sábado, 22 de dezembro de 2018

OPINIÃO: CONCORDA?




Não sou tão velho, mas também já não sou um jovem. Aliás, se eu jogasse bola profissionalmente, já estaria pensando em me aposentar. No entanto, vivenciei um tempo no futebol onde não se havia medo em se lançar um talento, independentemente da idade. Afinal, talento não se faz com maturidade. Se faz, principalmente, pela ousadia. E o último talento que vimos de perto foi Ronaldo, chamado mais tarde de fenômeno. À época, Carlos Alberto Silva, em uma excursão do Cruzeiro a Portugal, encantou-se pelo futebol daquele menino franzino, dando chances a ele no profissional ainda aos 16 anos. Hoje dizem que fazer isso é "queimar etapas". Eu chamo de falta de ousadia mesmo.

Para tudo se tem uma desculpa. Ou é pela imaturidade, ou excesso de atletas e, por isso, é preciso dar "rodagem" ao atleta... tudo uma filosofia de boteco. Jogador bom a gente faz, lapida, mas é preciso testar. Inclusive colocando em jogos específicos, dando confiança a ele. Logicamente não é todo o dia que surge um Ronaldo, mas temos outros bons exemplos, como Fábio Júnior e Giovanni que, apesar de não possuírem a magnitude de um Fenômeno, foram ótimos valores lançados aos 19, 20 anos. E olha que isso tem seus 20 anos! Lucas Silva, nessa época, recém devia ter saído das fraldas. E por isso temos que repensar nossos valores.

Não é criticar o atual técnico ou a diretoria. Mas a base precisa ser mais valorizada. É preciso, por exemplo, adquirir esse Ederson, que muitos tratam como "novo Casemiro"; é preciso dar chances ao Lucas Soares na lateral; Maktom no meio; ao Popó (foto), no ataque; ao Brazão e Vitor Eudes, no gol. E antes que digam que quero a saída de fulano ou cicrano, já adianto: quero ver esse pessoal sendo testado no Campeonato Mineiro e em momentos dos primeiros jogos da Copa do Brasil. Quero vê-los jogar sem pressão, para que possam mostrar seu valor e que podem ir além de jogos menores. Mas o Cruzeiro precisa ter essa política de formar jovens, de dar oportunidades a eles e não somente tê-los no elenco para falar que 10 ou 12 jogadores dos 30 são da base. De que adianta números se eles pouco ou nada jogam? É preciso lapidar, formar e acreditar nesses meninos. Popó, por exemplo, tem 121 gols marcados na base. Será que o Cruzeiro precisa sair atrás de um velocista? Para que trazer jogador para compor se temos talentos a serem testados já dentro do clube?

Perdemos vários jovens, vendemos muitos jogadores que sequer demos uma sequência por aqui. Dudu, do Palmeiras, eleito o melhor jogador do Brasileiro, é cria nossa. Vendemos esse atleta há quase 10 anos, quando ele era uma promessa que se destacava pelo Coritiba. Perdemos o Vitinho para o futebol belga. E aí? Teremos que ter mais exemplos para cobrar mais ação em prol dos meninos feitos em casa? Sou da política que a gente deve contratar quando somos incompetentes em produzir. E essa política que a direção celeste e a comissão deveriam ter em mente. Mano, convoque o Popó para disputar o Mineiro! Quem sabe não será mais um nome a deixar seu nome na história?

Por: João Vitor Viana

13 comentários:

Revétria disse...

Concordo! A necessidade,que faz o sapo pular. Lembram da estréia do Vítor Eudes,contra o CÚrintia em SP? Ele se saiu muito bem,todavia não teve mais oportunidades!

Elton Silva disse...

Foi o Lucas França que tava no gol e foi muito bem

Unknown disse...

Aquele baixinho venezuelano soteldo da LAU não teve o contrato renovado, acho que seria um ótimo investimento como homem de velocidade pelas pontas que o Cruzeiro tá buscando.

Anônimo disse...

Soteldo da laU que não fez nada contra o Cruzeiro.
De quanto a laU perdeu aqui mesmo ?
É a mesma coisa de buscar jogador no Íbis

Revétria disse...

Obrigado,pela correção Eltim Fifa...Tens razaõ!

Unknown disse...

Popo e bom de bola e sabe fazer gol e faz muito bem uma chance pra mim seria titular no campeonato Mineiro

Anônimo disse...

Se tivesse chance a Lucas Soares poderia ser o titular na lateral direita joga mt, mas infelizmente está indo embora, não teve se contrato renovado por conta do empresario.

Luciano Andrade disse...

É isso mesmo? Vocês estão pedindo jogadores de segunda divisão?!!
Tamo fodido dessa forma!
Tem que gastar uns trinta milhões de reais em contratações ou vamos ser meros coadjuvantes nas competições desse ano!

Anônimo disse...

Olá a todos! O Cruzeiro tem uma ótima escola de goleiros, por que então não fazer também uma ótima escola de zagueiros, meias e atacantes? O clube deveria ter um grupo de profissionais em cada uma dessas áreas ( defesa, meias armadores e atacantes), que pudessem lapidar os talentos.

Yan disse...

Estamos há poucos dias de 2019 e, até agora, de concreto mesmo, só a saída do M. Hermes. Estou ficando preocupado, ainda mais quando vejo a movimentação dos clubes que serão nossos grandes rivais no ano que vem. Imagino que o nosso orçamento para contratação não deva ser tão grande, mas temos jogadores que têm valor de mercado e que não devem continuar no ano que vem. Além do mais, questiono: e os parceiros do clube??

Luciano Andrade disse...

Olhem a minha cara de felicidade pela troca entre Bruno Silva e Jadson do Fluminense!
Tá todo mundo passando a perna no Cruzeiro!

https://m.youtube.com/watch?v=hffgIpVKGrU

Observandotudo disse...

João Vitor vc tem sido muito feliz nos seus comentários. A falta de preparo dos técnicos do Cruzeiro para lançar jogadores da base beira a estupidez.
Vemos Santos, Flamengo, Grêmio, Fluminense, Vasco, dentre outros todo ano faturando alto com jogadores da Base.
No Cruzeiro vemos muito gasto e somente prejuízo financeiro.
Sempre gosto de citar que Pelé foi lançado numa Copa do Mundo com 16 anos em 1958. Sessenta anos depois o Cruzeiro não consegue lançar um jogador que de retorno ao clube.
Houve uma regressão tão grande no trabalho de base, que fico com inveja de ver Flamengo faturando 200 milhões com Vinícius Júnior, 80 milhões com Paquetá, Vasco 90 milhões com Pedrinho, Fluminense se o Pedro não machucasse faturava mais mais de 100 milhões, Santos desde Neymar, Diego, Robinho, André, até os dias atuais com Rodrigo 175 milhões líquidos. E tantos outros negócios pelo Brasil inteiro com jogadores da base inclusive vários do Grêmio que nos levou Tonny Anderson por quinhentos mil reais.
Na base muitas histórias e pouca ousadia dos treinadores. Por isso empresários estão tirando seus jogadores do Cruzeiro quando fazem 18 anos, com toda razão.
Gostaria que o atual Presidente definisse uma política para aproveitamento dos nossos jovens valores, o nosso Cruzeiro viverá em crise financeira para sempre. Quando chegar no limite, poderemos perder até parte do nosso milionário patrimônio para pagar as dívidas.
Estamos a caminho da UTI financeira.
Grande abraço Celeste e excelente final de ano para todos participantes do " nosso" Blog.

Unknown disse...

O jadson pode pelo menos demonstrar mais futebol q o bruno silva ja que tem mais qualidade tecnica na qual o bruno silva e desprovido erra passe de 2 metros .