terça-feira, 6 de outubro de 2009

Jornalismo pelo jornalismo

Por: João Vitor Viana

A imprensa tem sido alvo nos últimos anos de inúmeras perseguições, tanto que até o nosso diploma nos roubaram. Mas a cada dia vejo que o que faz da imprensa não ter a força que poderia ter são fixados em vários problemas. Dois que detectei são a falta de cobrança por parte dos chefes de redação para com alguns jornalistas (não ligam se veiculam noticias ficticias ou não) e a falta de cobrança do publico leitor (que esquece rapidamente se uma noticia foi dada de forma erronea ou foi mera especulação). Ontem, em reunião com alguns jornalistas, tratamos do assunto jornalismo esportivo.

Não é de hoje que alguns jornalistas, seja do rádio, da tv ou do jornal, escrevem ou falam sobre coisas que não têm conhecimento, e pior, veiculam mentiras na mídia. Já puseram o Romário no Cruzeiro, no Atlético e até no América. Já venderam jogadores, já demitiram treinadores e, no final, ninguém cobrou deles. Nem os chefes, nem o público. É muito fácil dizer que têm fontes sobre uma determinada notícia. Jornalismo é apuração e muita gente hoje é dependente de assessorias de comunicação ou acredita piamente na palavra de dirigente. O caráter investigativo é muitas vezes deixado de lado, enfraquecendo a profissão. Pior é que esses maus profissionais estão aí no mercado, tirando a oportunidade de muitos bons jornalistas que estão na fila mas não tem a indicação para entrar em um jornal ou uma rádio.

Lamentavelmente, o profissional de jornalismo, principalmente o esportivo, em vários casos - não vou generalizar - prefere um trabalho mecânico, recebendo informação da assessoria de imprensa ou de um dirigente e veiculando. Se algo der errado, a culpa nunca é do repórter, mas da assessoria... do dirigente. Temos que ter responsabilidades. Primar pela ética e pela profissão. Temos que ir atrás dos fatos, reportar. A nossa missão é com a verdade. Não com especulação. Como disse um amigo meu: "Não posso especular". E isso é verdade. A razão do jornalismo é com a verdade. Em busca de furos, tem gente fazendo atrocidades, passando por cima de vários conceitos, dentre eles a moral. Vamos cobrar de nós mesmos uma postura mais profissional. É assim que funciona um jornalismo de qualidade e é assim que trabalha um jornalista.