na bola e finaliza como poucos. Uma boa revelação do Guarani. O atleta já vinha sendo monitorado pelo Cruzeiro antes mesmo de Ronaldo chegar.

As expectativas são pelas informações quanto à contratação, já que ele tem contrato com o Bugre até junho de 2023. A multa para rescisão é de R$ 10 milhões. 

Por: João Vitor Viana

Contagem regressiva para o transfer ban



A segunda-feira do Cruzeiro será movimentada e promete novidades. Isso porque o clube trabalha contra o tempo para ter atletas disponíveis para a estreia, nesta quarta-feira (26/1), contra a URT, no Independência. Com 11 caras novas anunciadas oficialmente, nenhum ainda foi registrado devido ao transfer ban. Enquanto a situação permanecer, Paulo Pezzolano não pode contar com os reforços. Atualmente apenas 15 jogadores estão devidamente regularizados, sendo dois goleiros, ambos do sub-20.

É contagem regressiva. Pelo regulamento, para estar apto a jogar um campeonato, o atleta precisa estar até 19h do dia anterior no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. 

Os trâmites levam tempo  precisam de documento oficial. O fuso horário também é um problema nesse caso.

Ronaldo encontra-se em BH e fica até quarta-feira. Isso deverá acelerar o processo.

Por: João Vitor Viana

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Enxugamento de folha e gestão sustentável: o Cruzeiro, de Ronaldo



Quando uma gestão é ruim, a posterior, ou seja, a que a sucede, terá muito trabalho. O Cruzeiro veio de 10 anos de gestões catastróficas, a começar pelo final da gestão Perrella, Gilvan, Wagner e Sérgio. Tudo muito ruim, que acabou virando uma bola de neve terrível e quase levou o clube à falência, numa completa destruição administrativa e financeira. A situação, agora, tornou-se sustentável e responsável.

Diante disso, decisões nada populares precisaram e precisam ser tomadas. A contragosto de muitos torcedores, Fábio acabou deixando a equipe, inclusive durante um momento que chegou a se questionar o tipo de gestão que tivera assumido o Cruzeiro. Águas passadas. Contudo, a maioria dos torcedores apoiou a maior parte das decisões da nova gestão, do "Núcleo Ronaldo", com dispensas de atletas e contratações de outros. Ao todo, chegaram 12, sendo 10 oficialmente anunciados. Gabriel Brazão e Gabriel Dias ainda estão em fase final de finalização da parte burocrática. O goleiro, inclusive, já foi aprovado em todos os exames e dependia apenas da chegada de sua documentação, o que se deu na noite de ontem (21/1).

Se alguns chegam, outros saem. Vinicius Popó, que tinha contrato até 2024, foi dispensado. Quem vai seguir o mesmo caminho são os goleiros Lucas França, com contrato até 2023 e Vinicius; os zagueiros Ramon e Gustavo Rissi; o volante Henrique; e o atacante Airton. Já haviam deixado a equipe a maior parte do elenco do ano passado, inclusive o goleiro Fábio, além do atacante Laércio, que nunca jogou no profissional do clube, e o lateral Alan Ruschel.

Por: João Vitor Viana

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

O goleiro chegou!



O goleiro que irá substituir tem nome e sobrenome. Rafael Cabral, de 31 anos, desembarcou neste domingo, em Confins, e nesta segunda faz exames no clube e assina contrato. 

O jogador tem passagens por Santos, Napoli, Sampdoria e Reading-ING, onde estava até sábado. Como estava em ritmo de jogo e no meio de temporada, está com ritmo de jogos e treinos.

Nesta segunda o Reading publicou, em seu Twitter, que o contrato do goleiro havia sido rescindido e desejou boa sorte a Rafael.

Em entrevista à imprensa assim que chegou, Rafael declarou que faltava acertar alguns detalhes e que "dando tudo certo, seria uma honra vestir a camisa do Cruzeiro".

De saída

O lateral Cáceres está de malas prontas para o América. O jogador não aceitou redução salarial e não jogará no Cruzeiro mais.

Por: João Vitor Viana

Tarde de futebol na Copa SP



Desportivo Brasil e Cruzeiro entram em campo nesta segunda-feira, às 15h (de Brasília), no estádio Ernesto Rocco (foto), em Porto Feliz, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Quem vencer, passa às quartas. O jogo é eliminatório e, se permanecer empatado, será decidido nos pênaltis.

O Desportivo Brasil chegou nas oitavas de final após eliminar o Iape-MA, nos pênaltis. Em cinco jogos na Copinha, o time do interior paulista tem três vitórias, um empate e uma derrota. O Cruzeiro tem 100% de aproveitamento nos cinco jogos até aqui na competição. A Raposa marcou 13 gols e tem a melhor defesa com nenhum gol sofrido. Na terceira fase, o Cruzeiro eliminou o Retrô. A partida foi marcada por provocação extracampo, mas terminou com vitória celeste por 2 a 0.

O vencedor da partida desta tarde irá enfrentar nas quartas de final o classificado do confronto entre São Paulo e Vasco, que também se enfrentam nesta segunda-feira, às 20h, em São Caetano do Sul.

Por: João Vitor Viana

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Calor absurdo, além do horário indecente!




Além de todos os problemas causados pelo horário determinado para os jogos do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, que impacta negativamente em receitas para o clube, outro problema, pouco discutido, virá à tona em breve: a temperatura. Com jogos 17h, 17h30 durante a semana e 11h em finais de semana, a temperatura em Belo Horizonte ou no interior tende a prejudicar, também, os presentes e atletas. Isso causará, ainda, um desgaste maior físico neles, potencializando problemas de saúde e lesões.

Estando em meio a um verão chuvoso, a estação também se destaca pelas altas temperaturas. Cidades mineiras como Governador Valadares, Patos de Minas, São João Del Rei, Tombos são algumas cidades conhecidas pela temperatura. Ou seja, mais um problema que a fisiologia celeste terá que lidar, se os horários não mudarem.

Até por isso, o Cruzeiro vai buscar dialogar com a FMF em breve, inclusive buscando alteração na estreia, adiantada para terça-feira, às 17h, no Mineirão. É sabido que um jogo no Mineirão, hoje, com menos de 7 mil pagantes, é deficitário. Nesse horário dificilmente dará um público bom, diante de uma partida às 20h, por exemplo. O Cruzeiro tem feito uma jogada de marketing para bombar o sócio, oferecendo dois ingressos gratuitos ao torcedor nas primeiras duas rodadas. A questão é: ingresso para 17h ninguém merece! Horário ruim para presença, para acompanhar pela internet e num calor de verão belo-horizontino.

 

1ª rodada: Cruzeiro x URT - 17h

2ª rodada: Athletic x Cruzeiro - 11h

3ª rodada: Cruzeiro x América - 17h30

4ª rodada: Caldense x Cruzeiro - 16h30

5ª rodada: Cruzeiro x Democrata - GV - 18h

6ª rodada: Tombense x Cruzeiro - 19h

7ª rodada: Cruzeiro x Uberlândia - 18h

8ª rodada: Cruzeiro x Villa Nova - 11h

9ª rodada: Atlético-MG x Cruzeiro - 19h

10ª rodada: Cruzeiro x Pouso Alegre - 20h30

11ª rodada: Patrocinense x Cruzeiro - 16h30

 

CONFIRA TAMBÉM:

-> Horários absurdos marcam Campeonato Mineiro para o Cruzeiro

-> Conversa? Através do diálogo, Cruzeiro busca mudar horários com FMF

-> Rafael é o goleiro que Ronaldo quer para lugar de Fábio

Por: João Vitor Viana

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Vitória na Copinha e lateral dos profissionais se despedindo. Confira!




O lateral Cáceres está de saída do Cruzeiro. Fora dos planos de Luxemburgo no ano passado, o jogador chegou a ser reserva de Norberto, jogador que foi dispensado por deficiência técnica. Com a nova política de gastos, o jogador foi procurado e não se mostrou, em nenhum momento, propenso a diminuir o salário. Talvez esteja machucado pelo ano que passou e pelo baixo aproveitamento. Sendo assim, um abraço!

Por outro lado, nota-se, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, bons valores, que deverão ser aproveitados por Paulo Pezzolano no time principal do Cruzeiro. O goleiro Denivys, o lateral Geovane, os zagueiros Matheus Vieira e Paulo, o volante Ageu, o meia Daniel e os atacantes Alex Matos e Victor Diniz são os destaques. No banco ainda estão Vitor Roque, Vitinho e Weverton. Roque vem se recuperando dos efeitos da Covid e tem sido opção por isso. Ficou 10 dias sem treinar, fazendo o devido distanciamento social.

Em campo, o Cruzeiro bateu o Bragantino, enfrentando, na próxima fase, o Retrô, time que já derrotou na primeira fase. Com gol de Alex Matos, o Cruzeiro bateu o Massa Bruta por 1 a 0. 

Por: João Vitor Viana

Jogo político e politicagem para prejudicar o Cruzeiro. Isso é o que a FMF e a Globo fazem. Que o Ronaldo mude isso!

 O Cruzeiro deverá procurar, em breve, a FMF a fim de achar um denominador comum para a tragédia que foi a liberação dos horários de jogos do Cruzeiro. Uma vez que o Cruzeiro não aceitou negociar com a Globo, vendendo os direitos, de forma exclusiva, para a Sempre Editora, de Vitório Medioli, a 



FMF, junto com o Grupo Globo, de forma política e atrevida, fizeram boicote ao Cruzeiro. Antes velada, agora a torcida é descarada. Contudo, o Cruzeiro vai conversar para tentar minimizar os impactos.

Como publicamos, o Cruzeiro vai jogar TODA A PRIMEIRA FASE, em horários nada sugestivos. Segundo uma matéria do portal UOL, muito se deve á crise política entre a família Aro, que preside a Federação Mineira, com Vitório Medioli, que também é prefeito de Betim. Essa balbúrdia toda também se deve por essa razão.

Além disso, há uma cláusula contratual que dá à Globo o direito de transmissão em horários nobres. O que pode se discutir é essa cláusula ou, se não abusiva, o que parece ser, se há a possibilidade de jogar em horário nobre, mas em dias diversos, como segunda ou sexta-feira. Afinal, nesses dias a senhora Globo não passa jogos do Campeonato Mineiro. E é melhor ver um jogo no estádio segunda à noite do que terça-feira à tarde.

O Cruzeiro, assim, ainda não se posicionou de forma oficial e deverá aproveitar a estadia de Ronaldo em Belo Horizonte para, talvez, ir à Federação buscar uma solução que seja, ao menos, mitigatória quanto a isso.

Pela venda dos direitos à Sempre Editora, dona do jornal O Tempo, o Cruzeiro recebeu R$ 5 milhões.

FMF está de brincadeira!



Parece brincadeira, mas os horários divulgados para os jogos do Cruzeiro na primeira fase do Campeonato Mineiro são bizarros. Estreia às 17h em dia de semana, jogo às 20h30 num domingo. Enquanto isso, partidas do arquirrival sempre em horários sóbrios, privilegiando o torcedor e garantindo a presença em maior escala. A pergunta que fica: de quem é a culpa?

Há quem diga que quem comanda isso é o próprio clube e a rede transmissora. O Cruzeiro não assinou com a Globo, preferindo vender os direitos para o jornal O Tempo. O Cruzeiro foi procurado, mas não esclareceu a situação. O jornal também não se pronunciou.

Na internet, um site esportivo afirma, categoricamente, que Globo e FMF determinaram os horários das partidas. Outra pergunta: como a Globo, que nem contrato com o Cruzeiro tem, pode ter poder para ditar os horários dos jogos do Cruzeiro? O que acontece nos bastidores da FMF, novamente nas mãos da família de Elmer Guilherme, que deixou um histórico lastimável desde que saiu de lá?

Quem vai assumir esse filho feio?

Segundo o repórter Samuel Venâncio, o Cruzeiro já procurou a FMF para alterar esses horários, completamente incompatíveis com a normalidade e um assassinato ao sócio do futebol. Quem vai conseguir ir ao estádio numa terça-feira, 17h? Nem assistir pela TV é possível!

Seria favorecimento descarado? Parece!

1ª rodada: Cruzeiro x URT - 17h

2ª rodada: Athletic x Cruzeiro - 11h

3ª rodada: Cruzeiro x América - 17h30

4ª rodada: Caldense x Cruzeiro - 16h30

5ª rodada: Cruzeiro x Democrata - GV - 18h

6ª rodada: Tombense x Cruzeiro - 19h

7ª rodada: Cruzeiro x Uberlândia - 18h

8ª rodada: Cruzeiro x Villa Nova - 11h

9ª rodada: Atlético-MG x Cruzeiro - 19h

10ª rodada: Cruzeiro x Pouso Alegre - 20h30

11ª rodada: Patrocinense x Cruzeiro - 16h30

Por: João Vitor Viana

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Primeira coletiva e arestas aparadas


Ronaldo Fenômeno esteve na Toca da Raposa II na manhã desta terça-feira e concedeu entrevista aos jornalistas. Ele falou dos planos a médio, longo e curto prazos, afirmou que encontrou o clube em situação diversa da que acreditava e que vai honrar os compromissos assumidos.

Ronaldo ainda afirmou estar motivado em seguir com uma gestão eficiente e sustentável, agradeceu ao torcedor e aos jogadores pelo apoio e que espera que o clube cumpra o planejamento traçado. O principal objetivo: subir para a Série A em 2022.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista de Ronaldo:

Fábio

"Entendemos a importância dele para o clube. Fizemos uma oferta dentro daquilo que entendíamos justo, mas infelizmente não conseguimos o acordo. Sempre será ídolo e deixou marcada a sua história, mas precisamos virar essa página Nenhum atleta é maior que o Cruzeiro". 

Objetivo principal

"O que vamos buscar é sanear o clube. Encontrar esse equilíbrio de receita e custo. É o nosso primeiro desafio. Logicamente, num cenário dá antecipadas receitas, temos que buscar novas fontes. Isso não quer dizer que não vamos ter uma equipe competitiva. Junto com o Pedro Martins, Paulo André e Paulo Pezzolano vamos encontrar atletas que se encaixem na realidade do clube e vamos buscar voltar à Primeira Divisão, nosso principal objetivo. Nosso principal objetivo é voltar à elite. Teremos uma equipe competitiva. É nossa obrigação buscar isso. Um clube dessa grandeza precisa estar na elite".

Cenário do clube

"Ainda estamos no processo de análise. Temos uma oferta de compra, no qual estamos ainda abrindo todas as gavetas. Posso adiantar que a situação é dura, é difícil e que vamos precisar de um período longo, de um a dois anos, para encontrar um certo equilíbrio. De toda forma estou muito animado, sou entusiasta a fazer um time competitivo para subir esse ano".

"Ainda estamos descobrindo o tamanho do buraco que existe no clube. As necessidades vão aparecer, mas de imediato temos algumas dívidas que não podem ser ignoradas e que cumpriremos (transfer ban). Para 2022 e 2023 totalizam R$ 140 milhões, que vamos tentar negociar e parcelar. Não há um planejamento de aporte financeiro ainda. Estamos criando um padrão de gestão, eficiente e sustentável. Não gastaremos nenhum centavo a mais que arrecadamos. Vou cumprir meus compromissos e quando tivermos esse cronograma vamos falar e deixar isso mais claro a todos".

Pode não assumir o clube?

"Tecnicamente sim (sair do clube). Mas está longe da minha cabeça desistir do projeto. No momento estamos em processo de análise do clube, entender os credores. Mas o meu desejo é continuar e ficar aqui até fazer o clube voltar a ser grande novamente".

"É lógico que nosso objetivo é fazer o clube dispute grandes títulos e que seja protagonista no Brasil e na América do Sul. É o que esperamos a médio e longo prazo. Mas a curto prazo é de voltar à Série A. Para isso precisamos reduzir custos, fazer um novo padrão de gestão, transmitindo isso a atletas e funcionários, e a partir de uma gestão eficiente e sustentável seguir no projeto de chegar ao nossos objetivos maiores".

Dívidas

"Não tenho a programação do transfer ban. São R$ 140 milhões em 2022 e 2023. Para o fim de janeiro temos que pagar R$ 23 milhões, com o restante até o final do ano. Vamos cumprir com todas as dívidas que nos correspondem. 

Goleiro

"Estamos trabalhando com muitos nomes para o gol. Encontraremos nomes à altura do clube".

Realidade financeira do Cruzeiro

"Iniciamos o planejamento e vemos R$ 90 milhões de receita sendo R$ 60 milhões já gastos. Fizemos um plano para o que queremos para a área esportiva, em termos de direcionamento. Conseguimos, com esforço, renegociar os contratos, que entenderam essa situação do clube e decidiram permanecer. Hoje abaixamos o orçamento para R$ 35 milhões. Haverá cortes, de ações impopulares, para que o clube volte a ser o que era. A dívida é muito pior que eu imaginava. Mas vamos traçar novos planos, ações de marketing e vamos conseguir honrar essas questões".

Recado ao torcedor

"Nosso principal pilar é nosso torcedor. É preciso que vá ao estádio, seja sócio. Encontramos o clube com apenas 10 mil sócios e é algo que precisamos melhorar. Já chegamos a 15 mil, mas o torcedor também espera nossa reação, que já começou. A gestão eficiente vai ter resultado, mas contamos com o torcedor para que possamos dar essa virada juntos. O torcedor é nossa grande fortaleza. No início pode ser que encontremos dificuldades, mas que nos dê esse voto de confiança".

Por: João Vitor Viana

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Quem substituir Fábio pegará um rojão imenso. Não é mera passada de bastão, até porque Fábio já saiu...




Ninguém, em nenhum lugar, é insubstituível. Mas quando alguém toma o lugar de alguém, seja por qual razão for, há, imediatamente, a questão da comparação ao anterior. É assim em qualquer empresa, em qualquer local. No Cruzeiro, não será diferente com o goleiro que assumir a titularidade do clube, em lugar de Fábio.

Com 12 títulos oficiais em 17 temporadas de Cruzeiro, Fábio não é só o maior goleiro da história do clube, com 976 jogos, como, para muitos, o maior jogador. Assim sendo, aquele que vier para substituí-lo, o que popularmente é conhecido por "passagem de bastão", dessa vez, será uma "pegada de rojão".

Principalmente pelas manifestações da torcida nesta quarta-feira em Belo Horizonte. A torcida celeste manifestou em frente a Toca da Raposa II e também na Praça 7 de Setembro.

Na última terça-feira, o goleiro Fábio foi informado que não continuaria no Cruzeiro. O clube, até o momento, limitou-se em emitir nota no site do clube e nada mais. Aliás, pouco foi explicado nas letras e parágrafos redigidos. Muitos torcedores continuam esperando por esclarecimentos e porque houve tamanha frieza para com alguém de tamanha envergadura e importância histórica no Cruzeiro.

Fábio é um gigante e quem o substituir terá que ser tão forte quanto. A pressão será enorme. Mas quem o substituir, terá que trilhar seu próprio caminho. Historicamente, o Cruzeiro viveu momentos ruins depois que perdeu goleiros ícones. Foi assim com Raul e Dida, por exemplo. Com Raul, um pouco menos, já que foi substituído por Luiz Antônio, contratado anteriormente á saída do goleiro titular. Jà DIda, história que ninguém até hoje também explicou, foi substituído por uma série de goleiros, como Rodrigo Posso, Ronaldo, André e, posteriormente, Jefferson, Todos ganharam títulos, mas um título cada um, o que mostra que teve problemas para substituir o ícone anterior. Gomes, em 2003, também foi um problema até encontrar um novo goleiro, que assumiria o gol com segurança. Quem acabou agarrando essa oportunidade foi o próprio Fábio, em 2005. A questão agora é que não é apenas substituir um goleiro. É substituir o maior goleiro da história do Cruzeiro.

Por: João Vitor Viana

Cruzeiro terá que pagar dívidas enormes até final de 2023. Entenda!




O que as últimas três administrações fizeram com o Cruzeiro nos últimos 10 anos levou o clube à beira do precipício. Com a continuidade de Sérgio Rodrigues, seria um passo adiante. 

Os números trazidos por Samuel Venâncio, em apuração que fez, pela rádio Itatiaia, são alarmantes.

Só em 2022, cerca de R$ 56 milhões a serem pagos à Fifa: cerca de R$ 22 milhões atuais, que impedem o clube de registrar novos atletas (transfer ban) e outros R$ 34 milhões de Rodriguinho, que devem chegar no segundo semestre desse ano. Não sendo pago, não poderão ser registrados atletas posteriormente.

Para 2023, segundo o repórter, mais de 80 milhões seriam cobrados, totalizando quase 150 milhões a serem pagos num curto intervalo de tempo. 

Isso implica no clube fazer diversas ações junto à torcida, principalmente venda de materiais oficiais, sócios e outras ações de marketing. Cotas de TV e patrocinadores atuais já foram adiantados, o que implica em ser criativo e fazer novas receitas.

Por: João Vitor Viana

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Cruzeiro emite nota oficial e, com repercussão ruim novamente, tira o site do ar.




Após cometerem o crime de não renovar com Fábio, agindo com total desrespeito ao atleta e causando clamor popular na torcida que ameaça e já iniciou o cancelamento do sócio torcedor, o Cruzeiro emitiu um comunicado, genérico, sem falar nada com nada, sobre o porquê de não renovar com Fábio. Com mais uma repercussão ruim, o site do Cruzeiro acabou saindo do ar. A torcida quer saber mais sobre o assunto.

Da mesma forma covarde que conduziu a negociação, vem a público, através de nota, sem ter alguém para por a cara a tapa, como meio de explicação de tamanha falta de razão e sentido em abrir mão, de forma ridícula, do maior jogador da história do clube, ainda em perfeitas condições de render em campo.

É compreensível que um ciclo se feche, mas diante de circunstâncias. A ideia que a torcida continua tendo é que Fábio foi enxotado do clube como um qualquer.

Não à toa, protestos estão sendo marcados, tanto neste quinta-feira como amanhã (sexta-feira). 

Confira, abaixo, o comunicado sem sentido publicado na manhã desta quinta-feira, no site do clube:

"O Cruzeiro esclarece à sua torcida pontos importantes sobre a não renovação do goleiro Fábio. É fundamental lembrarmos que o Cruzeiro tem um desafio imenso de reorganização que precisa ser planejada e executada considerando a sobrevivência da entidade. Nesse sentido, a reestruturação precisa ocorrer em diversos campos: financeiro, organizacional, administrativo e, claro, esportivo. Muitas decisões não são populares mas precisam ser adotadas.

O projeto esportivo que vem sendo implantado considera critérios técnicos e a constituição de um plano de longo prazo para a instituição. As decisões no Departamento de Futebol visam a construção de uma equipe competitiva, sustentável e que esteja a altura da grandeza do clube. Foi exatamente um projeto nessas condições que foi apresentado ao goleiro de 41 anos, que o negou.

A proposta respeitava também a imprescindível responsabilidade econômica da entidade. Necessário ressaltar que, ainda assim, sendo Fábio o ídolo que é, um importante sacrifício econômico foi feito. Foi oferecido ao jogador um contrato que certamente extrapolava o razoável para um clube publicamente deficitário. Os termos desta proposta não foram aceitos pelo atleta e seu agente.

O Cruzeiro, desde o início e com enorme respeito, deixou claro que a proposta  respeitava sua relevância e admirável história de 18 anos no clube. Fundamental esclarecer que o desejo do Cruzeiro era de ampliação de vínculo, embora não pelo mesmo prazo desejado pelo atleta. A proposta era de que Fábio pudesse, em campo, ao longo do Campeonato Mineiro, se despedir da torcida como ele e a própria torcida merecem. Inclusive, o Cruzeiro segue aberto para que inúmeras homenagens extracampo aconteçam.

Não é mais possível aceitar um perfil de administração que fez tantos clubes chegarem a um cenário de inviabilidade. O Cruzeiro tem clareza de que não há outra forma de manter a história de um dos maiores clubes de futebol do mundo que não seja com uma gestão responsável, com colaboradores e atletas que estejam plenamente alinhados a esse pensamento".

VEJA AINDA: FÁBIO, UM GIGANTE.

VEJA TAMBÉM: FÁBIO DEIXA O CRUZEIRO

Fábio fora




Fábio não será o goleiro do Cruzeiro em 2022 e nunca mais. Encerra-se um ciclo vencedor após 17 temporadas e duas reuniões. Em publicação em sua rede social, afirmou que não foi ouvido, não teve opção, a não ser aceitar uma decisão já tomada, possivelmente antes mesmo da reunião acontecer. Ou seja, na verdade, não houve reunião, mas um pronunciamento que Fábio não fazia parte dos planos para a temporada.

Em sua publicação, Fábio mostra sua insatisfação com Paulo André, que mesmo sendo ex-companheiro de Cruzeiro, sequer o cumprimentou. Disse que a reunião envolveu Pedro Martins e Gabriel Lima, dois executivos que recentemente deixaram o Cruzeiro.

Fábio deixa seu carinho e reconhecimento à torcida, que não poupou esforços, pelas redes sociais, pedindo a permanência do goleiro das últimas décadas, o melhor goleiro da história do clube e o atleta que mais vestiu o manto celeste. Não será possível o jogo de número 1000.

A torcida agradece, e muito, os serviços prestados, as taças levantadas e o nome do clube levado aos quatro cantos do país e também fora dele.

Assim como o Cruzeiro, Fábio é um atleta gigante.

Infelizmente não será aqui o fim de sua gloriosa carreira, mas nesta quarta-feira encerra-se um ciclo de muitas vitórias.



Por: João Vitor Viana

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Ramon de saída. Fábio ainda uma incógnita. Conversas hoje à tarde pode ser ou não permanência do ídolo celeste


O zagueiro Ramon, colocado à disposição pela atual gestão do clube, mesmo com contrato até 2023, está de saída do Cruzeiro. O atleta foi procurado pelo Atlético-GO, com quem já acertou as bases salariais e, nos próximos dias, deverá rescindir seu contrato com o clube. Um dos maiores salários do elenco, atrás de Fábio e Moreno, Ramon renovou seu vínculo há menos de seis meses, mas com a chegada de Luxemburgo, perdeu espaço até mesmo no banco de reservas. Formando base da zaga com Brock no ano passado, não passou a menor segurança e era um dos que grande parte da torcida queria ver longe da Toca II. Ao que parece, o desejo da maioria será transformado em realidade.

É de se salientar que ele não se apresentou para o início da pré-temporada. E, em uma lista divulgada pelo Cruzeiro, Ramon sequer figurava. Já o zagueiro Sidnei, considerado carta fora do baralho, acertou sua permanência e vai defender as cores do Maior de Minas em 2022. O zagueiro recebeu uma consulta do Cruzeiro para reduzir os salários em 60% do valor atual. Ele não aceitou o reajuste. Esse problema também tem sido enfrentado por outros atletas, inclusive o ex-capitão Henrique, que desde outubro de 2020 não entra em campo.



Por outro lado, o goleiro Fábio, que persegue uma marca pessoal no Cruzeiro, chegando aos 1000 jogos, terá que se reunir algumas outras vezes para definir seu futuro. Na primeira reunião com a nova diretoria, não houve acordo. Contudo, ambas as partes querem que haja esse enlace. A tendência é de permanência. Nas redes sociais a hashtag #FicaFabio foi uma das mais comentadas desde a noite desta terça-feira. Por enquanto, segue como incógnita, mas com expectativas boas.

Por: João Vitor Viana

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Bendita lista! Cruzeiro anuncia surpresas boas! Confira!



Uma gestão profissional jamais colocaria em sua lista nomes como Ramon e Airton. E foi o que aconteceu no Cruzeiro. O clube soltou em suas redes os nomes já definidos e surpresas aconteceram. A maior delas é a permanência do zagueiro Sidnei, dado como carta fora do baralho depois que chegou a ser noticiada na imprensa uma possível briga entre o representante do jogador, Jorge Machado, e o Cruzeiro. Contudo, tudo acertado e ele começa a treinar em breve.

Já o lateral Cáceres tem o futuro indefinido, assim como outros atletas. O goleiro Vinícius, o zagueiro Ramon, os volantes Henrique e Matheus Neris e os atacantes Dudu e Airton estão tendo seus futuros decididos. À noite, uma reunião deverá selar a permanência de Fábio, que já deu indícios que topa reduzir o salário para ficar mais um ano no Cruzeiro. Jailson e Fernando Neto também são nomes que estão sendo rediscutidos. Esses podem não ficar pelo custo e pela não necessidade no momento para um reserva e um que pode não ser titular. Jailson e Neto, juntos, têm custo superior a R$ 200 mil mensais. Em um ano, mais de R$ 2 milhões.

O meia Claudinho foi emprestado ao Mirassol até o final do campeonato paulista e terá salário pago pelo Cruzeiro. Outros negócios deverão acontecer. 

Um que estava quase fora mas fica é o atacante Thiago, que interessava a clubes do exterior. Por hora, permanece.

 

Por: João Vitor Viana

Muitas novidades na manhã desta terça-feira (4/1) na Toca II. Confira!




Manhã de muitas novidades na Toca II. Dia de reapresentação de de caras novas. Muitos atletas contratados antes da venda do clube para Ronaldo acabaram aparecendo. Repactuaram salários e vão ficar no Cruzeiro essa temporada.

Hoje cedo na Toca II estiveram presentes os zagueiros Maicon e Matheus Silva (ex-Ituano), os volantes Pedro Castro (ex-Botafogo) e Machado (sem clube) e os atacantes Edu (ex-Brusque) e Waguininho (ex-Coritiba). O armador Neto (ex-Vitória) e João Paulo (ex-Atletico-GO) não foram vistos, assim como Jailson. O zagueiro Sidnei e o lateral Pará foram comunicados que não seria possível continuar nos padrões antes acertados e não quiseram renegociar.

Uma ausência notada foi do lateral-esquerdo Rafael Santos, que fará parte do elenco do Cruzeiro em 2022. Após boa passagem pela Ponte Preta será avaliado pelo técnico Paulo Pezzolano.

O dia promete!

Por: João Vitor Viana

Cruzeiro reforçado com zagueiro, atacante, diretor e treinador




O Cruzeiro, através de seu Twitter, confirmou duas novidades na manhã desta terça-feira, quando os atletas se reapresentam na Toca da Raposa II. O atacante Waguininho, de 31 anos, que jogou pelo Coritiba em 2021, chega por um ano. Já o zagueiro Maicon, que havia sido contratado antes da venda do clube para Ronaldo, também fica. O jogador assina por dois anos. Ambos os salários foram gerenciados e negociados pela equipe de Ronaldo Fenômeno.

Waguininho é atacante de ponta e participou de 11 gols do Coxa na Série B do ano passado. Já Maicon, The God of Zaga, é atleta formado no Cruzeiro. Ainda jovem, foi negociado com o Porto em troca pelo atacante argentino Farías.

Maicon, inclusive, disse que estava no clube não pela proposta financeira, mas pelo propósito. Cruzeirense, volta ao time que o lançou para o mundo, onde conquistou muitos títulos.



Ontem, o Cruzeiro anunciou a contratação do diretor de futebol Pedro Martins e do técnico Paulo Pezzolano.

Por: João Vitor Viana

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Pezzolano chega a BH para assinar com o Cruzeiro



Paulo Pezzolano será o próximo técnico do Cruzeiro. O treinador, de 38 anos, desembarcou nesse inicio de noite em Confins com muitas malas, o que quer dizer que quer ficar muito tempo em Belo Horizonte, num trabalho a médio e longo prazos.

Ex-técnico do Liverpool e do Torque, ambos do Uruguai, e do Pachuca, do México, Pezzolano chega indicado por Paulo André, com quem jogou pelo Athlético-PR, em 2006.

Adepto do futebol ofensivo, Papa Pezzolano, como ele mesmo se denomina nas redes sociais (@papapezzolano) acerta últimos detalhes e deverá ser anunciado oficialmente nesta terça-feira (4/1). A tendência é que assine por um ano, com opção de renovação automática em caso de acesso á Série A.

Pezzolano falou da grandeza do Cruzeiro, elogiou a torcida e disse que quer ver o time jogando com raça e mostrando futebol. Discurso muito bom e que a torcida espera ver em campo.

Seja bem-vindo, Pezzolano!

Por: João Vitor Viana

Cruzeiro confirma diretor de futebol e se aproxima de atacante, que já está em BH




O Cruzeiro, através de seu Twitter (@Cruzeiro), anunciou o seu novo diretor de futebol. Trata-se de Pedro Martins, que já vinha sendo especulado na imprensa e que conta com experiência no meio. Preencheu os requisitos da equipe de Ronaldo, já que é jovem e entende de mercado.

Pedro vinha atuando como vice-presidente de competições da Federação Paulista de Futebol.

O profissional, formado em Administração e com MBA pela Universidade de Liverpool, tem passagens como gestor no Athletico-PR e Queens Park Rangers, da Inglaterra, além de ter sido CEO da Ferroviária-SP.

Pedro se apresenta já nesta terça-feira (4/1) na Toca da Raposa II.

Waguininho

O atacante Waguininho, de 31 anos, deverá ser o primeiro reforço da "Era Ronaldo". Com boa atuação na Série B, o jogador não renovou com o Coritiba, por onde marcou 11 gols, ficando atrás apenas de Leo Gamalho, com 16. O Vasco também estava interessado no atleta. Waguininho já se encontra em Belo Horizonte, onde deverá fazer exames e assinar contrato por uma temporada.

Por: João Vitor Viana

Análise: Presidente justifica erro com outro erro. Entenda!



O presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Sérgio Rodrigues, continua vivendo em seu mundo paralelo. Em entrevista, teve a audácia de dizer que contratou os reforços - vários barrados por Ronaldo - por questão de "dinamismo de mercado". Falácias!

Administrar o próprio dinheiro é uma coisa e alavancar o que não tem é outra. E sendo irresponsável é que o Cruzeiro não apenas mudou de patamar financeiro, saindo de bom pagador a caloteiro e, depois, a inadimplente, como ainda teve fama de "pedinte", já que incompetente que é, não conseguiu criar receitas novas, mesmo que a pandemia tenha, também, afetado muito a economia do país.

Mas querer aumentar despesa quando já não se tem receita, é de uma irresponsabilidade incrível. Alexandre Mattos afirmou que teve a anuência do presidente para contratar. E pelos valores especulados, não confirmados, foi de uma imprudência do tamanho da história do clube.

Não é questão de mercado. Contrata-se por ocasião de mercado quem está saudável financeiramente, quem pode pagar alto para contratar de um rival menos afortunado. O Cruzeiro não pode continuar sendo irresponsável ao ponto de prometer algo que não consegue pagar. Se não pagava corretamente uma folha de cerca de R$ 2,6 milhões, pagaria uma de R$ 4,5 milhões? Lógico que não! E a fama de caloteiro, construída na gestão Gilvan, continuaria.

Pior de tudo é gastar muito com atletas que pouco acrescentariam. Isso no caso de Jailson, um reserva que ganharia cerca de R$ 130 mil e um volante, Machado, que mesmo não tendo um salário alto, não justifica sua contratação. Seriam quase R$ 500 mil de salários e possível premiação com atleta de baixa qualidade. No caso de Jailson, um jogador de 40 anos, se aposentando. Melhor dar chance aos mais jovens, que querem lugar ao sol.

De todas as contratações, só lamento a saída do Sidnei, um zagueiro que muito agregaria, mas que não poderia, na Série B, receber o que foi prometido. R$ 250 mil? Por melhor que seja, está fora da realidade do clube e o Cruzeiro, de Ronaldo, fez certo ao não contratar. Faz certo, também, ao renegociar contratos, como Ramon e outros atletas que ganham muito. É preciso ter pés no chão, algo que Sérgio Rodrigues não entende o que é, pois como gestor, é uma verdadeira vergonha.

Sergio sempre justificou os próprios erros com terceirização de culpa. No início, até de se concordar. Depois, não. Depois a justificativa era por erro próprio, por incoerência, por vaidade, por incompetência e por falta de noção da vida real. Dois anos na Série B e indo para o terceiro. Isso mostra o rombo feito nos últimos 10 anos no clube, seja na gestão Gilvan, seja na de Wagner, seja na de Sérgio. 

Chega de erro e de justificar erro com outro erro! É hora de mudar, ou mudar de vez! Ser o primeiro presidente vaiado em 101 anos de idade do clube, numa missa, acaba sendo, inclusive, uma resposta a essa gestão temerária que ainda está no clube.

Por: João Vitor Viana