terça-feira, 9 de maio de 2023

Análise: Jogo contra o Fluminense pode ou não ser um divisor de águas




Vencer o "tão temido" Fluminense é um sonho para o torcedor do Cruzeiro. No ano passado, o time foi eliminado pelos cariocas na Copa do Brasil. E não jogou mal. Mesmo sendo o melhor time disparado da Série B em 2022, o Cruzeiro foi inferior ao Fluminense, que seguiu na competição.

Contudo, em 2023, muita coisa mudou. Ao menos em Minas. Time renovado, técnico modificado, esquema tático diferente e um momento, na elite, que até empolga alguns. Como foi dito aqui, calma, torcedor! Contudo, a partida desta quarta-feira, que marca a volta do Cruzeiro ao Mineirão, pode ser ou não um divisor de águas. Explico.

Ronaldo já antecipou que o adversário é um dos melhores times do Brasil. Ao mesmo tempo, chamou a atenção de uns idiotas que insistem em jogar artefatos no campo, o que só prejudica o time. Mas também é aquela história: se vence, o Cruzeiro passa a ser visto com outros olhos. E por mais que hoje o projeto seja de manutenção, a equipe de Pepa tem jogado bem, com um padrão de jogo, com atletas de destacando, com um ou outro destoando. Nesta partida, em específico, o Cruzeiro pode, sim, vencer. É para ter os pés no chão, sabendo que o adversário não é imbatível e que mais de 45 mil pessoas estarão levando o time para cima do adversário.

Vencer em casa, quando se trata de um clássico nacional, não é obrigação. Assim como o Cruzeiro foi ao Maracanã, no ano passado e saiu de lá com um resultado que poderia ser revertido no Mineirão (perdeu por 2 a 1), poderia, eventualmente, também vencer. Contra o Fortaleza, o Fluminense tomou um passeio, algo incomum. Mas tomou. E é diante disso e do bom momento celeste que o torcedor pode, sim, pensar positivo.

Jogando ao lado do time, empurrando os atletas, sem vaias, torcendo, vibrando, enervando o adversário e contando que a arbitragem será neutra, tudo pode acontecer, inclusive uma vitória celeste. Em terceiro lugar no Brasileiro, o Cruzeiro está coeso e ciente do que fazer em campo. E de volta à sua casa, mesmo com um campo horrível, que a Minas Arena não faz questão nenhuma de cuidar e que o Estado fica calado pois, num passado recente, ex-governadores chancelaram o "assassinato de um bem público" e, atualmente, pouco se vê remar numa direção contrária, o Cruzeiro pode, sim, se impor, jogar e empolgar um pouco mais o seu torcedor. Que os ventos soprem a favor, que o gramado nem a arbitragem prejudique e que Pepa e seus comandados estejam numa noite iluminada. Vencendo, um divisor de águas. Não ocorrendo, não será o fim do mundo.

Vamos aguardar!

JOÃO VITOR VIANA

18 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente e acrescento que este time de patamar considerado inferior aos times grandes tem objetivos de comprovar seus valores individuais. Cada jogador do Cruzeiro é um potencial craque a ser negociado para oportunidades nacionais e internacionais. O jogo também será uma vitrine importante para este plantel.

Anônimo disse...

Vencer o Fluminense significa sair do pacote de "cavalos paraguaios"! Perder é ser cavalo paraguaio! Simples assim.

Anônimo disse...

Potencial craque. Kkkkk. As ronaldetes enlouqueceram de vez. Potenciais "craques" estāo na base onde a ordem é tomar de 6 pra cima.

Os bagres do Ronaldo estāo mais pra potenciais aposentados do INSS.

Anônimo disse...

Até a SAF do coxa vai fazer time melhor que o Cruzeiro. O pior: investidores do quintal da XP ainda. Com OBRIGAÇÃO de 120mi de folha anual no futebol.

Anônimo disse...

Daqui a pouco aparecerāo os lambe bolas do Ronaldo e dirāo que na verdade os 120 do Coxa sāo 20 e que o Zero do Traveco sāo 400 milhōes por causa do sigilo de 100 anos.

Anônimo disse...

Se vencer sairá do pacote "cavalo paraguaio" e entrará no pacote "jabuti em cima da árvore".

Anônimo disse...

"O  pior cego não é aquele que não vê e sim aquele que finge não enxergar; o pior surdo o que finge não ouvir; o pior mudo o que não admite; e a pior mentira é enganar a si próprio".

Dito popular.

Anônimo disse...

Quem acredita que o Maurício do Inter está envolvido em manipulação de jogos?

"Eu não tenho provas, apenas convicções!"

Sérgio Moro

Anônimo disse...

"Cruzeiro tá torto!

Na vida é tão bom jogar torto.

A gente só tem jogada pela esquerda,

Isso dá perda.

Ramiro faz falta,

Pela direita ele salta!

Ramiro!"

Anônimo disse...

Vai ter gol no Fábio!

Fáaaabio!

Péra aí, volta...

Mineiro El Petiso RUMO A LIBERTADORES disse...

Resultado mais injusto do ano. Só deu Cruzeiro no jogo. Os caras acharam dois gols.

Só não vou sair feliz pq perder é ruim. Mas com essa bola aí pode cravar sexto lugar aí. Time deitou no melhor time do Brasil na atualidade.

Ceifador é o melhor batedor de pênaltis que já vi na vida. Mas o Bruno Rodrigues que pipocou no primeiro no deixou ele bater.

Tem o melhor batedor de pênaltis do mundo no time. Mas dão a bola o Bruno Rodrigues e toma do cara.

Time do Cruzeiro é muito bem treinado. Tem no mínimo cinco chances claras por jogo. Esbarra no centroavante que não gol.

Fluminense duas chances e dois gols. Gilberto duas chances e apanhou da bola.

Anônimo disse...

Perdeu por absoluta falta de qualidade técnica! !!!!

O Fluminense tem Marcelo para fazer cruzamentos e o Cruzeiro tem Bruno Rodrigues!

Fluminense tem Cano para enfiar a bola pra dentro e o Cruzeiro tem Bruno Rodrigues!

Bruno Rodrigues: perdeu dois pênaltis e errou três cruzamentos que era só colocar na cabeça do centroavante!

É jogador muito mais ou menos!

Muita testosterona para brigar com o Dourado e cérebro atrofiado para tomar decisões corretas!

"Tadinho, ele chorou!"

😃 😂

Foda-se;! Tem que aprender futebol profissional de primeira divisão!

Anônimo disse...

desgraça

substantivo feminino

1.
revés da fortuna; azar, desdita, infelicidade.

2.
perda das boas graças de que se desfruta junto a alguém; desfavor, desvalimento.

Pois é, a noite nos trouxe uma desgraça. Não merecíamos perder esse jogo. Richard e Ramiro fizeram muuuita falta. E ficou provado que o tempo de centro avante POSTE já passou. Bruno Rodrigues jogou 02 ou 03 partidas como centro avante e fez vários gols além de assistências. Na ponta esquerda é um desperdício. O ataque renderia mais com um rodízio de Wesley, Bruno e Daniel Jr ou Stênio.
Bruno Rodrigues e Henrique Dourado erraram ambos. O Dourado é excelente batedor de pênaltis mas o Bruno Rodrigues não lembro dele ter errado algum. Porém tinha que haver diálogo discreto entre os dois. Do modo que aconteceu mataram o jogo depois do pênalti fora. Todos os jogadores perderam o foco da partida. Tentavam acertar mas o cérebro não respondia.
Sssssse o pênalti entrasse... Não entrou.
Mas valeu pela evolução do Cruzeiro, até os "contrários" não acharam muito o que criticar. Ah, o Fluminense no final ficou com 09 jogadores. E daí já vi o Cruzeiro ganhar o Flamengo em ótima fase no Mineirão com um expulso no início do jogo e e outro meio do segundo tempo. Ganhamos de 2x0. Quando o time está encaixado tudo são flores.

Iron Luis disse...

27 finalizações, um domínio grande na segunda etapa condicionado também pelo 2x0 que o Fluminense construiu ainda no início. Faltou um melhor acabamento ao Cruzeiro, que fez um jogo digno. O pênalti poderia ter mudado o placar, mas é levantar a cabeça e focar no próximo jogo.

Sem paciência pra ficar opinando quem errou nesse episódio, Bruno ou Dourado, quem foi prejudicado DE VERDADE nisso foi o Cruzeiro. E que a diretoria saiba resolver, porque o time fez um bom jogo, dá sinais de que com ajustes podemos fazer uma boa Série A.

Até porque, foi por mais TRANSPIRAÇÃO e menos VAIDADE que conseguimos essa retomada desde o ano passado. Nunca fomos um time de craques, mas de jogadores valentes e bons treinadores.

O cobrador oficial é definido no início da temporada e todo mundo sabe que no Cruzeiro quem bate é o Bruno Rodrigues. Dourado pediu a bola creio que pelo calor do jogo, mas existe sim uma hierarquia no grupo, nisso ele errou. Sem muito mais o que falar, apenas frustrante.

Dourado acabou de chegar, deveria incentivar o companheiro, não tomar a bola e querer resolver. Eu entendo o calor do momento, mas o time é o principal. E quem bate é o Bruno. Ponto. Moral do time foi pro ralo depois dessa aí. É ver como o Pepa resolverá internamente.

Anônimo disse...

Humm ,.. Se tivesse ganho jogando mal diriam que o que vale é a vitória, como foi contra o Náutico, por exemplo

É um time mediano com muita transpiraçāo e atacantes medíocres.





Anônimo disse...

Eu tenho pós-doutorado em filosofia da ciência pela universidade de Oxford. Collin McGinn foi meu orientador. Aí eu chego na Newton Paiva para dar uma palestra e um estudante de bacharelado em direito diz que vai fazer uma exposição sobre filosofia da ciência antes de mim!

Eu mando ele tomar no cu e falo que ou eu ou ele pq eu já provei kinha superioridade perante o mundo.

Quem deve expor?

Mineiro El Petiso RUMO A LIBERTADORES disse...

Time errou tantos gols que sonhei com isso. Até agora sem acreditar que um time que finaliza 27 vezes, dessas pelo ou menos seis foram na cara do goleiro não fez nenhum gol.

Se o Ronaldo trazer quatro peças no meio do ano. Esse time briga pra G4 fácil.

O time do Fluminense é muito, mas muito superior ao Cruzeiro. Os caras fazem tabelas numa facilidade absurda. Esse Árias e esse André do Flu jogam muita bola.

Sai do estádio ontem com uma certeza. Vamos pra libertadores de 2024. Cruzeiro fez todos os jogos com o Pepa pra sair vencedor. Time não oscila e dificilmente vai perder em casa e fora vai buscar pontos contra muito time bom.

Analisando com frieza, que baita partida do Bruno Rodrigues novamente. Errou um pênalti e tentou uma cavada na hora errada. Mas jogou o fino da bola.

Wesley enfim mostrou a que veio, jogou muito.

Lucas Oliveira voltou a atuar em altíssimo nível.

Castan todo dia me surpreende.

Anônimo disse...

Cadê o otario do Luciano frangona