sábado, 21 de março de 2015

DE VOLTA AO INDEPA SETE ANOS DEPOIS...

Mandante do jogo deste domingo, o América optou por utilizar o Independência na partida contra o Cruzeiro, válida pela nona rodada do Campeonato Mineiro. Assim, o clássico entre as duas equipes voltará ao estádio do Horto depois de sete anos.

O último duelo entre Coelho e Raposa no Independência foi em um amistoso em maio de 2008. Naquela ocasião, as duas diretorias promoveram uma partida para troca de faixas. Enquanto o Cruzeiro era campeão estadual, o América havia vencido o Módulo II do Mineiro.

O clássico terminou com vitória cruzeirense, por 2 a 1. Reinaldo Alagoano abriu o placar, Luciano empatou, mas Jonathas assegurou o triunfo da Raposa.

O time celeste entrou em campo com reservas. Dos 18 jogadores que participaram daquela partida, apenas dois seguem na Toca da Raposa: o goleiro Rafael e o volante Henrique. Já o América não tem remanescentes.

Depois daquele amistoso, os rivais voltaram a se enfrentar 11 vezes. Quatro clássicos foram disputados no Mineirão e a Arena do Jacaré recebeu cinco duelos. O Melão foi palco de partida válida pela primeira fase do Estadual de 2011, enquanto o Parque do Sabiá foi o estádio de amistoso disputado em 2012.

Último jogo oficial no Horto

Se receberá um clássico entre América e Cruzeiro depois de sete anos, o Independência não é palco de uma partida oficial entre as duas equipes há 14 anos. A última vez que isso aconteceu foi na primeira fase do Campeonato Mineiro de 2001, quando a Raposa venceu por 4 a 1. Marcelo Ramos, Cléber e Geovanni, por duas vezes, marcaram os gols do time celeste. Fabrício, em cobrança de falta, descontou para o Coelho.

Confira a ficha técnica do último clássico disputado no Independência:

AMÉRICA 1 X 2 CRUZEIRO


Motivo: amistoso
Data: 29/05/2008 (quinta-feira)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Joel Tolentino da Mata Junior-MG (CBF)

Público: 2.772 pagantes
Renda: R$ 31.077,00
Gols:  Reinaldo, aos 38 min. do 1º tempo; Luciano, aos 4 min., e Jonathas, aos 33 min. do 2º tempo

América
Daniel (Alex); Hugo, Preto, Fabrício Soares e Jean Batista; Dudu, China, Luciano e Evandro (Faísca); Deivdy (Douglas Caé) e Maranhão (Kelton)
Técnico: Alemão

Cruzeiro
Andrey (Rafael); Apodi, Thiago Martinelli, Léo Fortunato e Elicarlos; Luis Alberto (Wellington), Henrique (Zé Eduardo), Maicosuel (Fabinho) e Camilo (Reina); Marcinho (Bruno) e Reinaldo (Jonathas)
Técnico: Adilson Batista

Cartões amarelos: Preto, Dudu, Jean Batista (América-MG)