sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

BASE NÃO É SOLUÇÃO E O CRUZEIRO NÃO PRECISA DE QUANTIDADE

POR: JOÃO VITOR VIANA


Muito se fala que o Cruzeiro precisa parar de sucatear a base. Concordo plenamente. Afinal, é em casa que se faz o jogador que tem ligação com o clube. A maioria desses meninos que sobem ao profissional, o que são poucos, estão há mais de cinco, dez anos no clube. No caso do Cruzeiro, eles, inclusive, estudam na escola que o Cruzeiro tem na Toca da Raposa I. Ou seja, é algo muito mais umbilical. 

Contudo, a base, salvas exceções, não é a salvação da pátria. Não é falar: "vou por os meninos que eles resolvem" que vai acontecer um encanto e tudo vai dar certo. O menino da base tem que subir e participar gradualmente dos jogos. Primeiro, os jogos do estadual, de menor nível e, aos poucos, dos jogos maiores, de maior pressão. A base, como o nome diz, é para dar base ao jogador. O profissional é para moldá-lo. 

Hoje, o Cruzeiro conta com alguns meninos recém-promovidos das categorias de base. Já estão no grupo de cima há algum tempo os goleiros Rafael e Axel; o lateral Diego Renan e o atacante Élber. Esse ano subiram Lucas Silva, Mayke e Vinícius Freitas. Estão para subir Vinícius Araújo e Wallace (zagueiro). É um bom número de atletas jovens no grupo principal. Com testes, jogos e orientação, podem dar muitos frutos ao Cruzeiro. Mas não em curto prazo. 

Para isso, o Cruzeiro tem que contratar jogadores pontuais. Hoje já há jogadores experientes no time que podem orientar os que estão subindo agora, como Fábio, Victorino, Leandro Guerreiro, Ceará, Montillo. E para o Cruzeiro contratar, precisa de ser jogador para chegar e ser titular, como é o caso de Diego Souza. Trazer jogador para compor grupo é perda de tempo. É necessário usar a base para essa função. Um ou outro ali pode despontar, como foram alguns como Fábio Júnior e Giovanni. O problema é que isso já tem tempo. Os últimos que estavam para despontar, como Thiaguinho, Bernardo, Leo Bonatini e Gabriel nem estão mais no clube.

Pelo que estou vendo, o Cruzeiro está pensando errado. Está olhando para o grupo como se ninguém ali prestasse e está saindo correndo atrás de jogador para reformular o grupo profundamente. Com isso, é capaz de muitos meninos perderem o seu espaço, como deve ocorrer com Vinícius Freitas e com Gabriel Araújo, este emprestado ao Vitória e que retorna agora. Com Egídio e Everton, os meninos deverão cair no esquecimento.

Esperamos que isso não ocorra em demasia no Cruzeiro, que sempre foi um clube formador, revelador de talentos. Por isso conseguimos tantos títulos e temos tanta história. 

2 comentários:

RUTILHO disse...

Não adianta subir um time inteiro da base porque não haverá espaço prá todos. Pelo anunciado forma 6 promovidos ao profissional. Pelo que disse o Marcelo ele vai compor o grupo com os profissionais que ficarão em 2013, os contratados e os jogadores da base. Acredito que tanto a diretoria como o Marcelo e comissão estão conversando para não incorrer nesses absurdos que prejudicam a base. Olha, a situação do Cruzeiro é complicadíssima. Montar um time de qualidade, porém com tanta gente ruim e meia boca, sem cometer injustiças, em meio a contratações algumas de risco inclusive, com a torcida imediatista querendo resultado prá ontem, imprensa patética inventando notícia, não é fácil. Momento pede paciência. Acredito que todos terão chance. Vem aí mineiro, copa do Brasil, Sulamericana, Brasileirão. A partir de fevereiro começaremos a ver a forma do time/13. Vamos ajudar, calma, sem stress, o ano promete.

Fernando disse...

O Marcelo quando chegou falou que ia dar oportunidade aos meninos da base a receita de um clube nao vem so com venda ingressos temos que revelar vender jogadores fazer dinheiro em cima deles temos como exemplo times como Santos,São paulo e inter dar oportunidades faze uma mescla boa de experiencia e juventude...