quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

E A BASE?



O Brasil é um país muito grande. Um país onde jovens garotos, desde cedo, imaginam-se jogadores profissionais. Quem não quer ser um Thiago Neves, um Fábio, um Henrique? Quem não quer ser um Neymar, um Romário, um Ronaldo? No entanto, cada vez mais vemos poucos times investindo na categoria de base, com uma ou outra exceção. Na Série A, Santos e Fluminense são os que mais dão chances aos jovens. Há ainda o São Paulo, o Botafogo, o Grêmio. O Cruzeiro, há tempos, não puxa mais de um atleta. E quando o faz, vem apenas para compor o grupo. Complicado ver o profissional com Ezequiel e ver Vitinho saindo e Lucas Soares não tendo chance. Complicado ver o clube procurando lateral-esquerdo com Victor Luiz sendo uma jovem promessa. Difícil também ver sondagens a Diego Pituca, quando se tem Nonoca e o jovem promissor Maktom (foto) não sendo aproveitado. Já foram vários os atletas que saíram daqui e só foram se despontar fora. É hora de o Cruzeiro pensar em também produzir atletas.

De goleiro estamos bem servidos por um bom tempo. Além de Fábio, temos Rafael, Victor Eudes e Gabriel Brazão. Para a zaga, temos os jovens Cacá e Murilo. E do meio para frente? Ninguém. Vimos algumas chances para o jovem Marcelo em 2018, mas que não mostrou grande coisa. Será que a base celeste está carente de produção ou se seleção de jovens? É algo para se refletir.

E sempre que vem um questionamento, a "desculpa" é sempre a entresafra. Será mesmo? Não só no Cruzeiro, mas será que a seleção de atletas não está sendo feita de forma errada? Quais os critérios para se dispensar um jovem jogador? Em 2018 ouvimos falar demais no jovem Popó. Será que ele será uma promessa do profissional ou mais um que terá que sair daqui para conseguir seu espaço no cenário mundial?

Craque se faz em casa, com os melhores selecionadores e professores. É hora de haver mais cobrança, mais critério, mais futebol, em detrimento do excessivo momento de fé. E antes que me critiquem, faço um adendo: não é que desejo um time recheados de ateus. Fé cada um tem a sua. No entanto, parece que o primeiro passo para ser jogador é ser religioso. E não é bem assim. Aliás, religião não deve se misturar com futebol. Futebol é para quem sabe e quer jogar, sendo religioso ou não.

Que em 2019 vejamos mais atletas da base no profissional, principalmente sendo testados em campeonatos sem tamanha exigência, que é o caso do Campeonato Mineiro. Se tem um campeonato que devemos avaliar jovens e olhar promessas do interior, é o Mineiro e os demais regionais pelo país. Chega de ficar trazendo bonde a preço de ouro de outros clubes. É hora de voltarmos a formar craques em casa! E só contratar o que a incompetência de gestão não conseguiu produzir.

Maktom
O jovem volante sonha em renovar o vínculo com o clube. Com destaque na base do América, foi trocado por duas outras promessas do Cruzeiro. Há uma reunião marcada para que o volante renove até 2021 na próxima semana. Será que vamos deixá-lo sair? Será que vamos renovar seu contrato só para emprestá-lo para times de menor expressão até ele ir para o anonimato? Cruzeiro, cuide de seus atleta se forme novos craques!

Por: João Vitor Viana

17 comentários:

Revétria disse...

Pois é João Vítor... Você foi muito feliz "raiz"!
Jogador da base: Você não precisa ser um craque para jogar na base,basta saber enganar e ter um bom empresário. Quanto ao comportamento da maioria,se baseia em festa regadas em drogas,bebidas e periguetes,mas tem o aval da imprensa pois é"manso" ao falar,está sempre disposto para os "jornalistas"e o humilde torcedor às vezes não consegue enxergar essa rasgação de seda em prejuízo do time pelo qual morre de amores. Brucutus iguais ao Yustrich,Daniel Passarela,Emerson Leão,Dunga... Fazem uma falta danada ao futebol,pois os seus comandados jamais seriam fashion em detrimento da carreira. Toda dia o camarada aparece com a cor do cabelo diferente,corte diferente cheios de "caminhos" pela cabeça,tatuagem nova,essa viadagem toda.Enfim,eles(Técnicos supracitados)dariam um basta nos religiosos também,aqueles que já entram em campo com braços erguidos ao alto e olhares pro céu,já entram em campo rezando,e se faz um gol reza,se consegue interceptar uma jogada perigosa,reza...Vá rezar no vestiários seus porras,ou então vá rezar nos quintos dos infernos.

Revétria disse...

Eu acho o Marcelo,atacante da base um bom jogador. Gosto muito do Popó. Acho o Marco Antonio,um novo Henrique,sem raça,um defunto em campo...Mas a base é pra isso,é pra lapidar,rever alguns conceitos de posicionamento, marcação,posicionamento,pontaria,tempo de bola,etc...
Jogador tem que jogar bola,fato! Eles se perdem em redes sociais,com falsos amigos,aqueles que só aparecem pro famoso tapinha no ombro e que na hora de maior necessidade,eles simplesmente desaparecem. Essa escola de goleiros do CRUZEIRO,se deve a Robertinho,profissional competente,qualificado,estudioso,atualizado. A torcida,tem que ter mais paciência com o pessoal da base,tem que jogar a responsabilidade nos medalhões,nos garotos não.

Unknown disse...

Falou pouco, mas falou muita merda.
A religião vem ai pra somar, acreditar no impossível.
Quando um time pequeno joga contra um grande, se fossemos usar somente a logica e o acaso, com toda certeza do mundo, muitos jogadores não iriam tão motivados como vão a vários jogos.
Não se esqueça que o jogador que mais vestiu a blusa do nosso clube é um cara de muita fé, ou vai falar que isso tem atrapalhado ele seu bosta.

Esses técnicos que vc tem falado ai têm ganhado oq nos últimos 10 anos??? São todos velhos e ultrapassados, e se há jogadores como Neymar, Pogba, C. Ronaldo... Jogadores que gostam de mexer no cabelo, que poha vc tem a ver com isso retardado??
Me diz em quê o cabelo de Neymar e cia vem atrapalhando seu rendimento, como???

Unknown disse...

Er Giuliano meia vem aí Marcinho ow rodinei para direita um dos dois esquerda cruzeiro Cabuloso tenta dodó volate Diego pitucaa Bruno Henrique tá difícil com essas pessas vmo com tudo para 2019 🙏🙏🙏🙏🙏

Revétria disse...

Deyvid Melo,merda é você seu acéfalo,bundão floco de neve... Floquinho de neve,desde quando eu preciso da sua autorização para expôr a minha opinião,seu andrógino?Quer aparecer,não é sr.mi mi mi? Seu burro,os técnicos que citei,tem um que já não está entre nós,seu acéfalo de bosta.
Imbecil,religião não tem nada a ver com futebol. Merdinha o Deus do seu adversário é o mesmo seu Deus. ELE jamais iria ajudar determinada equipe em detrimento de outra...Futebol,é o único esporte em que o "pequeno" pode engolir o grande com relativa facilidade,é um esporte sem prognóstico,entendeu seu desprovido de inteligência?E por falar em floquinho de neve,esse seu avatar...Esse inglês jogou futebol onde? Ele só enganou...Enganou até no Real Madrid. Vê se o Leonel Messi,pinta o cabelo de loiro "calopsita(caturra)"? Demente,fixe nos sues comentários e respeite os comentários alheios,mesmo que você tenha opinião diferente,sr. floquinho de neve,mi mi mi...

Silva disse...

Não devemos julgar um jogador apenas por uma partida,principalmente uma joia da base como o Marcelo. Mas realmente aquele jogo contra o Vasco no Mineirão não era o momento certo pra sua estréia no time principal.Mano errou naquele dia,e a torcida também por ter vaiado o garoto. Por que ninguém vaia o Edilson que entregou uma Libertadores? Por que ninguém vaia o Henrique que não tem 10 gols em toda a carreira no Cruzeiro? Se puderem vejam o olheiro da base que o Seis a Um fez sobre o Marcelo.
Quanto ao Giuliano, é bom jogador, mas não é da posição que precisamos a menos que o T Neves saia,ai sim o Giuliano seria útil como meia central. Já o velocista que todos pedem será o David mesmo! O cara veio contundido, sem ritmo de jogo,fora de forma. Ano que vem com a pré temporada e em forma vai conseguir jogar o que realmente sabe!

David crufiel juiz de fora mg disse...

Base ?
Bota eles pra jogar o rural,quem se destacar sobe pro time principal simples.

Sou completamente contra jogar os meninos na libertadores e muita pressão projetos caros do ano todo,sem contar que a maioria da torcida queima a base.

Como queimaram o Alano,
Alex, Alisson (esse era ruim meu deus do ceu) e mais um monte.

Vi o nonoca jogando no jogo beneficente em Cataguases e jogou muito bem tem muita categoria.

Acho que deveríamos botar a base pra jogar rural assim a pressão e menos e eles podem mostrar se tem cacife pra jogar no Cruzeiro ou não.

Aos poucos vamos botando pra jogar jogos grandes como os classicos(eu sei que vai ter gente aí que vai falar que o CAM e o América não e grande mais e aí que estamos mais de olho.).



Anonimo disse...

Concordo com vc em partes muita mídia menos futebol por isso perdemos outra copa do mundo Neymarzinho leva cabeleireiro particular pra cortar o cabelo do time Mimi,marquezine Mimi.
Futebol que e bom nada.

Exemplo claro disso e o Deyverson do Palmeiras ruim mais como fala muita merda usa penteados peculiares e derrepente vira craque rápido.

Elton Silva disse...

Concordo e.muito em usar jogadores da base no camp. Mineiro...clube necessita revelar jogadores tanto pra evitar de investir sendo que tem na base e futuramente uma venda...apoio essa iniciativa o time titular pode jogar alguns jogos pra se entrosar melhor

Observandotudo disse...

JOÃO VITOR NOTA 10 PRA SEU COMENTARIO. SOU ATEU CONVICTO E SEMPRE CRITIQUEI MANIFESTACOES DE FÉ MISTURADA AO FUTEBOL OU QUALQUER TIPO DE TRABALHO. PRICIPALMENTE QUANDO OS DITOS RELIGIOSOS QUEIMAM OS NÃO RELIGIOSOS OU DE RELIGIÕES DIFERENTES DA DOMINANTE NO CRUZEIRO. JÁ ENTREI EM MUITA BRIGA POR CAUSA DESSE FANATISMO. RESPEITO  O SER HUMANO QUE ACREDITA EM RELIGIÕES  PORQUE AINDA NÃO EVOLUIRAM O SUFICIENTE PARA VIVEREM LIVRES. PREFEREM A ESCRAVIDÃO MENTAL. MAS A EVOLUÇÃO CIENTÍFICA NÃO É FACIL PARA QUALQUER UM ALCANÇAR, NA MINHA OPINIÃO PRECISA COMEÇAR COM UM QI SUPERIOR (120/129) QUANDO A MÉDIA MUNDIAL É ( 100 ). ENTÃO DISCUTIR É PERDA DE TEMPO. NUM FUTURO DISTANTE, O SER HUMANO VAI EVOLUIR ATÉ A IMORTALIDADE E NÃO PRECISARÁ MAIS DE RELIGIÕES.
MAS ENQUANTO EXISTEM E SÃO GARANTIDAS PELA CONSTITUIÇÃO, DEVEM SER PRATICADAS EM SEUS TEMPLOS E NÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO, GERANDO CONFLITOS E PERDAS PARA OS EMPREGADORES. SIMPLES ASSIM.

Unknown disse...

Concordo com você eltim FIFA cê não conseguimos trazer esse jogadores vamos ver os jogadores da base mais o cruzeiro precisa de2 laterais e ponto de velocidade er mais um meis

Antônio Augusto disse...

Esta política de emprestar jogador da base não funciona, se o cara é bom deve jogar em time grande,não em times de segunda divisão. Se não jogar no profissional é porque não tem talento suficiente para estar na base do Cruzeiro. Outra coisa, sou contra investir em jogador medalhão,a não ser para substituir outro que saia, porque também se precisa de experiência e lideranças no grupo,mas trazer jogador medalhão só para gastar os cobres do time eu sou contra. Nossa história sempre foi de buscar promessas em ascensão de times menores, jogadores que aqui chegaram e fizeram história, como Nonato, Marcelo Ramos, Alex Alves, Dida, Fábio, Everton Ribeiro, Marcelo Goulart, Marcelo Moreno, Nelinho e tantos outros que ninguém conhecia antes de Chegar aqui. Um exemplo atual é nosso melhor jogador, o Arrascaeta.

Unknown disse...

Estou falando do lado psicológico dos jogadores, a pessoa quando pede ajuda a Deus não fica pensando dessa forma, "Deus é pra todos". Quando um jogador pede ajuda, ele se motiva pensando da seguinte forma, " Hj é o dia que iremos vencer, por que Deus está conosco". Esse é o motivo, agora se tu não acredita, o problema é seu.

Quem é vc pra falar de Beckham, um dos jogadores mais emblemáticos do século, não era nenhum Iniesta, Xavi, Zidane da vida, mas jogava bem, batia faltas como ngm e acima de tudo, dava um retorno muito grande no extra campo.

Que prejudica oq rapaz, deixa os caras serem felizes fazendo oq querem com seus cabelos. Cada um tem liberdade pra fazer oq achar melhor, e cabelo não tem nada a ver com rendimento.

Floquinho de neve? Kkkkkkkk
Nunca me senti tão ofendido na minha vida kkkkkkk

Unknown disse...

Concordo Eltim Fifa!

Unknown disse...

QI superior a 120 o seu? Kkkkkk
Tu falava que Leo era melhor que Dedé kkkkk
( Não desmerecendo Leo que fez uma grande temporada)

Observandotudo disse...

E continuo convicto que o Léo e melhor que Dedé, que desclassificou o Cruzeiro na Libertadores.

David crufiel juiz de fora disse...

Foi o que eu tentei dizer acima