quarta-feira, 5 de agosto de 2015

NÃO HÁ MEDO NO FUTEBOL MODERNO!

POR: PROFESSOR CELESTINO

Sou bem vivido já. Em meus mais de cinquenta anos acompanhando futebol, vi muita coisa. Vi jogadores começando e fechando suas carreiras no Cruzeiro; vi vitórias monumentais, no Mineirão e fora dele; vi craques desfilarem sua mágica em campo e fazer do Cruzeiro uma potência.

Apesar de mais velho, acompanho as redes sociais de meus filhos e netos. Vi alguns comentários de torcedores após o sorteio de ontem e fiquei assustado. Muitos disseram que o Cruzeiro se ferrou, que o Cruzeiro já era. Calma, gente! Não é bem assim. Se futebol tivesse a mínima lógica, não seria tão apaixonante. E seja há quarenta anos ou agora, a mágica se mantém. E nessa disputa de Copa do Brasil, que um jogo pode decidir uma classificação, não podemos falar a palavra "medo".

No futebol não há espaço para medo. A premissa de que "não há mais bobo no futebol" vale para todos. "Vacilou, perdeu", diria meu neto Enzo, fanático pelo Cruzeiro. E é bem por aí. Pode não ser o adversário que queríamos. Contudo, plenamente possível de a gente conseguir êxito. Não há, hoje, vantagem para ninguém. E além do mais decidimos em casa. Fazendo um bom primeiro jogo fora, as coisas podem dar certo para nós.

Esse ano, é verdade, a sorte vai contra o nosso time. Muito pelos desfavores que a direção prestou ao clube e aos seus torcedores. No entanto, pode ser que uma hora um ou outro jogador se destaque. Estão voltando alguns atletas do Departamento Medico, está chegando esse argentino.,. Vamos ver no que dá.

E posso estar enganado: mas nosso rival vai ter um adversário tão complicado como a gente. Aliás, já vi muitas coisas nessa própria Copa do Brasil. Desde 89 há surpresas. Nós mesmos já surpreendemos o Brasil, em 1996. Quem tem seus 25, 30 anos lembra bem. Eu fui ao Parque Antártica naquela vez. E como foi bom ver toda a festa deles cancelada na Avenida Paulista!

Sem comparar o nosso time de hoje com o de 96, tudo é possível com trabalho e dedicação. Se hoje o time do Palmeiras é tido como mais "preparado", amanhã poderemos ser nós. O Palmeiras, aliás, lembrem-se, vem de derrota, em casa, para um time fraco: Atlético-PR. Se eles podem ir lá e vencer, por que não podemos nos classificar?

E não esqueçam que temos uma torcida espetacular! Essa torcida move o time e tem que estar com ele, onde ele estiver e como ele estiver. E mostrar sua força agora, quando o time precisa dela. Desse conjunto que se faz um clube vencedor.

11 comentários:

Unknown disse...

O Cruzeiro tem que ganha a copa do brasil. Os esquema de 3 volantes e bom pra isso. Copa do Brasil e obrigação. Ja a cerca de contratações o pessoal menospreza muito a série B. E se esquecem que Goulart e Everton Ribeiro Jogaram esse tipo de campeonato. O Ariel Cabral não acho craque mais pelo o que pude observa gosta muito de tocar a bola de fazer ela girar. Mais ainda e pouco o cruzeiro precisa urgentemente de um atacante que coloque a bola pra dentro. Por isso sou a favor da subida do Hugo Rangelli para o profissional precisamos disso acredito que ao menos um lateral podia vim das categorias de base. Outro jogador que o cruzeiro ja deveria ter ido buscar e o Nadson do sampaio correia. Esse e um bom jogador arrebentando na serie B assim como Goulart em 2012.

Unknown disse...

Na moral eu vi uns 5 jogos do cruzeiro com Hugo Ragelli e achei mtooooo fraco!!

Luciano Andrade disse...

Se o Ariel Cabral chegar e jogar o que jogou no Velez nos ultimos 3 anos quando foi quase contratado pelo Santos, eu acredito no Cruzeiro na Copa do Brasil. Se nao acontecer isto, só um daqueles milagres de Jesus em que os fortes vao ficando pelo caminho e os times em formaçao vao chegando à final como aconteceu entre Vasco e Coritiba.

Henrique Miranda disse...

Sou a favor também de colocar o Hugo ragelli fui um dos primeiros a fala isso aqui no blog, ragelli nas frangas

Victor Dornellas disse...

Falar mal do Hugo Ragelli é sacanagem, o cara que faz 40 gols numa copinha, é artilheiro do Cruzeiro da base, e em apenas um jogo no profissional meteu gol, precisa de provar pra ninguém sua qualidade. Acho um ótimo jogador, só não subiu esse ano para acabar de ser lapidado na base, creio que será um grande reforço pra gente ano que vem sua subida. E mandar o Leandro Damião embora também né!

Antes achava que ano que vem poderia subir o Alex meio de campo, porém, pelos comentários do Shisui, que acompanha mais a base do que eu, ele não está pronto para subir, é muito habilidoso porém esconde em grandes jogos. Mais fora ele, vai subir provavelmente o Dione lateral direito destaque da ultima copa que jogaram no exterior, e o menino Allano, que é muito bom de bola. E o Hugo né.

Antes de contratar qualquer jogador, eu acho que é preciso olhar a base, as vezes é melhor investir em alguém da base do que contratar alguém da serie B, ou do tipo. Mas se fosse pra apostar, igual falei em outro post, apostaria no Arthur Maia, meia habilidoso ex Vitoria e Flamengo, atualmente no Japão, e o Luxemburgo gosta dele bastante.

E confio no Ariel Cabral, pelos comentários que escutei, parece ser um jogador que cadencia bem o jogo, bom boa visão de jogo, mais é lento, deve ser tipo o P.H. Ganso, precisa de jogadores rápidos para jogar ao lado dele.

Anônimo disse...

Atleta da base nao vai jogar no Cruzeiro.

Aqui, joga quem tem empresario, quem tem esquema.

Vcs tao aí preocupados com o time, mas a anta velha quer mais é faturar!

Onde houver espaço, ela cava uma tetinha!

Velho vagabundo! Advogadozinho analfabeto que nao seria nada se nao tivesse se enfurnado dentro do clube há 50 anos.

Esse ANTA VELHA e ANALFABETA estaria com um escritoriozinho na Av. Amazonas pra protestar contra multa de transito!

Anta vagabunda!

Some do clube, velho desgraçado!

Unknown disse...

A base do Cruzeiro é uma fabrica de bons goleiros,atacantes e zagueiros.Hagelli é muito bom não é craque se esse muleque se adaptar e firmar no time principal pode nos dar mt alegria.

Victor Dornellas disse...

Vcs sabem a onde vai passar o jogo do cruzeiro sub 20 na televisão?

Cruzeiro Online disse...

Acho que vocês comentam muito em cima daquilo que pode ser, em suposições. Hugo Ragelli é jogador para ser testado no Mineiro e em jogos menores do Brasileiro. Não tem a malandragem do profissional. Nadson, do Sampaio, fez dois gols na rodada passada, mas não passa de atleta de Série B. Elite do futebol e Cruzeiro é muito mais que um time do Maranhão.

O negócio agora é projetar 2016, dando chance para alguns da base, principalmente no Mineiro, e trazer jogadores para chegarem e serem titulares. Para compor elenco já temos muitos. E uma barca para vazar.

O que acho estranho na torcida do Cruzeiro é que sempre a solução está no futebol argentino, chileno, na Europa ou na base. Sempre é uma certeza quanto a isso. Na verdade, a solução está no planejamento, que não foi feito em 2015 e não sei se será feito em 2016. Vamos ver o que o Tinoco traz para o clube. Para ser campeão tem que ter dinheiro para investir. O Cruzeiro não acerta nem com patrocínio, como vai acertar com jogador de ponta?

Vamos ver o que tem que mudar, para, depois, a gente discutir o que deve vir.

Revétria disse...

Palmeiras não meteu,não mete e jamais meterá medo no CRUZEIRO. Agora,bastidores,né? Qualquer timeco com o Héber Roberto Lopes no apito,facilmente ganha do CRUZEIRO.
Ladrão FDP... Aposto que apitará uma dessas partidas.
Hugo Ragelli é um bom jogador sim,mas o Marcelo do sub-17 a exemplo do fenômeno,é o melhor centroavante do CRUZEIRO nas últimas três décadas.

Unknown disse...

Nao analiso passado nem mto menos futuro.
So sei q em todos jogos q vi da base o Hugo apanhou da bola, inclusive copa SP.
O jogo da chapecoeae q ele fez o gol foi uma jogadassa do Judvan, q por sinal, esse sim me empolga!
Vi um jogo dele pela bh cup contra as frangas em 2012 se nao me engano e ele arrebentou apesar da derrota nos pênaltis.