sexta-feira, 26 de maio de 2017

TUDO COMO DANTES


Se tem algo que estamos batendo aqui há tempos é a questão do esquema tático. Assim como em 2015, em 2016 o Cruzeiro utilizou dele e se deu muito bem, sendo fundamental para crescer no Campeonato Brasileiro e se livrar da degola. Para 2017, talvez por ter buscado jogadores tarimbados e não querendo deixar jogadores "de nome" no banco, o esquema foi deixado de lado. Aquele sistema, compacto, de contra-ataque e eficiente acabou sendo esquecido. Por sua vez, o futebol, que até podia ser mais burocrático e defensivo, deu lugar a um atrapalhado, sem sentido e aberto. Resultado disso: impaciência da torcida e nada de convencimento em campo. Depois de quase seis meses no ano, ao que parece, Mano começa a repensar.

No último treino, o treinador testou, de volta, o esquema com três volantes, sendo Ariel Cabral aquele jogador capaz de parar, pensar e "rodar a bola", cadenciando o jogo e melhorando o toque de bola no setor. Já Henrique e Hudson são os "cães de guarda", responsáveis, portanto, pela marcação, mas nada que os impeça de sair para o jogo e buscar, também, o gol. Quem acabou sacrificado foi Rafinha, que já estaria fora mesmo por causa de dores que vem sentindo depois da partida contra o Sport. Mesmo assim, ninguém o substituirá, pelo visto. O armador deu lugar a um volante. Decisão, no meu modo de ver, acertada. Assim que o Cruzeiro cresceu no Brasileiro e ficou 14 jogos sem perder com Mano em 2015. Repetir uma fórmula que deu certo, além de reconhecer que a escolha inicial foi equivocada, mostra competência e humildade de Mano Menezes. Além disso, o comandante celeste volta com Hudson ao meio, voltando com Romero na lateral. O deslocamento do camisa 25 no lugar do argentino soava mal, uma vez que até poderia acertar num setor, mas erraria em outro. Hudson é volante e tem que jogar no meio! Muito bem! Outro acerto de Mano.

Assim, "tudo como Dantes, no quartel de Abrantes", já diria a velha frase. A torcida aguarda, ansiosa, pelos resultados de tempos de outrora, além de um futebol melhor, mais convincente e eficiente.

Por: João Vitor Viana

18 comentários:

Pedro Lage disse...

Espero que agora o time tenha mais equilíbrio, e ataque mais, não só nos contra-ataques.

Anônimo disse...

Eu n vejo como acerto !!tendo em vista q o dna do cruzeiro é futebol ofensivo e toque no chão, já espero um futebol jogado no contra ataque e lançamento para rafael marques. Horroroso!!!henrique e hudson não combina, hudson só é cão de guarda, como segundo volante ñ é bom, n consegue distribuir passes com qualidade e henrique tenho a impressão do desaparecimento dele em campo. Se contratamos no john lennon, bote ele para jogar. N gosto de jogar improvisado, lucas e segundo volante. A assisitencia no ultimo jogo. Foi caracteristica de segundo volante.


Abila vai ser reserva novamento. Por um cara q acabou de chegar e ja declarou q n gosta de jogar como falso nove. Raniel . Merece mais oportunidades !!

Uma das muitas deficiencias q eu vejo no cruzeiro e os jogadores mt distantes um do outro. E chegada ao ataque com 3 jogadores. Ja estou imaginando o jogo de domingo.

Esse mano é tecnico super estimado. N merece a atenção q tanto tem. Voltou da china mais burro. N tem vontade se de ser vitorioso. Se a aquipe jogar serie b no qual o caminho é mais fácil.

Quero quero meu cruzeiro ofensivo e toque no chão. Se n é capaz de fazer isso vaza!!!

Anônimo disse...

É claro q jogador vai se machucar, o tecnico no é capaz de fazer um rodizio. N existe jogador q consiga fazer 20 jogos seguidos. Temos adversarios forte fracos. Pode mt bem botar aquele jogar q n está sendo aproveitado.

Hoje os clubes de futebol tem tecnologia de ponta,aposta se tem cansaço muscular ou n. O q custa um tecnico consultar, se tiver um cansaço, troca é mt melhor perder 1 ou 2 jogos do q perder por 2 meses. Depois fica chorando. Ele fez o elenco.No inicio do ano o discurso era rodizio e democracia. Hj jogadores estão ficando com caimbra por falta de ritmo de jogo(romero) e o q acabou de ser contratado pegou o lugar do artilheiro.
vai entender !!!

Revétria disse...

Não concordo com a suposta saída do Ábila!
Seria muita burrice!

Diego Pedrosa disse...

Pessoal , eu confesso que não acompanho muito do Botafogo ... Mas esse Sassá é uma boa mesmo , heim? Quando me lembro dele , só me vem gols de pênalti ! Vale a pena mesmo ?

Marcus disse...

O Sassá é um jogador talentoso. Acho uma opção acertada da diretoria. Se ele estiver 100% focado em ser um atleta de alto nível, acho muito provável que teremos bons frutos.

Thiago disse...

Eu também não acompanho bem o botafogo, mas sei que ele é fazedor de gols, porém os únicos jogadores do botafogo que me enche os olhos são Camilo, montillo e João Paulo.

Gostaria que o cruzeiro investisse em um jogador de criação, ou então o mancuello que não é um meia de origem, mas da dinâmica no jogo e tem bom passe.

Marcus disse...

O Cruzeiro deveria ter disputado a maior parte do rural com o time reserva, utilizando os titulares somente em alguns jogos, para dar ritmo e nas fases eliminatórias. Poderíamos estar a frente dos demais times em relação à parte física. Agora estamos com vários jogadores no DM e desgastados.

Revétria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Abila no banco eu não intendo sinceramente não intendo.

Thiago disse...

Galera minha opinião é o seguinte..
Eu acho o abila um pouco Grosso, ele é jogador de um toque finalizador que sabe fazer gol, mas ele é pouco participativo, erra muito passe e não marca, também acho ele pouco efetivo na bola aérea, por isso acho ele uma boa cartada pra entrar no decorrer do jogo, mas não iniciando com ele.

Já Rafael Marques é mais participativo, sabe da mais dinâmica ao jogo por isso que não julgo a escolha do mano.

Humberto disse...

Por isso Rafael Marques era titularização no Palmeiras pela sua grande participação.Que vergonha refugo do Palmeiras vira titular no Cruzeiro

Humberto disse...

Que vergonha desse técnico tira o artilheiro do time é coloca um jogador que tava encostado no Palmeiras.

MÁRIO FILHO disse...

NÃO ENTENDO O COMENTARISTA QUE DIZ QUE O MANO ACERTOU , ELE ACERTOU OU ESTÁ CONSERTANDO AS LAMBANÇAS QUE ELE MESMO FEZ , POR QUE O RAFINHA TITULAR DE UMA EQUIPE QUE DESEJA SER CAMPEÃ DE ALGUMA COISA É UMA TREMENDA PIADA , NÃO SABE SEQUER CHUTAR UMA BOLA . SE O MANO TIVESSE MAIS VISÃO COLOCARIA O HUDSON JOGANDO MAIS ABERTO E VINDO DE TRÁS COMO JOGADOR SURPRESA , COMO FOI O WILLIANS EM 2015 OU ATÉ COMO O RAMIRES QUE VINHA PELO MEIO , DE TRÁS COMO HOMEM SURPRESA.ESPERO QUE ELE APRENDA , MAIS DÁ PARA JOGAR COM ÁBILA E RAFAEL M. É SÓ TIRAR O ALISSON QUE NÃO ACERTA UMA MESMO .

Unknown disse...

Abila tem q ser titular pow

Diego Pedrosa disse...

Obrigado pela resposta, Thiago .
Perguntei isso porque o Gilvan trata ele como um "sonho", e confesso que nunca ouvi falar do Sassá como um jogador que merecesse tal caracterização. Do jeito que a diretoria fala, parece que o cara é um Ibra da vida que chega e arruma qualquer ataque do mundo.
Pode até ser que se torne um dia porque o cara é relativamente novo, mas até o momento me parece enxer a bola de mais de um jogador que já demonstrou não saber lidar muito bem com excessos ...
Bom, tomara que faça sucesso por aqui. E vamo que vamo !

Diego Pedrosa disse...

Vamos torcer por isso, Marcus !

Diego Pedrosa disse...

Ele nunca será titular com sequência com o Mano, cara. O Mano já demonstrou nitidamente que não gosta do Ábila. Nem adianta criar essa ilusão .
Com o Romero, idem . Esqueçam !