segunda-feira, 24 de outubro de 2016

RAFAEL ESTÁ BEM DEMAIS!

POR: JOÃO VITOR VIANA

Fábio, ponha suas barbas de molho! Rafael está bem demais! Menino bom de bola, comprometido, cruzeirense, mineiro de Coronel Fabriciano: esse é o nosso camisa 12, que está cada vez mais se mostrando um grande substituto do goleiro até então titular e ídolo celeste. Jogador que mais vestiu a camisa do clube, Fábio está longe dos gramados, vendo seu sucessor ser fundamental para a salvação do time do rebaixamento no Brasileiro e avançando na Copa do Brasil. Fábio, não sei se quando se recuperar você volta a ser titular. Respeitando sua história, hoje sou mais Rafael.

Acompanho esse goleiro desde a Copa São Paulo de 2007, quando foi fundamental para a conquista da competição, defendendo um pênalti na final diante do São Paulo. Jogador de decisão, que não amarela, que treina forte todos os dias e que, nesse tempo de reserva de Fábio, aprendeu muito, cresceu, foi lapidado. Hoje podemos dizer que aquilo que Zezé Perrella disse há quase 10 anos aconteceu: ele era um diamante a ser lapidado; agora é o próprio diamante lapidado.

É uma jóia do Cruzeiro, como tantos outros da base seriam se aproveitados corretamente pelas comissões técnicas que por aqui passaram, principalmente nos últimos 10 anos. Muitos garotos, que se destacaram, acabaram deixando o clube, indo para outros do Brasil ou do exterior ou mesmo desistindo da carreira, por falta de apoio do clube e dos treinadores do profissional. Rafael é mais que um exemplo: é o resultado que mostra que o Cruzeiro deve investir pesado na base para colher, mesmo que depois de um tempo, o investimento e os frutos dessa confiança.

Não só hoje tenho certeza que Rafael é uma realidade e que o time fica seguro com ele no gol. É um cara que trabalha, que merece nosso respeito e que aos 27 anos, não tenho dúvidas, pode assumir de vez a camisa do Cruzeiro. Hoje é 12, amanhã pode e deve ser o "1". Acredito que Fábio foi um grande professor para ele, mas que, agora, é a vez do aluno mostrar o que aprendeu. Fábio tem mais dois anos de contrato, mas pelo que Rafael vem pegando e sendo decisivo, não sei se, a partir de agosto de 2017, o veterano goleiro voltará à meta celeste. Hoje, sou muito mais Rafael, respeitando, repito, toda a história do goleiro Fábio.

Digo e repito: vai que é sua, Rafael!

22 comentários:

Daniel's disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel's disse...

Caro JV Viana, concordo com você, e digo mais.

Agradeço muito ao Fábio pelos serviços prestados e respeito, e muito, a sua história no Cruzeiro. Porém, nunca foi um craque, apenas um bom goleiro, pouco acima da média. Nunca foi um ídolo para mim. Ídolo para mim é o Dida, maior goleiro que passou pelo MAIOR DE MINAS.

De alguns anos para cá, o mesmo está mais interessado em fazer proselitismo a jogar bola. Está fora de forma a alguns anos, toda bola aérea, ou falta, é perigo de gol. É ruim nos pênaltis. E muito caro para o clube.

Muitos vão falar que é o goleiro Bicampeão brasileiro, mas naquele time, qualquer um que tivesse no gol seria mero espectador, como ele foi.

Quando o Fábio voltar, terá que trabalhar muito para voltar a meta azul. E se voltar será uma injustiça muito grande com o Rafael. Hoje, com ele no gol, não tenho saudade nenhuma do Fábio. E outra, se o Rafael continuar assim, tomara que o Fábio aposente. Será melhor para todo mundo.

Muitos que idolatram o Fábio vão me criticar, mas é apenas minha humilde opinião.

welington vieira goulart Goulart disse...

Se eu fosse o mano eu pegava a faixa de capitão e entregasse ela ao Rafael , pois ele a merece ,

Claudia Lima disse...

nossa se eu fosse o Fábio já pediria a aposentadoria se por causa de um momento ruim já estâo descartando ele desse jeito .Começo a ter pena do Rafael se por ventura ele cometer alguma falha. não idolatro ninguem apenas tento ser justa

Claudia Lima disse...

quanto oba oba calma gente. Depois vâo querer queimar o rapaz

Cruzeiro Online disse...

Como disse, conheço o Rafael há 10 anos. O cara é muito bom, profissional. Não concordo com a opinião do Daniel's, mas respeito. Fábio tem uma história no Cruzeiro e ela tem que ser respeitada. Mas não pode ser por isso que ele sempre será titular. Titularidade é mérito. Rafael mostra-se cada vez mais capaz de envergar a camisa. E nós temos que empurrá-lo para cima, dando toda a força a ele. Cara que merece nosso apoio. Ótimo jogador.

Cruzeiro Online disse...

Torcedor confunde incentivo com oba oba. Não é o caso. Deixemos o extremismo de lado. Quem é volátil em seus comentários não consegue ter o menor diagnóstico inteligente.

Daniel's disse...

Não sou torcedor de ficar de oba oba, tenho minhas opiniões e tiro minhas próprias conclusões. E esta, no caso, é uma simples constatação.

Vou dizer MAIS UMA VEZ, respeito muito a história do Fábio no Cruzeiro, mas para mim o seu ciclo se encerrou.

Para quem gosta de números, no profissional, em 5 pênaltis na meta do Cruzeiro, o Rafael pegou 4.

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2016/10/23/reserva-de-fabio-defende-4-penalti-desde-profissionalizacao-no-cruzeiro.htm

Guilherme disse...

Rafael vem aguardando por esta oportunidade há muitos anos e está mostrando a cada jogo o quanto está preparado! Goleiro seguro, concentrado, inteligente, leal e responsável, teve proposta pra deixar o Cruzeiro e ser titular no Goiás, mas, com todo respeito ao Harley, ele certamente sabia que tinha potencial para mais e que a sua chance chegaria se ele fosse paciente e persistente! Exímio pegador de pênaltis, brilhava desde a base com a camisa do Cruzeiro e da seleção brasileira! Não por acaso, já defendeu 4 em 5 pênaltis como profissional (inclusive acertando o canto naquele que entrou)! Nunca cometeu uma falha grosseira e sempre foi bem quando acionado, mesmo entrando sem ritmo por falta de jogos! Lembremos, por exemplo, que foi o goleiro do memorável 6x1, quando muitos temiam o que poderia ocorrer e não confiavam nele. Merece toda nossa confiança!

Por outro lado, Fábio é sim um ídolo e já fez muito pelo Cruzeiro! Foi fundamental para o clube em momentos cruciais, sendo decisivo, por exemplo, em 2009, para ajudar um time com limitações a chegar até a final da Libertadores e em 2011, quando fechou o gol em vários jogos vitais para a permanência. Foi também importante em 2013 e 2014. Apesar de o Cruzeiro ter um time fantástico, ele fechou a meta em várias oportunidades, assegurando resultados importantes também. Não por acaso, é o jogador que mais vestiu a camisa do Cruzeiro na História. Merece também o nosso respeito!

Não é preciso desmerecer um para exaltar o outro! Temos dois excelentes goleiros, mas o momento sem dúvida é do Rafael! Obrigado por tudo, Fábio! Vai que é sua, Rafael!

Cruzeiro Online disse...

Daniel's, não foi você que citou o "oba oba" hehehe

Revétria disse...

CRUZEIRO é uma escola de goleiros. O mano,quando técnico da seleção borralheira,convocou o goleiro do sub-20 do maior de minas,sem que o mesmo tivesse jogado no profissional.
Engraçado, o Lucas, não comprometeu em nenhum jogo,nem mesmo contra o CÚrintia lá em SP,quando foi jogado na fogueira e se saiu bem. Estamos bem representados no gol.
Parabéns ao Robertinho,treinador de goleiros.

welington vieira goulart Goulart disse...

Agora amigos é focar na quarta feira e já despachar o Grêmio , o mano estava no camarote ontem assistindo o jogo e pela cara dele estava nítido, ele vai dispensar muita gente viu..começando pelo brian

Revétria disse...

Lembrando que o Vôlei...!Parabéns!
Aliás,nem uma notinha no G1 ( Bobo esporte )
Chupa franga da desgraça!

Cláudio Pereira Pereira disse...

E Rafael parabéns pela defessa mais que o bosta do Manuel quase entrega a paçoca fica no Banco e quando entra quase ferra o Cruzeiro falta desnecessária, a zaga estava muito boa sem esse brucutu desse Manuel

Cláudio Pereira Pereira disse...

E Rafael parabéns pela defessa mais que o bosta do Manuel quase entrega a paçoca fica no Banco e quando entra quase ferra o Cruzeiro falta desnecessária, a zaga estava muito boa sem esse brucutu desse Manuel

Observandotudo disse...

AGORA VOCÊS PEDEM O RAFAEL? EU JÁ PEDIA DESDE A CAMPANHA DO BICAMPEONATO POIS O FÁBIO FAZIA UMA GRANDE PARTIDA E ENTREGAVA OUTRA; CRITIQUEI AQUI A RENOVAÇÃO DO CONTRATO DO FÁBIO POIS O CUSTO BENEFÍCIO ERA NEGATIVO PARA O CRUZEIRO; FUTEBOL DEVE SER ENCARADO COMO COISA SÉRIA, CLUBE COMO UMA EMPRESA; NÃO HÁ LUGAR PARA SAUDOSISMOS, ISTO É COISA DO PASSADO; O FÁBIO FOI UM BOM GOLEIRO DURANTE MUITOS ANOS NADA EXCEPCIONAL; MAS NOS ULTIMOS 4 ANOS VINHA CAINDO DE PRODUÇÃO E NÃO TINHA MAIS O SEU FORTE QUE ERA A REGULARIDADE; MAS O BICAMPEONATO DEU FOLEGO PARA ELE PASSAR MAIS TEMPO QUE MERECIA COMO TITULAR ABSOLUTO; FUI XINGADO EXCOMUNGADO PELOS FANATICOS MAS SEMPRE MANTIVE AS CRITICAS A FABIO; AGORA CHEGOU A VEZ DO RAFAEL ATRASADA É VERDADE MAS ANTES TARDE DO QUE NUNCA. VAI GAROTO VAI RAFAELLLLLLLLLLLLLLLLL.

Observandotudo disse...

SADA CRUZEIRO TRI CAMPEÃO DO MUNNNNNDDDDDOOOOOOOO. UNICO CLUBE BRASILEIRO A CONQUISTAR TITULOS MUNDIAIS; TITULOS BRASILEIROS JÁ TEMOS DE MONTÃO; SADA CRUZEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO. TIMAÇO, TIMAÇO, TIMAÇO; QUE ADMINISTRAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUE DIFERENÇA PARA O CRUZEIRO; JÁ PEDI VARIAS VEZES PRA MANDAREM ALGUNS DIRETORES DO SADA CRUZEIRO PRA AJUDAR NO NOSSO FUTEBOL.

Observandotudo disse...

MUITA CORAGEM DO MANO MENEZES POUPOU OS TITULARES PARA DECIDIR A COPA DO BRASIL E GANHOU UM JOGO COMPLICADO COM DEZ JOGADORES; VAMOS MANO GANHAR DO GREMIO E DECIDIR ESSA TAÇA QUE VAI NOS LEVAR A LIBERTADORES.

Daniel's disse...

Concordo com você Observando tudo.

A história dele no clube deve ser levada em consideração, mas não a ponto de garantir uma cadeira cativa no time titular. Não há mais espaço para saudosismo no futebol.

O Fábio não meu ídolo, nunca me representou. Nunca foi unanimidade entre os torcedores, diferentemente de Alex ou Sorin. Pode ser ídolo para alguns, não é unanimidade!

Cruzeiro Online disse...

Sempre defendemos o Rafael. Porém, na maioria das vezes, a fase do Fábio não permitia a utilização desse jogador. Em 10 anos, por pelo menos 5 o Fábio foi o melhor jogador do Cruzeiro no ano e por isso temos que respeitá-lo.

tadjo disse...

Corroboro com a sua opinião e com a do Observando Tudo.Para mim,o melhor goleiro do Cruzeiro foi o Dida.

Professor Cruzeirense disse...

Vai ser difícil um goleiro fazer o que o Dida fez pelo cruzeiro na década de 90.

Pena que as novas gerações não o viram jogar.

Fábio também nunca foi unanimidade pra mim!! Apenas um bom goleiro!

Dida era craque!!

Espero que Rafael continue sendo o titular.

Abraço a todos!