sábado, 20 de maio de 2017

INTELIGÊNCIA E EFICIÊNCIA: O SEGREDO PARA O SUCESSO NO DOMINGO

POR: JOÃO VITOR VIANA

Uma parada torta pela frente. Domingo, às 19h, o Maior de Minas terá, em Recife, a missão de enfrentar o Sport, time que faz sempre boa campanha em casa, principalmente pelo fato do gramado ser bem ruim e a torcida pressionar. Além do mais, a equipe é qualificada, finalista da Copa do Nordeste e tem Diego Souza, que vem sendo o fator diferencial da equipe já há algum tempo. Assim, teremos que ser bem inteligentes para pontuar no campo do adversário.

É o caso de jogar defensivamente? Mais ou menos. Isso porque o estilo de jogo do Cruzeiro, em casa ou fora, é de jogar no contra-ataque. Mano Menezes orienta seus comandados a criar dentro do erro do adversário e, assim, fazer a diferença. Mano não é adepto do jogo "circense". Até porque, segundo sua visão, firula demais não ganha jogo e, por isso, a eficiência deve determinar o placar.

E esse eficiência passa, primeiro, por um bom desempenho defensivo. Uma linha de quatro jogadores na defesa sendo protegida por dois volantes, dois pontas apertos, um meia que mais se assemelha a um segundo atacante e um centroavante. Essa é a formação de Mano, talvez inspirada na histórica formação do Chelsea, que tinha, entre outros, Damien Duff, Lampard e Drogba. Mas, obviamente, com peças bem mais modestas.

E nessa formação celeste - que terá novamente Romero na lateral, Dedé na zaga e Ábila no ataque - que Mano aposta para voltar, ao menos, com um ponto do Recife. O empate não é visto como um sinal ruim. Mas o Cruzeiro não pode jogar por esse placar. Sabemos que quem joga para empatar, perde. E não seria inteligente jogar somente atrás, levando pressão. Afinal, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Vamos ser inteligentes e eficientes, Cruzeiro!

23 comentários:

Observandotudo disse...

Agora até o Sport nos amedronta? Viva Mano Menezes, viva o Paneleiro.
Rafael bota seu empresário pra trabalhar a Europa te espera vc está no limite de idade de goleiro para fazer um bom contrato faz seu pé de meia, como ser humano prefiro ver vc brilhar no exterior que na reserva do intocavel entregador de títulos. Qunto mais jogos esse jogador fizer pelo Cruzeiro menos títulos ganharemos.

Max Silva disse...

Pqp, quem foi que voltou com fabio pro gol? Pra merd@.

Max Silva disse...

E pode bater 1000 pênaltis, ele não vai pegar 1.

Observandotudo disse...

Infelizmente no CRUZEIRO a panela. vale mais que títulos

Unknown disse...

Da desânimo ao ver Fábio, Henrique e Leo no time titular.

Observandotudo disse...

Hudson vinha tão bem começou a entregar tb jogancom com Henrique o cara nada agrega e esquece o que sabe
Se não quiser perder esse jogo Mano tem que voltar do vestuário com ARIEL Cabral no lugar de Rafinha e arrumar a eterna lateral direita.
Diego Souza nunca acaba de se vingar do Cruzeiro?

Thiago disse...

Diogo Barbosa caiu muito de produção..
Dedé melhor em campo.
Pênalti inexistente.

Unknown disse...

primeiro tempo pra esquecer, não existe tabela e nenhuma triangulação. sempre briguei com ariel em campo, mais apartir de hoje nunca mais criticarei, faz mta falta pra esse time. rafael marques entrou bem. falta um lateral direito nesse time.com a volta de robinho podemos melhorar mto nosso time. apesar de estar com o pé atrás, temos algumas esperanças.

Ze carroceiro disse...

Alex é a maior desgraça que eu já vi jogar fora mano retranqueiro burro colocar Alex é brincadeira de péssimo gosto

Observandotudo disse...

Tenho que ser justo o Cruzeiro mereceu ganhar o jogo melhorou muito após a entrada do Cabral e o Magrão foi escolhido o melhor du jogo. O Mano tb dessa vez teve a coragem de mexer visando manter o time na frente que encurralou o Sport no segundo tempo até o final do jogo coisa que não se via no Cruzeiro há muito tempo.
Agora o Fábio depois de jogar mais de 700 partidas como dizem seus seguidores fazer um pênalty imbecil daquele só prova que o tempo dele já passou; cadê a tão falada experiência? Volta RAFAEL..

Unknown disse...

Ou na moral vai ocs tudo toma no cu...cambada de modinhas FDP..o time jogou bem cambada de merda,acho q o mano errou só de por o Alex ,mais tirando isso o time foi bem,vão tudo toma no cu cambada de corneteiros do capeta cambada de pau no cu ,cruzeiro jogou bemmmmm cambada de filha dá puta pra mim já deu mecho nessa bosta de blog mais não...só modinhas pau no cu ..cruzeiro bem as buceta detona o time,cruzeiro vai ganhar todos os jogos não o cambada de FDP.

Professor Cruzeirense disse...

O Mano realmente é um treinador medroso.

O time estava bem, com Rafael Marques e Abila no ataque, mas o nosso ilustre treinador, com medo de ganhar do poderoso Sport, tira o argentino para colocar o garoto Alex, que ainda precisa comer muita grama para jogar no Cruzeiro.

Estou chegando à conclusão de que o Cruzeiro está precisando de jogadores com mentalidade vencedora!! Percebe-se isto quando nossos atacantes se contentam em chutar bolas sem direção, colocando as mãos na cabeça e lamentando a perda do gol. Jogadores vencedores chutam pra marcar e matar o jogo, acertando (no mínimo) o gol, o que não vem acontecendo em nosso time.

O gol do Sport eu coloco na conta do Fábio!!!

Abraço a todos!!

Marcus disse...

O Cruzeiro não perdeu dois pontos por causa da entrada do jovem Alex. Mas é difícil de entender o motivo pelo qual o técnico optou pela entrada dele, e não pela entrada do Raniel. Alex deveria prosseguir a sua carreira em outro clube.
Precisamos de, no mínimo, um atacante veloz, LD e LE. Também acho que o Sassá seria muito bem vindo.
Acho que melhoraremos muito com a volta do Robinho. Espero que ele entre no lugar do Arrascaeta, pois este não tem jogado nada, talvez pelo desgaste. Mas, para mim, o Arrascaeta precisa de um banco.
Precisamos de destinar uns três atletas (todos sabem os que precisam de novos ares) para outros clubes.
O último passe do Cruzeiro está ruim e as finalizações piores ainda. Precisam treinar muito esses fundamentos.

Diego Pedrosa disse...

Não vejo tantos motivos para as reclamações quanto ao Fábio. Vocês queriam que o cara fizesse chover hoje? Antes do pênalti, o cara fez ótimas defesas, estava salvando o time lá trás e, justiça seja feita: se não foi pênalti no lance assinalado pelo juiz, foi pênalti do Henrique em lance anterior num jogador do Sport. Não estou dizendo que prefiro o Fábio no lugar do Rafael. Mas não vejo tanto motivo para reclamar dele hoje não.
Quanto ao Diogo Barbosa, se o cara sumiu ofensivamente no jogo de hoje, defensivamente ele jogou demais.
Na minha opinião, os dois melhores hoje foram Dedé e Hudson. E até me dói ver o Mano sacrificar o Hudson no meio (que também jogou muito bem na lateral) para manter o Henrique no time (sinceramente, nem me lembro de ouvir o nome dele pelo narrador). Pra mim, é tirar a braçadeira de capitão do Henrique, colocar no braço do Dedé e montar um meio com, no mínimo, Hudson e + um: Ariel, Lucas Silva ou Romero.
Na frente, Rafinha não acrescenta em nada no time. Nunca acrescentou. Pelo menos não, até o momento. Era jogo pra colocar o Raniel (que devia estar doido para enfrentar um ex-time rival), e não Alex (que apesar de novo, sempre que entra, simplesmente erra tudo).
Rafael Marques estreou, se movimentou bastante, mas não mudou o parâmetro de jogo.
Arrascaeta já está passando da hora de acordar novamente.
Álisson, mesmo com o gol, ainda me dá irrita ver o quanto que ele é fominha.
No mais, 1 ponto na Ilha do Retiro está longe de ser um péssimo resultado. Mas deixamos escapar a vitória.

Marcus disse...

Fábio é um excepcional goleiro.

Anônimo disse...

Já vai tarde!!

RUTILHO disse...

Aos que vivem massacrando o Alissom e agora? Nosso gol foi dele e por isto nao perdemos. Alguem ta sentindo falta da dupla RS. E. TN ?? Que preju$$$$$ hein?

Unknown disse...

A pergunta que não quer calar: PORQUE O INFELIZ TIROU O ÁBILA?

MÁRIO FILHO disse...

ESSE ENTUSIAMO TODO DA TORCIDA CRUZEIRENSE (EU TAMBÉM SOU, MAIS NÃO ME ENTUSIASMEI) PELO SIMPLES FATO DE QUE O CRUZEIRO PEGOU UM TIME MORTO FISICAMENTE NO SEGUNDO TEMPO (VINHA DE UMA FINAL NO MEIO DA SEMANA) , ENTÃO TORCEDORES ESQUEÇAM QUE O ARIEL ENTROU BEM QUE O TIME ENCURRALOU O SPORT , NÃO FOI MÉRITO DO CRUZEIRO , FOI FALTA DE PERNAS DO SPORT , PODEM ANOTAR.AGORA COMO VENHO FALANDO À 5 MESES O RAFINHA NÃO É JOGADOR PARA O CRUZEIRO , SIMPLESMENTE ELE NÃO CONSEGUE DAR UM CHUTE NA BOLA , É UMA VERGONHA UM TREINADOR DO NÍVEL SALARIAL DO MM ESCALAR ESSE RAPAZ , E QUANTO AO FÁBIO CERTAMENTE DEVE SER O CENTÉSIMO PÊNALTI QUE ELE FAZ COM O JOGADOR DE COSTAS PARA O GOL DO CRUZEIRO E INDO EM DIREÇÃO A LINHA DE FUNDO , E TENDO UM ZAGUEIRO DO CRUZEIRO NO LANCE .

MÁRIO FILHO disse...

QUE TAL O BLOGUEIRO FAZER UM POST SOBRE OS JOGADORES DO CRUZEIRO FORA DE FORMA :ALEX , ÁBILA , RAFAEL SÓBIS (BUNDÃO) LÉO E O DEDÉ (ESTA VOLTANDO DE CONTUSÃO , VAMOS ESPERAR MAIS UM POUCO ) NÃO É POSSÍVEL QUE O MM E SUA EQUIPE AINDA NÃO PERCEBERAM O QUANTO ESSA TURMA ESTA FORA DE FORMA , O LUCAS PRATTO DO SÃO PAULO , O CARA PERDEU UNS 15 KG , PORQUE NÃO FOI FEITO UM TRABALHO ASSIM COM O ÁBILA NO INÍCIO DE ANO , PARECE QUE O CRUZEIRO NÃO TEM NUTRICIONISTAS TRABALHANDO NA TOCA , SIMPLESMENTE UMA VERGONHA.

Geraldo Ribeiro disse...

uma vergonha a entrada do alex, o jogo estava dominado o gol era questao de minutos, o mano poe o alex, a que não joga a um ano e o sport volta a dominar o jogo.difil

Anônimo disse...

O Cruzeiro,na verdade,é um time meia-boca,quer queiram ou não.Não perdeu,bom,mas sem ilusão.Não dá mesmo para confiar nessa equipe,pelas carências em determinadas posições,e sobretudo,pelas escolhas e postura do senhor MM.Ao que tudo indica,não dá mesmo para crer que esse time,tal qual está hoje,se credencie a conquistar algo nesse ano.No máximo,uma vaga na Libertadores.Quanto aqueles que defendem o Alisson,o cara faz um gol vêz ou outra,no entanto,durante o transcorrer dos jogos,é um incapaz.Suas atuações invariavelmente,são fracas,e geram irritação na torcida,só isso.

João Vitor Viana Cavalcanti disse...

Mário Filho, obrigado por sua sugestão. Talvez façamos uma pauta pensando nisso. Mas não somos daqueles que gosta de por fogo no palheiro, como certos psedotorcedores.